16 DE MAIO - DIA DO BOTAFOGO
E do aniversário do Nilton Santos
Amigos, depois do Botafogo conquistar 3 títulos de 3 disputados, Campeão da Taça Guanabara 2013, Campeão da Taça Rio 2013 e Campeão Estadual de 2013, voltamos todas as atenções para a Copa do Brasil 2013. Então vamos a uma postagem de meio de semana, mesmo o nosso jogo sendo só semana que vem. Justifica-se porque várias equipes definiram sua classificação hoje.
Mas antes de falar sobre os resultados desta segunda fase da Copa do Brasil, o velho momento cultural-musical, com A Seta e o Alvo.
Bem, o que vemos são os seguintes confrontos para a terceira fase:
Flamengo x Asa
Internacional x Avaí ou América-MG
Goiás x Sport ou ABC
Criciúma x Vitória ou Salgueiro
Coritiba ou Nacional-AM x Ponte Preta
Botafogo ou CRB x Figueirense ou Arapongas
Cruzeiro ou Resende x Atlético-GO
Atlético-PR x Naviraiense
Santos ou Joinvile x CRAC
Luverdense x Fortaleza ou Confiança
O Botafogo só define sua situação contra o CRB na semana que vem, dia 22/05. A preocupação é que apesar de toda folga iremos com vários desfalques. Jefferson com a seleção para a Copa das Confederações, vamos de Renan. Dória com a seleção sub-20, tudo indica que vamos de Antonio Carlos. Júlio César ainda se recuperando da contusão da final, podemos ir com Lima. Isto muda mais da metade da nossa defesa, que tem sido muito eficiente. E ainda temos risco de não contar com Lodeiro, com a seleção uruguaia, e o Fellype Gabriel também se recuperando de contusão. Como Lucas falou, é hora de mostrar a força do elenco.
Para a terceira fase, que só deve ocorrer após a Copa das Confederações, vejo destaque nas surpresas Naviraiense, que eliminou Portuguesa e Paysandu, e para a Luverdense, que eliminou Tupi e Bahia. E também ao provável confronto em Cruzeiro e Atlético-GO.
Seguimos atentos até a próxima quarta!
Em outra ponta, ou seta, ou mirando novo alvo, aproveito para colocar nesta postagem o link para o excelente artigo do Caio Araújo sobre o balanço contábil do Botafogo. Vemos no artigo claramente o trabalho que vem sendo feito no clube. Mas dou destaque para a opinião do próprio Caio ao final do artigo:
1) Sócio-Torcedor – A hora de apoiar é essa. Como acontece em família, ou com amigos, não é para abandonar na hora difícil. Quem é sócio-torcedor não é mais botafoguense do que quem não é sócio, a diferença na forma de expressar o sentimento. Você pode se associar? Vai ter orgulho de jogar junto? Então vamos: parar de pagar porque ficou 5 jogos sem ganhar ou porque o Engenhão fechou é pensar apenas no curto prazo: veja a última frase da entrevista. Veja os planos em http://www.bfr.com.br/soubotafogo/ e fique ligado aqui no blog, pois em breve faremos uma grande pesquisa tentando entender o perfil do sócio e a opinião dos torcedores sobre o programa. Vamos tentar melhorar também isso.
2) Benefícios do sócio-torcedor do Botafogo – Você sabia que há um clube (cheio) de vantagens para os sócios? Use o mesmo login que você usa como sócio e veja mais em: http://clubedevantagensbotafogo.com.br/. Também já há integração com o Movimento por um Futebol Melhor, de várias redes. Aproveite seus descontos!
3) PFC – Você assina o pay-per-view? É sócio do Premiere Futebol Clube? Faça questão de informar que você é botafoguense. Vá no http://sociopremiere.globo.com/, cadastre-se (botão no canto superior direito) informando seu login no Globo.com (é gratuito, e você pode usar o mesmo que usa para jogar Cartola, por exemplo) e o CPF do assinante do PFC (confira na fatura da sua TV por assinatura). O clube fatura com isso, e não estamos tão bem assim atualmente (veja mais clicando aqui).
Vamos vencer. Vamos juntos mudar esse clube. Vamos ter orgulho de vestir essa marca e de apoiar sempre. Use, consuma, divulgue o Botafogo. Nunca foi tão importante chegar junto e comprar o barulho. Vamos?"
Para encerrar, não podemos deixar quieto o assunto Engenhão. Como citei na postagem passada, depois de mais de 45 dias, muito vento, chuva, sol, frio e nada de fazerem um escoramento provisório. Mas algo deixou de acontecer para a cobertura cair. Falo assim para trazer aqui brilhante comentário do nosso amigo Orlando, citando Mario Quintana:
"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer."
De qualquer forma contratarm outra empresa para fazer uma análise do laudo. Mas para que se o prefeito já falou que não adiante nada, tendo um laudo apontando risco ele prefere evitar o risco. Mesmo assim a prefeitura irá pagar pelo novo "trabalho". Como justificar isso? Não há justificativa, somente a também já trazida pelo Orlando na bela canção de Zé Ramalho:
Deveriam convidar o Zé Ramalho para executar esta música na reabertura do Engenhão.
Abraços.