BOTAFOGO 0 x 1 FIGUEIRENSE
Em Florianópolis
Derrota no tempo normal, apesar de muito mais volume de jogo.
Não vou me estender nem um pouco, o sofrimento foi grande, mas nos classificamos nos pênalties, após 7 cobranças de cada lado, terminando com defesa do Jefferson.
Fatalidade? Sim, foram duas bolas na trave no jogo aqui, mais uma bola na trave neste de hoje, desta vez do Gabriel, ainda no primeiro tempo. Começamos dominando, e na primeira tentativa de ataque deles, sofremos o gol. Foi uma fatalidade a decisão ter ido para pênalties.
Mas o fato é que tivemos controle das ações, posse de bola, mas continuamos com o problema do último passe e das finalizações. Temos que resolver esta falta de poder de fogo, principalmente para a continuidade da Copa do Brasil. Nosso estilo pode ser bastante adequado para campeonatos no formato do Brasileirão, mas será muito difícil reverter resultados contra equipes bem qualificadas, organizadas, e jogando com vontade, nesta disputa em mata-mata.
E outro ponto importante: Lucas fez muita falta. Pode não ser um lateral sensacional, mas perdemos bastante capacidade ofensiva. Tanto Gilberto quanto Edilson não substituíram a altura.
Sobre as substituições do Oswaldo? Foram lógicas, Renato entrou para melhorar o passe, que estava péssimo, pois Mattos estava muito mal no jogo. E se não me engano, quem entrou foi para cobrança das penalidades, e somente o Edilson errou, permitindo a defesa do goleiro deles.
Mas se classificou o melhor time, com a atuação de Jefferson acabando por superar o goleiro adversário, que havia sido fundamental para manter o placar no 1 a 0. Fatalidade? Não hoje, estamos classificados, e apesar da atuação claudicante, foi com méritos. Felizmente a postagem 400 do BLOG é com uma boa notícia, Botafogo nas oitavas da Copa do Brasil 2013.
Que nossos corações resistam, pois acho que ainda passaremos mais alguns apertos. Mas o título é possível sim, apesar de precisarmos, e podermos, melhorar bastante.
Abraços.
CLASSIFICADO, APESAR DO SUSTOS.
Olá amigos.
Mas o que é que acontece com o Botafogo quando, em determinados jogos, sofre um apagão como o que sofreu hoje após tomar aquele gol no início do jogo? Nosso time entrou em campo e, no dizer de um radialista que ouvi no intervalo, era tão superior ao adversário (e era mesmo), que a soberba tomou conta do elenco e assim, com a bola na trave do Gabriel, afrouxou, tomou o gol (claro, em falha do Mattos) e com a boa postura do pequeno adversário não conseguiu se encontrar.
A esperança então era que voltasse diferente no segundo tempo mas nem isso o Oswaldo fez com mudanças de atletas, preferindo chamar os nossos guerreiros aos brios e esperar mais para substituir os que estavam mal. Não adiantou nada. Passamos então nós a rifar a bola sem direção e com isso, os caras foram 'gostando do jogo' e passaram a nos dominar. Não conseguíamos trocar mais que três passes no ataque e, do meio para o fim da partida foram eles que ditaram o ritmo. Tivessem só um pouco de categoria e teríamos perdido a classificação no tempo normal.
Nada é fácil para o Botafogo e assim, fomos para os temerários pênaltis mas desta vez, graças a Deus, com as substituições certas. Renato e Alex, certamente, tornaram mais segura a cobrança de tiros livres do que se fôssemos de Vitinho e Mattos e, com a postura do Jefferson e os erros deles, conseguimos chegar à fase que interessa na competição. Que venha então o nosso adversário pois não creio que o time volte a jogar tão mal assim este ano.
- Parabéns para Seedorf, Renato, Dória, Alex e Rafael Marques, nossos marcadores nas cobranças certeiras.
- E aqui, não um simples 'parabéns' mas sim, menção honrosa para Jefferson. Nosso herói (melhor do Brasil) mais uma vez nos garantiu numa competição.
- E que Lodeiro e Edilson treinem muito e a sério, pois posso falar com sinceridade que ao perceber o uruguaio como primeiro cobrador, ali mesmo já temi pelo pior. Ele ainda sofre, com a pouca idade, com problemas de afirmação e vai sim chegar a ser o craque que promete mas por enquanto, nada de muita carga ou de responsabilidade exagerada. Foi assim que, em 2000, após a perda da CB, perdemos uma das nossas maiores promessas de craques daqueles tempos: Rodrigo.
- Domingo é o urubu (que estava morto). Seriedade será o suficiente para sairmos do jogo com os 3 pontos e a liderança.
. O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.