Olá meus amigos alvinegros.
Temos sido feitos de palhaços já há alguns anos. No passado, nossos dirigentes conseguiram passar do folclore do Carlito Rocha para a competência profissional dos super dirigentes dos anos 60 e demos-lhes um drible com Garrincha em campo e outro em matéria de administrar futebol e os esportes em geral. Em 1962, o COI mandou entregar em General Severiano o único lauréu que um clube possui no mundo, o de campeão de terra, ar e mar num só ano e isto meus amigos, doeu neles.
Pois bem alvinegros. Já que eles acham que toda a população, todos os que gostam do esporte e que acompanham seus clubes ou as suas preferências esportivas pertencem à massa de desinformados para as quais vendem suas traquitanas televisivas, vamos nós aqui mostrar de maneira bem simples, singela até eu diria, como é que as coisas funcionam pois aí, quem daqueles que não entende e acredita nestas estorinhas que venha a ler aqui, logo irá ter uma idéia clara do que é certo ou errado.
ASSIM OCORRE UM DESABAMENTO - Tragédia anunciada, risco assumido
A tragédia do viaduto da Paulo de Frontin - nov/1971
Erros de cálculos, projeto com falhas não detectadas a tempo e ainda a falta obediência às normas técnicas na construção levaram à ocorrência de uma das maiores tragédias do país até àquela data. Não se tratava de uma obra concluída e em uso, que já tinha suportado todo o peso para a qual foi projetada mas sim, da queda de uma obra em andamento. Assim senhores, desaba.
ASSIM TAMBÉM DESABA
A queda de uma coluna do edifício Palace.
Aqui já se trata de outro fator, o do descaso com o dinheiro que os futuros moradores investiram na obra, dinheiro este que deveria ser gasto de forma honesta mas não o é. No afã de economizar em benefício dos próprios bolsos, construtores utilizaram areia do mar no lugar daquela específica para a concretagem da estrutura e ali, o peso surgido pela entrada dos moradores somado ao da própria estrutura, fez com que o "prédio de isopor" não resistisse. O que sobrou teve que ser implodido.
ASSIM, PERIGA DESABAR
O elevado do Joá - todo mundo está avisando
Este aí é um caso clássico a reforçar a nossa afirmação de que, sem erros de projeto e com todos os cálculos feitos em estrita obediência às normas técnicas, não cai de forma alguma. Aqui o descaso já é outro, é o da falta de manutenção do desleixo de quem deveria se ater aos cuidados que uma obra como esta requer. Precisamos lembrar que tais cuidados deveriam levar em conta a proximidade do mar e a corrosão natural pelo salito (a maresia)? Não né? Então vamos em frente pois este aí PODE DESABAR. Para quem elegeu esta gente que aí está, portanto, OLHO VIVO.
E NEM ASSIM DESABOU
A tragédia da Fonte Nova - Salvador
Ora meus amigos. Quando eu disse lá em cima que acham que podem querer fazer a todos de idiotas (não com estas palavras), aqui está um caso clássico a nos mostrar que se o equipamento passa pelos testes de peso e a estrutura resiste, nem com estes erros que vamos citar a tragédia pode ocorrer nas proporções que querem mostrar para o Engenhão. Eu fui na antiga Fonte Nova e vi como aquilo ali só vivia cheio.
Aqui, o desleixo foi parecido com o da construção do Edifício Palace. Areia do mar foi usada na construção e com isto, trechos das arquibancadas foram sendo corroídos a ponto de virarem uma fina casca, como a mostrada no buraco que se fez após a queda dos torcedores. Mas a estrutura estava lá intacta e só foi implodida, pelo risco de se continuar usando um estádio no qual não se sabia mais o que era ou não seguro. Tinha mesmo que ser demolido mas já o seria, de qualquer forma, para a realização da Copa do Mundo.
______________________________________________
E assim se 'aprendeu' durante todo este tempo. Tragédias e mais tragédias foram mostrando a quem lê tudo o que é publicado após a ocorrência das mesmas MAS LÊ E INTERPRETA, que os eventos que fazem com que algo venha a desabar não são uma simples tinta que saiu de um parafuso (a corrosão mostrada nas emendas da cobertura do Engenhão) ou um vento que já passou por ali por 7 verões e até agora não tirou coisíssima nenhuma do lugar. Nem coloquei aqui as imagens do desabamento do prédio no centro do Rio, em 2012, e ali também se viu como algo pode desabar: uma estrutura pronta começa a ser 'derrubada' (destruída) por dentro, as colunas de sustentação vão sendo ignoradas e vão levando marretadas até que o peso de cima não tem como ser sustentado.
E AGORA ELES QUEREM FALAR EM DESABAMENTO
A Arena BFR - isto, para eles, vai desabar
Alguém em sã consciência, depois de analisar os fatos acima narrados, pode falar em desabamento desta estrutura? Cabo de aço se quebra assim com tanta facilidade? Se quebra mesmo, não seria o caso de se interditarem todas as pontes pênsil do mundo? Todos os eventos políticos advindos depois da interdição do estádio mostram mesmo que ali, cuidou-se apenas de preocupação com a segurança do torcedor? Quem frequenta sabe: de tudo o que se viu em matéria de estrutura tremendo quando o estádio enche (e em alguns casos, até com 20% da lotação), ali já pegou por várias vezes a lotação máxima permitida (40 mil pessoas) e não se percebe uma oscilação sequer na estrutura. Dois jogos recentes estão aí para provar isto: Botafogo 2x0 Flamengo (mais de 30 mil torcedores) e Botafogo 1x0 Vasco (mais de 40 mil - estava lotadinho). Em 2011, já com 5 anos de uso do estádio, fizemos um 4x0 no brasileirão, em cima do Ceará, aquele 4x0 com cara de 8 e estávamos lá mais uma vez com lotação máxima. Não se enxergava uma cadeira azul naquele mar de gente e como eu disse em relação ao desenrolar do jogo, foi pula-pula e alvoroço da entrada do time em campo até o apito final.
Querem enganar a quem?
Querem enganar a quem?
Gente muito poderosa se engalfinha atualmente pelo direito de exploração do Maracanã e com isto, querem que os preços cobrados pelo uso do novo estádio não tenham parâmetro para que se compare o custo benefício. Claro que o Engenhão será sempre mais barato do que o estádio que já passou da casa do bilhão faz tempo. E está mais claro ainda que vão fazer o possível para deixar no limbo a nossa majestosa casa. Isto meus amigos, é apenas a ponta do iceberg. É o BOTAFOGO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. Sempre foi assim e receio que jamais deixará de ser.
O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.