Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

14 de abr. de 2023

COMEÇA O BRASILEIRÃO 2023

 Time recebe o São Paulo, vence e larga bem no
campeonato 




 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Houve uma "grita" geral esta semana por conta dos altos valores cobrados pelos ingressos na volta ao Niltão. Tinha setor onde a inteira chegou a incríveis 200 reais. Ante os protestos das organizadas, a SAF convocou uma reunião na quinta-feira feira e resolveu ceder na parte dos valores.

- Novidade no elenco. Na quarta, Junior Santos voltou e o fez em grande estilo, fazendo a jogada do segundo gol lá em Erechim. Agora é a vez do lateral Matías Segovia. Já regularizado no BID da CBF, o paraguaio foi relacionado e já poderá atuar neste jogo. Boa sorte ao garoto.

- E o homem chegou. 
John Textor desembarcou nesta sexta-feira no Rio para compromissos e para acompanhar o jogo de estreia do time no brasileirão. 

- Escalação: 
 

O time titular 



_______________________________________


O JOGO - Fim de jogo, alívio, vitória, um belo presente para a torcida, sorte de não estreamos contra um dos 4 principais (este S. Paulo tem um bom elenco mas é arame liso toda vida), bola dentro do scout, que foi rápido quando trouxe o Lucas Perri no ano passado e o pequenino Matías Segovia agora em abril, enfim muitas boas notícias. Do Perri, nada a falar. Podemos prescindir do Gatito, tão cobiçado por quem está mal de goleiros. Do pequeno paraguaio falarei no fim.

Vamos então falar do Eduardo. Que jogadoraço! Sofreu uma falta dura que fez parecer não o deixar permanecer em campo (e isto ainda no início do jogo), mas se segurou, aguentou o tranco e foi decidir a partida já aos 42 minutos da segunda etapa, melhor hora para um gol decisivo, para um elenco ainda buscando aquele melhor futebol do ano passado.

Abrimos o placar cedo, numa escorada de cabeça do Tiquinho ainda aos 3 minutos. Adversário tonto, fomos para cima mas ainda não estamos naquela condição que iremos adquirir mais à frente, de amassar e fazer rápido o placar quando o adversário permite (e este S. Paulo vai sofrer no torneio: é muito insosso).

E aí, entra em ação o bom Eduardo, hoje nem sempre ajudado pelo ainda confuso Sauer. Demos aquela cochilada, o adversário empatou e com isso, minou a pegada do nosso time e começou o jogo organizado deles que, para a nossa sorte (sim...não se pode ter sempre azar), não produz absolutamente nada. É arame liso na essência. E quando produziam, lá estava o Perri como uma parede.

Já perto do fim, com aquele empate enjoado, Castro foi trocando jogadores até que nas entradas do Luis Henrique e do Matías, primeiro vimos que o minúsculo paraguaio assustava de tão pequeno ao o compararmos com o tamanho do LH. Só que ele entrou, deixou passar uma jogada mas ao encontrar o espaço por onde iria atuar, surpreendeu. Surpreendeu com inteligência, com habilidade, com tranquilidade para sair jogando e até com qualidade naquela jogada do ala que vai ao ataque. Foi dele o início da jogada do gol da vitória. 

O pequenino não deve ter chegado à titularidade da seleção paraguaia à toa. Começou sendo zoado pela arquibancada (pois parece mesmo um menino do sub 17) mas ao fim, o respeito se fez presente. Palmas para o Scout.

Na quinta feira, receberemos o time treinado pelo Loco Abreu numa partida da sul-americana em que até o time misto pode ser escalado. 

Estamos no caminho certo.

11 de abr. de 2023

COPA DO BRASIL - 3ª FASE

 Em jogo no sul, time vence por 2x0
no talento dos jogadores




 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Não tem relação com esta partida, mas vai ser acionada a cláusula de empréstimo do Erison ao São Paulo para a estreia no brasileirão. O jogo é o deste sábado, aqui no Niltão. Já falaram em 1 milhão de reais.
  
- Escalação: 


O time titular


_______________________________________


O JOGO - Sim. O título da matéria resumiu o que aconteceu hoje em campo. Enfrentamos um pequeno time superior, que sofreu com um grande time inferior mas com talentos individuais muito além do que tinham para nos receber neste jogo de ida.

Minha análise foi que enfrentamos um adversário tão bom e bem arrumado quanto aquele perigosíssimo Sergipe, mas já não estamos jogando tão mal quanto naquele período. Os apagões já não são mais frequentes, a pegada está funcionando e o citado talento individual vem fazendo a diferença. Hoje, Luis Henrique reeditou alguns dos bons jogos que fez antes de sair daqui para a França. E o trio Eduardo, Sauer e Tiquinho eram o desafogo criativo para barrarmos o belo entrosamento do adversário, que não foi à final do campeonato gaucho mas deu muito trabalho aos grandes de lá.

E já na segunda etapa, vimos com alegria o super engraçado Junior Santos em campo, com suas arrancadas malucas, seus dribles que nunca dão certo mas com uma vontade que assusta defesas, tendo sido dele inclusive a jogada do segundo gol (os dois foram do Eduardo).

O teste para ver se a evolução do segundo semestre do ano passado vai ser para valer só vamos ter mesmo a partir de sábado, nos jogos do campeonato brasileiro.

Nota triste da partida: este tal do Di Plácido. É um jogador que destoa no elenco. Fraquíssimo, sem recursos, fraco e afobado na marcação, enfim, inútil. O paraguaio tem que estrear e é para ontem. 

9 de abr. de 2023

DECISÃO DA TAÇA RIO - FINAL

 Com vantagem, time recebe o
Audax em VRD e goleia

5x2



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Sem muitas novidades nesses dias pós vexame do jogo do Chile. Apenas o noticiado sobre a instalação de grama sintética também no campo anexo do Niltão. 
  
- Escalação:  


O time titular 


_______________________________________

O blog poderia dizer sobre este jogo apenas o seguinte:
Goleou um pequeno - não fez mais do que a sua obrigação.

O JOGO - Mas não foi uma goleada qualquer, como aquela contra o Brasiliense, na qual tudo deu certo para nós e quase tudo deu errado para eles. E também não foi um 5x2 ao acaso. Hoje deu (ainda) desgosto ver como o nosso sistema defensivo faz água (nos 2 gols deles e em algumas outras jogadas de perigo). Mas deu muito mais gosto ver como atletas que vieram pela fama já estão despontando, à frente deles, o excelente Gustavo Sauer e a nossa promessa de 2020 saída daqui às pressas para a França, Luis Henrique.

Luis está aos poucos recuperando o bom futebol que tinha na base e que o levou para o time de cima, numa bela estréia lá em BH contra o Galo em 2019, mas quanto ao Gustavo Sauer, nos fez parecer que temos um camisa 10 de muita qualidade. Não o conhecia. Dizem que foi isto que ele jogou na Europa e se for mesmo, estaremos bem.

Bom, estaremos bem no atual estado de coisas? Não é fácil dizer. Hoje, apesar do citado problema de defesa, a organização tática e as trocas de passes nem de longe lembravam a letargia e a bagunça tática de Aracaju, do jogo contra o Audax (o da semana passada) mas principalmente aquele fiasco do Chile (no jogo da quarta feira passada). O time lutou por cada bola, pouco errou passes (muito pelo contrário - trocava passes como se nunca tivesse jogado errando bolas de 2 metros) e só vimos este ritmo cair mesmo quando, após o desmonte do bom lado direito, que hoje foi servido pela boa atuação do Rafael e a partida (hoje, repito) soberba do Sauer, tivemos que terminar vendo  Daniel Borges e Carlos Alberto trombando por aquele setor, duas inutilidades que já passaram do tempo de serem enviadas para a Bélgica.

Os gols: Lucas Fernandes fez os dois primeiros (outro atleta que parece que vai vingar), Sauer fez os dois seguintes e numa escorada de cabeça de cobrança de falta, Sampaio fechou a conta.

Nota de destaque para o segundo gol do Sauer - quarto do jogo. Mereceria uma placa, não fosse a falha do goleiro

Não falei de Taça e título aqui, pois valorizar o fato de ser campeão desta modalidade de Taça Rio já cai lá no título deste texto: seria obrigação até para o time B reforçado por um goleiro decente. Valeu apenas para garantir a vaga na Copa do Brasil de 2024.

E foi isso. A goleada não veio ao acaso, veio do trabalho no campo. Nenhum jogador deles entregou jogadas que pudessem facilitar o caminho da vitória. Muito ao contrário, fizemos gols construídos, muito bem construídos diga-se a bem da verdade. Vamos esperar o que os titulares irão agora fazer lá no sul contra o Ypiranga.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG