Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

20 de nov. de 2022

COPA DE 2022 - CATAR

 20/11/2022
Começa a Copa do mundo



 
 

FESTA DE ABERTURA 

- Com muito brilho, coreografias bem ensaiadas e textos narrados pelo americano Morgan Freeman, a festa teve como ponto negativo a narrativa de igualdade, num país reconhecidamente alheio a direitos fundamentais básicos do ser humano.

  Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah


_______________________________________

PRIMEIRO JOGO - A  abertura do torneio com a partida entre os donos da casa e o Equador mostrou a distância que o futebol árabe ainda terá que percorrer para, por exemplo, chegar ao nível em que se encontra hoje o futebol africano. O 2x0 no placar não refletiu o que foi a superioridade dos sul-americanos em campo. O goleiro equatoriano virou meme na internet, tal a tranquilidade que teve durante toda a partida (imagem abaixo).

__________________________

Programação de 21/11/2022

10:00 Inglaterra X Irã
13:00 Senegal X Holanda
16:00 Estados Unidos X Gales

Inglaterra 6X2 Irã - 10:00h

Das coisas boas do futebol. Impedido de usar uma menção ao movimento LGBT na camisa, Harry Kane cumpriu a determinação da Fifa mas não deixou a mensagem morrer: trocou a imagem do arco íris para uma frase pedindo igualdade.

O jogo? Foi 6x2 para os ingleses, fora o baile. Tem garoto ali naquele time que não deixa nada a dever aos nossos ensaboado brasileiros. 

Holanda 2X0 Senegal - 13:00h

Os holandeses foram os primeiros entre os "grandes" que encontraram alguma dificuldade no jogo. Analistas deram opiniões informando que os africanos foram até melhores em campo. Prevaleceu a experiência europeia.

Estados Unidos 1X1 País de Gales - 16:00h

Foi um tempo de cada um. Na primeira etapa, um domínio bem consistente dos americanos, na segunda um maior equilíbrio do adversário. O filho do George Weah, Timothy Weah abriu o placar aos 35 minutos mas Bale empatou de pênalti aos 36 da etapa final.
__________________________

Programação de 22/11/2022
 
07:00 Argentina X Arábia Saudita
10:00 Dinamarca X Tunísia
13:00 México X Polônia
16:00 França X Austrália

Argentina 1X2 Arábia Saudita - 07:00h

DE VIRADA

Quem foi ao Belo estádio que vai sediar a final da Copa ver o Messi acabou se contentando com uma bela cobrança de pênalti feita pelo eterno camisa 10 e.....viu mesmo outro camisa 10: Salem Al-Dawsari.

Autor de um gol digno dos gigantes do futebol, o da virada, o atleta saudita gravou na memória dos aficionados por futebol uma imagem difícil de esquecer. 

E a Argentina?  Bem, entrar no torneio com aquela invencibilidade e com ares de favorita acabou não se justificando,  ante a inocência de cair durante quase aqueles 40 minutos da primeira etapa na armadilha da linha de impedimento dos árabes. Foram 3 gols anulados e ao menos mais 4 impedimentos anotados em situações possíveis de gol.

Segue o baile.

Dinamarca 0X0 Tunísia - 10:00h

Muito badalada antes da Copa, a Dinamarca não mostrou nada que faça supor ser capaz de, chegando à segunda fase, conseguir progredir na competição. Sucumbiu quase que bisonhamente à marcação tunisiana.

México 0X0 Polônia - 13:00h

22 jogadores e nenhum segredo: talentos mesmo em campo, somente Lewandowski e Ochoa, aquele já rodado mas magnífico goleiro mexicano. Nao por acaso, os nomes da partida. 

Rolava aquele segundo tempo de doer de tão ruim até que veio um pênalti a favor da fraca Polônia. Que o 9 polonês bateu e o Ochoa defendeu. E foi só. Superior tecnicamente ao adversário,  o México esbarrou na falta de ideias no ataque e o jogo acabou no zero mesmo.

E o Lewa, hein? Duas vezes melhor do mundo. Eis a prova cabal de que o atleta até pode 'pagar' de diferenciado, mas não jogando na Inter de Limeira ou numa seleção "completa grupo". Num clube top five europeu é muito mais fácil.

França 4X1 Austrália - 16:00h

Os franceses completaram o seu oitavo desfalque no momento do fol australiano, ali pelos 8 minutos de jogo. O lateral esquerdo estava indo na marcação numa jogada de ponta mas ao se contundir, deixou o caminho livre para o cruzamento que redundou no gol de abertura do placar.

Mas foi só. Os franceses viraram ainda na primeira etapa para 2x1 e completaram com 2 outros gols no segundo tempo. Se não foi aquele futebol portentoso da copa passada, ao menos mostraram que vão se classificar sem sustos no grupo.

Programação de 23/11/2022
 
07:00 Croácia X Marrocos 
10:00 Alemanha X Japão 
13:00 Espanha X Costa Rica
16:00 Bélgica X Canadá 

Croácia 0X0 Marrocos - 07:00h

A BOLA PUNIU

E a vice campeã Croácia entrou em campo. Ou ao menos, vimos a camisa "tabuleiro de damas" no gramado.

Luca Modrić, o melhor jogador (do mundinho político da Fifa de 2018). Ah tá!

Não nos estressemos: Oliver Khan já o fora em 2002 e Canavarro também em 2006, este último até com alguma justiça, haja vista a cabeçada do Zidane no adversário na final ter lhe tirado a honraria. 

O jogo? Pensemos num Coritiba x Santos disputado na Arena das Dunas em Natal. Estádio lindo, no meio de todo aquele areal, com times sofríveis lutando para não errarem o terceiro passe. Zero a zero foi um exagero, caso existisse placar negativo para esses casos (-3 X -3, por exemplo).

Alemanha 1x2 Japão - 10:00h

A VIRADA - VOLUME II

Foi à imagem e quase à semelhança da Argentina. Quase.

Mas cadê os talentos? Quando se viu a saída de um Müller já cansado pela idade em meados do segundo tempo, percebia-se que a renovação alemã vai aguardar ainda por mais alguns anos. Não à toa, chamaram o não tão mais saudável Mario Götze de volta.

O Japão, que não tinha nada a ver com o chucrute, meteu duas bolas no Neuer e saiu com a vitória. 

Espanha 6x0 Costa Rica- 10:00h

VIRA 3, ACABA 6...

Não, não....acaba 7

Um Jogo entre time grande e time pequeno. Superioridade monstruosa. A Espanha fez o que quis na partida. Meteu 3x0 no primeiro tempo e achou por bem fazer ficar mais fotogênico o 7 no placar.
 
Bélgica 1X0 Canadá - 16:00h

Foi no sufôco. Ao menos, para uma equipe que foi semifinalista da última Copa e ainda havia eliminado a seleção brasileira pelo caminho. O que fecha esta quarta feira véspera de encerramento da primeira rodada com a certeza de que até agora,, somente Inglaterra e Espanha mostraram cartas fortes no jogo. A França ainda não convenceu, haja vista a fraqueza técnica do time australiano. 

A conferir, o Brasil amanhã. 

7 comentários:

  1. Depois da pelada vamos ver como será o começo de verdade da Copa do Mundo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vi um pedaço pequeno do jogo da Holanda com Senegal, o time de Senegal é bom, não achei que foi melhor, mas fizeram uma partida bem feita para não perder, e a Holanda s´conseguiu abrir o placar perto do final do jogo, em lance mais de qualidade individual, tanto do jogador que faz o lançamento quanto o do que soube fazer a infiltração. Até ali tinha cara de jogo para 0 a 0, daí pra frente eu não vi e acredito que Senegal saiu, deu espaços e tomou o segundo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Henrique...amigos!

    Extasiado ainda com o golaço do Salem, uma pintura que o Ronaldinho Gaúcho assinaria.

    E como diria aquele narrador chato prá caramba, "como é bom ver a Argentina se ferrar" - é mais ou menos o sentido do que ele fala.

    Paret

    ResponderExcluir
  4. Constatando que aumenta a quantidade de seleções fracas na Copa. Futeol em baixa? Deja vu de 1994?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meus caros.

    Meu Deus, e nós ainda reclamamos do futebol praticado nos campeonatos regionais. kkkkkkk Se colocar alguma destas seleções para jogar com os timecos daqui levam uma surra de dar dó.

    Não me surpreendeu o sarrafo na Argentina, sempre foi assim, a tempos a seleção deles vem fazendo número em campo. Se o Messi não jogar então ai a coisa piora muito.

    Como disse ao meu amigo Paret, gostei muito da Inglaterra mais pelos garotos que apresentou do que pelo futebol, apesar dos 6 gols. Candidatíssima ao título.

    De resto não vale nem a pena comentar pois até agora o futebol foi sofrível, mas Copa do Mundo é assim, temos exemplos a dar com o pau de times que começam muito mal e no final se recuperam, mas que está difícil assistir a isso tá.

    Um abraço a todos, e vamos ver como se comporta a nossa seleção, pois igual ao técnico do Botafogo, não gosto nem um pouco deste Tite, ganha muito para o pouco que apresenta, e depois de Daniel Alves com 50 anos, que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Luiz. E terminou agora há pouco mais uma "briga pelo z4": Japão 2 (de virada), X 1 aquilo parecido com futebol que se joga na Alemanha (com atletas alemães, claro).

      Nos times é fácil. Basta sair pela América do Sul e levar todos os talentos.

      A mer-cadoria é quando precisam formar uma seleção.

      Ponto para a Fifa lá nos anos 60, que proibiu atleta que já tivesse atuado por uma seleção de jogar por outra.

      Paret.

      Excluir
    2. Efeito Puskas, que jogou pela Hungria em 54 e pela Espanha em 58. Deixassem assim e o futebol espanhol ia levar um monte de Copas. Portugal também teria alguma chance (naturalização de brasieiro pra lá é muito fácil).

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG