Considerei muita estranha a sua entrevista, publicada hoje no O Globo, e replicada em diversos sites.(http://oglobo.globo.com/esportes/assumpcao-descarta-promocao-de-ingressos-alfineta-torcida-12352871)
Em certo trecho da matéria, está publicado o seguinte:
"— Nós já fizemos promoções no ano passado, quando tínhamos Seedorf e Rafael Marques, e percebemos que o aumento do público nesses casos é de 15%. No Fluminense, realmente, eles colocam o dobro de torcedores quando há promoção. A verdade é que o torcedor do Botafogo fica na redes sociais cobrando promoção, mas, quando fazemos isso, ele não vem ao estádio — criticou o presidente Maurício Assumpção."
Não sei de onde o Sr. tirou estes números, até porque não lembro em que momento foi feita alguma promoção com ingressos a 10 reais, recentemente, para que se possa comprovar que o aumento é só de 15% no comparecimento.
Independente disto, acho muito estranho, logo após uma grande demonstração de falta de competência de sua parte, na gestão do Botafogo, aonde chegou a dar uma outra entrevista dizendo que "não posso fazer nada, está tudo penhorado" o Sr. venha se virar contra a torcida, dizendo que ela não comparece. E isto com os números mostrando que o Botafogo de Futebol e Regatas é o clube com maior público na Libertadores 2014, mesmo sem ter participado das oitavas de finais.
Em um primeiro momento achei que o Sr. só deu esta entrevista para atrair os holofotes sobre si, umas vez que falam que será candidato nas eleições para o legislativo em outubro. Mas olhando o seu passado recente eu começo a achar que não é bem o caso. Estas críticas contra a torcida já aconteceram em outros momentos, indicando talvez uma má vontade sua com a torcida do clube que dirige. Algo meio insano isso, não?
Mas não é só, Sr. Maurício Assumpção, em outras ocasiões o Sr. tomou outras atitudes no mínimo estranhas. Vamos recordar?
No caso da saída do Vitinho a torcida se mobilizou, quis saber e cobrar explicações. E o que o Sr. fez? Sumiu! Não apareceu, não deu explicações, não deu entrevistas.
E só depois do fato consumado e resolvido apareceu na mídia, uma hora colocando a culpa de tudo no jovem e talvez deslumbrado Vitinho, outra hora usando expressões agressivas contra os empresários do jogador. O fato da multa ser "baixa", e de não ter havido uma negociação anterior, era tudo culpa das circunstâncias, do contrato, do Vitinho, dos empresários, etc. O Sr. e sua Diretoria? Foram traídos.
E agora no caso do Ato Trabalhista? Havia um acordo e ele acabou, ou não foi renovado ou foi denunciado, ninguém sabe exatamente o que ocorreu. E quem quer que seja que fale sobre o assunto é logo avisado de que está falando sobre o que não sabe. É verdade, não sabemos, pois todos só conseguem conjecturar, porque o Sr. não explica o que aconteceu que levou o Botafogo a sair do acordo, que nos garantia recolher somente uma parcela razoável do faturado para quitação de dívidas pregressas. Não explica isso porque? Não tem tempo e está muito atarefado? É, mas para falar mal da torcida tem tempo.
E ainda sobre o Ato Trabalhista às vezes aparece, em seus comentários eventuais, ou de seus colaboradores, algum vilão do momento. São gestões anteriores que criaram a dívida, é a legislação equivocada, foi o Procurador mal intencionado, foi entendimento errôneo de um juiz... e vamos vendo um elenco de prováveis culpados. Mas a sua gestão temerária e a falta de competência para gerir um problema, complexo, mas já conhecido e que estava relativamente equacionado? Não, isso não é cogitado como o motivo principal.
E podemos seguir nesta lista de lembranças (e lambanças)... eliminação na Copa do Brasil e suas entrevistas. Contratações equivocadas, e mais desculpas. Desmonte de elencos no segundo semestre, ano após ano, nos tirando a tão sonhada vaga nas Libertadores, e mais discursos colocando culpa na torcida, no técnico, na arbitragem, na Federação, nos jogadores. O Sr.? Claro, sempre a vítima inocente.
Vendo tudo isso, todo este histórico, e analisando friamente, Sr. Maurício Assumpção, cheguei à conclusão que deveria ajudá-lo, deveria alertá-lo. Todas essas pessoas que o Sr. acusa não são as culpadas, ou não são as únicas culpadas. A torcida não é culpada e não adianta o Sr. alfinetá-la e expô-la ao ridículo nos meios de comunicação, como já fez mais de uma vez. O grande culpado destes erros todos é antes de mais ninguém o Sr., e não há nada de mal nisso, pois errar é humano. Mas se o Sr. não enxerga isso é porque tem mais um defeito que não consegue assumir. O Sr. possui uma necessidade constante de arrumar um culpado para tudo que lhe acontece de errado. O Sr. precisa sempre de um bode expiatório, de um pára-raios, pois parece lhe faltar a coragem para assumir os próprios erros, e ao não assumi-los, não aprende com eles, repetindo-os eternamente, pois afinal, a culpa é sempre dos outros.
Espero tê-lo ajudado a reconhecer suas limitações, para não cometer os mesmos desatinos mais uma vez. A torcida do Botafogo merece respeito, e o primeiro que tem obrigação de respeitá-la acima de tudo é o presidente do clube. Aprenda isso. Pelo menos isso.
Atenciosamente,
Carlos Henrique.