Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

30 de jun. de 2022

COPA DO BRASIL - OITAVAS

 Time dá vexame e perde feio
América-MG 3x0






PRÉ JOGO

- Notícias

Os nomes da semana são: Daniel Ruiz, meia esquerda do Milionários da Colômbia de 22 anos e um possível retorno do Luís Henrique, que não vai mesmo ficar no Olimpique da França.



- E fazendo a sua estreia no brasileirão de aspirantes, o Fogão venceu o Sport Recife de virada por 4x2, no final da tarde de hoje, depois de sair perdendo por 2x0.

- Escalação: 

_______________________________________


O JOGO - Naquele 2x0 sofrido na primeira etapa, independentemente das duas bolas na trave do Matheus Nascimento, parecia o jogo de uma equipe como o Real Madri contra um time comum aqui do Brasil: mas o Real tava de verde e era o pequeno América Mineiro.

Começado o jogo, foram 20 minutos de um baile verde inaceitável, um sopro de reação com as duas bolas do MN na trave mas em seguida, o retorno de um domínio avassalador do adversário, que culminou no ridículo segundo gol deles, aos 36 minutos, de escanteio.

Veio a segunda etapa e em mais um número de dança (era um baile...é sempre bom lembrar), eles fizeram o terceiro ainda cedo e aí, tiraram o pé.

Contudo, confuso mesmo com o adversário afrouxando o nó no nosso pescoço, o Botafogo não conseguia trocar 3 passes com tranquilidade (a afobação foi a nossa tática hoje) e só vimos uma defesa mais difícil do goleiro deles já aos 17 minutos desta etapa.

No fim, não saiu nem o gol de honra e ficamos com a certeza de que não há milagre que reverta este placar aqui no Rio.

Do Contra

 
Eu falei na postagem anterior que ser eliminado nesta fase da Copa do Brasil era um não-problema. Não contamos com a grana destas próximas fases para o projeto, e ´só iríamos  mais longe além da próxima fase se tivéssemos muita sorte.
 
Mas nem isso, faltou competência, falta calma, faltou organização. O que vi de bom: um Gatito em ótima fase, salvando uma goleada, e um Matheus Nascimento que mesmo sem a bola chegar, ou chegando no formato de tijolo, entre dois e três zagueiros, ele conseguindo decidir. O time não mereceu, mas ele merecia ter feito pelo menos um dos gols que explodiram na trave, diria que principalmente o segundo.
 
Sobre Castro, ontem deu entrevista falando que temos que entender que boa parte do elenco é o que venceu a B, e que precisa de reforços, está certo. Mas não foi por falar isso que o Enderson foi demitido no Carioca? Como vai ter vestiário, ganhar o elenco falando isso? Estaria ele cavando uma demissão, ou falta ainda entender mais o futebol brasileiro?
 
Bem, o fato é que ele repetiu o esquema tático, um 3-4-3, com 3 zagueiros atrás, dois alas e dois volantes, e 3 atacantes, sendo Chay o falso terceiro atacante, que deveria recompor o meio fazendo uma flutuação para um 3-5-2. Acho bom. E porque não deu certo?
 
Para mim não foi problema de esquema tático e nem de elenco. Repetiu-se o mesmo problema do jogo contra o Fluminense. O time se postou taticamente errado. A saída de três dele se dava com os 3 zagueiros e mais ninguém, o time não ficava compacto, eram as 3 linhas separadas, e com o time deles atuando em bloco em todo momento estávamos em desvantagem. Eram nossos zagueiros sem conseguir sair com a bola por estarem marcados, ou nossos atacantes, nas raras vezes que a bola chegava, sem conseguir evoluir por estarem sempre com marcação dobrada.

O que vejo de positivo? Ele viu que não estava funcionando e mudou o time, tirou um zagueiro, colocou mais um atacante, e trouxe o Chay para o meio, formando um 4-3-3 tradicional, que melhorou mas seguiu muito abaixo do América-MG. Então Castro está vendo o jogo, vem tentando, mas as peças não estão encaixando no que ele pensa, tem esse ponto positivo. Precisa de reforços? Sim. Mas não deveria precisar para encarar de igual o Avaí, o Goiás e o América-MG.

Castro tomou um baile tático de Jair Ventura, de Barroca e agora do Mancini. Será que alguém consegue explicar para ele o que isso significa?

Minha sugestão, sincera e não zoação, alguém tem que pegar o senhor Castro e levar em alguns eventos, por exemplo, futebol de garçons de madrugada no Aterro do Flamengo - se é que ainda ocorre, provavelmente sim - para ele ter um choque de realidade. Ele pode reclamar do elenco da série B, mas Carli é melhor que Sampaio, Vinícius Lopes e Diego Gonçalves pouco ficam a dever a Victor Sá, Chay se equipara a Piazon (falemos a verdade, só fez um jogo bom, né? Chay fez mais que isso), Daniel Borges pode ser menos ofensivo que Saravia mas é mais regular, Kayque está dando baile no PK. Se faltam reforços é melhor ele e o scout começarem a procurar no lugar certo.

Abraços.


26 de jun. de 2022

BOTAFOGO 0x1 FLUMINENSE

 Muito desfalcado, time sofre pressão e perde no fim



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- E o Zahavi não vem mesmo. Faltou -se que acabou pesando a questão da violência (a da cidade como um todo e a invasão do CT especificamente).

- Mas o Textor veio. O homem chegou ao Rio no meio de semana, recebeu, junto com Gatito e Carli, o título de cidadão carioca na Câmara dos vereadores, foi à festa junina do Romário na sexta (rolê aleatório) e assistiu à derrota do sub 20 no sábado. Vai estar no Niltão hoje, no clássico.  

CONTRATAÇÕES

- O nome da vez para ser o camisa 10 é o James Rodrigues. O clube árabe aceita negociar, o Textor paga o valor mas o atleta ainda pretende retornar ao futebol europeu.

- Outro nome muito comentado para a camisa 10 é o do Jean Carlos, atualmente no Náutico.

- Quem chegou mesmo, por empréstimo, foi o meia americano Jacob Montes, do Crystal Palace. Temos que aguardar pra mais notícias, já que pouco ou nada se sabe sobre este atleta.

- Escalação: 


_______________________________________


O JOGO - Se fossemos colocar apenas na conta da reclamação, uma vez que o nosso elenco é novo e não é quantitativo para substituir com qualidade, teríamos que dizer que foi Fluminense 1x0 sistema do apito do Beira Rio.

Pois foi aquele assalto a boca armada (apito) que nos deixou sem meio de campo e ataque para este jogo de hoje. Quando Erison foi chamado pelo auxiliar técnico para entrar (sim, ficamos sem treinador também), ele ouvia as instruções e massageava as costas. Entrou e viu-se claramente que foi só uma tentativa de um chute certeiro (e até houve uma cabeçada), mas o atleta não tinha a menor condição de impor o principal do seu jogo, a arrancada em velocidade contra a marcação adversária.

Assim, parecia que o jogo ia para o zero a zero mas também temíamos que o gol deles fosse questão de tempo. Eles foram melhores o jogo inteiro e afirmo aqui que se não fosse um time do modo arame liso (pelo menos o foram hoje), poderíamos ter saído com mais gols na sacola.

Vida que segue, pois quinta feira é dia de Copa do Brasil.
 
 
 
DO CONTRA
 

 
Escrevo atrasado, já no dia da próxima partida, mas fica o registro Do Contra.
 
Resultado esperado para um time despedaçado. Faltou comando na beira do campo, mas até isso se explica pelas expulsões e contusões.
 
Então o que tenho a falar é que o resultado era esperado, foi bom, e o Castro mostrou que está aprendendo o futebol brasileiro e a se comportar de acordo com o adversário. Foi a campo com o time fechadinho, para marcar o arame liso e sair na bola boa. Só que se o fechadinho funcionou razoável, a saída para matar o jogo foi um desastre. Faltou meio, faltou pernas, faltou calma, faltou velocidade, e sobrou afobação que entregava a bola de volta pro adversário rapidamente.
 
Para ser mais do contra ainda, acho boa ideia poupar alguns jogadores nesses jogos da Copa do Brasil. Chegamos nas oitavas e o que vier daí pra frente é lucro. Não estamos estruturados para ganhar essa competição, e nenhuma outra, então a eliminação é um  não-problema. Quando digo não-problema significa que não é solução e nem problema, se avançar, ótimo, se não avançar, está tudo bem.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG