Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

20 de jul. de 2020

NOTÍCIAS

Com muitas novidades neste pequeno recesso
clube anuncia atletas e fala do projeto S/A



Neste final de temporada (mais precisamente da pré que inclui inclusive o carioca ESVAZIADO), o clube vem aparecendo com muitas informações para a torcida.

A saber:

Atletas

As caras novas que vão pintar no clube para a disputa do brasileirão e a sequência da CB, incluem, além dos 4 aí da imagem acima, o atacante Babi e o "retorno" do lateral Marcinho que, segundo consta, não conseguiu mesmo sair "à la Sassá".

Isto nos leva à seguinte conclusão: já temos um 11 razoavelmente estruturado com Gatito (Cavallieri), Barrandeguy, Benevenuto, Kanu, qualquer um ali da lateral (os dois são horríveis), Honda, Nazário, Caio Alexandre, Luis Fernando (que esqueceu o futebol de 2018), Pedro e Luis Henrique.

Observa-se que apenas 2 atletas destoam daquilo de bom que a maior parte do elenco já mostrou e ainda pode produzir com mais eficiência. A carência então, em princípio, está em apenas em duas posições.

E a conclusão é: temos ainda 8 ou mais nomes (a maioria, de atletas de bom nível) para encorpar este 11 inicial, a saber... Kalou, Forster, Mateus Babi, Victor Luis, Kevin, Marcinho, o esquecido Loco Cortez, Lecaros (que já entrou e em pouquíssimo tempo, mostrou qualidade) e uma quantidade de atletas da base que vai subir e, no time principal em lugar do Rodrigo Pimpão, vai atuar ao lado de nomes internacionais, o que nos leva ao ano de 2013, quando formamos praticamente um time inteiro só com os garotos. 

Ainda vem sendo ventilado o nome de mais um atleta: Raphael Veiga, que era daquele fortíssimo time do Athlético-PR mas  hoje está no elenco do Palmeiras. Essa conversa "anda na categoria boato", mas o certo é que o grupo gestor ainda procura um meia para atuar como volante.

A conferir.
_________________________________________________

O projeto S/A

Do muito que se comenta, o consenso (ou seja, aquilo que todos falam - inclusive a imprensa do contra - e ninguém contesta) é que dos 210 milhões necessários para que seja enfim formalizada a empresa gestora do futebol, faltam algo em torno de 25 milhões.

Evidentemente que temos que ter na cabeça o seguinte: isto é quase um milagre. Estamos numa pandemia que, de forma única para quase todo mundo que é vivo, de 8 a 80 (ou 110) anos de idade, nunca o mundo parou, em algumas áreas, quase que por completo.

Funcionaram nesta maior parte de 2020 apenas o setor de comestíveis e poucas áreas da indústria (como combustíveis e produtos de higiene e de farmácia). Temos então é que comemorar ter havido um aporte tão significativo no projeto (praticamente 90% do valor necessário para o start).

Isso tudo vem sendo mantido em sigilo (compreensivelmente), já que a velha máxima que diz que O SEGREDO É A ALMA DO NEGÓCIO nunca sai do nosso cotidiano. O que já se sabe é que o capital praticamente todo veio do empresariado que tem o clube no coração. É dinheiro de botafoguenses mas calma, não da forma antiga (aquele mecenato insano). Este dinheiro foi captado (foi comprometido) mas não pode ser disponibilizado antes da oficialização do negócio.

Detelhe importante que sempre deixa a torcida apreensiva: ...."projeto S/A? Que empresário vai colocar dinheiro num clube falido?" ....gritam os torcedores nas redes sociais. Os intriga fortemente o fato de ignorar como empresários vão colocar tanto dinheiro num clube que deve tanto.

Ora, eles vão adquirir um produto vendável (com atletas de 16 a 20 anos que já valem milhões). E o plano básico prevê que a empresa começa com os tais 210 milhões para investir de pronto? Claro que não! Esse dinheiro é necessário para  o início do trabalho, com fins de organizar a fila de credores e evitar as penhoras.

Ou seja, diferentemente do que gritam os nossos detratores (assustando assim a torcida), NÃO VAI HAVER CALOTE NENHUM. Dos quase 1 bilhão de dívidas, o valor inicial vai ser para cumprir acordos judiciais que têm levado a essas penhoras (a maioria, de ex atletas). Já  o restante da dívida (mormente aquela com o poder público) deverá ser renegociada em ações parecidas com o Refis (ou mesmo com o próprio Refis).

E aí reside a explicação de que atletas de ponta, só mesmo a partir de 2023. O que nos leva a outra dedução: temos que aplaudir incessantemente a cabeça que pensou neste modelo atual de contratações, com custo baixíssimo na folha do clube mas com previsão de alto faturamento a partir do nome dos atletas. Fala-se que dos cento e poucos mil de salário que recebe, o Honda já passou do milhão em merchan faz tempo.

Bom, é isso por ora. Vamos aguardando mais novidades e postaremos aqui para o nosso debate.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG