Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de dez. de 2020

BOTAFOGO RECEBE O CORÍNTHIANS

 Jogo no Nilton Santos

I  M  A  G  E  M

 
 

PRÉ JOGO

- Time provável - Cavalieri, Kevin, Benevenuto, Kanu e Forster. José Welison, Caio Alexandre e Cícero. Warley, Pedro Raul e Victor Luis.

- Mudanças - Com o Honda machucado, Cícero entra no time. Victor vai atuar mais à frente, mantendo-se o Forster na lateral.

______________________________________________


PRIMEIRO TEMPO - Algo que  pode vir a ser fatal e nos levar à segundona este ano foi a demora (a perda de tempo) para definir um sistema tático e um time base. Fora a bela saída de jogo, com aquela rápida jogada do Warley quase nos propiciando um gol em 5 segundos, os erros bobos e a falha no último passe deram o tom. E de um (mais um) erro do Benevenuto, saiu o gol deles.
______________________________________________

ETAPA FINAL - No finalzinho do segundo tempo, talvez por "inveja" do Honda, Kalou também entregou o seu gol e sacramentou a vitória do adversário. Aos 30 minutos, a nossa bagunça tática já era visível. A perda de tempo este ano com a montagem errada do elenco, as saídas de Luis Fernando e Luis Henrique e a insegurança para manter um técnico por mais tempo vão cobrando o seu preço.

19 de dez. de 2020

EM BUSCA DE UMA VITÓRIA - A SAGA CONTINUA

  Hoje era o Coritiba, fora de casa

E DEU BOTAFOGO - UFA, UFA!

2X1, de virada. Acabou o jejum


Com dois gols de Pedro Raul, time
vira no segu
ndo tempo e vence o jogo

 

PRÉ JOGO  

ESCALAÇÃO - O time que foi anunciado vai a campo com - Cavalieri, Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Forster. José Welison, Caio e Honda. Warley, Kalou e Pedro Raul.

Ficam de fora, Nazário e Victor Luis, suspensos.

Falou-se, na sexta-feira, na possibilidade de se sair jogando com Lecaros mas até o presente momento (sábado, 12:24), nada foi dito.

E mantido o time ou não na série A, tivemos ainda nesta sexta o anúncio de que, procurado pelo clube, Marcinho não respondeu no sentido de discutir a renovação do vínculo. Não deixa de ser um reforço e tanto para 2021, a ausência deste "bola fora" no vestiário.

_____________________________________________


PRIMEIRO TEMPO - O time jogou bem, articulou as jogadas do meio para a frente com muita disposição e até alguma técnica mas cometeu o erro de praxe e tomou o "gol do erro", num contraataque fatal.
_____________________________________________


ETAPA FINAL - Não entramos bem mas foram as alterações realizadas que viraram o jogo. Babi e Lecaros entraram nos lugares do Zé Wellison e Warley. O primeiro entrou com gana, brigando por cada bola e o segundo, o cobradíssimo (pela torcida) garoto peruano, participou das jogadas dos dois gols. No primeiro, no trabalho da jogada pela direita, entregou a bola para o Cícero que chutou para o gol. Pedro raspou, segundo o narrador, com 'o cabelo' e a bola foi no canto. E no segundo, cobrando o escanteio que resultou no pênalti cobrado também pelo Pedro. No fim, num pênalti infantil do Kevin, o Cavalieri tirou o foco do cobrador que chutou para cima.


Ontem, vencemos um jogo nas mesmas condições em que deixamos de vencer várias outras partidas nas quais o erro pesou contra. A saber.

O Ceará em casa
O Athlético-PR fora
O Fortaleza fora
O Flamengo duas vezes
O Corinthians fora.

A diferença destes 5 jogos citados (e foram muitos mais) para este Coritiba x Botafogo pode, da mesma forma como ocorreu conosco em inúmeros jogos, ter sido determinada pelo fator erro, só que agora do lado contrário. O que foi aquele pênalti perdido pelo zagueiro dos paranaenses senão aquele gol do Jô no final da partida lá na arena paulista, quando cedemos o empate? Ou o pênalti perdido pelo Victor Luis naquele empate amargo contra o Ceará aqui no Rio? Ou a falta que deveria ter sido cobrada pelo Honda mas este deixou para o Kalou, na última derrota para o Flamengo?

E assim, por muitos jogos, os erros vieram, deram gás ao adversário ao mesmo tempo em que abateram o moral da nossa equipe e com isto, muitos, mas muitos pontos ficaram pelo caminho.

Fala-se hoje nas redes sociais que o Barroca ganhou o vestiário. Não duvido. Ele é oriundo da base, conhece a garotada e numa hora em que nenhum atleta, menino ou cascudo, quer entrar para a história do clube pela rede de esgoto, é de se crer que todos tenham mesmo fechado com o treinador. Ontem, vimos a vontade em campo mas a vimos também em vários dos jogos em que saímos derrotados ou com empates inaceitáveis. Vimos até que, na técnica, o adversário era capaz de articular as jogadas com mais qualidade do que nós.

Assim, não sei se se pode reputar a vitória de ontem à sorte, mas podemos sim dizer que a urucubaca ontem estava de folga (ou foi pousar no colo do adversário). Esperemos dias melhores.


12 de dez. de 2020

A NOSSA VIA CRUCIS - AGORA É O INTER, LÁ EM PORTO ALEGRE

  Nosso adversário não vencia há 6 jogos

Demos-lhe o reforço que eles pecisavam: Kevin

Perdemos de virada  2x1

 


 

PRÉ JOGO  

Sexta-feira - Anunciada a barração do Marcinho. Bruno Nazário e Pedro Raul também foram questionados após o vexame no Morumbi.

Sábado_18h - ESCALAÇÃO: Cavalieri, Kevin, Hellerson, Kanu e Victor Luís. Zé Welison, Caio e Honda. Nazário, Warley e Pedro Raul.

Sem Benevenuto, expulso no último jogo e sem poder contar com o Souza que tá com a seleção sub-20, Hellerson fará a sua estréia na zaga. Marcinho foi barrado.

Seja o que Deus quiser!

___________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Quem souber que explique: temos dois atletas enormes na área a quem chamam de torres gêmeas.

Por que então o nosso jogo até hoje nunca procurou privilegiar os cruzamentos na área? Pois bastou ao Wellison fazer a jogada que os homens de lado não fazem (levantar a bola para os grandalhões na área) e o Pedro abriu o placar.

A marcação, mormente na defesa, continua errando como sempre mas a torcida é para que o adversário não se aproveite disto na fase final.
___________________________________________

SEGUNDO TEMPO - Kevin cobra e não cobra uma falta na frente da nossa área, ninguém vai ao encontro da bola e o jogador adversário tocou na saída do Cavalieri.

9 de dez. de 2020

TIME VISITA O SÃO PAULO, EM JOGO DO PRIMEIRO TURNO

Visitou e foi como visita de cachorro morto

4x0
 

 



PRÉ JOGO - Trataram a saída do japonês do time principal como 'barração' - pode ter sido pelo rodízio de jogos que o auto declarado 'parceiro e não empregado' vem tendo, ficando sempre fora de um jogo entre 2 ou 3.

ESCALAÇÃO - Com a informação sobre a "barração" do japa, está sendo também informada a dúvida sobre a presença do Nazário de saída. Ficam ainda de fora o Babi e o Rhuan. Victor Luis, expulso no último jogo, não pode atuar.

Time presumível - Cavalieri, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Kanu e Forster. José Wellisson, Caio Alexandre e Nazário (ou Éber Bessa, ou Honda). Lucas Campos (ou Lecaros), Kalou e Pedro Raul. - BAGUNÇA POUCA É BOBAGEM.

____________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Marcinho fez 2x0 para o S. Paulo e o var fez o terceiro (e ainda expulsou o Benevenuto). Não conseguiríamos nada, pois nada jogamos, mas é incrível como as coisas estão erradas. Marcinho? Esses caras estão mesmo com as faculdades mentais em dia? Ele já é ruim normalmente, sem tempo de bola então acaba jogando para o adversário.

____________________________________________

ETAPA FINAL - O time fez as 5 alterações permitidas, colocou 2 laterais direitos no correr do jogo (Kevin Lecaros) mas o Marcinho não saiu de campo. E faltou pouco para ele pedir música no domingo: cabeceou para trás para o goleiro, de costas e não viu o atacante adversário na frente do Cavalieri. Levamos o quarto gol e vamos agora para Porto Alegre pegar o Inter.

 

5 de dez. de 2020

BOTAFOGO RECEBE O FLAMENGO

 Na desesperada busca por uma vitória,

time erra na defesa e entrega (derrota por 1x0)






 

PRÉ JOGO

- Time provávelCavalieri, Marcinho, Marcelo, Forster e Victor Luis. Zé Wellison, Caio Alexandre e Honda. Rhuan, Bruno Nazário e Pedro Raul.

Com o Kevin e Kanu suspensos pelo 3º cartão amarelo, Forster começa na zaga e Marcinho na sua posição original.
___________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Marcamos no campo deles enquanto o pouquíssimo fôlego dos nossos atletas aguentou e na nossa área, quando cansamos. O toque de bola dele então passou a dar o tom da partida, mas não tinham a mesma qualidade mostrada no ano passado, para transformar a superioridade técnica em gol.
___________________________________

ETAPA FINAL - A entregada do título se deu logo no início da segunda etapa. Cavalieri dá uma saída de bola curta com o adversário marcando a nossa defesa, Marcinho tenta devolver para o Marcelo mas calcula mal o chute, o adversário toma e arma a jogada do gol deles. 

O adversário até tocou a bola com alguma qualidade depois disso, mas não conseguiu fazer absolutamente nada na nossa área. Nós tivemos uma falta aos 43 minutos, mas Kalou chutou em cima do goleiro. Victor Luis foi expulso.

A impressão que fica é que se não entregar esses gols, não perde. Aí, vai se tentar treinar as jogadas de frente (de preferência com o novamente esquecido Lecaros pela lateral) para buscar vencer.

Na quarta feira, é o São Paulo fora. No sábado, o Inter fora também. Oremos (e muito)

27 de nov. de 2020

RAMÓN DÍAS NÃO ESTRÉIA - E NÃO É MAIS O TÉCNICO DO BOTAFOGO

Clube anuncia Eduardo Barroca
Treinador já começa a trabalhar neste sábado





O dia começou nesta sexta-feira, primeiramente com a notícia em forma de zoação, no estilo do título desta matéria: 'Botafogo demite técnico que não estreou (ou que não começou a trabalhar)'.

O normal é que fiquemos envolvidos, inicialmente, pelo auê que sempre é criado na internet. Afinal, a torcida primeiro atira para depois perguntar. Aqui no blog, antes de pensar no que escrever, imaginei logo (e comentei em off com os amigos alvinegros). 

Bom, o ambiente está ali praticamente desandando, Marcinho voltou ao time e peitou o Honda, no estilo "jogou em que seleção"?, na hora de uma cobrança de falta; Cícero foi às redes sociais reclamar do 'novo' no clube, dizendo que lá onde ele jogava no sul do país era diferente (chateado com a preparação física puxada) - Pedro Raul curtiu o que o colega paneleiro escreveu e em campo, todas as vezes em que sai uma jogada errada e as câmeras o focalizam, é nítido o seu desânimo.

O africano, se não jogava há meses, ou não treina ou alguma coisa usada durante a sua vida o fez acabar para o futebol. Tem habilidade, tem inteligência mas não aguenta a chegada de nenhum marcador. Perde todas, absolutamente todas as bolas. 

