Dá-lhe Fogão!
Botafogo 4 X 2 Atlético-MG
Amigos, eu vi.
Grande partida contra nosso estimado freguês. Gigantesca vitória sobre o atual campeão da Libertadores. Sim, é fato que eles estão em outra fase, começaram abafando, tinham controle das ações, apesar do Botafogo tocar a bola com certa calma. Parecia que o gol deles seria questão de tempo, apesar de algumas ameaças que fazíamos.
E justo quando parecia que iríamos melhorar, em um contra-ataque rápido, eles abriram o placar. Nosso time se ressentia da falta de um bom controle de bola no meio. Lodeiro e Vitinho pareciam tímidos, talvez sentindo a falta da liderança de Seedorf.
Mas tomado o susto, o time continuou a melhorar. Mesmo com um meio menos conexo, Vitinho e Rafael Marques se esforçavam para ajudar Lodeiro na criação. Gilberto e Júlio César se alternavam no apoio, sendo nossa jovem revelação da direita mais efetivo.
E nesse crescente chegamos ao gol, numa boa jogada finalizada com belo arremate do nosso meia uruguaio. Foi o sinal. A torcida, que já apoiava, incendiou, Lodeiro e Vitinho acordaram de vez, e começamos a dominar a partida. Mas assim terminou o primeiro tempo.
Uma pausa para respirar, placar que deixaria o jogo da semana que vem totalmente em aberto e complicado. Mas começou o segundo tempo e... gol do Fogão. Mais uma boa jogada de ataque, chute do Lodeiro, bola desviada, e lá estava nosso segundo gol.
Mas não era para ficar satisfeito, o time seguiu bem, e as tentativas de reação do Galo não criavam tanto perigo. Cuca foi mexendo no time, uma, duas, três substituições. Mas isso não resolveu.
Botafogo seguiu criando, e numa bela trama de ataque a bola sobrou na entrada da área para nosso ex-renegado, atual xodó da torcida e artilheiro do time, Rafael Marques, colocar a bola lá no fundo das redes. 3 a 1 Fogão, dando cara de que podíamos arrumar uma goleada e garantir a vaga para as quartas na Copa do Brasil antecipadamente.
E não foi muito diferente disso, o Atlético-MG parecia meio sem poder de reação. Oswaldo tirou Alex, que já dava sinais de cansaço, assim como outros jogadores como Vitinho e Gilberto, e colocou Henrique. Nosso 9 entrou com fome de bola, e poucos minutos após entrar, pressionou saída de bola, se enrolou com o zagueiro, e a bola acabou sobrando para Vitinho merecidamente deixar o dele. 4 a 1 Fogão, e a freguesia do Galo estampada com todas as cores.
O time foi cansando, o Galo continuou tentando alguma coisa, mas o show ia mais para o Olé. Vitinho saiu para a entrada do Lucas Zen. O folêgo parecia faltar para os 22 jogadores em campo, e a impressão que tínhamos era que mais fácil seria termos o quinto gol do Botafogo do que o segundo do Galo.
Mas numa cochilada da defesa, o Ronaldinho ex-dentuço conseguiu belo passe, e Guilherme diminuiu. O elenco deles é forte, e foi um gol que os colocou de volta na disputa da Copa. Desastre? De forma alguma, estávamos sem Seedorf, e sem Elias - que está fora da Copa do Brasil.
De qualquer forma, ao final da partida, podemos dizer: Está lá o corpo estendido no chão! Mais uma vez a galinha atropelada...
Analisando o futuro...
4 a 1 poderia tê-los feito desistir da Copa do Brasil e concentrar esforços no Brasileirão. 4 a 2 os coloca de novo com chances, mas os obriga partirem para fazer 2 gols de vantagem. Vão ter que correr.
Enfrentamos o Atlético-PR lá em Curitiba, com Seedorf e Elias descansados. Depois é o Galo de novo, em Minas. E no outro fim de semana, São Paulo aqui. Eles jogam contra Portuguesa em casa, depois nos recebem para este segundo jogo da Copa, e depois saem para jogar contra o Goiás. Não há facilidade para ninguém, mas com situações desfavoráveis tanto no placar da Copa do Brasil, como na classificação no Brasileirão, a pressão é bem maior pra eles.
Poupar? Time misto? Acho que as suspensões e situações de jogo já estão provocando o revezamento necessário. Mattos está suspenso na Copa do Brasil. Sigamos em frente. E fico aguardando o texto do Paret.
BOTAFOGO GOLEIA O CAMPEÃO DAS AMÉRICAS
Em jogo emocionante no Maracanã, Vitinho e Lodeiro
dão show e o Glorioso deixa o Galo mineiro (freguês) de 4.
Os gols da partida - Lancenet.
Olá caríssimos amigos alvinegros. Ainda pude chegar em casa a tempo de ver os gols mostrados no jornal da Globo. Tudo editado na velocidade da luz para não mostrar a beleza de feitura de pelo menos 3 dos 4 gols do Botafogo, claro. Só repetiram mesmo o erro do defensor deles no nosso segundo tento.
Antes, no caminho de volta ao lar, ainda pude ouvir Oswaldo, perguntado sobre uma suposta nova crise com Seedorf por conta de um alardeado aliciamento de alguns jovens valores por ele, responder ao repórter que todos no clube conheciam Seedorf e seu caráter e que [abre aspas....basta o Botafogo ir bem para logo tentarem criar uma crise aqui dentro....fecha aspas].
Claro que não posso lembrar das palavras exatas proferidas pelo nosso técnico mas creiam que foi por esta via mesmo. Poderá vir a ser a crise da sexta-feira, já que a imprensa dirigida odeia que lhe critiquem os maus repórteres (no caso, o flamenguista que começou com esta baboseira sem noção).
Ah! O jogo né? Do jogo eu trouxe uma garganta bastante prejudicada. Afinal, gritar 4 vezes (3 em sequência) e quando lá estávamos eu, o Gigante, seu irmão e sobrinho e depois, ainda chegando o Carlos Henrique e seu filho. Os seis, claro, pulávamos e nos abraçávamos qual os atletas em campo a cada gol. Da partida o Henrique já falou e então, vou deixar aqui, para fechar, o grito ouvido nas arquibancadas quando a galinha freguesa já estava de 4.
UM.. DOIS... TRÊS... ESSA P.. É FREGUÊS.
E peço também um último espaço para falar do Vitinho. Aliás, para dizer o que o Cuca falou do rapaz: "que jogador notável. Será um diferenciado em pouco tempo". Claro que naquele sufôco todo, não posso igualmente lembrar das palavras exatas do mestre Cuca mas ele foi por esta via, a de que Vitinho será um atleta diferenciado, como se quisesse dizer que não terá outro atleta brasileiro em campo como ele, muito bom e com aquelas características. E uma licencinha final para mandar um "chupa mídia podre!", galera. Obrigado por me permitirem o desabafo.
O povão-Fogão vai tomando conta do setor sul no Maraca (fomos em número de 20 mil hoje)
Uma hora antes do jogo, nossa torcida
começava a invadir o setor sul
O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.