Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

9 de dez. de 2022

COPA 2022 - VALE VAGA NA SEMIFINAL

 Seleção enfrenta a Croácia 
e perde nos penaltis

Seleção deixa o hotel a caminho do estádio 
Imagem - GE


 
 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Danilo será o titular na lateral esquerda, apesar da recuperação do Alex Sandro. Outro que será mantido no time é o zagueiro Éder Militão. Com isso, o time da goleada contra a Coreia do Sul será mantido.

- Escalação: 

Alisosn, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo. Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar. Raphinha, Vinícius Júnior e Richarlison. 
_______________________________________


Time não joga bem e cai ante
o correto sistema tático Croata

O JOGO -    Brasil 1(2) x (4)1 Croácia.

Hoje foi difícil. O próprio Neymar, autor do belo gol que poderia nos dar a classificação já no final da primeira parte da prorrogação, não jogou bem.

Todos os jovens talentos jogaram mal e do banco, nenhuma mudança foi capaz de fazer o time sair do nó tático croata.  Passamos até a rondar mais a área deles depois dos 30 minutos do segundo tempo, só que nem tanto por descobrir caminhos para sair da quase perfeita marcação do adversário mas sjm, pelo cansaço deles, uma vez que vinham de outra prorrogação. 

Conseguimos o gol numa jogada surgida unicamente do talento do Neymar mas no segundo tempo da prorrogação, demos espaço e num contra-ataque eles empataram a partida.

Nos pênaltis, enquanto eles não erraram nenhum o Brasil já começou perdendo o primeiro, com Rodrigo. Marquinhos também errou a nossa quarta cobrança e eles nem precisaram bater a quinta penalidade. 

Acho que o Mbapée, por linhas tortas, tem razão ao dizer que os europeus estão acima dos sul-americanos. Não estão acima tecnicamente, mas os nossos treinadores pararam nos anos 80.

Foi isso.
__________________________________

Holanda 2(3)x2(4) Argentina - 16:00h

E aqui a "briga" também foi para os pênaltis. 

Não nos iludamos. O já velho Messi era o oásis naquele deserto, naquela
pobreza técnica dos 120 minutos de futebol mais os acrescimos.

E foi num senhor acréscimo de 10 minutos na segunda etapa que a esperteza tática dos holandeses tecnicamente fracos trouxe emoção ao jogo.

Foi assim.

A Argentina fez dois gols no talento do Messi o segundo aproveitando um pênalti cometido numa pixotada do zagueiro holandês (no primeiro ele deu uma assistência primorosa para o companheiro completar para o gol).

Por seu lado, a Holanda fez os seus dois gols numa boa mudança tática.O treinador, com o segundo tempo já bem avançado e perdendo por 2x0, colocou em campo aquele tipo de atleta gigante para cabeçadas na área e, surpresa das surpresas: o grandão acertou uma cabeçada (2x1) e no décimo (e último) minuto do tempo extra, numa cobrança de falta na frente da area argentina, ainda empatou a partida numa das jogadas ensaiadas mais espetaculares da Copa em muitos anos.

Seu nome: Weghorst.

Que coisa, né? Faltavam talentos, boas jogadas mas tinha um bruxo no banco holandês: o seu treinador Van Gaal.

E dos treinos, como nos ensaios das mais renomadas bandas de música, saiu esse incrível gol do empate, naquele que seria o último lance do jogo.

A falta, conforme já dito, era na frente da área e como a reconhecer que não tinham um Messi para colocar a bola na gaveta, criaram uma barreira junto à barreira argentina. Eram duas barreiras lado a lado. O cobrador então rolou a bola para esse grupo de 5 atletas, como num simples passe. O Weghorst recebeu o passe e deslocou o goleiro argentino.

Sabem aquele cara que fica deitado atrás da barreira, situação advinda dos tempos do Ronaldinho ainda na Europa devido ao trauma criado nas defesas com as suas cobranças por baixo da barreira? 

Pois este atleta (aquele que se deita ali atrás) ficou assistindo, ainda de bruços, à bola entrar mansamente no gol da Argentina. Hilário. 

E o futebol "acabou" aí. Foram mais 30 minutos de pobreza técnica que levou a decisão da vaga na semifinal para os pênaltis, com vitória da Argentina por 4x3.

__________________________________

Marrocos 1x0 Portugal - 12:00h

E aqui a "briga" também 

Foi a vitória do "futebol Lisca/Jair Everest/Celso Roth" contra a boa geração portuguesa, mas hoje carente do seu maior ídolo.

Numa tabelinha bem sul-americana mas com um cruzamento com posterior cabeçada a lá futebol inglês dos anos 80 (o famigerado chuveirinho), os marroquinos abriram o placar aos 42 minutos da primeira etapa. 

E assim acabou o jogo.

Mais um tic tac inútil (o de Portugal) enfrentando um "pequeno" que joga na base do 'sangue e suor'.

Comentei com o Henrique no fim da partida que este Marrocos lembra em muito aqueles antigos pequenos que vez ou outra ganhavam a Copa do Brasil, como o Santo André, o Criciúma, o Juventude e o Paulista.

Não sei se conseguirão segurar a máquina francesa na semi.

__________________________________

Inglaterra 1x2 França - 16:00h

Jogaço.

Com Mbapée bem marcado, ainda assim a França fez os dois gols que precisava e contou com a sorte da perda do segundo pênalti pelo Harry Kane (ele havia feito o primeiro numa bela cobrança).

Pode-se creditar a eliminação inglesa à perda desse pênalti, na mesma medida em que se deve justificar a classificação francesa pela força do seu futebol, hoje nem tão superior ao do time inglês mas ainda assim, decisivo. 

As semifinais ficaram então assim

Argentina x Croácia.....terça feira.
França x Marrocos....quarta feira.

8 de dez. de 2022

OITAVAS - ÚLTIMOS JOGOS

 Sonho, show e decepção

 
Marrocos está nas quartas,

Espanha dá vexame,  

Portugal dá espetáculo 


 
 

PRÉ JOGO

- Notícias

- O mais importante a ser noticiado nesses jogos, do lado espanhol é a empáfia do treinador Luis Henrique afirmando que a sua seleção era a melhor e do lado português,  a barração do Cristiano Ronaldo, bancada pelo treinador.

_______________________________________


OS JOGOS

Dia 06/12/2022

Marrocos 0(3)x0(0) Espanha - 12:00h

Falador passa mal, diriam
nossos avós

Quando o "profexô" Luis Henrique, técnico espanhol, declarou em êxtase após os 7 gols impostos sobre a Costa Rica que não havia seleção melhor que a Espanha, estava devaneando feito uma garotinha que vai à praça do bairro mas sonha estar na Disneylândia.

Veio o jogo das oitavas e viu-se, por mais de 120 minutos,  o sofrimento espanhol numa interminável troca de passes estéril e do outro lado, uma luta bola a bola, estilo "sangue e suor", do correto time marroquino. 

Terminou no zero e até mesmo nos pênaltis, o tic tac do falador não conseguiu sair do zero: erraram todas as cobranças (bateram mal e o goleiro marroquino estava em dia de Gatito Fernandes). Assim é o futebol.

Portugal 6x1 Suíça 16:00h

Faltou um gol português para
lembrarmos de "outro jogo"

Em dia de futebol arte e com Cristiano Ronaldo BARRADO, Portugal não tomou conhecimento do aclamado futebol suíço de resultados e o time que quase não tem a sua defesa vazada levou logo 6 tamancadas na proa.

Foi um chocolate português, com certeza. 

A barração do medalhão Cristiano Ronaldo deu lugar a um garoto chamado Gonçalo Ramos e o "lek" não deixou por menos: meteu um hat trick e se tornou o personagem da festa lusitana.

Jogaço no qual a nova geração do país irmão não deixou o forte futebol suíço respirar.

Portugal mostrou as suas armas: a França, lá na frente, que lute!

5 de dez. de 2022

BRASIL 4x1 CORÉIA DO SUL

 Com homenagens a Pelé, time 'atropela' a seleção coreana

Portal GE


 

PRÉ JOGO

- Notícias

- A notícia que queríamos: Neymar vai pro jogo

- Escalação: 

Portal GE


_______________________________________


O JOGO - Foi um baile em 35 belíssimos minutos de um futebol à altura da nossa história. 

Foram 4 gols nesses 35 minutos e não precisávamos de mais. E caso precisássemos, hipoteticamente, de 12 gols, usaríamos os outros 70 minutos da partida (aproximadamente 2/3 do tempo restante de jogo + acréscimos) e o baile iria virar um festival completo.

Vi lampejos nesta seleção hoje, contra um pequeno mas organizado adversário. Lampejos de 1982, sem que tenhamos de fato nenhum atleta ainda no nível, ao menos, do quarteto Falcão, Sócrates, Zico e Eder, talvez a seleção mais talentosa da nossa história em quantidade de atletas geniais.

Vi também lampejos daquele escrete de 70, nas trocas de passes que já são chamadas pela imprensa estrangeira de 'tic tac natural'. Compararam o nosso tic tac com o espanhol e a conclusão desses analistas foi que o deles é mecânico e treinado, ao passo que o nosso é natural, vem do talento.

Foi proveitosa a volta do Neymar. Derruba a moral de qualquer adversário com suas debochadas cobranças de pênalti e preocupa a marcação. 

E a garotada que, se não vier a taça agora (toc..toc..toc), vai ser difícil de parar em 2026.

Arrisco dizer que estamos na semifinal. A Croácia, de quem falarei abaixo, não é páreo para esta nossa seleção. 

Os gols: Vinícius aos 6, Neymar aos 11, de pênalti, Richarlyson, um golaço, aos 28 e Paquetá, concluindo uma cavalinha do Vinícius, aos 35.

Foi bonito também o gol de honra dos coreanos, já numa segunda etapa em que tínhamos apenas o bom Raphinha tentando deixar a sua marca.

Fica prá sexta feira, Rapha!
____________________________________

O jogo que definiu o nosso adversário nas quartas se final.

JAPÃO 1(1)x(3)1 CROÁCIA

A pobreza técnica era tamanha que acabou se tornando um crime de lesa futebol deixar um jogo tão ruim como "preliminar" do show brasileiro da noite catare.

Jogo indigno de uma fase de oitavas de final de qualquer campeonato que se dê o devido respeito. O nível estava em 'padrão torneio de acesso do cariocão', sem nenhum exagero.

Já vi embates entre Cabofriense x Boavista melhores.

Como disse o Carlos Henrique no WhatsApp, chegar na semi para a seleção brasileira seria obrigação (e ainda mais depois do show na goleada sobre a Coréia).

De bom, só o juiz norte americano. Muita moral combinada com um jeito humilde e sorridente, que barravam qualquer pretensão conflituosa.

E de bom para a seleção brasileira: a ruindade avançou pela prorrogação e chegou aos pênaltis (Croácia 3x1). Os croatas não aguentam um segundo tempo puxado nas quartas. 

Dá para ir com Neymar, Vinícius e os reservas da derrota para Camarões. 


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG