Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

3 de dez. de 2022

COPA 2022 - BOTAFOGO

Amistoso internacional 
Botafogo 0x0 Crystal Palace

Em Londres 

A torcida do Fogão em Londres-um show no

Selhurst Park


 
- Escalação: 


_______________________________________


Fo quase um "quem não leva, faz"


O JOGO - Ou nem tanto.

Eles perderam uma quantidade razoáveis gols, mas carecemos de uma melhor  organização para fazer a nossa bola chegar com qualidade ao gol adversário. 

Mas era o time do G10 do brasileirão contra o do G10 da Premier League. Isto explica quase tudo o que rolou neste empate com jeito de derrota para os irmãos ingleses.

O único show que demos foi nas arquibancadas, com mais de mil alvinegro praticamente lotando o espaço atrás do gol defendido pelo Perri na primeira etapa e fazendo uma festa digna do setor leste do Niltão. 

E o Perri não decepcionou: fez defesas seguras, mostrou personalidade e ainda defendeu um pênalti que pelo andar da carruagem britânica, significaria uma quase certa derrota. Foi o nosso melhor atleta em campo, senão o melhor entre os quase 30 que foram a campo.

A superioridade técnica dos ingleses não era maior do que a alvinegra de forma significativa, mas o desenho tático era um baile. Não acertavamos nunca o terceiro passe nas investidas além do meio de campo, ao passo que o adversário já costurava até o nosso gol.

Conclusão: placar moral: 2x0 Crystal.

Anote-se de bom: estamos deixando cada vez menos espaços na entrada da nossa área, faltando ainda compactar os caras da defesa com os meias de marcação. Trabalho para a pré temporada. 

O GRANDE DESTAQUE.

Mesmo com o bom futebol praticado pelos irmãos londrinos, ouvir pelo áudio da TV o "Fogo-olê..olê..olê" nas arquibancadas por mais de 90 minutos foi de arrepiar. 

A organizada 'Dublin-Fogo' incendiou a gelada tarde na Inglaterra. 
________________________________

PELA COPA DO MUNDO - OITAVAS DE FINAL

SÁBADO - 03/12

Holanda 3x1 EUA - 12:00h

Ainda é um embate entre time grande e time pequeno, por mais que os americanos tenham jogado bem em partes do encontro.

E jogos assim servm para desmistificar a 'onda' americana, prontamente replicada pela China, quando alardearam competitividade até 2025  (os yankees) e 2030 (os chineses, estes últimos, que agora dependem do aumento de participantes de 32 para 48 na próxima copa para tentarem a sorte na classificação).

Definitivamente, o futebol é para quem começou mais cedo.

A própria Holanda que o diga: deu as caras como time competitivo apenas na década de 70 do século passado e até hoje, luta por um destino melhor numa final, com três vices.

Argentina 2x1 Austrália - 16:00h

Mais uma vez, sucumbiu o time pequeno. Ou já deveríamos colocar o termo 'pequeno' entre aspas?

Sim, já que desta vez o "pequeno" entregou o ouro no segundo gol argentino,  mas fez o seu e por pouco não chegou ao empate.

A Argentina já deve estar sentindo, naquele calor do Catar, os efeitos dos jogos tensos da fase inicial. Vamos ver nas quartas, quando irão enfrentar a Holanda.

DOMINGO - 04/12

França 3x0 Polônia - 12:00h

Jogo de time muito grande contra time bem arrumado, com um atleta de ponta mas ainda coadjuvante no cenário internacional. 

A França se saiu bem de um certo sufôco polonês e abriu o placar na primeira etapa. Veio o segundo tempo, os poloneses novamente foram rondar a área adversária mas sem muita qualidade naquele passe para concluir a gol. Numa retomada de bola, o contra-ataque francês encontrou Mbapée livre para fazer o segundo.

Já perto dos acréscimos, o imparável Mbapée fechou o placar com um golaço em jogada individual.

No último ato do jogo, o gol de pênalti do Lewandowski não foi suficiente para macular a bela exibição francesa. 

1 de dez. de 2022

BRASIL 0x1 CAMARÕES

 Seleção vai a campo com
time reserva e perde o jogo



 
 

PRÉ JOGO

- Notícias

- Com um time todo de reservas, até o reclamado Pedro foi preterido para a entrada do Gabriel Jesus.

Seleção tem 6 pontos e somente a Suíça pode nos tirar o primeiro lugar. Teríamos que perder o nosso jogo e eles teriam que vencer a Sérvia, tirando ainda uma diferença no saldo de gols que está em 3x0 para o Brasil.

- Escalação: 


_______________________________________


O JOGO - A rigor, este time de reservas não fez praticamente nada em campo. Vimos até um grupo de atletas onde se destacavam nomes qualificados, como Martineli, e Alex Telles, mas onde o individualismo excessivo do badalado Antony mostrou com quem se pode contar no decorrer do torneio.

O reclamado Pedro foi colocado em campo na segunda etapa mas apesar de ter recebido ao menos duas bolas em boas condições, mas não conseguiu completar com êxito. Num contra-ataque de final de partida, eles fizeram o seu gol.

Conseguimos o primeiro lugar do grupo e vamos pegar a Coreia na segunda feira. 

Em segundo lugar, se classificou a Suíça que venceu a Sérvia por 3x2 num jogo cheio de reviravoltas. 
_______________________________

MAIS CEDO

Se perder este jogo foi chato, nos jogos do meio dia a coisa assumiu ares de drama. Nos jogos entre Portugal x Coreia e Gana x  Uruguai, este último viveu um drama que normalmente só se vê nas melhores histórias de Hollywood.

Os uruguaios tinham que vencer para se classificarem, uma vez que no outro jogo, a Coreia, com chances, enfrentava a nova e boa geração de Portugal.

E hoje escalaram o Arrascaeta de saída, que já começou fazendo dois gols, para alegria de uma certa torcida carioca.

Mas assim como este time do Rio nunca viu um atleta seu trazer resultados em Copa do Mundo (e na derrota do Brasil a arrancada para o gol camaronês começou com o Pedro deixando o meia armar a jogada sem o pressionar), de nada valeu o 2x0 uruguaio: a Coreia do Sul, que havia levado um gol aos 4 minutos de jogo, virou para 2x1 na etapa final e derrotou Portugal.

O Uruguai batalhou pelo terceiro gol até o fim, o que lhe daria a classificação mas não se pode esconder um detalhe crucial: faltou talento.

A Coreia passou em segundo e vai fazer o jogo das oitavas contra o Brasil.

30 de nov. de 2022

COPA 2022, FASE DE GRUPOS - ÚLTIMA RODADA

 Com jogos simultâneos,
Copa define os classificados


 
 

Programacão

Dia 29/11, terça 

12:00h
Senegal 2x1 Equador
Holanda 2x0 Catar

16:00h
Estados Unidos 1x0 Irã
Inglaterra 3x0 País de Gales 


Senegal 2x1 Equador
Antes insensado pela boa estreia contra os donos da casa, o time equatoriano acabou levando o gol que o desclassificou do torneio no segundo tempo. O empate lhe serviria. À comemoração norte americana se juntou a da torcida chilena, por conta do imbróglio envolvendo o atleta Byron Castillo ainda nas eliminatórias. 

Holanda 2x0 Catar

Muito pouco a fajar sobre este resultado. Seria trágico se a Holanda não passasse pelo time do Catar com um placar que, minimamente, justificasse o abismo técnico entre as duas seleções.

Mas o desempenho da laranja ainda gera críticas e os europeus podem ter problemas contra os Estados Unidos nas oitavas.

Estados Unidos 1x0 Irã

E é justamente a seleção norte americana quem vem surpreendendo positivamente nesta Copa. Segundo o comentarista Carlos Eduardo Mansur, do GE, os yankees podem causar sérios problemas ao time holandês no jogo válido pelas oitavas, na próxima semana.

Inglaterra 3x0 País de Gales

Um varejo de bola, mas que só começou no segundo tempo. Aos 5 minutos da etapa final, revivendo Didi, Marcelinho Carioca e outros grandes especialistas neste quesito, o ótimo Rashford abriu o placar com um golaço de falta. 

Ele mesmo ainda completou o placar 18 minutos depois, fazendo o terceiro,  mas o segundo saiu 1 minuto após a pintura do gol de falta, num erro pífio de Gales na saída de bola. Foi o melhor jogo do dia.

___________________________________


Dia 30/11, quarta 

12:00h
Tunísia 1x0 França
Austrália 1x0 Dinamarca 

16:00h
Polônia 0x2 Argentina 
Arábia Saudita 1x2 México


A França poupou titulares até a parte inicial da segunda etapa, quando começou a tirá-los do banco por conta do zero a zero. Pois a Tunísia conseguiu abrir o placar e nem mesmo uma tentativa de reação francesa mudou o resultado. A ex colônia francesa não passou de fase, mas escreveu a sua história nos mundiais. Passaram a França e a Austrália. 

Austrália que conseguiu vencer a Dinamarca e vai enfrentar a Argentina nas oitavas.

Já sobre a Argentina tem que ser dito o seguinte: acordou para o futebol. Pode-se até dizer que o covarde futebol praticado pelos atletas poloneses, que nunca se preocuparam em atacar contando com a boa atuação árabe contra o México no outro jogo da chave, não deveria ser parâmetro para se medir o que podem fazer os hermanos no mata mata.

Devem passar sem sustos, pois o adversário será a Austrália. 

Já a Polônia passou de fase para pegar a França, mas ficou feio demais abdicar do jogo e torcer para que o México não chegasse ao terceiro gol.
___________________________________

Dia 01/12, quinta 

12:00h
Croácia 0x0 Bélgica 
Canadá 1x2 Marrocos

16:00h
Japão x Espanha
Costa Rica x Alemanha

Croácia e Bélgica foram ao G4 da última Copa. A primeira decidiu o torneio ficando com o vice campeonato e a Bélgica venceu a disputa pelo terceiro lugar.

Nem pareciam os mesmos times. A Bélgica, que não poderia empatar, pressionou até com muita força ofensiva a partir da entrada do Lukaku em campo (o atleta se recuperava de contusão), mas o futebol do time estava muito confuso. 

Passou a Croácia, EM SEGUNDO, com Marrocos em primeiro, o que comprovou a fraqueza técnica deste grupo


No outro grupo, a Alemanha não pode nem empatar. Chegou a tomar uma virada para 2x1 mas no fim, colocaram o centroavante do Chelsea no campo (mais uma história de atleta decisivo com titularidade que só o treinador não enxerga). O grandalhão fez 2 gols, reviraram o placar e no fim, ainda saiu o 4⁰ gol.

Classificada? Qual o que!

Não contavam com a astúcia do Japão, que também virou para 2x1 sobre a Espanha e passou para as oitavas EM PRIMEIRO LUGAR NO GRUPO.

Isso mesmo. Japão em primeiro e Espanha em segundo. O time alemão vão comprar novos sofás e controles remotos.

E a Espanha...rsrsrs. Só Jesus na causa com essa gente do futebol (e parece que é um problema universal). Entrou com time misto/reserva mas ainda sem a classificação garantida. Soberba pouca é bobagem. Se a Costa Rica tivesse mantido a vitória, os espanhóis iriam conversar em eurunhol com os alemães no avião. 

Seria a classificação de um grupo mais estranha da história: Alemanha e Espanha fora com Japão e Costa Rica nas oitavas.

Hollywood não seria capaz de bolar um roteiro desses.

28 de nov. de 2022

BRASIL 1x0 SUÍÇA

 Em jogo chave valendo vaga
nas oitavas, time vence no sufôco 

 Imagem-UOL

 
 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Com o problema sofrido no tornozelo, Neymar está fora desta partida. A sua volta está sendo aguardada somente para as oitavas.

- Escalação

Alison, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex. Casemiro e Paquetá. Raphinha, Fred, Richarlison e Vinicius Junior.

Fred substitui Neymar e deve atuar como volante. Na lateral direita, Militão, zagueiro de origem, já havia sido improvisado antes e vai ocupar ousar do Danilo.
_______________________________________


O JOGO - Sabem aquela sensação que temos quando um time vem de uma sequência ótima, com jogos por vezes mágicos, goleadas e com a quase totalidade dos atletas jogando o fino e por um motivo inexplicado, uma contusão (caso do Neymar), ou outra contingência qualquer, tudo muda, a magia acaba e os jogos passam a ficar difíceis? Somente eu ou mais alguém tá com esta sensação em relação à seleção brasileira? 

Pois já tive esta sensação em partes do jogo contra a Sérvia, que provou hoje contra Camarões (matéria do jogo ao final desta postagem) não ser essa maionese toda e hoje, no jogo inteiro, mesmo após o gol que valeu. 

Gol bonito, num chutaço do Casemiro longe do goleiro mas que só foi sair já aos 37 minutos da etapa final.

Estou mesmo pessimista ou aquela seleção que "brincava" em campo até há uns 3 jogos já não brinca mais?

Vamos ao debate!
_______________________________________

Os outros jogos do dia 

Camarões 3x3 Sérvia - 07:00h

Assuntos internos - como em um pré jogo anunciando o que viria, teve até expulsão (afastamento) antes da partida

E o jogo foi frenético. 

A imprensa classificou como jogaço o que foi, na verdade, uma trocação insana na busca por melhores condições para uma chance de vaga nas oitavas.

Melhor do que o jogo do Brasil, sem dúvida que foi.

Teve golaço do Aboubakar, o craque camaronês, teve expulsão (atleta afastado antes do jogo por indisciplina: desacatou e desobedeceu ordens do treinador), teve quase de tudo. 

Camarões abriu o placar mas a Sérvia empatou aos 45 min e virou aos 47, isto depois de quase ter tomado o 2x0 de Camarões (trocação pura).

Segundo tempo - aos 7, a Sérvia fez o terceiro no que parecia, ou a abertura para uma goleada ou, minimamente, a sacramentação da vitória. 

Que nada!

Trocação pouca seria bobagem. Aos 18, Aboubakar fez o golaço acima citado e aos 20, o cracão deu a assistência para o gol do empate. 

A partir daí, os dois times foram tentar buscar a vantagem mas já no final, Camarões era quem dominava as ações no jogo. Mas ficou no empate mesmo. Um momento de alegria para quem queria um futebol ao menos competitivo nesta Copa, um problemaço para as duas equipes na sexta feira, na última rodada do torneio.

Coréia 2x3 Gana - 10:00h

Que jogo interessante! Quase uma
repetição de Camarões x Sérvia

Outro jogo estilo 'teste prá cardíaco'.

Comoviam as lágrimas dos coreanos nas arquibancadas quando o time, que perdia por 2x0 quando recomeçou a segunda etapa, botou a faca entre os dentes e buscou o empate em 3 minutos (fez o primeiro gol aos 12 e empatou aos 15.

Mas as lágrimas que doeram foram a do outro torcedor já perto do fim da partida, quando o bom time ganês fez o terceiro e toda a pressão da Coréia não deu resultado.  E que pressão! Nos 10 ou 13 minutos finais os asiáticos não saíram da área de Gana mas não veio o empate. Seria um 'Deja vu' perfeito do que aconteceu entre Camarões e Sérvia. 

Portugal 2x0 Uruguai - 16:00h

Venceu a melhor categoria portuguesa. Nesta sequência da Copa da Rússia para cá, o futebol dos dois países andou em sentido inverso, apenas com uma coincidência: o término do periodo mágico dos seus destaques.

Enquanto os uruguaios estão vendo o fim do ciclo dos seus nomes mais vistosos,  Suárez e Cavani, sem que a renovação tenha produzido bons nomes, Portugal chegou a este 2022 com uma geração muito talentosa mas......já no fim do ciclo do Cristiano Ronaldo. 

Venceu Portugal o jogo, não sem sustos. Após o gol do Bruno Fernandes que o C. Ronaldo "quis roubar", os portugueses viram o time sul-americano ocupar perigosamente a sua intermediária mas sem muita qualidade. No fim, de pênalti, Bruno Fernandes fechou o placar.

Portugal está nas oitavas: Uruguai vai ter que lutar muito para evitar o vôo de volta prá casa.



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG