Caros, resolvi fazer um texto meio geral sobre o que já tivemos de Libertadores. Não só do nosso grupo, mas da competição toda. Um raio-x básico, e aquele prognóstico estilo "chover no molhado".
Então vamos aos grupos.
Grupo 1
Neste grupo o Furacão conseguiu chegar à liderança do grupo após a 4a rodada. O Universitário foi o saco de pancadas, de toda Libertadores, conseguindo a proeza de 0 pontos, 0 vitórias, 0 empates e 0 gols feitos.
Apesar da vantagem interessante do Furacão, e a situação um pouco pior do Strongest, a coisa ainda é bastante incerta. Furacão enfrenta justamente os dois concorrentes, enquanto ambos terão uma partida contra o massacrado Universitário.
Vitória do Furacão na próxima partida, em casa contra o Velez, poderá selar a passagem do time paranaense para próxima fase.
Grupo 2
Neste, evidentemente, me estenderei.
Botafogo é o líder, e uma vitória no Maracanã sobre o Unión Española, no dia 02/04, garante a vaga para as oitavas. Mais ainda, se ocorrer empate entre San Lorenzo e Independiente del Valle, lá em Quito, garantimos logo a primeira posição do grupo.
Apesar disso, o grupo está mais embolado, com todos os clubes ainda tendo chances de classificação.
Então, lotar nossa casa e liquidar a fatura será muito importante. Mas sendo mais pragmático, podemos ver que mesmo um empate não é um resultado desastroso.
Fazendo uma análise criteriosa, um empate nos levaria a 8 pontos, deixando o Unión com 7. Os outros dois clubes ou iriam a 5 pontos, em caso de empate deles, ou um deles a 7 e o outro permanecendo em 4. Ou seja, mesmo um empate nos mantém com certeza na liderança do grupo.
E mais, no jogo seguinte, com outro empate, garantiríamos a vaga, pois nos levaria a 9 pontos, deixando o San Lorenzo com 5, 6 ou 8 pontos, dependendo do resultado da quinta rodada. E entre Uniós e Del Valle o resultado só poderia levar um deles a 9 ou mais pontos.
Então é isso, o foco é a vitória, mas dois empates são suficientes, e a segunda vaga deverá ficar entre Unión Española e o vencedor do jogo em Quito.
Grupo 3
Outro grupo bem embolado. Cerro Porteño abriu pequena vantagem, mas tendo que enfrentar o Lánus no La Fortaleza, as coisas podem mudar totalmente de figura na proxima rodada.
Acho que este fato neste grupo, do líder fazer sua próxima partida fora, é o grande diferencial, deixando-o como o grupo mais incerto da Libertadores.
Grupo 4
O Atlético-MG abriu excelente vantagem, e provavelmente garantirá sua classificação na próxima rodada. Joga fora contra o Santa Fé, e mesmo em caso de tropeço, não deve ter dificuldade de confirmar o favoritismo jogando em casa contra o Zamorra depois.
A segunda vaga parece ficar desenhada para o Nacional do Paraguai. Além do ponto que o coloca a frente das outras duas equipes, ele tem a vantagem de não jogar mais contra o Atlético-MG, mas somente contra seus adversários diretos. Então o esperado é o grupo terminar nesta ordem que está, salvo surpresas.
Grupo 5
Primeiro grupo que vemos um brasileiro em situação complicada. Cruzeiro cedeu o empate ontem, e está em terceiro lugar no grupo, e irá ao Chile na próxima rodada enfrentar o líder.
Mesmo que o Cruzeiro consiga uma heróica vitória sobre La U, o outro jogo poderá mantê-lo em situação complicada. O Defensor visita o Real Garcilaso, e em caso de vitória dos uruguaios, a terceira posição no grupo ficará mantida, ainda que neste caso com boas chances de classificação.
Isto porque na última rodada o Cruzeiro recebe o Real Garcilaso, pelo menos teoricamente o time mais fraco do grupo, enquanto La U vai visitar o Defensor em jogo que pode valer a vaga ou a liderança do grupo.
Em caso de empate do Cruzeiro lá no Chile, as esperanças irão se resumir em contar com derrota do Defensor nos dois jogos, para assim os mineiros chegarem ao segundo lugar. Situação pra lá de complicada para o atual campeão brasileiro, e que pode encerrar no jogo do dia 03/04 se não conseguir manter a calma, para superar o forte time chileno.
Minhas apostas são por mais um grupo com posições mantidas ao final, e chilenos e uruguaios classificados.
Grupo 6
O grupo da morte!
E o Grêmio começou passeando, fazendo logo duas vitórias. Depois só alcançou mais dois empates, segue invicto, e com classificação bem encaminhada. Quem morreu foi o tradicional Nacional, clube original do Loco Abreu.
Ainda não há fatura decidida neste grupo, sendo uma briga dos 3 pelas duas vagas, mas podemos dizer que a situação do Grêmio é razoavelmente tranquila, mesmo fazendo o próximo jogo fora contra o Atlético Nacional de Medellín.
Na partida seguinte, recebe o já eliminado Nacional do Uruguai, e uma simples vitória em um destes jogos garante a classificação, provavelmente em primeiro. A segunda vaga será decidida no El Coloso del Parque, campo do NOB, na Argentina, quando receberá o Medellín.
Grupo 7
O grupo do outro brasileiro que pisou na bola. E não era um grupo complicado.
Tudo indicava para uma disputa entre León e Flamengo. Hoje o desenho é outro.
Na verdade, neste grupo a situação é bem parecida com a do grupo do Botafogo, com uma diferença. Quem está na situação do Botafogo é o Leon, e o Flamengo vive a situação do San Lorenzo.
Fazendo esta transposição, a análise é toda válida. Creio que o Leon garante a vaga vencendo o Bolívar em casa no dia 27/03. E na última rodada, Emelec e Bolívar deverão decidir entre si a segunda vaga, tendo o Bolívar a vantagem de jogar em casa.
Uma vitória do Flamengo contra o Emelec pode ainda embolar o grupo, mas pode não ser a salvação do time carioca.
Grupo 8
Santos Laguna praticamente garantiu a classificação. É o clube mais próximo da vaga, e só a perde por uma sequência inimaginável de resultados.
Mesmo perdendo seus dois jogos pode chegar à vaga. Devemos contar com ele nas oitavas, e para a segunda vaga do grupo, até o Deportivo possui chances, mas a vaga deverá ficar entre o Peñarol e o Arsenal. Apesar dos dois pontos de vantagem do time argentino, me parece que está tudo equilibrado, e o fato de não jogarem entre si deixa mais embolado.
Uma leve vantagem para o Arsenal por enfrentar o Santos Laguna em casa, e provavelmente com eles já matematicamente classificados. Mas se o Peñarol conseguir uma vitória lá no México no próximo dia 26, tudo muda de figura.
É isso pessoal! E vamos ver o que o time reserva pode apresentar no treino deste sábado, contra o Nova Iguaçu. Falo isso só para não esquecermos. :-)