Antes, Paulo Autuori ficou meses no clube e não foi capaz de, com a moral que dizem ter, avisar a quem de direito que a preparação física não estava adequada. A turma do Montenegro queria gerir o projeto S/A em desacordo com o que ficou determinado no relatório do seríssimo trabalho da Ernst & Young, sabidamente o mais importante escritório de auditoria do mundo.

E nos treinos, o filho do Ramón Díaz, que via o que conseguíamos ver em campo até o time ficar cansado, ou seja, que se temos Kevin e Barrandeguy, também temos atletas de qualidade, deveria estar relatando ao pai que o ambiente poderia ficar incontornável, já que ele planejava algo durante a semana e em campo, o time só cumpria até a metade do primeiro tempo.

E depois de fazer toda esta análise (são fatos mas o detalhamento acima é bem aqui da minha cabeça), pensei logo: vendo que o ambiente poderia explodir, o filho avisou ao seu mestre que seria um risco ele vir e de lá mesmo eles informaram que a recuperação teria que continuar por mais uma semana. Falaram com o clube e entraram em acordo para que o Botafogo anunciasse a desistência.

NÃO PARECE TER SIDO BEM ASSIM, salvo melhor juízo.

No final da tarde, veio enfim a notícia de que o tumor do Ramón, antes considerado benigno, foi diagnosticado como maligno e assim, com os 10 dias a mais necessários para o tratamento e a incerteza futura, viu-se que o clube não poderia permanecer tanto tempo assim sem um técnico titular.

E O BARROCA FOI TRAZIDO DE VOLTA.

__________________________________________________

CONCLUSÕES ÓBVIAS

1 - O ambiente tá mesmo estragando (ou já estragado). Percebem-se atletas insatisfeitos, reclamações como a citada do Cícero, a anterior do Forster em discussão com um torcedor, atitudes como a do Pedro, do Marcinho e por aí vai.

2 - O Barroca teria que ter muito tato e já muita estrada para poder chegar num ambiente desses e apaziguar para poder fazer tudo funcionar: difícil.

3 - Não tem comando. Seremos, até janeiro, um time com um fantoche na presidência.

Deixo as opiniões para o debate.

25 de nov. de 2020

NOVO MANDATÁRIO - NOVO JOGO

1 - Time vai a BH enfrentar o Atlético-MG
2 - Sócios elegem Durcesio Mello para presidente pelos próximos 3 anos.

____________________________________________

3 - A morte do Maradona (EXTRA)













Primeiramente, a eleição.

Nesta terça-feira, dia 24/11/2020, foi eleito novo presidente do Botafogo o Sr. Durcesio Mello. Chegou, já encontrou um pedido de impugnação da sua chapa por conta de conflito de interesses (o filho é gestor do Resende, o que fere o estatuto do clube) e tem igualmente contra si a divulgação da sua lamentável situação fiscal, que é uma folha corrida bem interessante (do ponto de vista negativo, claro).

1 - O CPF do novo mandatário consta dos cadastros do Serasa e do SPC.

2 - É gestor de uma S/A com 103 títulos protestados, com várias execuções que demonstram claramente ser uma instituição falida. Valor da dívida em cobro na Justiça Estadual: R$ 2.466.313,09 (quase 2 milhões e meio de reais).

3 - Tendo o filho como gestor do Resende, que disputa a primeira divisão do Rio de Janeiro, cai sobre o novo presidente a suspeita de querer transformar o Botafogo em vitrine para o clube do interior e isto, fica claro, tem pretensões de cunho unicamente pessoais, algo feito para tirar proveito financeiro da situação.

Com isto, não se sabe mais se o fato de ele ser totalmente a favor da S/A passa a ser um ponto positivo no seu projeto de administração do clube. É a favor até quando? De que forma?

Um detalhe nada animador: o candidato derrotado Walmer Machado, autor do pedido de impugnação da chapa do candidato vencedor (o falido acima) é frontalmente contra a S/A pelo fato de possuir um contato na Europa que estaria interessado em investir ou prospectar investidores para colocarem dinheiro no clube. Quem entende dessas coisas já anteviu que se fosse eleito, ele traria o nosso Kia Joorabchian para dentro do Botafogo. Para quem ainda lembra, na caminhada de títulos de duas décadas atrás, Kia foi um representante de máfias que usou o Corinthians como lavanderia para os seus negócios ilícitos. O clube ganhou um ou dois brasileiros e depois, foi parar na segunda divisão com torcida de massa e tudo.

O nosso amado Botafogo é mesmo, atualmente, uma novela mexicana que teima em não ter fim.

____________________________________________________

O JOGO

Time provável - A escalação tradicional já estava até anunciada quando apareceu, já nesta quarta, a seguinte novidade: iríamos a campo (como fomos mesmo) com 4 laterais e 3 zagueiros.. A bagunça que foi para o jogo foi esta - Cavalieri, Kevin, Marcelo, Kanu e Victor Luis. Forster, Renteria e Caio Alexandre. Marcinho, Warley e Pedro Raul.
________________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Foi tudo muito rapidinho: nosso jogo de empolgação propiciou um chute fraco do Pedro e uma cabeçada perigosa mas cuja jogada foi invalidada por impedimento. Daí, a profusão de laterais pela direita não estava onde deveria estar, o atleta adversário entrou por ali bem livre, cruzou e saiu o primeiro gol deles, aos 16 minutos de partida. Não havíamos feito quase nada até aí, fizemos menos ainda depois deste gol.
________________________________________________

ETAPA FINAL - Tudo muito rápido mesmo. Logo aos 4 do segundo tempo, veio o segundo, com o atacante subindo livre e nós, torcedores, querendo saber o porquê de o Marcelo, bem mais alto, não acompanhar e tirar de cabeça. O nosso sofrido zagueiro ainda foi para a área deles num escanteio e de cabeça, fez o gol de honra. Serão agora mais 10 dias de treino até o jogo contra o rubronegro aqui do Rio.

P.S. - Talvez cansado de tanto ver atletas batendo cabeça, Emiliano Díaz, que já havia retornado do vestiário trocando o Renteria pelo Kalou, colocou também o Honda no lugar do Kevin logo aos 4 minutos, assim que saiu o segundo gol do adversário. Foi trocando mais atletas até o fim (colocou Rhuan, Éber Bessa e até o menino Matheus Nascimento) mas o atabalhoamento não deixava o time trocar mais que três passes. Vamos ver agora o que o Don Ramón vai conseguir fazer com o psicológico dos jogadores.

Maradona

A notícia deste dia 25 foi a morte do Maradona, por infarto, logo pela manhã em Buenos Aires. Aos 60 anos, o ex craque não resistiu a uma vida de vícios e exageros e deixou a naçao argentina mais uma vez órfã de um ídolo, assim como ocorrera quando da morte da Evita Perón, no já distante ano de 1952. Que descanse em paz!

21 de nov. de 2020

EM BUSCA DE UMA VITÓRIA - BRASILEIRÃO 2020

 Em nova partida em casa, nova derrota.

Botafogo 1x2 Fortaleza




 

SÁBADO - 21/11 

10:00h - Por conta de questões burocráticas, clube desiste da contratação do volante Jonas no último dia da janela de transferências. 

12:00h - Time provável: Cavalieri, Kevin, Kanu, Marcelo e Victor Luis. Zé Wellison, Caio Alexandre e Honda. Bruno Nazário. Éber Bessa e Matheus Babi.

Basicamente a mesma equipe que iniciou o jogo passado.

Foi anunciado que o meia atacante Cesinha foi regularizado e já está apto a jogar.

20:00h - Em notícia divulgada pelo site Fogãonet, saiu a informação de que Kalou iria começar a partida no lugar do Éber Bessa.

____________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Aos 44 minutos, Kalou driblou o marcador na área e rolou para o Caio Alexandre que chutou no canto. O goleiro deles tirou com a ponta dos dedos. Foi a jogada mais perigosa desta etapa.


____________________________________

SEGUNDO TEMPO - O gol não saía, a confiança (pouca nesta fase) ia embora e o adversário, muito organizado, começou a chegar. Perderam o primeiro gol, fizeram 2 (duas trapalhadas da nossa defesa) e só conseguimos fazer um com o raçudo Warley, que entrou no lugar do Caio Alexandre. Já estamos ficando longe do 16º lugar.

16 de nov. de 2020

BRASILEIRÃO 2020 - RETURNO_2ª RODADA

Time recebe o Bragantino,
erra muito e perde o jogo

2x1




 

SÁBADO - 14/11 - Uma notícia tranquilizadora: Don Ramón Díaz se saiu muito bem da cirurgia que, agora com a informação liberada, soube-se que era a extração de um nódulo benigno no pescoço. Don Junior já se encontra no Rio e vai dirigir o time hoje, depois da semana de força na preparação física e de treinos comandados pelo auxiliar técnico 

DOMINGO - 15/11 - Diego Cavalieri, recuperado da Covid, estará de volta. Marcinho, após um afastamento de 9 meses, foi novamente relacionado. Eber Nessa também vai a campo, podendo até começar como titular.
____________________________________

PRÉ JOGO - Time provável: Cavalieri, Kevin, Kanu, Marcelo e Victor Luis. Zé Wellison, Caio Alexandre e Honda. Bruno Nazário. Éber Bessa e Matheus Babi.

Ramón Díaz continua convalescendo da cirugia e só deverá ter alta em 10 dias. O time será dirigido pelo filho e auxiliar técnico Emiliano Díaz
____________________________________

PRIMEIRO TEMPO - A mudança de atitude foi visível desde os primeiros segundos de partida, com Caio Alexandre chutando no canto mas para fora, isto ainda antes dos 30 segundos desta primeira etapa.

Assim, chegamos a deixar a coisa a 8 chutes a zero. Marcávamos bem, não os deixávamos jogar mas não acertávamos o gol. Até que perto dos 45 minutos, Babi fez de cabeça após um cruzamento do Victor mas na saída de bola cedemos o empate, num cochilo coletivo da nossa defesa.

____________________________________

ETAPA FINAL -  Mas o time parece ter cansado. Os erros se sucederam, tivemos duas jogadas de pênalti e o juiz acabou anotando a segunda, o que deu a virada ao adversário. Estamos na vice lanterna, com um jogo a menos.

8 de nov. de 2020

BRASILEIRÃO 2020 - COMEÇA O RETURNO

Time vai a Salvador,
não consegue fazer gol e perde
por 1x0 no fim, com gol de pênalti






SEXTA FEIRA - 06/11 - Não com surpresa, chegamos a esta sexta-feira com a notícia de que o Montenegro não vai permanecer no clube. Anunciando ter 'cumprido a missão dele', o dirigente anunciou a sua saída, alegando já estar o clube com uma comissão técnica (suas palavras) de primeiro mundo, com salários em dia (contrariando o que declarou o Forster no meio da semana) e que iria retornar ao Ibope por conta das eleições na semana que vem, empresa que, aliás, já tem controle majoritário de outro botafoguense (José Colagrossi). Tudo muito nebuloso. Vida que segue.

SÁBADO - 07/11 - E para não deixar de falar em Montenegro, um outro (este, um atleta) foi oferecido ao clube. Brian Montenegro, atualmente na reserva do Olímpia. Não se fala nada de bom sobre o histórico do atleta e do seu representante. Vamos aguardar.

Cesinha, ex Inter, é o mais novo contratado. O clube já havia trazido o volante José Wellison, do Galo, na mesma semana da chegada do Iván Angulo.

PRÉ JOGO - São 5, os desfalques anunciados para esta partida: Cavalieri e Warley, com Covid, Pedro Raul e Honda com problemas físicos e Rhuan com indisposição.

Lecaros e Gatito continuam no DM.  Kalou, Eber Bessa e Renteria estarão à disposição da comissão técnica.
_______________________________________________

Don Ramón chegou.

Pouco depois da zero hora deste domingo, acompanhado de mais 3 membros da sua comissão técnica, desembarcou no aeroporto Tom Jobim o catalizador das nossas esperanças de dias melhores: Ramón Díaz. Chegou, posou com o manto sagrado (o primeiro e único do futebol), deu a sua primeira entrevista na cidade para a Band e disse que é o país para onde todos os treinadores querem vir pela competitividade.

Declarou ainda que sabe da história, do momento do clube e que quer transformar o time num elenco competitivo e que está muito contente por estar aqui, que já viu as características de vários jogadores e não somente do Honda e do Kalou. As imagens estão no final do texto do jogo.
 

O JOGO - No primeiro tempo o juiz anulou um gol deles (super mega frango do Saulo) por um lance muito estranho no início da jogada. No segundo, foi chamado pelo VAR mas não viu um pênalti no Bruno Nazário (explique-se, todas jogadas muito esquisitas). E nos acréscimos, deu um pênalti (a bola bateu na mão do Benevenuto), foi chamado pelo VAR, pediu para aguardar e acabou confirmando.

Após este show infernal de horrores, perdemos o jogo mas eles não mereciam vencer. Foram apenas menos desorganizados do que o Botafogo. Por conta dos outros resultados, voltamos ao Z4 (estamos em 17º lugar)

Haja trabalho, Don Ramón!






6 de nov. de 2020

ELE CHEGOU - RAMÓN DÍAZ




 Como diria aquele saudoso locutor:

Tá aí o que nós queríamos.

A fera chegou!


Ramón Díaz.

Quem é?

Craque argentino contemporãneo de Diego Armando Maradona. Seria o camisa 10 da seleção, não fosse da mesma geração do craque da Copa de 86. Com 61 anos completados em agosto passado, sua estréia como jogador no River Plate se deu em 1978. Era meia armador mas tinha um bom faro de gol, o que o levou mais adiante à posição de homem de área. Em 1979, naquele mágico título mundial sub 20 dos argentinos no Japão (à época, categoria ainda denominada juvenil), foi destaque num torneio que começou a mostrar ao mundo a genialidade do camisa 10 mais famoso daquele país, Maradona.

Claro que isto levaria mais tarde a atitudes de ciumeira e desdém por parte do famoso 10. Naquela que foi a decepção argentina na Copa de 82 (eliminados com um sonoro 3x1 ante o Brasil), Ramón viu sua última chance de brilhar num mundial com a camisa alviceleste. O gol único da Argentina contra nós naquele torneio foi anotado por ele, sendo também seu único gol no mundial. Não voltou mais a jogar pela seleção, suspeita-se, por exigência do Maradona, que não queria dividir o estrelado com um jogador que, goleador nato, poderia ofuscá-lo, privando assim o mundo de ver a dupla campeã em 86.

Seu currículum

Como técnico, que é o que nos importa, foi campeão pelos seguintes times.

River Plate

Apertura: 1996, 1997 e 1999 Clausura: 1997 e 2002 Copa Libertadores da América: 1996 Supercopa Sul-Americana: 1997 Torneio Final: 2013–14

San Lorenzo

Campeonato Argentino Clausura: 2007

Al-Hilal (Arábia Saudita)

Campeonato Saudita: 2016–17 Copa do Rei: 2017

Recebeu ainda o prêmio individual de melhor treinador do campeonato argentino em 2014

Já treinou também o Oxford United, o América do México, o Independiente, a seleção do Paraguai, o Al Ittihad, o Pyramids e acaba de deixar o Libertad do Paraguai.

Sua comissão técnica é formada pelo filho, Emiliano Díaz, como auxiliar técnico e ainda, Jorge Pidal (preparador físico) e Osmar Ferreyra, também auxiliar técnico.

Atualmente desempregado, tinha em mãos duas propostas: a do Botafogo e de outro time do mundo árabe, onde a oferta de salário era muito mais vantajosa. Optou pela história, pela camisa.

_____________________________________________

Principais características:

Querer que os seus times sempre procurem o ataque. Usa a filosofia de que "estar perto da área adversária é, ao mesmo tempo, obrigar o adversário a distanciar-se da nossa área". Usa o dinamismo e a velocidade, com posse de bola e jogo coletivo. Imagina-se um time dirigido por ele com aquele toque de bola característico argentino e, acho, temos atletas capazes de fazer isto, claro, afastando-se os erráticos para, ou treinarem ou irem embora.

Na defesa, a meta é sempre a rápida retomada da bola para, com uma boa saída (toque de bola coletivo), armar uma jogada perigosa (contraataques, preferencialmente).

Acho que será uma excelente aposta. Vamos pagar para ver. Afinal, ele está chegando com este pensamento abaixo.

_____________________________________________

Comentário mais interessante no twitter sobre a contratação - "o plano C era bem melhor do que os planos A e B".

2 de nov. de 2020

COPA DO BRASIL-JOGO DA VOLTA

Na Arena Pantanal 

Botafogo 0x0 Cuiabá






PRÉ JOGO - Para esta partida, Lecaros, que escalado na partida contra o Ceará no último sábado mostrou que tem um bom futebol, ficará de fora por conta de uma lesão no tornozelo. Kelvin poderá começar jogando pelo setor direito, com Warley mantido na esquerda, fazendo a função do Rhuan. Guilehrme Santos, recuperado da Covid-19, estará à disposição do treinador. Kalou e Gatito continuam no departamento médico.

TREINADOR - Foi anunciado na véspera desta partida que o clube está em negociações com o treinador venezuelano César Farias, atual técnico da seleção da Bolívia. Se o blog não perdeu as contas, é o 12º nome tentado pela diretoria (o primeiro da nova atitute "valores não assustam mais"). 

Um adendo: a única situação que pode inviabilizar a vinda do César Farias é se surgir algum tipo de pedido de compensação financeira por parte dos bolivianos. Neste caso, o Montenegro tem em Ramon Menezes o plano B.

O JOGO

Fomos eliminados. E conforme comentei com o Henrique no meio do segundo tempo, dá até pena ver que ao menos uns 7 ou 8 atletas são capazes de propiciar um jogo de bom toque de bola mas, infelizmente, não conseguem produzir as jogadas de área com a precisão necessária.

E mais: não fomos eliminados com este empate, perfeitamente natural uma vez que contra um time pequeno muito organizado mas sim, no vacilo de não ter vencido o jogo daqui. Aqui no Rio se deu a eliminação, por termos entrado achando que o jogo era nosso, pela displicência, pela sonolência. Aqui no Rio, o time não tinha que entrar em campo achando que o gol iria vir naturalmente e assim, uma bobeira do nosso 4 (o Honda) e tudo ficou muito mais difícil.

Vida que segue.

30 de out. de 2020

BOTAFOGO À DERIVA - O jogo, o técnico e o projeto S/A

Botafogo 2x2 Ceará


PARA VENCER EM CASA, VOLUME 7


Acumulando já 4 empates e duas derrotas em casa, time recebe o Ceará.

E empatou de novo: reclamações: Estádio Nilton Santos, Sr. Victor Luís.

_____________________________________________


Técnicos sondados até a noite desta última sexta-feira

1- Vanderlei Luxemburgo (desistimos)
2- Abel Braga (especulação)
3- Ney Franco (especulação)
4- Lisa (não aceitou)
5- Oswaldo de Oliveira (nada foi informado)
6- Argel Fuchs (nada foi informado)
7- Alexandre Gallo (não houve acordo)
8- Ramon Menezes (ainda em tratativas)
9- Daniel Garnero, ex Olímpia do Paraguai, atualmente sem clube. Após uma forte campanha da torcida na internet, foi sondado mas recusou por "opção pessoal"
10- Antonio Carlos Zago (sondado - sem resposta até a noite de sexta)

Só mais dois nomes e já poderíamos ter um time para .... sabe-se lá o que.

_____________________________________________

O PROJETO S/A

Saiu, finalmente, o esclarecimento necessário à compreensão deste assunto de grande importância para o torcedor alvinegro já há quase 2 anos. O afamado projeto S/A. Enfim, soubemos esta semana como era, onde (e com quem) vivia, do que se alimentava, etc..

E foi após uma espécie de lavagem de roupa suja entre alguns dos coordenadores/investidores que tudo foi esclarecido. Chateado com a derrota para o Cuiabá (e a maneira com que ela veio), o investidor de 3 milhões do cabelo azul Felipe Neto jogou no ventilador e, logo após, Carlos Augusto Montenegro deu o que chamou de 'última entrevista', na qual contou detalhes de como tudo vinha sendo feito. Dois nomes são fundamentais para entender o funcionamento do projeto: Laércio Paiva e Gustavo Magalhães.

Vamos deixar o link da matéria no fim do texto, pois tem cunho jornalístico e isto dá sempre uma melhor compreensão, mas em linhas gerais, a S/A sairia do papel com 250 milhões de reais e aí, surpresa, os irmãos Salles iriam sim participar (isto era lógico, mas em segredo ninguém tinha como confirmar). E iriam como controladores majoritários, para o que aportaram 125 milhões (a metade) mais 1, totalizando 126 milhões. O projeto era coordenado pelo primeiro nome lá em cima (Laércio), que foi em busca de investidores e conseguiu mais 54 milhões de empresários apalavrados com o prijeto, mas neste plano A, não se aceitava a entrada de investidor não alvinegro e assim, tudo foi capitalizado entre botafoguenses. Não perca o fio da meada.

Somados aí 180 milhões, começou uma dificuldade para fechar a conta, devido à pandemia, que retraiu o mercado para novos investimentos, por conta da exigência de investidores alvinegros apenas e desta forma, ficaram longe de atingir o valor total. Tentou-se, ainda neste primeiro plano, arregimentar investidor não alvinegro mas os investidores já acordados não aceitaram e assim, o plano foi para o brejo (foi aquele aviso cifrado tipo "tá difícil" que lemos na imprensa há uns 2 meses).

O segundo nome lá em cima, Gustavo Magalhães, que já participava do projeto inicial, ficou então encarregado de montar o tal plano B, que agora abre o leque para investidores estrangeiros (e com isto, tudo teve que ser traduzido para o inglês para este fim) e a ida ao mercado agora não mais leva como exigência que o investidor seja torcedor do Botafogo. 

Este plano B, claro, começa do zero, já que não atende às exigências do principal investidor inicial (os inevitáveis Salles) e assim, vai ter que começar tudo de novo. Por enquanto, a recuperação judicial está descartada, por ser muito perigosa e, ainda, por depender de lei que autorize os clubes de futebol a participarem. 

A matéria completa está AQUI.

_____________________________________________

Ah! Mais duas contratações foram anunciadas esta semana mas a turma do blog tá muito p... chateada e não faz questão de pesquisar a segunda (a primeira é o atacante Ivan Angúlo, colombiano que estava encostado no Palmeiras). 

27 de out. de 2020

COPA DO BRASIL-OITAVAS

 Botafogo 0x1 Cuiabá





PRÉ JOGO


Segunda feira

- O colombiano Iván Angulo (pronuncia-se 'Angúlo') acertou com o clube. O jovem (21 anos) é presença constante nas seleções de base do seu país e tem na velocidade e nos dribles o forte do seu jogo. Que o ambiente se tranquilize para que o garoto possa deslanchar, a exemplo do que ocorreu com o Erick.

- Eber Bessa e Guilherme foram diagnosticados com Covid e não vão ser relacionados para a partida.


Terça feira

- Escalação: O time foi anunciado para ir a campo com Cavalieri, Kevin, Kanu, Marcelo e Victor Luis. Caio, Forster e Honda. Nazário, Pedro Raul e Rhuan.

________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Forster acabou ficando fora e quem entrou na posição foi o Cícero.

Tivemos uma dificuldade imensa para conseguir jogar nesta primeira etapa. Lentos na saída de bola, desconectados no ataque e o meio de campo perdido, sem criar, sem fazer as jogadas chegarem lá na frente, hoje nem com qualidade e nem sem ela. O nosso meio de campo simplesmente não existiu.

E com isto, tínhamos uma grande posse de bola mas sucumbíamos ao bom jogo de um adversário pequeno e que veio SEM ONZE TITULARES.

________________________________________

ETAPA FINAL - E a Lei de Murphy acabou entrando em campo (e poderia entrar no lugar de qualquer um ali).

Sim, o que não poderia ficar pior, ficou e ficou com larga vantagem em campo. O pior do pior, foi o Honda errar uma bola na frente da nossa área e dar a bola de presente para o atleta deles fazer o gol, que acabou sendo o gol da vitória do CUIABÁ QUE VEIO SEM 11 TITULARES. Lecaros ainda entrou já depois dos 30 minutos, fez boas jogadas mas que se tome cuidado com este garoto promissor, pois em time no qual tudo está errado o ambiente é fatal para garotos que precisam mostra serviço.

Não se pode dizer que já estamos eliminados, mas será que o nosso futebol ainda vai piorar mais? Quem reclamou daquela segunda etapa contra o Goiás não viu nada, ou viu, caso tivesse assistido a este jogo de hoje. Estávamos, inclusive, invictos na competição e agora, teremos que buscar uma vitória lá na Arena Pantanal, algo impensável para o futebol que estamos jogando atualmente (e a partida já é na próxima terça-feira).

Vida que segue.

18 de out. de 2020

BOTAFOGO x GOIÁS_Para vencer em casa

Time recebe o Goiás, faz um bom primeiro
tempo mas finaliza mal, cai na segunda etapa e sai com mais um empate

0x0






SEXTA FEIRA - 16/10 - A notícia do dia envolveu o garoto Lecaros. Foi divulgado que o clube teve que pagar 1,4 milhões ao Cusco, do Peru, por conta da negociação com o atleta que veio do Real Garcilaso. A vinda se deu sem custos, uma vez que o atleta estava livre do contrato com o Real, mas o Cusco tinha direito a um percentual calculado com base no atual valor dos direitos do atleta, por ser o clube formador.

Seria uma surpresa informar que ninguém no grupo diretor do Botafogo sabia disto? Foi o próprio Montenegro quem confessou a barbaridade.

SÁBADO - 17/10 - Gatito ainda não retorna nesta partida: ainda sente um desconforto por um problema ósseo desde o último jogo contra o Vasco. Kalou também não vai a campo, pois apresentou um desconforto no tendão da coxa.

DOMINGO - 18/10 - Nazário e Davi Araújo, já recuperados, podem ficar à disposição do técnico.

____________________________________

PRÉ JOGO - O time vai a campo com Cavalieri, Kevin, Kanu, Marcelo e Victor Luis. Forster, Caio Alexandre Honda e com a volta do Bruno Nazário. E no ataque, Rhuan e Pedro Raul (com Babi no banco).

____________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Foi um verdadeira massacre, sem que a vítima tenha sofrido nenhuma sequela grave. O Botafogo foi o senhor das ações nesta primeira etapa, quando só foi acontecer a primeira defesa do Cavalieri aos 40 minutos.

Foi um"ataque contra defesa"  tão intenso que por vezes, a bola não saía dos pés dos nossos atletas, em rebotes ofensivos, nos poucos defensivos mas principalmente, no bom e envolvente toque de bola do time inteiro. Tivemos 2 erros do ainda perdido Forster mas a rigor, não corremos risco de levar gol.

Todos jogaram muito bem, mas o gol não saiu, muito ainda pela falta de precisão na última jogada e também pelo ótimo desempenho do goleiro deles.

Tivemos 15 finalizações nesta etapa.

____________________________________

ETAPA FINAL - Mas ainda tinha o segundo tempo. Eles alteraram o time, o posicionamento e "entraram" no jogo.

Com o Honda, que abriu esta etapa quase marcando um gol, agora já bem mais cansado, começaram as substituições e na primeira, Guilherme e Davi Araújo entraram nós lugares do Rhuan e do Nazário. Mais alguns minutos e o Babi entrou no lugar do Victor Luís, que sentiu um incômodo na coxa, vindo o Guilherme para a lateral esquerda.

Não adiantou nada. Guilherme não viu a bola, Babi também não e Honda, exausto, passou até a errar passes, coisa rara no futebol do japonês nesses dias. Fosse o adversário um pouco só qualificado e poderia ter conseguido aquela bola vadia de fim de jogo e feito um gol, o que teria sido ainda pior do que já foi mais este empate. Teremos agora 9 dias de folga até o jogo contra o Cuiabá aqui pela Copa do Brasil e depois, vamos receber o Ceará, um time furos melhor do que este adversário de hoje.

Sobre o cansaço do time: há um esforço hercúleo no afã de se fazer um gol (somos muito melhores do que este adversário) e isto mina, é certo, a condição física do time. Alie-se a isto o cansaço psicológico por ver que as coisas não acontecem e tem-se este final melancólico que vimos, por exemplo, com 2 escanteios e mais uma jogada de falta ao lado da área depois dos 45 minutos absolutamente inaproveitados. Ninguém tinha mais pernas.

Vai ser um brasileirão inglório.

14 de out. de 2020

DUELO NO SUL CONTRA O GRÊMIO

Botafogo 1x3 Grêmio
em Porto Alegre






PRÉ JOGO - Honda começa no banco, Guilherme Santos sai jogando e Matheus Babi já estará apto a entrar em campo após cumprir suspensão automática. Até aqui, nota 10 para a comissão técnica em relação ao trabalho feito com o japonês. Se conseguirem manter assim, ela aguenta toda a temporada até fevereiro.

Por volta das 18h, saiu a escalação oficial para a partida - Cavalieri, Kevin, Sousa, Kanu e Victor Luis. Renteria, Caio e Guilherme Santos. Rhuan, Matheus Babi e Pedro Raul.

Honda e Kalou ficam no banco.

Mais uma notícia boa - multa do Caio Alexandre e do Kanu chega à casa dos 40 milhões de Euros, com 80-20 (80% pertencendo ao clube e 20% ao atleta). Palmas para o grupo de transição.



___________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - É a fase. Não jogamos bem, nosso sistema defensivo foi, por vezes, até facilmente envolvido pelo bom toque de bola dos bons jogadores adversários e tomamos o gol de frente.

E, ainda na questão da fase, por volta dos 40 minutos, o (talvez) nosso pior jogador em campo empatou, após cobrança de falta com a bola alçada na área. A jogada passou pelo Pedro Raul, configurando-se em gol das "torres gêmeas.

___________________________________________

ETAPA FINAL - Mas não deu. Voltamos para a segunda etapa com o Honda no lugar do apagado Renteria mas afrouxamos na marcação e eles marcaram o segundo gol logo de início. Ninguém jogava bem no nosso time até que numa entrada violenta, O 9 deles (nosso ex Diego Gordo) foi expulso e fomos tentar a sorte lá na frente mas não era o Sport: era o Grêmio. Afrouxamos um pouco na marcação após uma bola perdida na lateral, os deixamos fazer linha de passe na nossa área e com categoria, fizeram o terceiro.

Com o 3x1, até o "ataque contra defesa" que tentamos imprimir se tornou inócuo. Não sofremos mais lá atrás mas tampouco incomodamos ao goleiro deles. 

No fim, vimos o Lecaros entrar, fazer uma boa jogada de arrancada pela esquerda mas foi só. Kalou também entrou no lugar do amarelado Guilherme Santos mas como temos visto, o marfinense tem sito apenas uma figuração no meio do nosso confuso time de 2020. Não vai dar para pensar em nada neste brasileirão mas, também, evidentemente que não ficaremos ali brigando com os últimos. 

Vamos pensar na Copa do Brasil.


11 de out. de 2020

PARA ESCALAR 'O' EVEREST

Time vai a Recife e vence o jogo
Botafogo 2x1 Sport







PRÉ JOGO - Kalou começa como titular. Com a ausência do Babi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o time vai a campo com Cavalieri, Kevin, Marcelo, Kanu e Victor Luiz. Forster, Caio Alexandre e Honda. Rhuan, Kalou e Pedro Raul.

CONTRATAÇÕES - Foi anunciada nas últimas horas a contratação do meia Éber Bessa de 28 anos, vindo das divisões inferiores do futebol português. Clube ainda busca o atacante Ronald, do Botafogo-SP.

__________________________________________

PRIMEIRO TEMPO - Uma atuação excelente, não perfeita mas ao menos bem eficiente no ataque (2 gols antes dos 30 minutos) e na marcação alta. Honda recebeu um presente do goleiro deles e só colocou no canto, com categoria e depois, Kanu (vai se tornar um gigante) deu um lindo passe na área para Caio Alexandre marcar o segundo.

__________________________________________

ETAPA FINAL - Aaaahhh.. Mas veio a segunda etapa. Fomos à área deles com muita qualidade nos minutos iniciais, perdemos umas duas chances de ampliar mas o Forster, que já houvera recebido cartão amarelo na primeira etapa, fez uma falta desnecessária (entrou com as travas da chuteira no pé do adversário) e tomou o segundo amarelo.

Expulso o bom mas inadaptado "búlgaro", começou o sufòco. Comentei pelo wzapp que fosse este adversário minimamente qualificado (assim, um time meio mais ou menos), teriam virado o placar até rápido. Porque rápido foi o gol deles, que aconteceu logo após a expulsão mas a partir daí, o "ataque contra defesa" sofria (pelo lado adversário) com a falta de qualidade para construir jogadas.

Bom para o nosso time, que venceu mais uma e saiu do Z4 direto para o décimo segundo lugar.

O EVEREST* FOI ESCALADO/VENCIDO/DESASSOMBRADO.

Jair Everest Ventura.

7 de out. de 2020

EM BUSCA DE UMA VITÓRIA - A SAGA CONTINUA

Botafogo 2x1 Palmeiras







PRÉ JOGO - Honda voltou e voltou orientado pelo Lazaroni para jogar mais adiandato.
____________________________________

PRIMEIRO TEMPO - O time pareceu atacar com mais ímpeto, marcou por vezes muito bem a saída de bola deles mas a imprecisão no ataque, no último passe, contínua sendo o calcanhar de Aquiles do nosso time.
____________________________________

ETAPA FINAL - Da série "há coisas que só....". Voltamos e conseguimos um gol logo com 1 minuto e meio. Passaram-se mais 6 e conseguimos o segundo. E na pressão avassaladora do adversário, conseguiriam um pênalti esquisito ali pouco antes dos 40 minutos mas em dia de Gatito, Cavalieri defendeu.

Há coisas, porque deixamos para vencer justamente o único invicto. Há coisas porque tudo o que deu errado em todas as nossas jogadas de ataque essas rodadas todas veio dar certo num curto intervalo de 6 minutos, com 2 gols. E há coisas, porque ao mesmo tempo em que flertávamos com a lanterna, voltamos a vencer e saímos do z4.

Honda, mais adiantado, foi um meia muito valioso. Pedro, autor do primeiro gol, parece estar recobrando a forma. Caio, que fez o segundo, vai aos poucos retomando a confiança. Há falhas na zaga, mas reputo isto ao mau momento do time, o que provoca insegurança no elenco todo.

E Kalou, que veio entrar já no meio desta etapa final, mostrou que vai precisar de muito trabalho físico porque está absolutamente sem pernas.

Vencemos. Que não seja a vitória "me engana que eu gosto".

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG