Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

1 de jan. de 2020

FELIZ ANO NOVO

Vem chegando um 2020
com boas novidades


MARCOS PARET




Bem meus amigos alvinegros. Inicialmente, um ótimo ano novo para todos nós, em família e também nas arquibancadas. As notícias são as que esperávamos para o nosso momento ("empresa" alvinegra em crise): dispensa de medalhões caros (Diego Souza está de saída e Leo Valencia já se foi), de atletas dispendiosos e inúteis (a lista é enorme mas citemos Pimpão e Vitor Rangel) e a formação de um time basicamente com a prata da casa.

Sobre os contratados, o clube trouxe o volante Tiaguinho (jogou a série B e é do Corinthians), os desconhecidos Rhuan Renato, Guilherme Santos e o atacante Pedro Raul (jogou pelo Atlético-GO com Eduardo Barroca e ajudou o time a subir para a série A do ano que vem). Foi igualmente contratado um peruano de 20 anos (Alexander Lecaros), atacante de lado de campo, canhoto, de quem a diretoria muito espera mas que pelos vídeos (somente jogos contra times desconhecidos de lá), vê-se que é melhor esperar pelas suas atuações no calor dos clássicos no Nilton Santos e no Maracanã.

Está também sendo tentada a contratação do Felipe Vizeu junto à Udinese da Itália e aí, digo que podem mais uma vez repetir erros do passado, mesmo sendo esta uma diretoria de transição para o modelo S/A. Este jovem saiu da base do Flamengo e depois disso, nunca mais se firmou. Vir com status de estrela, ganhando muito mais do que a maioria do elenco (querem fechar a folha em 1 milhão de reais) e tendo que ser protagonista sem o menor cacoete para sê-lo, é sim mais um risco, mais uma forma de se começar mal uma temporada. Enfim, aguardemos como será este time em campo.

Eis alguns dos novos contratados

Perdemos ainda o atacante Ezequiel (negociado com um time japonês) e bom zagueiro Gabriel, cujo empréstimo o Atlético-MG não quis renovar, uma vez que também eles estão remontando o elenco. O meia Cícero está negociando uma redução salarial para permanecer até o fim do contrato.


O PROJETO S/A

Depois de muito ouvir, muito assistir a vídeos que nada explicam (apenas repetem o que sai todos os dias no noticiário e nem os jornalistas sabem ao certo o que explicar - o projeto todo é tocado sob cláusula de confidencialidade), enfim, fez-se luz sobre um dado relevante de toda a situação: a dívida impagável.

Segundo a rádio Botafogo, com o arrendamento do futebol do clube, a empresa que surgirá virá com novo CNPJ e desta forma, LIVRE DE DÍVIDAS. Falando da parte boa, esta empresa pode negociar os contratos que precisar e não sofrerá nenhuma penhora, não terá credores com quem se acertar, não terá jogadores antigos na fila para cobrar valores atrasados.

Com a formação da empresa gestora do futebol, o clube Botafogo continua com a dívida mas sem o ativo futebol para produzir a renda que tanto sofre com as penhoras. O acordo então é que os empreendedores repassarão ao clube os valores dos acordos a serem feitos para o pagamento destes débitos e aí, o que é 1 bilhão poderá (e, é certo, será) ser renegociado com descontos, algo do tipo Refis ou outras modalidades de descontos (conceitos muito usados no Brasil por empresas e Bancos) e sem o artifício de penhoras, já que além da negociação que poderá ser feita, o clube já não terá mas a galinha dos ovos de ouro tão massacrada pelas decisões judiciais.

Entenda-se que tudo o que diz respeito a dinheiro do futebol, de forma legal, ficará com a empresa nova (digamos que se chame Botafogo S/A) e ela é quem, por contrato, após o clube renegociar o que deve para pagar em parcelas mensais, irá repassar os valores necessários para a quitação dos débitos. A engenharia parece complicada, mas não temos dúvidas de que é uma saída e tanto para que o Botafogo, enfim, possa de novo se tornar competitivo e não apenas participante.

Sobre os valores a serem injetados na nova empresa, foi informado que desde agosto já tem empresários graduados aguardando os movimentos feitos no sentido de se legalizar a transformação para clube empresa. No momento, a única pendência é aguardar a votação no Senado (até maio) e posterior sansão presidencial do novo modelo de clube de futebol para, enfim, podermos ver chegar o novo dinheiro. Fala-se em 350 milhões de saída, dos quais 40 milhões seriam reservados para começar a contratar atletas um pouco mais qualificados mas aí, tudo passa ao terreno da especulação.

Temos que ter então em mente o seguinte: o projeto será aprovado pelo governo, já há investidores numa espécie de fila de espera e o dinheiro vai entrar. Teremos somente que ter paciência com a transição, apoiar e evitar queimar os bons jogadores que vão subir da base mas que dificilmente irão saber conviver com vaias ante os primeiros toques errados na bola. Minha aposta é para além do segundo semestre de 2021 e até lá, os novos comandantes do barco alvinegro já poderão estar com um presente especialmente dourado nas mãos: o garoto Matheus Nascimento, atacante titular das seleções de base que estará, em 2021, com 18 para 19 anos. Que os deuses sejam cada vez mais alvinegros e que voltemos aos dias de glória do nosso inesquecível passado.

2 comentários:

  1. Bom dia botafoguenses.

    Vamos por parte, como dizia Jack. Esta é velha mais sempre está atual.

    O primeiro parágrafo, nosso amigo Paret nos posiciona com relação as dispensas. Juro que esperava bem mais do que estes nomes citados, sinto apenas pelo Pimpão, como já disse inúmeras vezes, apesar de suas deficiências técnicas era um aguerrido quando entrava em campo, e sempre honrava a camisa do Botafogo. Acho sinceramente que poderiam ter ficado com ele para dar motivação aos que estão começando. Quanto aos outros citados, na minha opinião não deveriam nem ter vindo, foram vendidos como solução e só nos trouxeram problemas, o custo-benefício na minha opinião foi zero.

    No segundo parágrafo, fala-se das contratações até agora. Me espanta quando o clube vai buscar jogadores totalmente inexpressivos, principalmente no Atlético-GO. Parece que o exemplo de Luiz Fernando nada serviu. Este novo vem com as mesmas características, os mesmos elogios e o que vimos no outro foi um tremendo conto do vigário. Mas como posso estar errado e seguindo o comentário do Paret vamos aguardar.

    O terceiro parágrafo merece uma risada não pelo comentário, mas sim pelo assunto. De repente esta porcaria do Felipe Vizeu virou craque. Acompanhei no Flamengo e também no Grêmnio, NADA, mais um alçado a condição de bom jogador, e não passa de um Pimpão da vida.

    Com relação as perdas, vi com pesar a do Gabriel, foi um jogador símbolo de qualidade no meio da cambada de pernas de pau que nos apresentaram em 2019. O Ezequiel não perdemos nada. O vi jogar inúmeras vezes no Sport Recife e é outro que não tem nada de novo, se deu algum lucro ÓTIMO preferiria tentar trazer de novo o Guilherme.

    Como vc bem falou Paret, o Projeto S/A na minha opinião é uma incógnita (?). Não sou advogado, mas também não sou burro. Já disse a vc uma vez, não consigo assimilar bem esta história de que esqueçam as dívidas e começam do zero. Alguém vai assumir esta bronca, só posso garantir a vc que eu não serei este sujeito. Como disse antes não consigo entender como alguém vai investir dinheiro em algo falido como está o Botafogo neste momento, sem pratas da casa que poderão dar retorno imediato, e como irão reagir os empresários que são os reais donos dos passes.

    No mais meu caro, não que eu seja um cara cético, mas a vida me mostrou algumas facetas que demonstram: cautela e caldo de galinha, já dizia minha avó, não fazem mal a ninguém. Portanto, hoje é o primeiro dia do ano e se vc me perguntar em que au acredito, direi com todas as letras, EM NADA. Para mim só acredito vendo, e assim mesmo nas atuais circunstâncias, fica difícil acreditar em alguma coisa.

    Um grande abraço, já lhe disse e repito, um grande ano para nós muito sucesso em nossas vidas, seja profissional ou particular, e que possamos ter alguma esperança de que não iremos cair para a segunda divisão neste ano, pois as perspectivas iniciais são as piores possível. Se o Botafogo conseguir alguma coisa com 1 milhão de folha de pagamento em me rendo e coloco as mãos para o céu agradecendo mais uma vez a Deus como fiz muito no ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Luiz.

      Eu tenho sim, esperança no projeto S/A, mas não a curto prazo.

      E sobre o Vizeu, tomara que os beócios das organizadas não paguem o mesmo mico que pagaram com o Diego Gordo, lotando a nossa sede para receber aquela inutilidade.

      Paret

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG