A demissão do Enderson e a dança das cadeiras
NOTÍCIAS
- Sai a comissão técnica - Textor quer treinador português.
- Freeland é 'rebaixado' e passará a cuidar da base. André Mazzuco é o novo gerente de futebol.
- Profissional do scout do Atlético-MG é contratado. Seu nome: Alessandro Brito.
_______________________________________
Foi anunciada nesta sexta uma decisão já preparada desde a última quarta-feira: a demissão do Enderson Moreira e toda a sua comissão técnica. O que se quis deixar claro com isto foi que a dispensa teve menos a ver com a derrota de ontem e muito mais com o perfil que o John Textor quer para o clube daqui para a frente e nisso, a quase demissão do Freeland, que foi reaproveitado nas categorias de base por interferência do Jorge Braga, também explica o que está ocorrendo.
Em uma das matérias veiculadas pela imprensa, saiu uma informação sobre um fato que à vista do novo dono do clube, maculou a imagem do Freeland como homem de frente do futebol: ele teve que levar um intérprete para o auxiliar nas conversas em inglês.
O que John Textor quer, não só na administração como também no trato com os jogadores que ele pretende contratar no futuro (atletas de fora do país), são profissionais que não tenham nenhuma dificuldade em tratar de assuntos aqui e fora do Brasil. Seremos parte de uma rede de clubes e ele quer interação entre as 'empresas' da holding e com isto, profissionais com limitações para determinadas situações acabam perdendo espaço para outros melhor preparados.
O técnico pretendido pelo novo dono do clube (a assinatura da venda definitiva está por dias) é o português Luís Castro. Atualmente, parece que ele está num clube árabe, mas todo o trâmite financeiro lá e cá (as multas do português e da equipe do Enderson) serão integralmente custeadas pelo Textor.
A favor do novo técnico, o fato de ter sido multicampeão na Ucrânia com o Shaktar e, melhor ainda, ser um profundo admirador de atletas brasileiros. Já teve 12 brasileiros no seu elenco no Shaktar.
Por fim, Raphael Rezende, ex funcionário da Globo contratado no mês passado para atuar na função de scout, fará parte da equipe do Mazzuco mas também prestando serviços à área de captação de atletas. Já quanto ao Alessandro, tirado da função que exercia no Atlético Mineiro, Textor foi taxativo: "ele montou o elenco do melhor time do Brasil".
Vê-se que está por dias o fim da fase 'valores assustam'.