Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

19 de abr. de 2023

COPA SUL-AMERICANA - SEGUNDA RODADA

 Time recebe o U. C. Vallejo,
joga bem e goleia 


4x0



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- A imprensa colorida (já que somos preto e branco) anda de orelhas em pé com o Botafogo. De ofensas grosseiras vindas de um dito jornalista a matérias sobre o futebol carioca ignorando o clube, deu de tudo esta semana.

- O Corotiba quer o Daniel Borges, mas Luis Castro não quer perder o atleta no momento.

- E o Segovinha (o pequeno Matías) não pôde ser relacionado. O time anterior não cuidou da questão da inscrição do atleta a tempo.
  

CONTRATAÇÕES

- A bola da vez é (volta a ser) o James Rodriguez. O clube não se manifestou a respeito do boato.

- Escalação: 
 

O time titular 


_______________________________________

MAS NÃO NOS ILUDAMOS

O JOGO - Sim. Afinal, somos alvinegros e como dizia um dos primeiros amigos frequentadores aqui do blog (que usava o nick 'Carlito Rocha'), nossa soberba teve o desfecho triste de 1974, ano do desmanche do elenco que por mais tempo mandou no futebol brasileiro, por vezes revezando com o Santos, por um ano com o Palmeiras, mas numa sequência, pelo que tenho conhecimento, no mundo todo (mundo de verdade) inédita de 17 anos no topo (entre 1957 e 1973). Ninguém fez até hoje, ninguém igualou, NINGUÉM CALA!

O 4x0 de ontem pode até provocar arroubos de megalomania em alguns na nossa arquibancada. Decerto irá provocar quase um AVC de dúvidas na cabeça do escriba de quinta que nos chamou de time lixo, vai sim deixar alguns outros escribas novatos e não tão bem preparados já começando a achar que surgiu um novo Palmeiras com outro Abel no banco.

Mas não é nada disso.

Evoluímos sim, da catatonia pós 3x0 no Santos no ano passado até os pífios jogos contra Portuguesa e o primeiro contra o Audax, mas ainda estamos longe do ideal para o quase ótimo elenco que temos. De elenco falo mais abaixo. De ontem tenho a dizer que o adversário, ou nunca viu um estádio como o nosso estava ontem e o medo o fez tremer as pernas (já que até tinham alguns atletas parecendo saber conduzir uma bola e dar bons passes), ou é mesmo aquela baba que se entrasse no campeonato carioca, sairia talvez com 1 ponto conseguido num empate contra o quase pior do torneio já que, sem medo de estar errado, afirmo que eles seriam de longe o pior time.

Não foi adversário digno de ser parâmetro para nada e posso provar isto. Em 2019, Gilson, Fernando (lateral direito) e o goianiense Luis Fernando, tá certo, ajudados pelo bom futebol do João Paulo, do Erick e do Alex Santana, sapecaram outro 4x0 num troço chamado Sol de América aqui no Niltão mesmo. A certa altura da partida, já com o placar quase feito, Gatito entregou a bola para o Fernando e numa tabela parecida com (diriam alguns iludidos aqui na cidade) uma espécie de 'igual para igual' com europeus, o time saiu da defesa para o meio como se fossem galácticos tocando a bola. Vi o vídeo da jogada e o próprio narrador do país do pobre time goleado falou da jogada como se fosse algo nunca visto no país dele, ou seja, lá como cá a imprensa "sabe nada". Saímos dali daquele jogo, recebemos o Defensa Y Justicia que estava invicto na Argentina, tinha vencido lendas como o San Lorenzo e outros grandes de lá e num dia de temporal bíblico (eu estava lá), digo que não perdemos por terem eles ficado prejudicados no seu magistral toque de bola naquela chuva toda e, claro, vencemos por uma felicidade de um passe de goleiro que foi parar nos pés do Erick no último (último mesmo) minuto da partida.

Para provar que a afirmação sobre o jogo da chuva não é imaginação minha, na partida de volta lá na Argentina, fomos engolidos por 53 minutos (conferi agora no Google) com, do lado deles um futebol de toques rápidos e precisos e do nosso, uma retranca e uma sorte de time grande. Até que numa bobeira de marcação, Erick saiu livre na frente do goleiro deles, abriu o placar e como todo time sem força na camisa, o bom pequeno argentino se desmanchou e o número chegou aos 3x0. Fomos desclassificados do torneio logo na rodada seguinte pelo Galo, que nem era o time competitivo dos dias atuais.

O que quero dizer com essa história toda é que ainda não fomos testados nessa retomada por nenhum time digno de nota. Esqueçamos o São Paulo do último domingo: time de bons jogadores sim, mas insosso toda vida, arame liso, sem pegada. O segredo do sucesso para o elenco do Sr. Luis castro passa pelo jogo da próxima segunda em Salvador. Se vier um placar negativo com uma atuação ruim, iremos ter problemas até o elenco se acertar de vez mas se jogarmos bem, mesmo em caso de empate, a sequência de jogos aqui no Rio (brasileirão, CB e sulamericana) poderá nos deixar muito bem na temporada.

DO ELENCO

E o scout estava certo (e os reclamosos fragorosamente errados).

Que bons jogadores são Eduardo e Danilo Barbosa em particular (o último, taxado de inútil antes de se acertar com o time), quão útil é o botinudo Junior Santos, ruim de bola sim mas um terror para qualquer defesa com a força e a determinação do seu jogo. Como o Rafael vem se recuperando, o que joga o garoto Lucas Fernandes, que segurança têm Cuesta e Adryelson, que bom ver Luis Fernando vai aos poucos recuperando o futebol que prometia antes de ir para a França. Nem nem atuou bem neste jogo, o mesmo para Sauer, que não foi bem ontem mas tem mostrado evolução. Ambos vão subindo de produção e agregando valor ao grupo. Imagino como vai ficar o elenco quando o Segovinha e o Kayque já estiverem aptos a iniciar uma partida. E ainda estamos na expectativa, no segundo semestre, da chegada do uruguaio Diego Hernandez.

É meus amigos, palmas para a nova administração do Botafogo. É só o treinador não inventar, para que o ano seja ainda melhor do que o de 2022.

NOTA DE DESTAQUE

Nossa torcida. Reclamou dos adversários violentos, vaiou faltas, pediu e vibrou com um bom olé no final do jogo, mas aplaudiu e gritou o nome do treinador deles, 'um tal de' Loco Abreu. Emocionado, o ídolo agradeceu no início a partida mas nos aplausos do final, autêntico como é, desceu as escadas quase correndo, contrariado e sequer olhou para o público. Está perdoado, ídolo. Goleada é fogo (Fooogoooo).


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG