Time dá vexame e perde feio
América-MG 3x0
PRÉ JOGO
- Notícias
- Os nomes da semana são: Daniel Ruiz, meia esquerda do Milionários da Colômbia de 22 anos e um possível retorno do Luís Henrique, que não vai mesmo ficar no Olimpique da França.
- E fazendo a sua estreia no brasileirão de aspirantes, o Fogão venceu o Sport Recife de virada por 4x2, no final da tarde de hoje, depois de sair perdendo por 2x0.
- Escalação:
_______________________________________
O JOGO - Naquele 2x0 sofrido na primeira etapa, independentemente das duas bolas na trave do Matheus Nascimento, parecia o jogo de uma equipe como o Real Madri contra um time comum aqui do Brasil: mas o Real tava de verde e era o pequeno América Mineiro.
O JOGO - Naquele 2x0 sofrido na primeira etapa, independentemente das duas bolas na trave do Matheus Nascimento, parecia o jogo de uma equipe como o Real Madri contra um time comum aqui do Brasil: mas o Real tava de verde e era o pequeno América Mineiro.
Começado o jogo, foram 20 minutos de um baile verde inaceitável, um sopro de reação com as duas bolas do MN na trave mas em seguida, o retorno de um domínio avassalador do adversário, que culminou no ridículo segundo gol deles, aos 36 minutos, de escanteio.
Veio a segunda etapa e em mais um número de dança (era um baile...é sempre bom lembrar), eles fizeram o terceiro ainda cedo e aí, tiraram o pé.
Contudo, confuso mesmo com o adversário afrouxando o nó no nosso pescoço, o Botafogo não conseguia trocar 3 passes com tranquilidade (a afobação foi a nossa tática hoje) e só vimos uma defesa mais difícil do goleiro deles já aos 17 minutos desta etapa.
No fim, não saiu nem o gol de honra e ficamos com a certeza de que não há milagre que reverta este placar aqui no Rio.
Do Contra
Eu falei na postagem anterior que ser eliminado nesta fase da Copa do Brasil era um não-problema. Não contamos com a grana destas próximas fases para o projeto, e ´só iríamos mais longe além da próxima fase se tivéssemos muita sorte.
Mas nem isso, faltou competência, falta calma, faltou organização. O que vi de bom: um Gatito em ótima fase, salvando uma goleada, e um Matheus Nascimento que mesmo sem a bola chegar, ou chegando no formato de tijolo, entre dois e três zagueiros, ele conseguindo decidir. O time não mereceu, mas ele merecia ter feito pelo menos um dos gols que explodiram na trave, diria que principalmente o segundo.
Sobre Castro, ontem deu entrevista falando que temos que entender que boa parte do elenco é o que venceu a B, e que precisa de reforços, está certo. Mas não foi por falar isso que o Enderson foi demitido no Carioca? Como vai ter vestiário, ganhar o elenco falando isso? Estaria ele cavando uma demissão, ou falta ainda entender mais o futebol brasileiro?
Bem, o fato é que ele repetiu o esquema tático, um 3-4-3, com 3 zagueiros atrás, dois alas e dois volantes, e 3 atacantes, sendo Chay o falso terceiro atacante, que deveria recompor o meio fazendo uma flutuação para um 3-5-2. Acho bom. E porque não deu certo?
Para mim não foi problema de esquema tático e nem de elenco. Repetiu-se o mesmo problema do jogo contra o Fluminense. O time se postou taticamente errado. A saída de três dele se dava com os 3 zagueiros e mais ninguém, o time não ficava compacto, eram as 3 linhas separadas, e com o time deles atuando em bloco em todo momento estávamos em desvantagem. Eram nossos zagueiros sem conseguir sair com a bola por estarem marcados, ou nossos atacantes, nas raras vezes que a bola chegava, sem conseguir evoluir por estarem sempre com marcação dobrada.
O que vejo de positivo? Ele viu que não estava funcionando e mudou o time, tirou um zagueiro, colocou mais um atacante, e trouxe o Chay para o meio, formando um 4-3-3 tradicional, que melhorou mas seguiu muito abaixo do América-MG. Então Castro está vendo o jogo, vem tentando, mas as peças não estão encaixando no que ele pensa, tem esse ponto positivo. Precisa de reforços? Sim. Mas não deveria precisar para encarar de igual o Avaí, o Goiás e o América-MG.
Castro tomou um baile tático de Jair Ventura, de Barroca e agora do Mancini. Será que alguém consegue explicar para ele o que isso significa?
Minha sugestão, sincera e não zoação, alguém tem que pegar o senhor Castro e levar em alguns eventos, por exemplo, futebol de garçons de madrugada no Aterro do Flamengo - se é que ainda ocorre, provavelmente sim - para ele ter um choque de realidade. Ele pode reclamar do elenco da série B, mas Carli é melhor que Sampaio, Vinícius Lopes e Diego Gonçalves pouco ficam a dever a Victor Sá, Chay se equipara a Piazon (falemos a verdade, só fez um jogo bom, né? Chay fez mais que isso), Daniel Borges pode ser menos ofensivo que Saravia mas é mais regular, Kayque está dando baile no PK. Se faltam reforços é melhor ele e o scout começarem a procurar no lugar certo.
Abraços.
Bom dia meus caros.
ResponderExcluirEm princípio me justificar do porque não comentei nada ontem. Imaginam não é.
Bom vamos começar me baseando naquilo que o Paret escreveu no "do contra".
Avisei isso há umas duas semanas atrás em meu comentário aqui no Blog. Tudo bem que não podemos dizer que o Botafogo está desclassificado, pois já vi muita vaca voando no fiutebol. Mas estamos a meio caminho andado. Sempre vem em mente a Libertadores lá de atrás, quando fizemos bonito. até onde deu.
Bom caro Paret, nem tem dúvidas de que Gatito é um excelente goleiro e já nos salvou inúmeras vezes, mas temos que concordar que no alto ele é um desastre, e nossos adversários já descobriram este defeito e o que a gente toma de gol de cabeça dentro da pequena área ou na entrada dela é uma grandeza.
Me ater a esquema de jogo, jogadores ou coisa que tal, nada a comentar pois minha opinião é que este Português está devendo e muito, e coisas estranhas estão acontecendo, pois não é normal um time se apresentar a cada partida de uma forma diferente no que tange a disposição e outros requisitos. Portanto, se continuar assim e este Português continuar com sua filosofia de futebol maluca, vamos amargar coisas ruins. Alegar que o time é de B, na minha opinião é totalmente descabido, o time do América e de desconhecidos, meia bocas e deu um passeio no time com Argentino, Uruguai, Português e Americano (rsrsrsrs). Parabéns a Vagner Mancini que deu uma aula de futebol no nosso técnico. Faço um adendo aqui: sou de família de Portugueses e posso dizer de cadeira que a raça é bem arrogante e prepotente, talvez isso esteja atrapalhando o relacionamento entre jogadores e técnico.
Quando se fala em reforços, o que leio deles chega a ser ridículo. James Rodrigues só jogou acho que umas três partidas na copa de 2014. Foi para o Real e este mandou embora porque não jogou nada, trata-se de cópia do Luiz Fernando, fez um gol bonito naquela copa e a imprensa já o achava craque, e o Real Madri caiu no conto do vigário. Agora é tarde para ver no Brasil, pois a maioria já jogou e não pode jogar por outros clubes, então estão mirando lá fora e o que aparece de bom leva em conta as condições da violência no Rio de Janeiro, como foi o caso de Zahari (acho que é assim que se escreve).
Portanto meus caros, a nossa esperança sempre foi a última que morre, e continuamos aguardando algo que venha a ilumina-la, mas com este técnico acho que não vai dar. Eu só queria saber o que estes jogadores treinam durante a semana para apresentar um futebol tão ruim como o que vimos.
Abraço
Bom tarde, Luiz e amigos!
ResponderExcluirPassando pa parte do texto do Henrique, eu lembrei de um dado do scout do jogo: o time fez um número ínfimo de faltas, situação quase suicida para conter um adversário que jogou daquela forma.
Dentre todas as mazelas que passamos ontem e que têm surgido nessas derrotas inaceitáveis, quando o time só tenta jogar depois de levar um gol, vi este modo frouxo de parar o adversário como preocupante. O cara deve mesmo estar achando que já dirige o velho Barcelona, aquele do MSN.
Paret