Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

7 de set. de 2022

A HORA DA VINGANÇA - AMÉRICA-MG

 Botafogo recebeu o América -MG mas não 
saiu do zero no placar 



PRÉ JOGO

- Notícias

- Uma informação que emociona o nosso povão-Fogão: Loco Abreu será homenageado na calçada da fama do Maracanã. O "gol cavadinha" será eterno.

- E não deixa de ser uma boa notícia a cirurgia do Rafael, que teve afundamento do lado esquerdo do rosto no jogo em Fortaleza. Tudo correu bem e o atleta já pode iniciar a recuperação.

- E o Boss não para. John Textor acaba de adquirir mais um clube: Eagles F C, do mundo árabe. Tá mais com jeito de ser algo novo criado pela sua própria empresa, a Eagle Holding. Vamos conferindo mais informações.

- E mais um atleta não adaptado ao novo padrão do Botafogo foi repassado para o RWD da Bélgica: Vinícius Lopes.
  

CONTRATAÇÕES

- Vem surgindo muito forte na internet a informação sobre o interesse do Textor no Rodinei, que viria de graça, e no Pedro Raul, cujo clube que detém os direitos federativos pede 15 milhões de reais.

ATUALIZAÇÕES 

MARCOS PARET 

Sexta, dia 9 - foi anunciado com muito estardalhaço pelo site Fogãonet a saída do Jorge Braga do clube. A situação não foi das melhores e o ex CEO já anunciou estar acionando judicialmente o clube por ter altos valores a receber. 

ESCALAÇÃO 



Palpite do Henrique: 

 
Sem novidades nos relacionados, só a volta do Danilo Barbosa, não devemos ter surpresas na escalação:

Gatito, Saravia, Adryelson, Cuesta, Marçal, Tche Tche, Lucas Fernandes, Eduardo, Victor Sá,  Tiquinho e Jeffinho. 

Novamente vamos sem reserva para lateral direita, e caso Saravia tenha "problemas" para completar o jogo teremos novamente improvisação.

Diante da falta de novidade puxo outro assunto para palpitar:

 
"Gatito Fernández, Douglas Borges e Igo Gabriel; o lateral direito Renzo Saravia; o lateral esquerdo Carlinhos; o zagueiro Joel Carli e o atacante Júnior Santos."
 
Saravia é lateral de confiança e afinado com o esquema tático, e Júnior Santos contratação recente. Creio que renovem, apesar que esse último podem ter feito só uma experiência.
 
Douglas Borges eu duvido que renovem. Igo Gabriel é novo, deve renovar nem que seja para ser emprestado. Carlinhos não deve renovar, e Carli eu discordo totalmente da reportagem, gostaria que renovassem, mas ficarei muito surpreso se ele fizer parte dos planos do Castro.

E o time foi a campo com:




_______________________________________


O JOGO - Um paralelo aqui entre a fase pré SAF e o momento atual.

Antes nós não tínhamos time para propor jogo contra os pequenos, uma vez que os nossos elencos eram fracos. Hoje não temos time para isso de novo, mas por um motivo diferente: esses pequenos já não são mais tão pequenos assim.

A falta de sorte na montagem de um time totalmente novo como este, é que pela primeira vez na história começamos um brasileirão com apenas um time pequeno na acepção da palavra, o Juventude.

Via-se ali da arquibancada, claramente, o nó tático (mais um) que o há uns 3 anos organizando América-MG impunha a este amontoado alvinegro. Via-se como Eduardo já evoluiu desde a primeira exibição, mas o Tiquinho ainda pena com a situação de ter vindo de uma temporada inteira na Europa.

Reputo sim ao treinador a falta de tato para imprimir qualidade a uma legião estrangeira onde cada atleta veio de um lugar do mundo, mas insisto em que o reclamado Enderson Moreira não tiraria leite desta pedra.

O que prova a impossibilidade de um trabalho técnico minimamente razoável (claro, não justificando a teimosia do Castro) é a situação do próprio Mancini. Saiu deste América organizado e o time não sentiu a sua falta. Foi para o Grêmio mas não teve tempo para evitar o rebaixamento, ou seja, não organizou a desorganização por lá. Voltou ao América e tudo continua na mesma, time taticamente correto, boas jogadas ensaiadas e executadas há meses e meses, etc..

Não é somente o técnico: é tempo de jogo, liga, entrosamento e essas são coisas complicadas para se resolver com o campeonato rolando, repetindo o que foi dito no início do texto, num ano em que de pequenos, aqueles antigos pequenos só têm o nome.
 
 
Do Contra:
 
A escalação sem surpresas. O esquema tático, o tal 4-3-3 que pela TV vi se postar como o britânico (ou nipônico) 4-1-4-1, com Saravia, Adryelson, Cuesta, Marçal - Tche Tchê - Victor Sá, Lucas Fernandes, Eduardo, Jeffinho - Tiquinho.
 
Castro reclamou que se fala muito de jogador e pouco de tática, padrão de jogo, etc, por aqui. Muitas individualidades e pouco sobre o coletivo. Então vou falar rapidamente sobre Tiquinho, excelente jogador, que sabe sair da área e tem bom passe e visão de jogo. Só que lembrei do Rafael Marques que ficou mais de 20 jogos até marcar o primeiro gol. Sem problema, o projeto é para longo prazo e cobrar resultado e gols agora é absurdo (tem que avisar que tem ironia?).
 
Time está definido para o restante do Brasileirão, é basicamente este aí. E a trajetória também. Vamos fazer bons jogos contra times intermediários, penar contra as retrancas dos pequenos, e tomar algum passeio dos times top.  

E a trajetória também está definida. Não cai mas não pega Libertadores. Vai ficar com uma das últimas vagas da Sulamericana e só.
 
O grande risco? Iniciar o ano jogando o Carioca com o time B, e resolver reforçar mais ainda o time principal, com várias contratações no início do ano. Pois aí vai começar o ano com elenco renovado, sem pegar corpo no Carioca e vai passar mais um ano dizendo que o elenco foi modificado e não tem entrosamento, e que é um trabalho de longo prazo. 

Por último, Oyama estreiou na 2a divisão belga, onde o RWD Molenbeek venceu de virada, sendo que Barreto e Vinícius (que também estreiou) entraram no segundo tempo. Barreto fez excelente lançamento na esquerda que resultou em cruzamento para o gol da virada, e já consideram que o meio vai ser Alexis de Sart, Luís Oyama e Barreto. Textor sabe ganhar dinheiro.

Próximo jogo Coritiba, que venceu o Goianiense, e fora da Z4 poderá fazer uma bela retranca. Minhas expectativas são as mais baixas possíveis. Contra o Goiás menos ainda, e contra o Palmeiras, se empatar está ótimo.

Abraços.

10 comentários:

  1. Se Rodinei for contratado podemos considerar que o próximo a sair é o "contundido" Daniel Borges?
    Acho que com o fechamento da janela europeia ele deve sair em outubro para o futebol árabe, talvez com mais alguns do time B e sub-20, como o Raí, que fez gol ontem no torneio sub-20 OPG.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Henrique!

      Discutíamos ontem acerca do Daniel (contusão, situação análoga à do Erison) e o sono me tirou a capacidade de ver o todo.

      Agora fica clara a questão do interesse forte no Rodinei. Apesar de eu ainda o achar um vagalume, todo o momento é favorável à mudança: viria de graça, é mais eficiente do que o Daniel e está no "modo vagalume aceso".

      Paret

      Excluir
    2. E está no perfil "jogador com experiência de série A", seja lá o que isso significa.

      Abraços.

      Excluir
  2. Bom dia meus caros.

    Com relação ao Rodinei, apesar de estar de acordo com o Paret, ele vem despontando no time do Flamengo. Assisti ao jogo contra o São Paulo, e apesar do SP ter dado um passeio no Flamengo, perdeu o jogo por causa do Rodinei que fez a diferença, acabou com o lateral esquerdo do SP e deu a vitória de bandeja para o Flamengo.

    Agora Pedro Raul, me desculpe mas a direção do Botafogo perdeu o juízo, jogador medíocre que nada fez no clube e foi um dos responsáveis pela queda em 2020, apesar do momento ruim do clube. E a mídia vagabunda diz que seria um bom momento para o Botafogo reparar a sua saída. VTC.

    Meu caro Henrique, falei isso lá atrás de que o Luís medíocre Castro iria mandar todo mundo embora, Daniel Borges completa a lista. Só o Gatito fica por enquanto. kkkkk

    Vamos ver amanhã contra o América-MG como se comporta os jogadores, que num erro absurdo, já estão falando em vingança. PODE.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, amigos!

    Falando da lista dos que ficarão sem contrato, assunto do "Palpite do Henrique", acho útil manter o Carli, o garoto da base e o Gatito, com uma ressalva para o gol.

    Gatito ainda é especial, mas existe um tempo para o jogador num clube.

    Claro que não podemos prescindir dele à toa, mas o novato vai fazer alguns jogos na ausência dele, que vai para os amistosos da seleção paraguaia. Hora ideal para vermos a possibilidade da passagem do bastão (das luvas, neste caso)

    Paret

    ResponderExcluir
  4. Boa noite a todos!

    Henrique, estou neste exato momento assistindo ao jogo do Goiás contra o CT. Se o Goiás vencer, entra no G8 com aquele futebol do Everest.

    Sinceramente, não queria isto de novo aqui no Botafogo. Assim como acho que com uma pré temporada bem feita, este elenco pode sim começar 2023 apresentando bons resultados.

    Paret

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que seria uma pré temporada bem feita? Time B jogando Carioca e Castro treinando o esquema imutável e espaçado dele? E quem não se adaptar é emprestado e vem novos jogadores, que não rendem porque o time mudou todo?

      Excluir
  5. bom dia meus caros.

    Mudou alguma coisa? NADA

    Mandaram todos embora com a promessa de dias melhores. Que nada o problema não está nos jogadores e sim na direção técnica. Não vou falar mais do medíocre Luís Castro, já disse tudo que tinha de dizer a respeito deste senhor.

    Meu caro Paret, Goiás, América-MG, Avaí, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza e Ceará, e o próprio Botafogo nos dias de hoje, apesar de suas memoráveis tradições, são considerados times pequenos faz tempo.

    O Botafogo vive de seu nome na história do futebol brasileiro, fora isso o nosso desempenho é ridículo. Antes o problema era dinheiro, hoje tem dinheiro e o nosso desempenho continua sofrível, mal vamos lá das pernas.

    Minha percepção do Botafogo hoje, é que entregamos o nosso clube do coração a verdadeiros MERCENÁRIOS, que não estão a fim de ganhar títulos, nos dar alegrias ou honrar nossas tradições e sim ganhar dinheiro a qualquer preço.

    Junto a isso, perdemos o nosso poder de reclamar, pois de nada adianta irmos para a arquibancada do Nilton Santos e vaiar o time como fizeram ontem ao final do jogo, pois ficará tudo na mesma coisa. Como vc pode afirmar que Enderson Moreira não tiraria leite desta pedra? Junto com Jair Ventura foram os dois únicos técnicos que nos deram alegrias nesta década, mas infelizmente no Botafogo todos que mostram alguma coisa não prestam, um pelo que disse e não vi nada demais no que disse (pura hipocrisia de torcedores), e outro porque criava caso com arbitragem, ah façam o favor, preferem esta porcaria de Luís Castro que está a seis meses dirigindo o time e não mostrou nada que se apresente e vai continuar não mostrando NADA, pois é um incompetente, teimoso, arrogante e prepotente que acha que sabe tudo e não sabe NADA. Treina, treina e o time só improvisa dentro de campo, e esta é a grande diferença de nós para eles, futebol de hoje não se ganha improvisando, e sim com treino certo e disposição para ser um time vencedor, coisa que passa longe deste elenco que não tem coesão nenhuma, conjunto então nem se fala, pois treina seis dias por semana a meses e NADA. Culpa de jogadores, eu seria leviano em dizer isso, lógico que não.

    Pode até ser que eu esteja errado, mas não podem negar que estamos a beira do precipício novamente. Antes era porque os jogadores antigos não prestavam, aí mudaram o lado do disco e nos enfiaram pela goela abaixo que o DM estava lotado, esvaziou-se o DM, terminaram de mandar o resto embora, trocou-se tudo e a merda continua a mesma, quando não ganha na sorte, ou perde ou empata.

    Então vamos ver até onde vamos parar com esta teimosia toda.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erison acabou de fazer um detalhe irrelevante para um projeto de longo prazo ainda a pouco pelo Estoril.

      Excluir
  6. Da minha postagem Bíblia:
    "O sucesso do Erison e de Oyama, e até do Barreto e dos garotos, pode abreviar essa percepção por parte de Castro e Textor, e fazê-los olhar com outros olhos para o próprio Erison e o Oyama e também para Gatito, Daniel Borges, Matheus Nascimento, Jeffinho e Carli. Valorizar o que vêem em adversários, valorizar a observação de uma Copa São Paulo de Futebol Junior, valorizar buscar jogadores que se destacam em estaduais, como fizemos com Chay, um craque em potencial mas que não teve uma carreira adequada no futebol, por falta de empresário, e se tornou um jogador com vários problemas de fundamento.

    Enquanto isso não ocorre iremos ter um certo sofrimento, e um risco de zona do rebaixamento rondando, mas com pequena possibilidade de cair porque o elenco tem qualidade e muitas opções."

    Erison fez o gol da vitória do Estoril fora de casa, e foi eleito o Homem do Jogo.
    Oyama está sendo festejado no RWDM, e Barreto também, tendo dado o "último passe", lindo lançamento na esquerda, de onde saiu a assistência para o gol da virada, também fora de casa.

    Espero que isso evolua, e que Textor enxergue rápido os erros de avaliação que fizeram.

    Abraços.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG