Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de out. de 2022

TIME VAI AO MORUMBI

 Em jogo de 'seis pontos', de pênalti, Tiquinho dá a vitória para o Botafogo

__________




PRÉ JOGO

- Notícias

- A notícia que 'estourou' na mídia nesses últimos dois dias foi sobre a questão surgida do problema com o CEO Jorge Braga. O site  Fogãonet citou fontes que informam ter o profissional aproveitado o fato de ter tido acesso a informações privilegiadas dentro do clube e com isso, ter se colocado em vantagem para receber valores indenizatórios antes de outros credores. É uma situação bastante complicada, envolvendo a SAF mas também o clube associativo.
  
- Escalação: 


E o time foi a campo com:



_______________________________________


O JOGO - A chuva desabou em São Paulo e mesmo a excelente drenagem do Morumbi não permitiu um jogo em condições. 
 
São Paulo soube se adaptar ao campo encharcado, teve domínio de bola no começo, mas os dois times nem finalizavam, nem mesmo de fora da área, o que seria propício para falha do goleiro com campo e bola molhada.
 
Próximo ao final do primeiro tempo Rafaeel sentiu algo, saiu, e Castro não foi de Saravia. Inventou, lançou Kanu na lateral direita, inverteu jogando Junior Santos para esquerda e trazendo Victor Sá para direita, e a coisa deu certo, o time melhorou. E voltou desta forma para o segundo tempo também atuando melhor.
 
Mas o cansaço se impôs, e mudanças no adversário  fizeram o jogo se equilibrar de novo e depois pender de novo para eles, que tinham a ação. A partida se tornou mais agradável de se ver, com as duas equipes gerando algumas oportunidades.
 
São Paulo cansou de perder gols numa sequência, onde vimos uma bola atravessar nossa área sem ninguém para tocá-la para fora ou para dentro. E o jogo caminhava para um empate, vitória da chuva, quando já depois dos 40 minutos da etapa final a bola sobrou para Tche Tche na entrada da pequena área de frente para o goleiro. Só que o chute não saiu, por conta de um puxão do adversário. Mais de 3 minutos de VAR e pênalti marcado, muito bem cobrado por Tiquinho. No lance o jogador do São Paulo também foi expulso.
 
Abro um parenteses: Tche Tche merecia esse gol, como tem evoluído nosso volante, sendo participativo. Se não tem a força física de volante de marcação, sabe ocupar espaços, dar oportunidades, buscar o jogo e chegar eventualmente ao ataque. Merecia ter feito o gol.

Com um a menos o São Paulo tentou sair para o jogo, Castro lançou Sampaio no lugar de Victor Sá, ficando com 4 zagueiros em campo: Kanu, Sampaio, Cuesta e Adryelson. O abafa deles não deu certo, nossas tentativas de contra ataque também não, e os 8 minutos de acréscimo transcorreram entre certo sufoco e algum toque de bola, selando mais uma vitória fora de casa para o segundo melhor mandante do campeonato.

A atuação não foi tão brilhante quanto outras que o time já teve, e não foi tão sofrível quanto a da vitória contra o Avaí. O campo pesado e o nervosismo deles foi nosso aliado, e o adversário tinha qualidade que faltou ao Avaí para pelo menos empatar.

Alcançamos um nono lugar e seguimos na cola do América-MG, que estava vencendo a partida contra o Fluminense enquanto eu escrevia.

Se não foi uma vitória para dissipar as desconfianças em relação ao trabalho do Castro, certamente foi vitória para mostrar que evolução está havendo, que há padrão tático, apesar do insistente espaço para o adversário na nossa direita, e que o elenco do Botafogo é mais forte do que muitos poderiam supor.

Com 43 pontos o rebaixamento se torna um fantasma muito distante, a Sulamericana uma oportunidade óbvia, e a vaga na Libertadores ainda uma esperança.

Vamos aguardar que a equipe siga evoluindo, melhorar o desempenho em casa, e talvez a sorte nos brilhe com esta improvável vaga na pré-Libertadores de 2023.

Abraços.
 
 

5 de out. de 2022

BOTAFOGO 2x1 AVAÍ

 Em Floripa, uma importante vitória 




PRÉ JOGO

- Notícias

- Nossa Giovanna Waksman está 'voando' (literalmente). Num projeto do Textor para divulgar a marca Botafogo e colocar a menina no centro de futebol feminino mais desenvolvido do mundo, o Boss fez um acordo e levou a família para Miami, onde a atleta vai estudar naquele sistema americano de 'educação-prática esportiva'. Boa sorte à jóia alvinegra!

  
- Escalação:
 

Palpite do Henrique:

Lista grande de relacionados pois já lançaram a de 2 jogos. Provavelmente para o jogo mesmo será menor entre titulares e banco. Mas dessa vez Castro deve lançar algo bem perto do 11 titular dele, para supresa de muitos:
 
Gatito, Saravia, Adryelson, Cuesta, Marçal, Tche Tche, Lucas Fernandes, Eduardo,  Gustavo Sauer, Tiquinho, Victor Sá.
 
Colocando mais dois jogadores em forma e em breve ele deve lançar o 11 dele para o restante do ano e talvez início do ano que vem.

E o time vai a campo com:

_______________________________________


O JOGO - O  início dessa postagem bem poderia começar falando de outro placar de vitória com o complemento "fora o baile". Mas não foi assim. Foi no sufôco.

E só não foi um sufôco com sustos por conta da absoluta falta de talentos do esforçado time adversário. Ninguém em sã consciência pode sonhar numa série A escalando Kevin, Potker, Bruno Silva e Cortez. Enfim, isto passou a não ser mais problema nosso.

Do nosso lado, um ainda desentrosado elenco começou tentando se impor mas logo aos 8 minutos, teve um 'pênalti anti Fogo' marcado contra e o placar negativo nos atrapalhou por todo o restante da primeira etapa. Eu só quero saber é se quando um jogador cair no chão, vai ter que evitar se apoiar com o braço e vai cair de rosto ou com as costelas no gramado.

Voltamos pro segundo tempo com Jacob Montes e Víctor Sá no lugar dos apagados Júnior Santos e Gabriel Pires e já conseguimos o empate antes dos 4 minutos: bola parada do Marçal na cabeça do Cuesta.

E 8 minutos depois veio a virada: cobrança de escanteio do Marçal na cabeça do Cuesta, bola com rebote muito bem aproveitado pelo ótimo Tiquinho. 

Bola parada do Marçal, cabeça do Cuesta. Eles fizeram sim muita falta na segunda feira passada.

Vencemos, foi no sufôco já relatado no início da matéria mas o mais importante é que subimos para o nono lugar, a 2 pontos do oitavo, posição que dará vaga na pré libertadores. Um sonho possível, mas que ao meu ver, dificilmente poderá ser alcançado devido à ainda imaturidade do grupo. Acho que iremos mesmo é para a sulamericana.

2 de out. de 2022

TIME RECEBE O LÍDER PALMEIRAS

 Jogo duro,
derrota até justificada 




PRÉ JOGO

- Notícias

- As meninas do sub 20 se classificaram para as finais do carioca da categoria eliminando o Flamengo em plena Gávea com um empate em 2x2. No jogo de ida elas haviam vencido por 1x0.

- E o documentário 'Acesso Total' (a saga da volta à série A em 2021) ganhou mais um prêmio internacional. Desta vez em Los Angeles. É o Botafogo pelo mundo.


- Escalação: 

Palpite do Henrique:

Desfalques importantes, em especial Cuesta e Marçal, enfraquecendo nosso lado esquerdo onde o Palmeiras entrou com facilidade no primeiro turno. A principal novidade é o retorno de Carli, mas que deve ficar só no banco mesmo, assim aposto que Castro vai escalar:
 
Gatito, Saravia, Adryelson, Kanu, Hugo, Tche Tche, Gabriel Pires, Eduardo, Junior Santos, Tiquinho, Jeffinho. 
 
E a escalação foi:
 

 
_______________________________________


O JOGO 

Primeiro, é importante dizer que Kanu e Hugo não foram mal, tiveram atuação consistente, apesar de ter enfraquecido o nosso lado esquerdo, inclusive limitando as ações ofensivas por este lado.
 
O jogo em si começou estudado, com bastante marcação, mas o Palmeiras tendo mais posse e objetividade, não levando muito tempo para colocar uma bola na trave. Mas em jogada pela direita do Saravia, que rolou para o meio na entrada da área, Tiquinho acertou belo chute e abriu o placar.
 
O jogo seguiu mais equilibrado, entretanto o Palmeiras não deixou de ter as ações. Em lance infantil Pires colocou a mão na bola dentro da área, e a cobrança do Scarpa foi indefensável, por sinal, primeiro cobrador que me lembro que conseguiu botar bola de um lado e Gatito do outro.

O jogo transcorreu bem, animado, com as duas equipes jogando bem, mas o domínio era da equipe que tem um trabalho mais maduro, mais acertado, e o placar foi naturalmente construído, em jogadas pelos lados.

Castro ainda lançou Rafael no lugar de Saravia no segundo tempo, depois Sauer e Victor Sá substituindo Pires e Junior Santos, e mais pro final, com a expulsão de Zé Rafael e um homem a mais, lançou Matheus Nascimento no lugar de Kanu e Del Piage no lugar de Tche Tche, tentou um abafa, mas nada que tenha gerado grande perigo, e o placar ficou mesmo no 3 a 1.

Se não levamos nenhum ponto e tomamos 3 gols não podemos reclamar de um certo volume de jogo e até mesmo organização tática. Os espaços entre meio e defesa, que deixavam nossa zaga absurdamente expostas, ao ponto do passeio de 4 a 0 no primeiro turno, estão cada vez menores, e foram obtidos pelo Palmeiras pela qualidade individual e entrosamento do adversário.

Agora é aguardar o retorno dos desfalques e montar o time para obter os 3 pontos na próxima partida. Por enquanto nossa posição é essa de meio de tabela.

Abraços.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG