Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

1 de jan. de 2020

FELIZ ANO NOVO

Vem chegando um 2020
com boas novidades


MARCOS PARET




Bem meus amigos alvinegros. Inicialmente, um ótimo ano novo para todos nós, em família e também nas arquibancadas. As notícias são as que esperávamos para o nosso momento ("empresa" alvinegra em crise): dispensa de medalhões caros (Diego Souza está de saída e Leo Valencia já se foi), de atletas dispendiosos e inúteis (a lista é enorme mas citemos Pimpão e Vitor Rangel) e a formação de um time basicamente com a prata da casa.

Sobre os contratados, o clube trouxe o volante Tiaguinho (jogou a série B e é do Corinthians), os desconhecidos Rhuan Renato, Guilherme Santos e o atacante Pedro Raul (jogou pelo Atlético-GO com Eduardo Barroca e ajudou o time a subir para a série A do ano que vem). Foi igualmente contratado um peruano de 20 anos (Alexander Lecaros), atacante de lado de campo, canhoto, de quem a diretoria muito espera mas que pelos vídeos (somente jogos contra times desconhecidos de lá), vê-se que é melhor esperar pelas suas atuações no calor dos clássicos no Nilton Santos e no Maracanã.

Está também sendo tentada a contratação do Felipe Vizeu junto à Udinese da Itália e aí, digo que podem mais uma vez repetir erros do passado, mesmo sendo esta uma diretoria de transição para o modelo S/A. Este jovem saiu da base do Flamengo e depois disso, nunca mais se firmou. Vir com status de estrela, ganhando muito mais do que a maioria do elenco (querem fechar a folha em 1 milhão de reais) e tendo que ser protagonista sem o menor cacoete para sê-lo, é sim mais um risco, mais uma forma de se começar mal uma temporada. Enfim, aguardemos como será este time em campo.

Eis alguns dos novos contratados

Perdemos ainda o atacante Ezequiel (negociado com um time japonês) e bom zagueiro Gabriel, cujo empréstimo o Atlético-MG não quis renovar, uma vez que também eles estão remontando o elenco. O meia Cícero está negociando uma redução salarial para permanecer até o fim do contrato.


O PROJETO S/A

Depois de muito ouvir, muito assistir a vídeos que nada explicam (apenas repetem o que sai todos os dias no noticiário e nem os jornalistas sabem ao certo o que explicar - o projeto todo é tocado sob cláusula de confidencialidade), enfim, fez-se luz sobre um dado relevante de toda a situação: a dívida impagável.

Segundo a rádio Botafogo, com o arrendamento do futebol do clube, a empresa que surgirá virá com novo CNPJ e desta forma, LIVRE DE DÍVIDAS. Falando da parte boa, esta empresa pode negociar os contratos que precisar e não sofrerá nenhuma penhora, não terá credores com quem se acertar, não terá jogadores antigos na fila para cobrar valores atrasados.

Com a formação da empresa gestora do futebol, o clube Botafogo continua com a dívida mas sem o ativo futebol para produzir a renda que tanto sofre com as penhoras. O acordo então é que os empreendedores repassarão ao clube os valores dos acordos a serem feitos para o pagamento destes débitos e aí, o que é 1 bilhão poderá (e, é certo, será) ser renegociado com descontos, algo do tipo Refis ou outras modalidades de descontos (conceitos muito usados no Brasil por empresas e Bancos) e sem o artifício de penhoras, já que além da negociação que poderá ser feita, o clube já não terá mas a galinha dos ovos de ouro tão massacrada pelas decisões judiciais.

Entenda-se que tudo o que diz respeito a dinheiro do futebol, de forma legal, ficará com a empresa nova (digamos que se chame Botafogo S/A) e ela é quem, por contrato, após o clube renegociar o que deve para pagar em parcelas mensais, irá repassar os valores necessários para a quitação dos débitos. A engenharia parece complicada, mas não temos dúvidas de que é uma saída e tanto para que o Botafogo, enfim, possa de novo se tornar competitivo e não apenas participante.

Sobre os valores a serem injetados na nova empresa, foi informado que desde agosto já tem empresários graduados aguardando os movimentos feitos no sentido de se legalizar a transformação para clube empresa. No momento, a única pendência é aguardar a votação no Senado (até maio) e posterior sansão presidencial do novo modelo de clube de futebol para, enfim, podermos ver chegar o novo dinheiro. Fala-se em 350 milhões de saída, dos quais 40 milhões seriam reservados para começar a contratar atletas um pouco mais qualificados mas aí, tudo passa ao terreno da especulação.

Temos que ter então em mente o seguinte: o projeto será aprovado pelo governo, já há investidores numa espécie de fila de espera e o dinheiro vai entrar. Teremos somente que ter paciência com a transição, apoiar e evitar queimar os bons jogadores que vão subir da base mas que dificilmente irão saber conviver com vaias ante os primeiros toques errados na bola. Minha aposta é para além do segundo semestre de 2021 e até lá, os novos comandantes do barco alvinegro já poderão estar com um presente especialmente dourado nas mãos: o garoto Matheus Nascimento, atacante titular das seleções de base que estará, em 2021, com 18 para 19 anos. Que os deuses sejam cada vez mais alvinegros e que voltemos aos dias de glória do nosso inesquecível passado.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG