Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de nov. de 2022

COMEÇA A SEGUNDA RODADA

 E recomeça o show de horrores, expresso em inúmeros 0x0



  

NOTÍCIAS

É MUITA MEDIOCRIDADE!


- Não tem mais jeito mesmo. A Fifa precisa desse amontoado de times nível campeonato potiguar na competição e desta forma, só resta a nós torcedores esperar resignados pelo início do mata mata.

_______________________________

Programação de 25/11/2022

07:00 País de Gales X Irã
10:00 Catar x Senegal
13:00 Holanda X Equador 
16:00 Inglaterra X Estados Unidos 

País de Gales 0X1 Irã

O que é um futebol relativamente tradicional, que revela um jogador diferenciado que em dado momento da carreira se dá por satisfeito e passa a ir a campo apenas para cumprir compromissos extra bola? Seu nome é Gareth Bale, do País de Gales. Do outro lado, um seleção de luta, de busca por afirmação que, ao apagar das luzes (o gol saiu depois dos 50 minutos), honrou as lágrimas da sua torcida na hora do hino com uma vitória heroica. Palmas para o guerreiro time do Irã.

Catar 1x3 Senegal

Mais um joguinho sofrível no qual os senegaleses foram brindados pela sorte. Aos 32 minutos da primeira etapa, o juiz resolveu assumir dar continuidade numa jogada em que o jogador do Catar sofreu pênalti. Ato contínuo, Senegal fez 1x0 e ampliou para 2 e ainda marcou o terceiro já perto do fim, vencendo um adversário sabidamente inferior mas com a marca do "podia ter sido diferente".

Holanda 1x1 Equador 

Aos 5 minutos de jogo, naquela que acabou sendo a melhor partida do dia, num erro da defesa equatoriana a Holanda abriu o placar. E sentou no resultado. E chamou o bom time equatoriano pro jogo, como sempre ocorre nesses casos.

Só deu Equador a partir desse gol holandês.  Se houvesse um vencedor no jogo seria o time sul-americano, mas apesar de terem empatado na segunda etapa, a virada não veio. A Holanda agradeceu a todos os deuses do futebol por isso.

Inglaterra 0X0 Estados Unidos 

Não há o que falar de um jogo desses. Os americanos até jogaram melhor mas não tinham em campo ninguém capaz de criar uma jogada que fosse para chegar na área com qualidade. E os ingleses, depois da goleada inicial, mostraram o seu "mais do mesmo" visto a cada 4 anos. Não devem ir longe se não mudarem para melhor contra adversários qualificados. 

_______________________________

Programação de 26/11/2022

07:00 Tunísia X Austrália o
10:00 Polônia X Arábia Saudita 
13:00 França X Dinamarca 
16:00 Argentina X México 

Tunísia 0X1 Austrália 

Não assisti a isto. Pelas palavras do Henrique aqui do blog, "houve jogos piores aqui na série B".

Um detalhe: para chegar à Copa, a Austrália derrotou o Peru na repescagem 'Ásia/América do Sul' NOS PÊNALTIS.

Nem é preciso falar da Tunísia, certo? 

Polônia 2X0 Arábia Saudita

Não acompanhei. Fui pedir a opinião do Carlos Henrique aqui do blog e ele retornou uma frase do GE: "quem não faz, Lewa".

Lewandowski, até o momento virgem de gols em Copas, fechou o placar marcando o segundo gol, mas foi enquanto estava no zero e mesmo após o primeiro gol polonês que a falta de tranquilidade dos atletas árabes, tecnicamente superiores, os fez perder um caminhão de gols. 

França 2x1 Dinamarca 

Com a sua boa organização tática, a Dinamarca não só conseguiu empatar um jogo que havia saído atrás como deu trabalho à defesa da França mas prevaleceu a melhor técnica dos blues.

Mbapée fez os dois gols franceses e já desponta como candidato a craque do torneio.

Argentina 2x0 México 

"Que pedaço de gol, Fernández!", devem estar 'gritando' os 
narradores argentinos.

Até o primeiro gol (Messi, na metade do segundo tempo), era uma guerra de um grupo talentoso mas sem nenhuma confiança em campo (a Argentina - seria eliminada hoje se perdesse) contra um grupo onde talento era para se procurar com um telescópio, mas no qual sobravam garra e vontade.

Não foi o suficiente. E ainda perderam mais no fim, ainda para o talento, com o segundo gol (um golaço) marcado pelo jovem Fernández.

Despertaram um semi morto.
 _______________________________
 
Programação de 27/11/2022

07:00 Japão X Costa Rica
10:00 Bélgica x Marrocos
13:00 Croácia X Canadá
16:00 Espanha X Alemanha

Japão 0x1 Costa Rica

E chegou a ajuda que a Alemanha precisava no grupo E. Agora, os Alemães precisam aproveitar este presente costa-riquenho e vencer a Espanha, mas isto é assunto para as 16 horas.

Do jogo, tivemos mais uma demonstração de anti futebol e infelizmente, perdeu quem quis jogar bola. Com muitas faltas e uma retranca indigna, a Costa Rica achou o seu gol aos 35 minutos da etapa final e o Japão não conseguiu reagir mais.

Bélgica 0x2 Marrocos

FOI ZEBRA? NEM TANTO

Quando a Argentina ontem estava naquele pré ataque de nervos e corria riscos no jogo, falei no WhatsApp para o Henrique que se não tomassem jeito em campo o caldo poderia entornar. Aí a defesa marroquina deu aquele mole para o Messi, veio o gol, a tranquilidade, prevaleceu a boa técnica sul-americana e eles conseguiram sair do sufôco. 

Depois de um primeiro tempo não tão nervoso quanto o dos hermanos na véspera, mas ainda assim com uma superioridade técnica absolutamente inoperante (popularmente conhecido como arame liso), aconteceu o pior: num dia de infelicidade da fera Courtuois, o mágico goleiro belga do Real Madri, o Marrocos abriu o placar aos 35 minutos da segunda etapa e abriu o caminho para esta incrível vitória. 

O segundo gol dos africanos já aos 45 minutos apenas corroborou tudo o que está escrito acima.

Croácia 4x1 Canadá 

Uma goleada, num baile que
demorou mas veio

O apenas correto time do Canadá até abriu o placar. E o fez bem cedo, com um minuto de partida. E a Croácia até levou um certo tempo para se achar em campo, até que os seus principais atletas começassem a fazer valer a abissal diferença técnica entre as duas equipes. Foi um bom jogo.


Espanha 1x1 Alemanha 

Empate justo, deste futebol
de seleções europeias

Eles não podem nacionalizar os craques estrangeiros que fazem Bayern, Real Madri e nas suas boas fases, o Barcelona brilharem.

Aí, nos reaparece a Espanha tentando reviver o tic tac modelo 'Xavi/Iniesta', mas sem nem sombra do talento dos dois em campo e uma Alemanha renovada, mas muito frágil para pensar em título. Pode-se até dizer, frágil para brilhar além das quartas, se chegar lá.

Mas não foi o show de horrores de outros jogos.

No grupo, a Espanha vai com vantagem para a última rodada com 4 pontos (a Alemanha tem 1 e os outros, 3).

23 de nov. de 2022

A ESTREIA DO BRASIL

 Seleção estreia contra a Sérvia e vence bem
 

Joguem como eles, honrem o seu legado


Brasil 2x0

PRÉ JOGO

- Notícias

- Nos dias de jogos da seleção brasileira, as matérias outras partidas do dia sairão no final do texto.

- Escalação: 

Alison, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex. Casemiro e Paquetá. Raphinha, Neymar, Richarlison e Vinicius Junior.
_______________________________________


Richarlyson marcou de vôlei-golaço


O JOGO - Foi um primeiro tempo amarrado. Os herdeiros (parte deles) daquele eficiente futebol da Iugoslávia nem de longe são tão frágeis quanto outros europeus de segunda linha que já jogaram nesta primeira rodada.

Ainda assim, a seleção brasileira foi para o intervalo com superioridade em todos os números do scout da partida, apesar de ter perdido umas 3 chances para abrir o placar.

Mas num segundo tempo muito bom, praticamente colocando o time sérvio na roda, saiu o primeiro gol em jogada do Neymar e do Vinicius Junior aproveitada pelo Richarlyson e não tardou o segundo, num belo vôlei do mesmo Richarlyson. 

Não foi uma partida com aquele futebol de sonhos tão decantado até mesmo pela mídia internacional, mas a técnica do grupo é tão boa que mesmo após as substituições (com saídas importantes como Neymar, Vini, Paquetá e Richarlyson), o nível foi mantido e poderíamos ter feito ao menos mais 2 gols.

Neymar preocupa. Saiu com uma torção no tornozelo.

Vamos que vamos, pois segunda feira tem mais. 

_______________________________________

Os outros jogos do dia.

SUÍÇA 1x0 CAMARÕES - 07:00h

Em termos de talentos, Camarões até possui mais qualidade mas na organização tática, prevaleceu a força do futebol suíço 

Man of The match na minha opinião - a colossal quantidade de passes errados no jogo.

UEUGUAI 0x0 COREIA DO SUL- 10:00h

Ainda está vivo na memória o baile que o Nacional do Uruguai levou em Goiânia do Atlético com Suárez em campo.

Pois o ex atacante em atividade é titular nesta seleção do país vizinho. O narrador ainda tentava encher a bola deles falando do bi campeonato mundial, mas com honestidade, poderia comparar com os títulos cariocas do São Cristóvão e do Paysandu. Foram mais ou menos na mesma época.

PORTUGAL 3x2 GANA - 13:00h

Tivemos ao menos um pouco de futebol, não obstante a fase "fim de carreira" do Cristiano Ronaldo. 

E foi ele quem abriu o placar, com um gol de pênalti, penalidade para lá de mandrake. Os africanos empataram mas em boa jogada, Portugal fez o segundo e pouco depois, o terceiro. 

Gana ainda marcou o segundo gol no fim mas a superioridade técnica dos portugueses prevaleceu.


20 de nov. de 2022

COPA DE 2022 - CATAR

 20/11/2022
Começa a Copa do mundo



 
 

FESTA DE ABERTURA 

- Com muito brilho, coreografias bem ensaiadas e textos narrados pelo americano Morgan Freeman, a festa teve como ponto negativo a narrativa de igualdade, num país reconhecidamente alheio a direitos fundamentais básicos do ser humano.

  Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah


_______________________________________

PRIMEIRO JOGO - A  abertura do torneio com a partida entre os donos da casa e o Equador mostrou a distância que o futebol árabe ainda terá que percorrer para, por exemplo, chegar ao nível em que se encontra hoje o futebol africano. O 2x0 no placar não refletiu o que foi a superioridade dos sul-americanos em campo. O goleiro equatoriano virou meme na internet, tal a tranquilidade que teve durante toda a partida (imagem abaixo).

__________________________

Programação de 21/11/2022

10:00 Inglaterra X Irã
13:00 Senegal X Holanda
16:00 Estados Unidos X Gales

Inglaterra 6X2 Irã - 10:00h

Das coisas boas do futebol. Impedido de usar uma menção ao movimento LGBT na camisa, Harry Kane cumpriu a determinação da Fifa mas não deixou a mensagem morrer: trocou a imagem do arco íris para uma frase pedindo igualdade.

O jogo? Foi 6x2 para os ingleses, fora o baile. Tem garoto ali naquele time que não deixa nada a dever aos nossos ensaboado brasileiros. 

Holanda 2X0 Senegal - 13:00h

Os holandeses foram os primeiros entre os "grandes" que encontraram alguma dificuldade no jogo. Analistas deram opiniões informando que os africanos foram até melhores em campo. Prevaleceu a experiência europeia.

Estados Unidos 1X1 País de Gales - 16:00h

Foi um tempo de cada um. Na primeira etapa, um domínio bem consistente dos americanos, na segunda um maior equilíbrio do adversário. O filho do George Weah, Timothy Weah abriu o placar aos 35 minutos mas Bale empatou de pênalti aos 36 da etapa final.
__________________________

Programação de 22/11/2022
 
07:00 Argentina X Arábia Saudita
10:00 Dinamarca X Tunísia
13:00 México X Polônia
16:00 França X Austrália

Argentina 1X2 Arábia Saudita - 07:00h

DE VIRADA

Quem foi ao Belo estádio que vai sediar a final da Copa ver o Messi acabou se contentando com uma bela cobrança de pênalti feita pelo eterno camisa 10 e.....viu mesmo outro camisa 10: Salem Al-Dawsari.

Autor de um gol digno dos gigantes do futebol, o da virada, o atleta saudita gravou na memória dos aficionados por futebol uma imagem difícil de esquecer. 

E a Argentina?  Bem, entrar no torneio com aquela invencibilidade e com ares de favorita acabou não se justificando,  ante a inocência de cair durante quase aqueles 40 minutos da primeira etapa na armadilha da linha de impedimento dos árabes. Foram 3 gols anulados e ao menos mais 4 impedimentos anotados em situações possíveis de gol.

Segue o baile.

Dinamarca 0X0 Tunísia - 10:00h

Muito badalada antes da Copa, a Dinamarca não mostrou nada que faça supor ser capaz de, chegando à segunda fase, conseguir progredir na competição. Sucumbiu quase que bisonhamente à marcação tunisiana.

México 0X0 Polônia - 13:00h

22 jogadores e nenhum segredo: talentos mesmo em campo, somente Lewandowski e Ochoa, aquele já rodado mas magnífico goleiro mexicano. Nao por acaso, os nomes da partida. 

Rolava aquele segundo tempo de doer de tão ruim até que veio um pênalti a favor da fraca Polônia. Que o 9 polonês bateu e o Ochoa defendeu. E foi só. Superior tecnicamente ao adversário,  o México esbarrou na falta de ideias no ataque e o jogo acabou no zero mesmo.

E o Lewa, hein? Duas vezes melhor do mundo. Eis a prova cabal de que o atleta até pode 'pagar' de diferenciado, mas não jogando na Inter de Limeira ou numa seleção "completa grupo". Num clube top five europeu é muito mais fácil.

França 4X1 Austrália - 16:00h

Os franceses completaram o seu oitavo desfalque no momento do fol australiano, ali pelos 8 minutos de jogo. O lateral esquerdo estava indo na marcação numa jogada de ponta mas ao se contundir, deixou o caminho livre para o cruzamento que redundou no gol de abertura do placar.

Mas foi só. Os franceses viraram ainda na primeira etapa para 2x1 e completaram com 2 outros gols no segundo tempo. Se não foi aquele futebol portentoso da copa passada, ao menos mostraram que vão se classificar sem sustos no grupo.

Programação de 23/11/2022
 
07:00 Croácia X Marrocos 
10:00 Alemanha X Japão 
13:00 Espanha X Costa Rica
16:00 Bélgica X Canadá 

Croácia 0X0 Marrocos - 07:00h

A BOLA PUNIU

E a vice campeã Croácia entrou em campo. Ou ao menos, vimos a camisa "tabuleiro de damas" no gramado.

Luca Modrić, o melhor jogador (do mundinho político da Fifa de 2018). Ah tá!

Não nos estressemos: Oliver Khan já o fora em 2002 e Canavarro também em 2006, este último até com alguma justiça, haja vista a cabeçada do Zidane no adversário na final ter lhe tirado a honraria. 

O jogo? Pensemos num Coritiba x Santos disputado na Arena das Dunas em Natal. Estádio lindo, no meio de todo aquele areal, com times sofríveis lutando para não errarem o terceiro passe. Zero a zero foi um exagero, caso existisse placar negativo para esses casos (-3 X -3, por exemplo).

Alemanha 1x2 Japão - 10:00h

A VIRADA - VOLUME II

Foi à imagem e quase à semelhança da Argentina. Quase.

Mas cadê os talentos? Quando se viu a saída de um Müller já cansado pela idade em meados do segundo tempo, percebia-se que a renovação alemã vai aguardar ainda por mais alguns anos. Não à toa, chamaram o não tão mais saudável Mario Götze de volta.

O Japão, que não tinha nada a ver com o chucrute, meteu duas bolas no Neuer e saiu com a vitória. 

Espanha 6x0 Costa Rica- 10:00h

VIRA 3, ACABA 6...

Não, não....acaba 7

Um Jogo entre time grande e time pequeno. Superioridade monstruosa. A Espanha fez o que quis na partida. Meteu 3x0 no primeiro tempo e achou por bem fazer ficar mais fotogênico o 7 no placar.
 
Bélgica 1X0 Canadá - 16:00h

Foi no sufôco. Ao menos, para uma equipe que foi semifinalista da última Copa e ainda havia eliminado a seleção brasileira pelo caminho. O que fecha esta quarta feira véspera de encerramento da primeira rodada com a certeza de que até agora,, somente Inglaterra e Espanha mostraram cartas fortes no jogo. A França ainda não convenceu, haja vista a fraqueza técnica do time australiano. 

A conferir, o Brasil amanhã. 


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG