Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

7 de set. de 2022

A HORA DA VINGANÇA - AMÉRICA-MG

 Botafogo recebeu o América -MG mas não 
saiu do zero no placar 



PRÉ JOGO

- Notícias

- Uma informação que emociona o nosso povão-Fogão: Loco Abreu será homenageado na calçada da fama do Maracanã. O "gol cavadinha" será eterno.

- E não deixa de ser uma boa notícia a cirurgia do Rafael, que teve afundamento do lado esquerdo do rosto no jogo em Fortaleza. Tudo correu bem e o atleta já pode iniciar a recuperação.

- E o Boss não para. John Textor acaba de adquirir mais um clube: Eagles F C, do mundo árabe. Tá mais com jeito de ser algo novo criado pela sua própria empresa, a Eagle Holding. Vamos conferindo mais informações.

- E mais um atleta não adaptado ao novo padrão do Botafogo foi repassado para o RWD da Bélgica: Vinícius Lopes.
  

CONTRATAÇÕES

- Vem surgindo muito forte na internet a informação sobre o interesse do Textor no Rodinei, que viria de graça, e no Pedro Raul, cujo clube que detém os direitos federativos pede 15 milhões de reais.

ATUALIZAÇÕES 

MARCOS PARET 

Sexta, dia 9 - foi anunciado com muito estardalhaço pelo site Fogãonet a saída do Jorge Braga do clube. A situação não foi das melhores e o ex CEO já anunciou estar acionando judicialmente o clube por ter altos valores a receber. 

ESCALAÇÃO 



Palpite do Henrique: 

 
Sem novidades nos relacionados, só a volta do Danilo Barbosa, não devemos ter surpresas na escalação:

Gatito, Saravia, Adryelson, Cuesta, Marçal, Tche Tche, Lucas Fernandes, Eduardo, Victor Sá,  Tiquinho e Jeffinho. 

Novamente vamos sem reserva para lateral direita, e caso Saravia tenha "problemas" para completar o jogo teremos novamente improvisação.

Diante da falta de novidade puxo outro assunto para palpitar:

 
"Gatito Fernández, Douglas Borges e Igo Gabriel; o lateral direito Renzo Saravia; o lateral esquerdo Carlinhos; o zagueiro Joel Carli e o atacante Júnior Santos."
 
Saravia é lateral de confiança e afinado com o esquema tático, e Júnior Santos contratação recente. Creio que renovem, apesar que esse último podem ter feito só uma experiência.
 
Douglas Borges eu duvido que renovem. Igo Gabriel é novo, deve renovar nem que seja para ser emprestado. Carlinhos não deve renovar, e Carli eu discordo totalmente da reportagem, gostaria que renovassem, mas ficarei muito surpreso se ele fizer parte dos planos do Castro.

E o time foi a campo com:




_______________________________________


O JOGO - Um paralelo aqui entre a fase pré SAF e o momento atual.

Antes nós não tínhamos time para propor jogo contra os pequenos, uma vez que os nossos elencos eram fracos. Hoje não temos time para isso de novo, mas por um motivo diferente: esses pequenos já não são mais tão pequenos assim.

A falta de sorte na montagem de um time totalmente novo como este, é que pela primeira vez na história começamos um brasileirão com apenas um time pequeno na acepção da palavra, o Juventude.

Via-se ali da arquibancada, claramente, o nó tático (mais um) que o há uns 3 anos organizando América-MG impunha a este amontoado alvinegro. Via-se como Eduardo já evoluiu desde a primeira exibição, mas o Tiquinho ainda pena com a situação de ter vindo de uma temporada inteira na Europa.

Reputo sim ao treinador a falta de tato para imprimir qualidade a uma legião estrangeira onde cada atleta veio de um lugar do mundo, mas insisto em que o reclamado Enderson Moreira não tiraria leite desta pedra.

O que prova a impossibilidade de um trabalho técnico minimamente razoável (claro, não justificando a teimosia do Castro) é a situação do próprio Mancini. Saiu deste América organizado e o time não sentiu a sua falta. Foi para o Grêmio mas não teve tempo para evitar o rebaixamento, ou seja, não organizou a desorganização por lá. Voltou ao América e tudo continua na mesma, time taticamente correto, boas jogadas ensaiadas e executadas há meses e meses, etc..

Não é somente o técnico: é tempo de jogo, liga, entrosamento e essas são coisas complicadas para se resolver com o campeonato rolando, repetindo o que foi dito no início do texto, num ano em que de pequenos, aqueles antigos pequenos só têm o nome.
 
 
Do Contra:
 
A escalação sem surpresas. O esquema tático, o tal 4-3-3 que pela TV vi se postar como o britânico (ou nipônico) 4-1-4-1, com Saravia, Adryelson, Cuesta, Marçal - Tche Tchê - Victor Sá, Lucas Fernandes, Eduardo, Jeffinho - Tiquinho.
 
Castro reclamou que se fala muito de jogador e pouco de tática, padrão de jogo, etc, por aqui. Muitas individualidades e pouco sobre o coletivo. Então vou falar rapidamente sobre Tiquinho, excelente jogador, que sabe sair da área e tem bom passe e visão de jogo. Só que lembrei do Rafael Marques que ficou mais de 20 jogos até marcar o primeiro gol. Sem problema, o projeto é para longo prazo e cobrar resultado e gols agora é absurdo (tem que avisar que tem ironia?).
 
Time está definido para o restante do Brasileirão, é basicamente este aí. E a trajetória também. Vamos fazer bons jogos contra times intermediários, penar contra as retrancas dos pequenos, e tomar algum passeio dos times top.  

E a trajetória também está definida. Não cai mas não pega Libertadores. Vai ficar com uma das últimas vagas da Sulamericana e só.
 
O grande risco? Iniciar o ano jogando o Carioca com o time B, e resolver reforçar mais ainda o time principal, com várias contratações no início do ano. Pois aí vai começar o ano com elenco renovado, sem pegar corpo no Carioca e vai passar mais um ano dizendo que o elenco foi modificado e não tem entrosamento, e que é um trabalho de longo prazo. 

Por último, Oyama estreiou na 2a divisão belga, onde o RWD Molenbeek venceu de virada, sendo que Barreto e Vinícius (que também estreiou) entraram no segundo tempo. Barreto fez excelente lançamento na esquerda que resultou em cruzamento para o gol da virada, e já consideram que o meio vai ser Alexis de Sart, Luís Oyama e Barreto. Textor sabe ganhar dinheiro.

Próximo jogo Coritiba, que venceu o Goianiense, e fora da Z4 poderá fazer uma bela retranca. Minhas expectativas são as mais baixas possíveis. Contra o Goiás menos ainda, e contra o Palmeiras, se empatar está ótimo.

Abraços.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG