Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

30 de out. de 2020

BOTAFOGO À DERIVA - O jogo, o técnico e o projeto S/A

Botafogo 2x2 Ceará


PARA VENCER EM CASA, VOLUME 7


Acumulando já 4 empates e duas derrotas em casa, time recebe o Ceará.

E empatou de novo: reclamações: Estádio Nilton Santos, Sr. Victor Luís.

_____________________________________________


Técnicos sondados até a noite desta última sexta-feira

1- Vanderlei Luxemburgo (desistimos)
2- Abel Braga (especulação)
3- Ney Franco (especulação)
4- Lisa (não aceitou)
5- Oswaldo de Oliveira (nada foi informado)
6- Argel Fuchs (nada foi informado)
7- Alexandre Gallo (não houve acordo)
8- Ramon Menezes (ainda em tratativas)
9- Daniel Garnero, ex Olímpia do Paraguai, atualmente sem clube. Após uma forte campanha da torcida na internet, foi sondado mas recusou por "opção pessoal"
10- Antonio Carlos Zago (sondado - sem resposta até a noite de sexta)

Só mais dois nomes e já poderíamos ter um time para .... sabe-se lá o que.

_____________________________________________

O PROJETO S/A

Saiu, finalmente, o esclarecimento necessário à compreensão deste assunto de grande importância para o torcedor alvinegro já há quase 2 anos. O afamado projeto S/A. Enfim, soubemos esta semana como era, onde (e com quem) vivia, do que se alimentava, etc..

E foi após uma espécie de lavagem de roupa suja entre alguns dos coordenadores/investidores que tudo foi esclarecido. Chateado com a derrota para o Cuiabá (e a maneira com que ela veio), o investidor de 3 milhões do cabelo azul Felipe Neto jogou no ventilador e, logo após, Carlos Augusto Montenegro deu o que chamou de 'última entrevista', na qual contou detalhes de como tudo vinha sendo feito. Dois nomes são fundamentais para entender o funcionamento do projeto: Laércio Paiva e Gustavo Magalhães.

Vamos deixar o link da matéria no fim do texto, pois tem cunho jornalístico e isto dá sempre uma melhor compreensão, mas em linhas gerais, a S/A sairia do papel com 250 milhões de reais e aí, surpresa, os irmãos Salles iriam sim participar (isto era lógico, mas em segredo ninguém tinha como confirmar). E iriam como controladores majoritários, para o que aportaram 125 milhões (a metade) mais 1, totalizando 126 milhões. O projeto era coordenado pelo primeiro nome lá em cima (Laércio), que foi em busca de investidores e conseguiu mais 54 milhões de empresários apalavrados com o prijeto, mas neste plano A, não se aceitava a entrada de investidor não alvinegro e assim, tudo foi capitalizado entre botafoguenses. Não perca o fio da meada.

Somados aí 180 milhões, começou uma dificuldade para fechar a conta, devido à pandemia, que retraiu o mercado para novos investimentos, por conta da exigência de investidores alvinegros apenas e desta forma, ficaram longe de atingir o valor total. Tentou-se, ainda neste primeiro plano, arregimentar investidor não alvinegro mas os investidores já acordados não aceitaram e assim, o plano foi para o brejo (foi aquele aviso cifrado tipo "tá difícil" que lemos na imprensa há uns 2 meses).

O segundo nome lá em cima, Gustavo Magalhães, que já participava do projeto inicial, ficou então encarregado de montar o tal plano B, que agora abre o leque para investidores estrangeiros (e com isto, tudo teve que ser traduzido para o inglês para este fim) e a ida ao mercado agora não mais leva como exigência que o investidor seja torcedor do Botafogo. 

Este plano B, claro, começa do zero, já que não atende às exigências do principal investidor inicial (os inevitáveis Salles) e assim, vai ter que começar tudo de novo. Por enquanto, a recuperação judicial está descartada, por ser muito perigosa e, ainda, por depender de lei que autorize os clubes de futebol a participarem. 

A matéria completa está AQUI.

_____________________________________________

Ah! Mais duas contratações foram anunciadas esta semana mas a turma do blog tá muito p... chateada e não faz questão de pesquisar a segunda (a primeira é o atacante Ivan Angúlo, colombiano que estava encostado no Palmeiras). 

5 comentários:

  1. Muito bom texto, como sempre Paret...

    Estamos a deriva, é isso.

    O comandante na próxima partida será o ótimo treinador de goleiros Flávio Tenius. Só falta acabar sendo efetivado, o que eu acharia péssimo, porque iríamos perder o melhor treinador de goleiros do país.

    Vamos aguardar... por enquanto é só tristeza.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Henrique. Lembro que alguém comentou isso esta semana, a falta que o Tênius vai fazer na preparação de goleiros.

      Já não tínhamos um preparador físico confiável, ficar sem o Flávio na sua função vai ser complicado.

      Paret.

      Excluir
  2. Boa noite meus amigos.

    Desde o início tinha minhas dúvidas com relação a esta SA. Não pelo projeto em si, mas pelos atuais administradores do clube, q por incompetência pura e simples estão lá a 25 anos e nada de bom produziram até hoje, ou seja endividada o clube até a raiz dos cabelos, e não querem largar o osso de jeito nenhum.

    Obviamente q isto não ia dar certo. O q eu fico abismado é q numa hora desta onde não há dinheiro em lugar nenhum, fica-se escolhendo da onde ele vem. É de morrer de rir. O investidor vai colocar dinheiro em um negócio para torcer contra? Então o q importa pra q time ele torce?

    São uns imbecil, e a conclusão q se chega é a de q com este tipo de gente, como Montenegro e cia. Jamais o Botafogo vai sair do buraco q eles mesmos criaram.

    Quanto a contratações meus amigos, tenho lido sobre um argentino do River Plate q pode vir também. Agora fica a pergunta: se o clube está em fase pré falimentar como tem dinheiro para contratar?

    Quanto ao meu amigo Flávio Tenius, joguei muito voleibol com ele no Sírio e Libanês em Botafogo, não acredito q seja efetivado por duas razões: primeiro não tem competência pra isso; segundo já esteve a frente do time e foi um desastre.

    Já li também q o empresário do Gatito está procurando clube no exterior para ele.

    Técnico: para o momento não vejo outra alternativa a não ser Ney Franco, pois seria mais barato e não é de todo ruim. O resto embrulha e joga fora. Pelo q li o problema maior é q temos uma eleição pela frente, então tudo fica mais difícil.

    Outra coisa q fico louco da vida é q se vc precisa de 250 milhões e consegue 180, acho q já daria pra começar uma boa estudada nas coisas, como disse acima e q a turma dos come e dorme não quer sair.

    Portanto meus caros, acho muito difícil algo dar certo no Botafogo, mas a esperança continua.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis! Seu comentário trouxe fatos que acabaram não saindo na postagem, como a notícia sobre a possível saída do Gatito. Não mencionei no texto também o caso do jogador do River Plate simplesmente por não acreditar na conversa.

      Já quanto aos valores do projeto, pelos estudos feitos para viabilizar tudo não seria possível, na fase A, começar sem os 250 milhões, para que se pudesse chamar os credores e se ter a certeza de que todos poderiam ser ouvidos em negociações. Valor abaixo disso acabaria deixando gente de fora e aí, tome penhora de novo.

      É cálculo sério, feito pela consultoria internacional no ano passado. Agora, não se sabe se com o plano B (que também foi estudado e tem cálculos feitos com antecedência), o valor pode baixar. Aí já temos que aguardar e ver se também não vai dar em nada.

      Paret.

      Excluir
    2. E o jogo foi um "surpreendente" empate. Péssimo, mas que com o andar da rodada, expondo toda mediocridade que anda por este campeonato, seguimos fora do Z4 por enquanto.

      Agora temos jogos contra adversários diretos. Será que vencemos?

      Abraços

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG