Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de jun. de 2018

E SEGUE A COPA DA RUSSIA

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Seguimento da segunda rodada .

22/6 - Sexta feira

Após boa vitória do Brasil segue a Copa, com importante jogo do nosso grupo que pode definir um classificado.


12:00h - Islândia 2x0 Nigéria. O jogo poderia começar a marcar as passagens do retorno portenho. Mas...

Isto é incrível: continuamos no "mais do mesmo", a série. 


Copa estranha esta, com jogos esquisitos.

O Brasil não joga absolutamente nada mas vence por 2x0. E quando pensávamos que os vickings islandeses iriam nos levar de volta aos tempos das boas surpresas nórdicas, eis que são impiedosamente atropelados pelo mesclado (mais para jovem) time nigeriano.  Foi um 2x0 com cara de chocolate.

______________________________________________

Suíca 2x1 Sérvia- 15:00

O jogo dos nossos adversários.

Deu a lógica: o time suíço, melhor e mais agudo do que o 11 sérvio, venceu sem maiores dificuldades. A conclusão lógica para a seleção brasileira é que, com o Douglas Costa e com o time jogando tranquilo, não vai ter muitas dificuldades para vencer.



23/6 - Sábado

Bélgica 5x2 Tunísia -9:00h

O primeiro tempo começou a mil por hora, bem movimentado mesmo. Aproveitando-se da diferença técnica entre os times, a Bélgica abriu 2x0 bem rápido e até com certa facilidade. Tamanha facilidade pode ter feito os belgas relaxarem e isto permitiu ao time da Tunísia fazer o seu gol. Mas no fim do primeiro tempo, numa bela jogada (facilitada pela ingenuidade da marcação adversária), a Bélgica conseguiu o seu terceiro gol.

No segundo tempo, como diria aquele cara, "virou passeeeeio!". O time tunisiano jogava até com valentia, conseguindo algumas jogadas de área, mas a defesa....meu Deus!

Um dado importante da segunda etapa. Substituindo o atacante Lukaku, agora também artilheiro da Copa, duas coisas ficaram provadas: a primeira, que esta Bélgica chegou para incomodar. Tem time e tem elenco. E a segunda, que o substituto, Barshuayi, é muito bom de bola, mas tem (ou teve hoje) sérios problemas com as redes: perdeu gols inacreditáveis. Mas conseguiu deixar também o seu na bela goleada.

______________________________________________

México 2x1 Tunísia - 12:00h

Apesar de um ou outro apagão no time como um todo, o México passou por cima do valente time coreano sem sustos.

______________________________________________

Alemanha 2x1 Suécia - 15:00h

Foi a Suécia quem abriu o placar. Sofreu, a partir daí, uma pressão absurda do 11 alemão, que redundou no empate logo na volta do intervalo. E ainda houve o escorregão do Neuer já perto do fim, que poderia ter fechado o caixão dos alemães. O jogo então chegava ao seu final empatado, parecendo levar os atuais campeões para a companhia da Argentina no quesito "desesperados da última rodada". Mas os deuses do futebol e o mago Kross nos brindaram com o golaço da vitória e assim, mudou-se a história deste grupo.

Do momento do gol (50 minutos de partida) à sua feitura em si, acabamos sendo presenteados com o jogo da Copa até este momento.


24/6 - Domingo

Inglaterra 6x1 Panamá - 9:00h

Os ingleses não precisaram de mais do que 8 minutos para abrir o placar. E a partir daí, como diria aquele narrador, virou passeio (o segundo desta Copa). Por pouco não tivemos mais um 7x1.

A diferença técnica entre as duas equipes, abissal, acabou justificando os números finais do jogo. A destacar, o "furacão" Kane que, com os gols de hoje, assumiu a liderança da artilharia na Copa.

______________________________________________

Japão 2x2 Senegal - 12:00h



Um jogo igual entre equipes iguais, só podia mesmo acabar empatado.

Com dois destaques de cada lado (Honda e Mané) mas com o senegalês ainda apagado, acabaram sendo dos japoneses as melhores jogadas (jogadas, não oportunidades de gol).

______________________________________________

Colômbia 3x0 Polônia - 15:00h

A Colômbia foi atacada algumas vezes até que, depois de meia hora, se impôs em campo (muito pelo que jogava o Cuadrado).

O placar traduziu a superioridade dos sulamericanos ante o 'quadrado' time europeu.

Contudo, apesar das belíssimas jogadas surgidas após o segundo gol, a Colômbia mostrou que já não é mais o belo e competitivo time da Copa de 2014.

BRASIL 2 x 0 COSTA RICA - SOFRIDO















Segunda rodada


Brasil 2 x 0 Costa Rica - 9:00h

Finalmente a seleção venceu.

Posso dizer que jogou bem, apesar do jogo sofrido e dos gols terem saído só no final.

Houve insistência do Neymar em segurar a bola e cadenciar e chamar a falta... William, jogador que eu gosto muito, não entrou bem na partida, e o pior de tudo: entraram na pilha dos costariquenhos e ainda deixaram eles "apitarem" o jogo. 

A arbitragem, mesmo que correta na maior parte dos lances, ia na conversa do adversário, deixava bater sem dar amarelo, deixava falarem. Faltou usar a mesma tática e irritar o adversário, e não ser irritado. Tinha que fazer falta e sinalizar que o jogador se jogou, tinha que reclamar que eles estavam falando muito.

A frieza do adversário e o ferrolho dificultaram tudo. Felizmente a insistência foi recompensada, e já no final da partida Felipe Coutinho fez o gol, após bolas na trave e chutes em cima do Navas durante o jogo.

Com o jogo no 1 a 0 a seleção soube ficar com a bola no pé e esperar os 6 minutos de acréscimo que o tendencioso árbitro deu (ok, depois de muita cera da Costa Rica). O árbitro, maldosamente ,ainda deixou o jogo passar dos 51 e tomou no c. Nos instantes finais ainda partimos para cima e Neymar deixou o seu, sacramentando um 2 a 0 na eliminada Costa Rica e melhorando o nosso saldo de gols.

Agora é se preparar para o jogo contra a fortíssima Sérvia. Não, não estou falando do futebol deles, estou falando da força física, que poderá ser um problema para nós.

Abraços!

18 de jun. de 2018

COPA DE 2018 - RÚSSIA

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Segue o 'Carioquinha do Mundo'


18/6 - Segunda feira

Suécia 1x0 Coréia do Sul - 9:00h - mais um jogo sofrível, de atletas de quem a imprensa fala bem mas que eu aqui, que quase não vejo nada do que se passa nos mundos europeu, russo, mexicano, árabe ou chinês, não entendo o porquê.

Bélgica 3x0 Panamá - [EXPECTATIVA.....a conferir (sentimento pré jogo: Deus nos livre).....] O JOGO - Depois de um primeiro tempo de chutões e de chuveirinho na área, até mesmo do time belga, na segunda etapa, enfim, apareceu o futebol. Os bons nomes do time de vermelho apareceram no jogo, o desenvolvimento do trabalho a partir do meio de campo se mostrou eficiente e eles conseguiram fazer o placar com superioridade. Pouco se preocuparam na sua defesa.

Inglaterra 2x1 Tunísia - um estranho jogo de "ufa ufa!".

Com um bom jogo de toque de bola, os ingleses abriram o placar numa situação em que vários atletas de bom nível conswguiam jogar bem. Ato contínuo, de forma infantil, o atleta inglês cometeu um pênalti desnecessário que acabou criando uma situação de grande tensão no jogo.

Fechados, os tunisianos seguraram o placar até perto do tempo extra final mas não resistiram ao melhor futebol do adversário e levaram o segundo gol.


19/6 - Terça feira

Japão 1x0 Colômbia - 9:00h - Era jogo para a Colômbia mostrar do que era capaz, depois do belo desempenho na Copa passada mas, no meio do caminho teve uma mão na bola .... e na área – e era o último homem.

E foi assim que, aos 3 minutos de jogo, a Colômbia perdeu o volante Sanchez, o da mão na bola e com isto, o Japão viu facilitado o caminho para imprensar os nossos hermanos no seu campo, chegando, com isto, à vitória.

O Japão converteu o pênalti lá no início (o da mão na bola), sofreu o empate numa bela cobrança de falta do Quintero (à la Ronaldinho Gaúcho) mas na segunda etapa, os colombianos sucumbiram ao desmanche que aquela expulsão provocou. Sem James Rodriguez, que só entrou com o segundo tempo em andamento (alegação de profundo desgaste físico) e tendo o treinador que tirar o Cuadrado de campo, na recomposição do time depois que ficaram com 10, os sulamericanos responsáveis pela criação não conseguiram fazer a bola chegar ao Falcão Garcia com qualidade e no abafa japonês, que foi intenso na segunda etapa, levaram um gol de bola vinda de escanteio. Foi apenas o primeiro jogo mas do que se viu em campo, o time colombiano não parece ser capaz de repetir o desempenho aqui da Copa de 2014.
______________________________________________

Senegal 2x1 Polônia - 12:00h - Vem a tal Polônia, do mago dos 5 gols em 9 minutos (Lewandowiski, jogando pelo Bayern), badalada pela mídia (essa midiatização, no futebol, sempre acaba em piada) e .... Senegal 2x1 (chegaram a abrir 2x0). Se os africanos pouco fizeram para construir este placar, menos ainda os poloneses conseguiram criar para mostrar o tal favoritismo cantado e decantado pelos bajuladores do futebol além mar. Perderam o jogo e perderam sem mostrar praticamente nada em campo.


______________________________________________

Rússia 3x1 Egito - 15:00h

OPINIÃO

1 – Foi um jogo, ao menos, movimentado. Se não com lances de empolgar pela técnica, pelo menos, com times aplicados e uns 2 ou 3 jogadores de bom toque de bola.
2 – O Egito – Fez um um primeiro tempo bem interessante, abafando as tentativas de ataque do ainda veloz time russo e chegando, vez por outra, à área dos donos da casa. Mas desandou na parte final do jogo.
3 – A Rússia – Comentei com amigos aqui no meu trabalho que a Rússia, guardadas as devidas proporções, é o time do Botafogo da Libertadores/2017: veloz, voluntarioso (e, claro, com uns 2 ou 3 atletas de bom domínio de bola), vai detonando adversários e assim deve ser no início do mata-mata. O problema de times assim é quando têm que decidir uma vaga naquela parte aguda da competição.
4 – Salah – Não deu para ele. Tentou um gol no primeiro tempo e acabou deixando a sua marca, de pênalti, no segundo tempo. Não foi desta vez que o craque egípcio conseguiu levar o seu time a vôos maiores. Dificilmente a seleção egípcia vai conseguir se classificar para a próxima fase.
E
5 – Ao ver este goleiro egípcio (Ahmed El-Shenawy) atuando, com belíssimas saídas de gol, segurança embaixo das traves e frio como se tivesse nascido na Itália ou na Inglaterra, penso: o que é que acontece com os nossos treinadores aqui no país (os de goleiros), que não conseguem preparar um atleta sequer que saiba sair daquele espaço embaixo do gol? É lamentável a quantidade de gols que os nossos goleiros sofrem com bolas cruzadas na área. Ficam estáticos, esperando por um milagre.


20/6 - Quarta feira

Portugal 1x0 Marrocos - 9:00h (corrigindo: C. Ronaldo 1x0 Marrocos)

Portugal (o “time C. Ronaldo acima citado”) abriu o placar aos 3 minutos de jogo. E logo depois, Marrocos tomou conta da partida. É impressionante como, jogo a jogo, torneio a torneio, firma-se a convicção de que Portugal é um time comum, de porte médio, que gravita em torno do seu camisa 9. Marrocos não empatou este jogo por conta mesmo do imponderável do futebol, tendo obrigado o goleiro português a fazer verdadeiros milagres na partida. O bom time africano, assim, despede-se da Copa com duas derrotas.


______________________________________________

Uruguai 1x0 Arábia Saudita - 12:00h

Tudo o que foi dito acima sobre PortugalxMarrocos serve, em grande parte, para este jogo do meio dia. Um gol do bom e oportunista Soarez, tentativas frustradas do fraco time árabe de criar jogadas de área e nenhum movimento uruguaio no sentido de mostrar-se o time superior que é. O resultado foi um 1x0 bem insosso. A comparação deste jogo com o dos portugueses só não é completa, por ser o time marroquino muito superior aos sauditas.


______________________________________________

Espanha 1x0 Irã- 15:00h

Parece incrível, mas o mesmo filme dos dois jogos anteriores foi repetido nesta partida, como se estivéssemos num cinema com aquelas sessões contínuas.

Um gol ao acaso deu ao time espanhol a vantagem no placar mas foi só. Os iranianos pressionaram, criaram chances de gol mas acabaram derrotados e com isto, dependem de uma vitória sobre Portugal na próxima rodada para permaneceram na Copa.
ssos goleiros sofrem com bolas cruzadas na área. Ficam estáticos, esperando por um milagre.


21/6 - Quinta feira

Dinamarca 1x1 Austrália - 9:00h

Mais do mesmo. Com um bom início de jogo, a Dinamarca abriu o placar bem cedo, com um belo gol. Mas na recuada básica da velha mania de manter o placar, começou a receber pressão da Aaustrália até o pênalti confirmado pelo VAR. O barbudo australiano cobrou com perfeição e empatou o jogo (tudo ainda na primeira etapa). O segundo tempo se tornou aquele auê de sempre na competição: a Dinamarca segurando o jogo e a Austrália tentando virar o placar.



______________________________________________

França 1x0 Peru- 12:00h (Mais do mesmo (do dia) - VOLUME-II)

A França até fez um bom primeiro tempo, manteve o Peru na defensiva (os sulamericanos pouco atacaram) e assim, conseguiu o seu gol. Mas foi só. Fizeram o gol, não buscaram ampliar o placar e na segunda etapa, voltamos à situação dos outros jogos modorrentos de que tem sido feita esta primeira fase da Copa. Os peruanos, por seu lado, com um adversário desinteressado em atacar, poderiam ter buscado sorte melhor no tempo final e até tentavam partir para a área deles, mas, no modo ‘arame liso’. E a segunda fase que não chega.



______________________________________________

15:00h - Primeiro tempo - Argentina e Croácia empatam em 0x0

CONSIDERAÇÕES - E a Argentina, hein? termina neste momento a primeira etapa e o Messi.... nada. O jogo está empatado em zero. Caso assim permaneça, a Croácia vai estar praticamente nas oitavas enquanto os hermanos vão ter que vencer a Nigéria (situação aparentemente tranquila) mas vão ter que torcer muito para que a Islândia perca o seu jogo contra a Croácia. Vão começar a fazer contas.

______________________

Resultado final (difícil de acreditar) - Argentina 0x3 Croácia.

OPINIÃO


Comentando nas redes sociais, eu disse, sobre o “Amarelessi”, que a Copa do Mundo é o torneio que separa os homens dos meninos. Em 1958, contra a vontade do treinador Feola, os antigos acabaram por quase impor a entrada do Garrincha e do Pelé em campo. Os dois entraram e resolveram a parada num jogo só (aquele contra a União Soviética). Em 1993, correndo risco de não se classificar para a Copa, o Parreira teve que atender ao clamor popular pela convocação do Romário para o último jogo eliminatório aqui no Maraca. Ele chegou, disse que ‘se desse errado a coisa estaria na conta dele’, fez uma partida épica, com um gol à la Pelé e nos trouxe o caneco. Copa do Mundo, definitivamente, não é mesmo para muitos. Em 2002, Felipão não ia levar o Ronaldo para a Copa da Ásia. O italiano Capello o chamou e disse “vc está maluco? Prescindir de um atleta deste nível?”. Felipão cedeu e o nosso futebol entrou definitivamente no panteão de superpotência deste esporte – sozinho.

Nos 3 casos, trataram-se de atletas de decisão, gente que vê uma responsabilidade e não precisa pensar antes de agir. O Felipão não ia chamar o Ronaldo por conta da última lesão – fez a leitura errada da situação. Recuperado totalmente da cirurgia, o Fenômeno iria entrar na Copa em condições físicas totalmente vantajosas em relação aos demais concorrentes, pois passou meses sem o stress físico dos jogos na Europa. Voou no torneio.

De tudo o que se disse aqui, temos que A ARGENTINA ESTÁ QUASE FORA DA COPA DO MUNDO.
Sem querer comparar a Croácia de hoje com a Costa Rica (do nosso jogo amanhã), a seleção brasileira que se cuide. Se o nosso craque entrar para jogar no modo Neymarelado, passaremos sufôco também.

17 de jun. de 2018

BRASIL ESTRÉIA CONTRA A SUIÇA



Agora é prá valer.


Brasil 1x1 Suiça - 15:00h

O time jogou tão mal, que não se salvou nem o Phillipe Coutinho, autor do primeiro gol da partida.

Hoje, de uma vez por todas, firmei a opinião que sempre tive sobre o nosso futebol mas que sempre foi combatida: nos clubes, até temos armações táticas que foram mais desenvolvidas a partir do fim da era dos craques atuando aqui mas quando se trata de seleção, a coisa sempre pegou mais para o talento individual. Senão vejamos.

1958 - o time patinava quando, apertado pelos mais experientes, o dorminhoco Feola sacou Mazola e Joel, colocando em campo Pelé e Garrincha.

1962 - Continuamos com os fora de série, Garrincha à frente.

1970 - Nem preciso falar em jogadores de drible, de talento extra classe para desarmar defesas. Como exemplo, Zagallo escalou 4 camisas 10 no mesmo time.

Em 1974, vários fatores atrapalharam o time na Copa mas a partir de 1978, o fora de série que decide num drible sumiu, com o decisivo Rivelino machucado e entrando apenas no último jogo. Em 82, rolou um amarelão geral, quando tínhamos pelo menos 3 extra classe mas estes se deixaram apanhar pela surpresa italiana.

Aí, voltamos com duas duplas de jogadores extra classe e ganhamos mais duas Copas.

1994 - Romário e Bebeto.

2002 - Ronaldo e Rivaldo, luxuosamente ajudados por um talento que pedia passagem: Ronaldinho Gaúcho.

Vejam que, em várias outras Copas, nós tivemos foras de série no time, só que eles não se sobressaíram (2006 foi o melhor exemplo, já que 2002 foi um caso atípico).

É de se imaginar, então, que se os diferenciados de agora (Neymar e Phillipe) não desencatarem, dificilmente esta seleção irá obter o sucesso que desejamos na competição. A conferir.



O DIA SEGUINTE

 (Day after - nome de filme sobre catástrofe nuclear)

- A imprensa (até a mídia argentina) - 'O Brasil empatou com erros de arbitragem'
- A Fifa - O árbitro de vídeo informou ao juiz de campo que não houve qualquer irregularidade nas jogadas reclamadas'.

Vão entender!



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG