Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

11 de fev. de 2022

TROCA DE COMANDO - SAF

 A demissão do Enderson e a dança das cadeiras

 
 
 
NOTÍCIAS

- Sai a comissão técnica - Textor quer treinador português.
- Freeland é 'rebaixado' e passará a cuidar da base. André Mazzuco é o novo gerente de futebol.
- Profissional do scout do Atlético-MG é contratado. Seu nome: Alessandro Brito.

_______________________________________

Foi anunciada nesta sexta uma decisão já preparada desde a última quarta-feira: a demissão do Enderson Moreira e toda a sua comissão técnica. O que se quis deixar claro com isto foi que a dispensa teve menos a ver com a derrota de ontem e muito mais com o perfil que o John Textor quer para o clube daqui para a frente e nisso, a quase demissão do Freeland, que foi reaproveitado nas categorias de base por interferência do Jorge Braga, também explica o que está ocorrendo.

Em uma das matérias veiculadas pela imprensa, saiu uma informação sobre um fato que à vista do novo dono do clube, maculou a imagem do Freeland como homem de frente do futebol: ele teve que levar um intérprete para o auxiliar nas conversas em inglês.

O que John Textor quer, não só na administração como também no trato com os jogadores que ele pretende contratar no futuro (atletas de fora do país), são profissionais que não tenham nenhuma dificuldade em tratar de assuntos aqui e fora do Brasil. Seremos parte de uma rede de clubes e ele quer interação entre as 'empresas' da holding e com isto, profissionais com limitações para determinadas situações acabam perdendo espaço para outros melhor preparados.

O técnico pretendido pelo novo dono do clube (a assinatura da venda definitiva está por dias) é o português Luís Castro. Atualmente, parece que ele está num clube árabe, mas todo o trâmite financeiro lá e cá (as multas do português e da equipe do Enderson) serão integralmente custeadas pelo Textor.

A favor do novo técnico, o fato de ter sido multicampeão na Ucrânia com o Shaktar e, melhor ainda, ser um profundo admirador de atletas brasileiros. Já teve 12 brasileiros no seu elenco no Shaktar.

Por fim, Raphael Rezende, ex funcionário da Globo contratado no mês passado para atuar na função de scout, fará parte da equipe do Mazzuco mas também prestando serviços à área de captação de atletas. Já quanto ao Alessandro, tirado da função que exercia no Atlético Mineiro, Textor foi taxativo: "ele montou o elenco do melhor time do Brasil".

Vê-se que está por dias o fim da fase 'valores assustam'.




10 de fev. de 2022

BOTAFOGO x FLUMINENSE

 Com mando do adversário,

time joga o 1º clássico do ano e perde por 2x1



 
 
PRÉ JOGO

- Escalação: TIME PROVÁVEL - Gatito, Daniel Borges, Carli, Kanu e Jonathan. Breno, Fabinho (Barreto) e Felipe Ferreira (Juninho). Luiz Fernando (Vitinho), Diego Gonçalves e Matheus Nascimento.

Time que foi a campo




_______________________________________


O JOGO - É simples explicar o que aconteceu hoje: não incomodamos o goleiro deles, mas eles deram trabalho ao Gatito.

A rigor, muito pelo "sono" com que o nosso adversário entrou para jogar naquele primeiro tempo, colocamos a nossa marcação em cima, conseguimos uma sequência de escanteios e em um deles, Kanu escorou a bola com força, para abrir o placar.

Veio a segunda etapa e a diferença entre o elenco da série A para o da série B ficou visível. Viraram o jogo com facilidade, diminuíram o ritmo após o segundo gol mas errávamos tanto, que se caprichassem mais poderíamos sair do estádio hoje amargando uma goleada.

É isso, MR. TEXTOR. Por enquanto eram Madureira e Bangu: agora é adversário do G4, com elenco qualificado. Bom trabalho para o senhor!

7 de fev. de 2022

CARIOCA 2022 - PENÚLTIMA RODADA

 Já classificado para as semifinais


 
PRÉ JOGO

- Notícias

Ocorreu na última quinta feira a assinatura do contrato da SAF, o que faz deste jogo o primeiro sob o manto do novo dono do clube.

Quase ao mesmo tempo, foi confirmada a contratação do técnico português Luís Castro, que devido aos compromissos ainda pendentes no clube árabe, só chega ao Rio no dia 10 ou no dia 19.

E ato continuo, já foram anunciadas as primeiras 3 contratações de atletas, a saber: Lucas Piazon, meia do Braga de Portugal, Phillipe Sampaio, zagueiro que estava na segunda divisão da França e o lateral direito argentino Renzo Saravia.

- Escalação

_______________________________________


O JOGO - após a partida, a opinião do blog

BOTAFOGO x NOVA IGUAÇU - SEGUE O LÍDER!

 Time recebe o Nova Iguaçu pela quarta rodada

Inicia muito mal, Matheus Nascimento brilha e vencemos

BOTAFOGO 2 x 0 Nova Iguaçu

      

PRÉ JOGO

- Escalação para hoje no Nilton Santos: Time provável - Gatito, Daniel Borges, Kanu, Lucas Mezenga e Jonathan. Breno, Fabinho e Felipe Ferreira (Raí). Vitinho (Luiz Fernando), Diego Gonçalves e Matheus Nascimento.

Carli Suspenso e Carlinhos, contundido (assim como Rafael), são os desfalques.
 
Ainda no pré-jogo, Botafogo escalado:  Gatito, Daniel Borges, Kanu, Lucas Mezenga e Jonathan. Breno, Fabinho e Raí. Ronald, Diego Gonçalves e Matheus Nascimento.
_______________________________________


O JOGO - Jogo chato, iniciamos muito mal, sem posse de bola, deixando o Nova Iguaçu ter as ações, e mal ensaiamos alguns contra ataques.

Na transmissão falava-se sobre domínio e chances de gol do adversário, mas nem era tanto assim. Gatito só foi brilhar mais tarde. Mas se não havia o perigo todo falado pelo narrador a culpa era somente no Nova Iguaçu, que mesmo tendo toda facilidade preferia justificar porque é o lanterna do campeonato.

O que víamos era uma tentativa de ligação da defesa para o ataque, mas sem os lançamentos do Carli, que mesmo estando anos-luz de Gerson, supera os colegas de zaga. Mezenga pareceu desorientado, e nem dá para avaliar, diante do que foi o jogo.

Ainda no primeiro tempo saiu Breno, um dos regulares em campo, para entrada de Barreto. Preocupação, mas a informação de problemas gástricos. Pouco mudou a forma de jogar.

No segundo tempo, provavelmente Enderson deu aquela chamada no time e voltamos somente jogando da mesma forma. Nada. Time apático.

Matheus Nascimento recebia uns tijolos na área, isso quando eles não passavam voando longe, e pouco produzia, tendo que sair para buscar jogo. Mas ele é capítulo a parte.

Raí ficou sumido, fez uma jogada bonita no primeiro tempo, tentou um pouco aqui e ali, mas ficou longe do menino da estreia. "Viu? Eu disse que não jogava nada." dirão os cornetas de sempre. Mas ele é um garoto, fez sua segunda partida profissional, a primeira como titular. É natural nesta idade oscilar, mas quando o jogador é bom ele oscila entre o apagado e o craque.

Campo pesado pela chuva? Pré-temporada recente? Nada justificava a apatia. Então nosso técnico trocou, saíram Fabinho e Ronald para entrada de Luiz Fernando e Erison. O time melhorou, tanto pela velocidade e experiência de Luiz Fernando, quanto pela força e força de vontade do Erison, como luta esse jogador.

E a melhora mínima foi premiada com jogada pela esquerda que Jonathan passou para Matheus Nascimento, que girou frente ao zagueiro e chutou no canto. Golaço, 1 a 0 Botafogo.

O jogo não melhorou muito, mas ficou mais animado e equilibrado. E a qualidade técnica falou mais alto. Uns 15 minutos depois a jogada foi pela direita, Daniel Borges cruzou e de letra, ele de novo, Matheus Nascimento, MN9, colocou o Fogão de volta na liderança. Golaço sensacional, sem exageros, para lembrar gol de letra de Jairzinho, no famoso parabéns pra vo6.

Ainda tivemos a saída de Matheus, ovacionado, e Jonathan, para entrada de Hugo e Kayke. E o jogo seguiu só para justificar o ingresso, ou tempo na frente da TV.

Matheus Nascimento - MN9
 
 
Imagem, crédito: https://footure.com.br

 
Como falei, nosso garoto merece capítulo à parte. Tem gente cornetando, mas creio que poucos falarão algo pelos próximos dias. Dois gols, melhor em campo, lúcido, decisivo. Aos 17 anos.
 
Talvez os mais teimosos digam que era jogo contra o lanterna do estadual. Sim, nesse jogos é que temos que dar experiência à nossa base. Não adianta colocar no fogo em reta final de Brasileirão e querendo que decida o jogo.
 
"Ah, mas Pelé fez gol em final de Copa do Mundo com 17 anos". Precisa comentar? Primeiro, Pelé é Pelé. Segundo, quem é que não faria gol jogando com Nilton Santos, Didi e Garrincha, entre outros?
 
O fato é que nossa joia está sendo lapidada. Quanto tempo ainda o teremos no time é uma incógnita. Como será a carreira dele? Outra incógnita. Mas aos 17 anos ele está se tornando um jogador pronto para atuar na série A do Brasileirão. Ainda não está pronto, mas tendo sequência, até maio estará.
 
Ele tem 17 anos! Passagem por todas as fases das seleções de categoria de base. E se o futuro só a Deus pertence, mesmo assim eu aposto que ele estará brilhando em Paris 2024, com 20 anos, na seleção olímpica. Ainda no Botafogo? Isso é bem mais difícil, só o tempo e os rumos dos nossos investimentos poderão dizer.
 
Muito tempo longe dos textos no BLOG, então peço desculpas pelo texto longo.
 
Abraços!
 
Carlos Henrique


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG