Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

24 de dez. de 2021

FELIZ NATAL - BOTAFOGO SAF


Feliz Natal!

Nesta data tão importante, de nascimento, renovação, de união com Deus, comemorando nascimento do seu filho na Terra, o BLOG deseja muita paz a todos os amigos e seu familiares.

E nesta data, tradicional de presentes, recebemos nosso presente.

 

Papai Noel nos trouxe a confirmação da notícia do Botafogo SA, o nosso Botafogo de Futebol e Regatas se tornou efetivamente uma SAF, Sociedade Anônima do Futebol, e o investidor principal será John Textor, investidor do Cristal Palace da Premier League.

Os desdobramento, anúncio oficial, detalhes, virão nos próximos dias. Mas finalmente chegou a profissionalização do clube. 

Uma informação importante veio no Twitter do Wellington Arruda:

Só para animar mais o Natal de vocês: Uma das cláusulas pedidas pelo Botafogo era de investimento imediato no futebol. O clube tentou mostrar para o investidor que o torcedor geraria receitas e seria um retorno financeiro imediato. Proposta aceita por Jonh Jonh

Amigos, 2022 promete, as mudanças devem chegar muito mais rápido do que pareciam estar vindo.


Feliz Natal.

23 de dez. de 2021

PLANEJANDO 2022 - PARTE 2

Seguindo sobre o planejamento de 2022, temos o velho problema, desejo de montar um bom elenco para Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão, mas grana curta, dívidas elevadas, e receitas que só crescem com a entrada referente a série A em abril/maio.

A solução seria manter o elenco atual, reforçar com a base, mapear bem as deficiências, e fazer reforços pontuais lá em abril. O problema disso, mesmo entrando somente na 3a fase da Copa do Brasil, é justamente iniciar a malfadada Copa com um elenco de B.

Por outro lado, já temos jogador importante da série B que saiu, Navarro já confirmado no Palmeiras (viremos a página, nada a falar sobre o garoto), e a notícia de ontem de renovação do Gatito.

Com Gatito, jogando e ganhando ritmo no Carioca, podemos começar a montar nosso elenco do gol para frente, de forma lógica. Com isso Diego Loureiro parece ser capaz de ser o banco do Gatito sem gerar grande apreensão. E é neste formato que vejo nosso elenco sendo encorpado para jogar 2022.

Mas aí hoje o zum-zum-zum cresceu, e está aí novamente o papo de SAF. A notícia nos jornalísticos esportivos e nas redes sociais é o Botafogo foi vendido.

Furo de reportagem? Investidores? Boato? Fundo árabe? Moreira Salles? Bem, a coisa está forte, mas seguindo o dito de São Tomé, eu só acredito vendo. Muita coisa tem sido especulada, e muita coisa parece estar sendo divulgada até com intuito de atrapalhar.

Assim que tivermos algo concreto traremos informações no BLOG. Não nos interessa a boataria sem consequência, ou especular sem fundamento.

O fato é que uma solução da SAF pode alterar o planejamento de 2022, antecipando equacionamento de dívidas, e trazendo um aporte inicial para desafogar os primeiros meses. E isto pode explicar o compasso de espera em termos de montagem de elenco.

Abraços.

Atualização em 24/12, link para reportagem do GE:

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-sa-primeira-proposta-chega-ao-clube-em-meio-a-boatos-e-turbulencia-politica.ghtml

 

20 de dez. de 2021

PLANEJANDO 2022 - PARTE1

Olá,

Em pleno dezembro, já chegando o Natal, e faço hoje uma primeira postagem sobre o que nos aguarda em 2022. Como será o planejamento do clube?

Muito já se falou, sabe-se que a grana não entra tão cedo, dinheiro de série A só no começo da série A, lá pra abril/maio.

Por outro lado a discussão sobre esse elenco serve/não serve para série A. Minha opinião é que o 11 titular, ou 12 ou 13, considerando aqueles que eram entrada certa ou vinham para pegar ritmo, serve de ponto de partida. Mas do banco para terceiro reserva teria que ir trocando, e trazendo gente em condições de bancar os atuais titulares, mas como dito, falta grana.

Aí vem papo de SAF, de venda do clube, de comitê ressurgindo das trevas como zumbi, papo de Montenegro intervindo, e muita coisa especulada, mas ainda pouco resultado prático.

Também notícias de uma negociação aqui e ali, também nada para impressionar.

Mas hoje estampa as páginas a notícia que me fez parar o adiamento desta postagem, que já ia sair desde as últimas rodadas do Brasileirão, quando ainda se discutia que era importante garantir logo o título porque o campeão da B só entra na terceira fase da Copa do Brasil... Mas a notícia de hoje, é essa:

 


Casa renovada por mais umas décadas. O que será ótimo atrativo para diversos projetos, e também para rentabilizar o clube e conseguir nos firmar neste momento na A, até que parte das dívidas sejam sanadas e nos permita galgar mais alguns degraus, merecidos degraus.

 Vamos seguir em frente.

 Abraços.

28 de nov. de 2021

BOTAFOGO, BOTAFOGO, CAMPEÃO...

 BOTAFOGO 2 X 2 GUARANI






  
 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos. Oyama, Romildo e Chay. Marco Antonio, Warley e Navarro.

_______________________________________

A festa no estádio


























Jogamos o suficiente para a festa. Título já na mão, esperando o apito para receber medalhas e levantar a taça, acabamos pecando por um pouco de falta de concentração para sair com os 3 pontos e fechar com 72 pontos, ultrapassando a marca do título de 2015.

De qualquer forma encerramos a participação carimbando:
- Campeão
- 5 pontos de vantagem para o vice
- Duas vitórias a mais do que os demais que mais venceram
- Ataque mais positivo, 56 gols
- Defesa menos vazada junto com o vice Goiás, 31 gols
- Invencibilidade de 10 jogos completada nesta última rodada

Então, com gols de Marco Antônio e Navarro encerramos nossa participação.  Além da escalação inicial ainda tivemos em campo Rafael no lugar de Daniel Borges, Rafael Moura para saída de Marco Antônio, Ricardinho saindo Chay, Frizzo por Romildo e finalmente Ronald no Warley.

Agora é completar a comemoração, entrar de férias, e planejar 2022, sabendo que Carioca tem que servir para testar e rodar elenco. Planejamento é a palavra da hora.

Até janeiro devemos ter umas saídas confirmadas, talvez alguns retornos, poucas negociações, definições de subidas de garotos da base, mas poucas contratações. O time para o Brasileirão e a Copa do Brasil, na qual só entramos na terceira fase, só deve começar a ser montado em abril.

Dá-lhe Fogão.

21 de nov. de 2021

EM BUSCA DO TÍTULO

 Time vai ao RS, vence o Brasil de Pelotas
por 1x0 e conquista o título da série B



 
PRÉ JOGO

- Escalação: TIME PROVÁVEL - Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos. Barreto, Oyama e Marco Antonio, Warley, Navarro e Diego Gonçalves.

_______________________________________


O JOGO - Beneficiado pela derrota do Coxa em casa para o CSA por 1x0, o time se sagrou campeão da série B nesta tarde com uma rodada de antecedência.

Não jogamos bem. Poucos foram os momentos em que lembramos o Botafogo da reação no campeonato, muito pelo gramado (parecia grama de pasto), muito pelo calor mas mais também pela completa inépcia do nosso time em fazer bons jogos fora do Nilton Santos. A rigor, a única partida fora em que tivemos uma atuação quase perfeita foi na vitória sobre o Coritiba no início do returno.

Mas hoje, valeu pelo resultado, valeu pelos 3 pontos e agora, que o grupo não perca o foco pois no domingo que vem o Guarani pode estar vindo tentar ganhar para garantir o acesso. Não vai ficar bem para o melhor time da competição jogar para os lados ante umas 40 mil pessoas, público estimado para o jogo.

15 de nov. de 2021

SUBIMOS

 O jogo

BOTAFOGO 2 x 1 OPERÁRIO



 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo.  Oyama Pedro Castro e Chay. Marco Antonio, Navarro e Diego Gonçalves.
 
Escalação confirmada às 15 horas:



_______________________________________


O JOGO - Subimos, matematicamente. Apesar de um início de jogo frio, com domínio de bola mas falta de ímpeto e concentração para abrir o placar, o resultado veio.

O primeiro tempo terminou com o 0 a 0 digno do futebol apresentado, e no segundo tempo o Operário entrou mais ligado, pressionou e abriu o placar. A partir daí tentou manter o jogo em banho-maria e deixaro tempo passar se fechando.
 
O Botafogo seguiu meio confuso, a torcida empurrou e pressionou, e o gol de empate saiu, isso incendiou as arquibancadas, tomou o campo, e o domínio e ímpeto se tornaram nossos, e não tardou sair a virada.
 
Com o resultado dos demais jogos, mesmo com o empate garantíamos o acesso e a liderança. Mas veio a vitória, mantendo os dois pontos de vantagem para o Coritiba, fazendo com que 4 pontos garantam o título (descartando a hipótese do Coxa tirar 8 gols de vantagem no saldo).

Agora é buscar este título, que pode até ser garantido na próxima rodada, e fazer o planejamento pés no chão que precisamos.

Dá-lhe Fogão.

11 de nov. de 2021

EM BUSCA DA TAÇA

 Time vai a Campinas e só empta
num jogo burocrático e sem emoções



 
PRÉ JOGO

Com a informação do Enderson de que vai aproveitar a reta final para testar o elenco, estamos aguardando a divulgação do time que vai a campo.

- Escalação: TIME PROVÁVEL - Diego Loureiro, Daniel Borges, Gilvan, Kanu e Carlinhos. Pedro Castro, Oyama e Marco Antonio. Warley, Navarro e Diego Gonçalves.

_______________________________________

BOTAFOGO 0x0 PONTE PRETA

Matematicamente, o acesso ficou para o próximo jogo


O JOGO - Foi o que comentei com o Henrique pelo wzapp durante o decorrer do segundo tempo: para um jogo fora de casa, ficamos no nosso normal ou seja, nunca em outras partidas fora do Niltão fizemos muito mais do que hoje.

O time ficou preso na marcação do adversário e alguns atletas antes muito efetivos, agora descobertos pelos outros times (casos específicos do Marco e do Diego Gonçalves), não puderam jogar muito mais à vontade. Navarro foi outro que, preso aos volantes e zagueiros da Ponte, não fez absolutamente nada, a não ser o gol do primeiro tempo que, infelizmente, foi anulado por impedimento na origem do lance.

É isso. O time é este, um time de série B e é bem provável que venha mais um magro 1x0 na segunda feira contra o Operário. Feito isto e cumpridos os outros dois jogos que faltam, temos que pensar seriamente em 2022, pois apesar do ôba-ôba atual, não vai dar mesmo para imaginarmos que o Oyama será o 10 de 2022, que o Rafael Moura será o 9 e por aí a fora.

De atletas que penso serem úteis para a disputa na elite, cito Douglas Borges, uma grata surpresa de lateral, o Diego Gonçalves jogando na frente (ele foi artilheiro no campeonato paulista), o Chay que já não se sabe como suportará jogos de alto nível e no mais, acho todos os outros bons para compor elenco. Até confio no Carli por um tempo, mas não em sequência de jogos pegados.

7 de nov. de 2021

TIME GOLEIA O VASCO E ASSUME A LIDERANÇA

 Botafogo x Vasco, em São Januário

********

FOI 4X0,
fora o baile



 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos. Barreto, Oyama e Marco Antonio. Warley, Navarro e Diego Gonçalves.

_______________________________________


O JOGO - E o grito ecoou mais forte ainda naquele cantinho das arquibancadas de São Januário - "Ei, você aí, o Bota vai subir! O Bota vai subir! - e o Vasco nãããooo".

Parece que a imensa maioria da torcida adversária (eram 4 torcedores deles para cada 1 nosso) aceitou de boa. E o desenrolar do jogo ajudou em muito: ficaram mais focados em brigar entre si do que com a nossa torcida.

Antes da primeira meia hora de jogo já estava 3x0. O adversário saiu para o jogo e fez o Diego Loureiro praticar duas boas defesas, mas bastou uma retomada nossa após o escanteio da segunda defesa e já encaixamos um contraataque perfeito, com um gol feito por 3 toques dados por 3 jogadores. Oyama jogou no corredor para o Warley que cruzou para o Marco Antonio, na área, mandar para a rede.

Abriu-se a porteira, veio o chocolate e na segunda etapa, com o quarto gol, a goleada.

O Botafogo é líder, está virtualmente classificado para a série A e no fim da noite, a empresa XP ainda anunciou que já tem interessados nos projetos de clube empresa de Botafogo e Cruzeiro. 

Vamos comemorar, galera!

3 de nov. de 2021

A CAMINHO DA SÉRIE A

 Botafogo x Confiança

 
 

PRÉ JOGO

- Escalação: Chay não vai a campo, ainda se recuperando dos ataques aos tornozelos do último jogo.

TIME PROVÁVEL - Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo. Barreto, Pedro Castro e Luiz Henrique (substituindo Chay). Ronald (em lugar do Warley), Rafael Navarro e Marco Antonio

_________________________________________________


O JOGO - Ei, você aí...o Bota vai subir! O Bota vai subir!

Era o canto da torcida do Botafogo, claro, com a óbvia zoação lá no final ao coirmão que praticamente "alugou por mais uma temporada" a sua permanência na série B.

Mas foi sofrido. Não muito, mas foi. Graças à boa arrancada do Warley aos 29 da etapa final, com o campo molhado ajudando e travando uma bola que pela velocidade do lançamento poderia ter ido pela linha de fundo, pudemos comemorar o cruzamento e o belo gol na escorada do Diego Gonçalves.

Estamos agora acima dos 99% de probabilidade de subir de volta para a série A.

A torcida tem razão.

30 de out. de 2021

A PARTIDA DECISIVA PARA A BOTAFOGO S/A

  Prenúncio de dias melhores





Sem muito alarde, nesta semana que se encerra nos chegaram duas boas informações para alegrar o ambiente alvinegro, ainda tenso pelo empate da última partida e no aguardo dos tais 6 pontos para o acesso.

Inicialmente, saiu esta matéria no site Fogãonet explicando mais detalhadamente o que é o acordo feito com a empresa XP Investimentos e com isto, ficamos sabendo que se trata de uma instituição especializada em captar investidores para projetos como estes hoje pretendidos por Botafogo e Cruzeiro, com base na SAF (Lei da Sociedade Anônima do Futebol).

E por fim (imagem abaixo), esta outra matéria mostra (e o título é bem conclusivo) como aquele Botafogo bagunçado e mal administrado vai dando lugar a um outro clube capaz de gerir gastos com muito mais responsabilidade e maturidade.

Vale a pena conferir.




 

26 de out. de 2021

BOTAFOGO 1x1 GOIÁS

 Time empata e perde a chance de
assumir a ponta da competiçao
 

  
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo. Barreto, Pedro Castro e Chay. Warley, Navarro e Diego Gonçalves.

_______________________________________


O JOGO - O jogo até começou bem corrido, o que fez com que os dois gols saíssem logo antes do primeiro terço da etapa inicial (Warley errou na área permitindo a eles a abertura do placar mas Carli empatou aos 10 minutos).

A partir daí, praticamente não se viu os goleiros trabalharem (com apenas umas duas boas defesas do Diego Loureiro). O Botafogo não conseguia criar e pelo lado do adversário, mostrando que perderam e muito o bom momento que tiveram em boa parte do torneio, também eles não chegavam à nossa área com uma jogada inteira, completa.

As coisas sequer mudaram muito na segunda etapa, uma vez que mesmo nos momentos em que conseguia reter a bola o Botafogo não criava, mostrando que pode vir a ser até o fim um time que, definitivamente, não joga bem fora de casa. 

Vamos agora receber o confiança na próxima quarta-feira, uma bem provável vitória tranquila.

20 de out. de 2021

EM BUSCA DE MAIS UMA VITÓRIA

 Time recebe o Brusque, joga bem
e vence por 3x0



 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo. Barreto, Pedro Castro (ou Oyama). Diego Gonçalves, Chay e Warley. Rafael Navarro.

___________________________________________

Que partidaça!
Time joga muito e vence com folga

O JOGO - O primeiro gol até que demorou a sair. Foi anotado pelo Navarro já aos 44 da primeira etapa, depois de duas anulações anteriores por impedimento. Parecia que o time queria acertar o passo depois dos maus jogos feitos anteriormente, até mesmo naqueles realizados na nossa casa, o que nos levava a produzir jogadas do meio para a frente mas ainda sem acertar o gol.

Só que agora o Chay, felizmente, "voltou". O futebol do nosso meia está de novo em alta, com jogadas rapidíssimas, dribles confiantes e uma segurança que havia sido perdida nos dias ruins que enfrentou em vários jogos. Some-se a isto a exuberância do futebol do Navarro e  a fome de bola dos companheiros, apesar de não tão talentosos assim e temos um conjunto que está novamente crescendo na reta final da competição.

Lembro que após aquelas boas partidas (incluída aí uma goleada por 4x0 aqui), a imprensa falou que o Botafogo era o time a ser batido na série B mas logo depois, fomos deixando escapar pontos e parando de jogar com aquela eficiência. Pois d
o que se viu hoje, percebeu-se que aquele futebol voltou, mas voltou de forma mais madura, mais consistente, com o todo já atuando com muito mais conjunto, com cada vez menos passes errados.

Foi, enfim, uma partida para nos deixar sem nenhuma dúvida a respeito do acesso. O banco também mostrou eficiência (o terceiro gol saiu dos pés do Marco Antonio após uma bela jogada do Rafael Moura no meio - dois que entraram já perto do fim). Não podemos dizer que é um elenco apto a brigar por algo mais lá em cima na série A mas sim que, sendo reforçado de forma pontual, pode nos levar de volta à briga por uma vaga na Libertadores em 2022.

12 de out. de 2021

EM BH, TIME EMPATA E NÃO CHEGA À LIDERANÇA

Em jogo muito disputado, time não sai
do zero a zero com o Cruzeiro
e fica a dois pontos do líder



 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Jonathan Lemos, Carli, Kanu e Jonathan Silva. Barreto, Pedro Castro e Chay. Warley, Marco Antonio e Navarro.

________________


O JOGO - Hoje atuamos em um dos dois maiores jogos desta série B 2021. O primeiro foi aquele CoritibaxBotafogo, do qual saímos vencedores. Hoje, poderíamos ter perdido, haja vista a nossa inoperância no ataque, o que sobrecarregou o setor de marcação com as vindas constantes do adversário à nossa área mas felizmente, não saimos derrotados.

A explicação é simples: em Curitiba, tínhamos Chay e Navarro mas hoje, estamos atuando "sem o Chay", que parece mesmo ter sucumbido de vez à marcação em jogos mais elevados. E o de hoje o foi, e foi bastante. Este adversário deu chance ao azar, ao não começar o campeonato com um treinador competente, pois o seu futebol é muito superior a quase todos os disputantes do torneio.

Das lições de hoje, temos que vários atletas, pelo nível da partida, já mostraram que para a série A, ou não vão servir, caso o clube queira subir bem o patamar e pensar em G4 ou então, podem apenas compor elenco, caso a meta seja se manter na parte de cima da tabela sem correr riscos. Cito aqui alguns: Warley, Oyama, Jonathan Silva, Pedro Castro e talvez o Chay e o Marco Antonio.

Ainda bem, para o nosso sonho de classificação, que só teremos mais um jogo escamado como este, o que faremos em Goiânia contra o Goiás.



8 de out. de 2021

TIME RECEBE O CRB PARA VOLTAR À VICE LIDERANÇA

 Em jogo de seis pontos, deu Botafogo

2x0



 
PRÉ JOGO

Novidades no grupo: a volta do Kanu que estava suspenso e também o retorno do departamento médico do Ronald e do Pedro Castro. Já o Rafael 'europeu' sentiu um problema no joelho e está fora.

- Escalação: TIME PROVÁVEL - Douglas Borges, Jonathan, Kanu, Joel Carli e Jonathan Silva. Oyama, Barreto e Marco Antonio. Warley, Chay e Navarro.

Foram três mexidas no time principal, com as entradas dos Jonathans nas laterais e do goleiro Douglas Borges. Daniel Borges e Carlinhos, os laterais titulares, vão começar no banco.

________________


O JOGO - Com um gol do hoje efetivo Marco Antonio aos 44 minutos do primeiro tempo e outro do Carlinhos nos acréscimos do segundo, vencemos uma verdadeira decisão. Sim, decisão, jogo importantíssimo. Empatando já ficaríamos na berlinda, ainda em terceiro lugar mas com um jogo fora na próxima rodada, contra o Cruzeiro, que poderia nos rebaixar ao sexto lugar. Vencendo, pulamos de novo para a vice-liderança.

O futebol vistoso não voltou, mas o competitivo sim. Chay realmente sucumbiu à marcação. É aquilo: foi descoberto, os marcadores não lhe dão mais os espaços que tinha antes para ser aquele atleta diferenciado (o melhor da série B na nossa fase de recuperação) e agora, virou quase um atleta comum. 

Mas o Marco Antonio já recobrou parte do bom futebol que possui, o Jonathan Lemos (o da direita) também fez uma partida correta (problemaço para o Daniel Borges), a zaga (o sistema defensivo como um todo) foi corretíssima e o Warley jogou uma das suas boas partidas, tendo coroada a sua atuação com a assistência para o segundo gol, depois de uma arrancada de velocista.

Vamos agora para BH enfrentar o Cruzeiro, jogo no qual um empate já nos serve muito bem.

2 de out. de 2021

BOTAFOGO 1x2 AVAÍ

 Em casa, time perde a primeira sob
o comando do nervoso Enderson



 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Gilvan e Carlinhos. Barreto, Oyama e Chay. Marco Antonio, Navarro e Diego Gonçalves.

________________


O JOGO - Na próxima sexta-feira, ainda em casa, enfrentaremos o CRB, agora estando em terceiro mas com os mesmos 48 pontos do quinto colocado, justamente o CRB.

A verdade é que aquele futebol vistoso já era. Jogadores importantes, ou sucumbiram à marcação (Chay e Navarro) ou não estão reeditando grandes partidas feitas anteriormente, casos do Marco Antonio e até do próprio titular eventual Warley.

Demos show sim, mas contra times frágeis como o Londrina. A própria vitória contra o Sampaio Correia na semana passada, se formos ver as coisas ao pé da letra, não foi algo tão criativo assim. Nem os 3x1 no Náutico o foram. 

Não deveremos mais fazer uma partida perfeita como foi a da 21ª rodada, com aquela vitória fora contra o Coritiba. Vamos ver o comportamento do time então depois do jogo contra o CRB. Se parar de vencer, sem qualquer pessimismo, temo pelo acesso, uma vez que um simples empate contra este adversário na próxima semana já nos deixará em completa situação de alerta.

29 de set. de 2021

CONTINUA A CAMINHADA

 Time vai a Salvador, não consegue
encaixar o seu jogo e fica no empate com o Vitória-BA

0x0



 
PRÉ JOGO


No decorrer desta semana, mais e boas notícias chegaram para nós, que já acostumados ao 'time embalado'. Com o veto presidencial derrubato, o passo a ser dado para alcançar o projeto S/A (agora em mãos profissionais e não sob o comando do confuso grupo de transição do ano passado) ficou mais curto.

Não há notícias sobre como anda a captação de investidores, o que pode (e aí não é certeza, é conjectura) significar também um bom sintoma, ou seja, evita-se divulgar notícias de contatos toda semana e se deixa para anunciar o que for fechado somente no ato de conclusão do negócio.

Ontem, também, o líder Coritiba recebeu o vice lanterna em casa (o Confiança) e por pouco não perdeu o jogo: empatou já nos acréscimos da segunda etapa. Precisamos vencer hoje para encostar ainda mais, uma vez que o vencedor do torneio já entra direto na terceira fase da Copa do Brasil.

_______________________________________

- Escalação: Diego Loureiro, Jonathan Lemos, Kanu, Gilvan e Carlinhos. Barreto, Oyama e Chay. Marco Antonio, Diego Gonçalves e Navarro.

_______________________________________


O JOGO - Não merecíamos a vitória no jogo de hoje. E não a merecíamos, exclusivamente por conta da nossa inoperância no ataque, da nossa falta de velocidade nas jogadas de frente, uma vez que este adversário é daqueles times mais fracos na competição.

Dois problemas são identificados. O primeiro, que o 'futebol magia' desta era Enderson acabou. E o segundo, que uma peça importantíssima nas jogadas de frente, personagem fundamental no desenvolvimento do citado belo futebol não voltou bem da contusão. Falo do Marco Antonio.

Com estes dois fatos, igualamos adversários em matéria de inoperância, tanto que após a expulsão do Kanu na segunda etapa, o fraquíssimo time do Vitória cresceu tanto de produção que se tivesse no seu conjunto um mínimo de ataque, poderia ter feito o seu gol. Felizmente, o setor de frente deles é fraquíssimo.

A minha opinião é que, daqui para a frente, o ritmo de vitórias vai diminuir mas também tenho quase certeza de que se isto não levar a um desânimo e uma falta de combatividade geral, conseguiremos a vaga na série A.

Fomos a 48 pontos e mantivemos a vice-liderança.

26 de set. de 2021

BOTAFOGO x SAMPAIO CORREIA

 Em casa, time não joga bem mas vence com golaço do Oyama

2x0



 
PRÉ JOGO

Ele vai para o jogo - Rafael



- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Gilvan e Carlinhos. Barreto, Oyama e Chay. Marco Antonio, Diego Gonçalves e Navarro .

Kanu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, fica de fora.

________________





O JOGO - O jogo começou e parecia que as sequelas da derrota passada ainda abalavam o elenco. E a violência deste adversário (de longe, o mais violento desta nossa caminhada) só atrapalhava mais o time na criação de jogadas. Até que numa falta dupla (uma praxe deles), Chai lançou a bola na cabeça do Navarro que escorou para o gol.

Eram 42 minutos e com isto, o time pôde ir para o vestiário mais tranquilo.

Na volta, ameaçamos um domínio mas nada daquele futebol vistoso de jogos anteriores (contra Coritiba, Náutico, Londrina) mas numa bola de meio, Oyama recuou para o Carlinhos, avançou e recebeu livre na frente. Avançou pela linha de fundo, demonstrou que a jogada seria de cruzamento mas ante um atônito goleiro (meio adiantado), botou por cobertura no fundo do gol. Golaço.

Com este segundo gol aos 32 minutos, o time pôde enfim ver o ímpeto do adversário arrefecer, uma vez que não estando no mesmo pique de jogos acima mencionados, seria um risco levar o placar apenas por 1x0 até o final.

Antes, aos 20 minutos, tivemos a estréia do Rafael, que entrou no lugar do Marco Antonio (provavelmente uma tendência - compor o lado do campo com o Daniel Borges). Numa jogada de área logo depois, Navarro tentou o chute quando poderia ter rolado para o estreante que entrava livre. Seria a felicidade completa: fazer a estréia e marcar um gol logo na entrada em campo.

Esperemos agora que o foco não seja perdido, pois não confio em jogos fáceis como vem falando a imprensa (contra os times de baixo da tabela).


23 de set. de 2021

BOTAFOGO 0x2 CSA

 Em Maceió, um Botafogo apático
perde o jogo sem incomodar o adversário



 
PRÉ JOGO

Semana de excelentes notícias.

1 - O CEO Jorge Braga, em mais um gol de placa de gestão, capitaneou um acordo judicial no TJ para centralizar as dívidas cíveis. Para entender melhor, é uma medida que suspende execuções e com isto, evita a sequência de penhoras sempre nocivas ao dia a dia financeiro do clube.
 
2 - Gatito já está em reta final de preparação física para o retorno aos gramados.


O TIME
- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos. Barreto, Oyama e Chay. Warley, Navarro e Diego Gonçalves.

________________


O JOGO - De um comentarista no rádio: "o jogo teve 98 minutos ao todo. De todo este tempo, o Botafogo só conseguiu ser melhor do que o adversário em 7 minutos". Resumo perfeito do que vimos pela TV lá em Maceió. O futebol jogado hoje pelo Botafogo foi muito parecido com o da fase de declínio do ano passado, quando passamos o time a ser zoado por qualquer adversário, sendo rebaixado com 4 rodadas de antecedência (ou mais... não lembro).

Fizemos um primeiro tempo quase nulo mas por outro lado, não sofremos com nenhum lance perigoso deles (e ainda tivemos uma cabeçada perigosa do Diego Gonçalves já nos últimos minutos). Mas bastou abrir a segunda etapa e logo aos 9 minutos, Diego Loureiro saiu errado, entregou a bola nos pés do adversário e quando este chutou, reagiu também erradamente e espalmou a bola para dentro do nosso gol.

E se havia esperança de reação, em campo os jogadores não correspondiam a este nosso desejo de empatar ou até virar o jogo e assim, logo nas primeiras três substituições, tomamos o segundo gol, fruto de desatenção geral na marcação pelo nosso lado esquerdo e a vaca foi pro brejo. 

No domingo, jogamos aqui com torcida depois de mais de um ano e meio de estádio fechado ao público. Tomara que o time não comece nervoso, já que é tudo o que um adversário que vem como franco atirador precisa para tirar o foco do nosso elenco.

18 de set. de 2021

EM BUSCA DO TOPO

 Time recebe o Náutico e dá o troco do turno,

vencendo por 3x1




PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos. Barreto, Pedro Castro e Chay. Marco Antonio, Navarro e Warley.

________________


O JOGO - Foi um jogo que já começou diferente. Diferente na postura do nosso time (meio confiante/meio desligado), na proposta do adversário de fechar nossos espaços e adiantar a marcação e nesta toada, conseguiram fazer o primeiro gol logo aos oito minutos.

Mas fizeram o gol e 'chamuscaram'. Na onda do seu treinador, partiram para o plano B dos incompetentes, o de abrir o placar e recuar para segurar o resultado (aquela coisa de passar todo o restante da partida esperando a bola boa, um contraataque para matar a partida).

Isto nos deu uma saída para comçarmos a ir à área deles, com Chay, Marco Antonio e um Oyama (que substituiu Pedro, machucado, ainda bem cedo) bem atento à marcação e criativo com a bola nos pés. E aí, veio o empate (uma bola de sorte do japa) mas também, já na segunda etapa, a virada, com o Navarro, numa belíssima jogada do Chay e no fim, com o adversário louco atrás do empate, o terceiro gol (também do Navarro), num contraataque mortal.

NOTAS - Marco Antonio tá no embalo do time, jogando muito bem, Diego Gonçalves entrou voltando de contusão e nem parecia um jogador que vinha de parado, Chay tem sido hour concours, Navarro, que vai embora no fim do ano, está virando um atacante valiosíssimo (na área, nesta série B, está quase imarcável), enfim, todo o elenco vai se ajustando. Oyama, acima citado, mostrou que pode tomar a posição do Pedro quando este voltar da contusão, Warley saiu por uma certa improdutividade mas não pode ser descartado como coringa e aí, o garoto Ronald já anda fazendo exercícios com bola, existe a promessa da volta do Gatito já nas próximas semanas e AINDA TEMOS O RAFAEL. Pela nossa vibe atual, é de se esperar que o "europeu" vá se entrosando com o time e seja o diferencial ainda na série B, mas já no projeto do time para 2022.

11 de set. de 2021

BOTAFOGO 4x0 LONDRINA

 Em casa, time atropela o adversário
e vai temporariamente para a vice liderança




PRÉ JOGO

Novidade no time titular para o jogo de hoje - o lateral esquerdo Carlinhos

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos. Barreto e Pedro Castro. Warley, Chay e Marco Antonio. Rafael Navarro.

________________


O JOGO - Fica difícil falar de um jogo assim. Ok, vencemos, goleamos mas a forma absolutamente correta com que isto se deu não é muito fácil de explicar. O time adversário é fraco, mas joga fechado e sabe sair tocando a bola (se perdeu neste aspecto na segunda etapa mas o fez bem nos primeiros minutos de jogo). Só que o sistema de marcação deles comete o "crime" do jogo violento. Tanto que aos 14 minutos, já com um sem número de faltas (3 delas bem fortes), um jogador foi expulso por atingir o rosto do Barreto com este já no chão.

Até então, estudávamos a partida procurando a melhor forma de entrar na área deles e conseguimos isto muito pela excelente atuação de vários atletas hoje (com o time todo jogando praticamente sem errar). E tocando a bola com paciência, aos 32 minutos saiu o primeiro gol: Marco Antonio recebeu livre pela esquerda, deu uma caneta no zagueiro e cruzou na área para o Warley completar.

Daí, abriu-se a porteira. Fomos ao 3x0 já na primeira etapa e na volta do intervalo, o jogo se desenrolou em quase 80% do tempo naquele "ataque contra defesa", típico jogo de time dominador e time dominado. Warley fechaou o placar completando um bom cruzamento do Carlinhos, já aos24 minutos, corroborando a justiça do placar numa partida em que nada do que o adversário fizesse tiraria o foco do nosso time.

Virou passeio.

Como disse o Daniel Borges na saída, ao ser entrevistado: 'o conjunto, o entrosamento do time hoje é o seu forte'. Daniel foi o autor do segundo gol, numa bela jogada pela meia direita em passe do Pedro Castro.

Como comentei com o Henrique no Wzapp, subir nós vamos. Só temos agora é que ver em qual posição.

8 de set. de 2021

RAFAEL É DO FOGÃO

 Clube anuncia a contratação

do lateral Rafael


 
 
Nesta quarta feira, dia 8/9, mais em uma cartada do destino do que propriamente em algo parecido com as atabalhoadas buscas anteriores por nomes do mercado europeu (Honda e Kalou mais especificamente), o clube anunciou a contratação do lateral Rafael, ex Manchester United. O irmão gêmeo do atleta, ainda com vínculo com o Lyon, já declarou que quer seguir o mesmo caminho.

4 de set. de 2021

BOTAFOGO x REMO

 Time vai a Belém, sente

o calor mas vence o jogo

1x0







 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Carli, Kanu Jonathan Silva. Barreto, Pedro Castro (Oyama) e Chay. Warley, Rafael Moura e Marco Antonio.

Divulgada a escalação, Oyama ficou mesmo no banco.


________________


O JOGO - Com um gol atípico do Warley, vencemos esta partida mais na vibe da fase que estamos passando do que provavelmente na superioridade em campo. Vibe de positividade, de astral e também de entrega.

Hoje, sentimos de forma muito visível a falta do Navarro. Rafael Moura é um poste, não tem mobilidade, quase não prende a zaga (numa das jogadas do primeiro tempo, "salvou" um gol como se fosse zagueiro adversário) e assim, Chay não via com quem criar jogadas.

O tempo seco do norte do país contribuiu, igualmente, para minar parte da resistência física do time e naqueles 7 inexplicáveis minutos de acréscimo, sofremos bastante para segurar a vitória. Mas isso é o que vale: estamos no G3 e poderemos permanecer ali caso o Cruzeiro vença o seu jogo na terça feira.

27 de ago. de 2021

FOGÃO EM PROVA DE FOGO

 Time vai a Curitiba, vence o jogo
e entra no G4

1x0



Quebramos um tabu, mantivemos outro
O nosso adversário foi vencido em casa pela primeira vez no torneio,
ao passo que não perdemos para eles desde 2014.

PRÉ JOGO

- Escalação: Time provável - Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Carli (ou Gilvan) e Jonathan Silva. Oyama, Barreto e Chay. Marco Antonio, Warley e Navarro.

Na escalação oficial, Oyama ficou no banco e Pedro Castro entrou compondo o meio de campo

________________


O JOGO - Foi um belo jogo, com um primeiro tempo praticamente perfeito do Botafogo, coroado pelo lindo gol do Navarro aos 37 minutos desta etapa. Numa cobrança rápida de lateral (lembrei de 2012, gandulinha, Maicosuel, daí para o Márcio Azevedo que cruza na área para um livre Loco Abreu marcar), a bola foi lançada para o Chay que entortou o marcador, subiu em diagonal e cruzou milimetricamente na cabeça do Navarro. Este mandou a bola no chão, sem chance para o goleiro.

Voltamos um pouco dispersos para a segunda etapa, mas muito pela vontade com que eles vieram para tentar o empate. Só que a nossa marcação praticamente não falhava, o que segurou o ímpeto do adversário até que as ações se equilibrassem de novo. Oyama, Ênio, Ricardinho e Rafael Moura entraram do meio para o fim e não deixaram o ritmo cair.

Bela vitória, com boas possibilidades de completarmos o terno nas duas próximas rodadas, contra Remo fora e Londrina em casa.

Que bela fase atravessa o nosso Botafogo do Enderson Moreira

22 de ago. de 2021

TIME RECEBE O VILA NOVA

 Em jogo das 11h, time faz 3x0 mas peca
nas substituições e quase entrega

Vitória por 3x2 (no sufôco)




 
PRÉ JOGO

- Escalação: Time provável - Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu Gilvan e Hugo. Barreto, Pedro Castro e Chay. Marco Antonio, Navarro e Diego Gonçalves.

________________


O JOGO - Em conversa com o Henrique durante a partid,a (hábito já costumeiro nesses jogos sem público, com todo mundo vendo pela TV), ante aquela ótima primeira etapa, vislumbramos ali um time capaz até de ir lá em cima brigar pelo topo, pela taça do torneio. Já observando o ocorrido na segunda etapa, mesmo não chegando a comentar nesta linha, o sentimento foi de que até o acesso pode se tornar inviável com atitudes como aquelas.

Afinal, na próxima sexta feira teremos que ir a Curitiba enfrentar o líder, nosso pior adversário e a inconstância que se viu no elenco após as mudanças feitas na segunda etapa (mormente o desespero no final do jogo) mostraram que, nem de longe, chegamos ao patamar necessário para vencer determinados jogos con tranquilidade.

Não foi a nossa frieza quem segurou o placar: foi a trave (e por duas vezes). Deu uma pane tão estranha no time que cheguei a comentar, ainda nas conversas com o nosso irmão de camisa aqui do blog, que temos contra nós o Var, o sistemão e os aliciadores de atletas, mas parece que agora o "há coisas que só acontecem...." anda virando um fator de sorte. Só a sorte explica não termos cedido o empate naquele final dramático. Oremos que tenha sido algo passageiro e não a mão do treinador (hoje ausente), que já deu tudo o que tinha que dar, como ocorre, não raro, com técnicos de futebol deste nível.

18 de ago. de 2021

FIM DO 1º TURNO

 Time visita o Guarani, sai na frente
do placar mas cede o empate

1x1




 
PRÉ JOGO

- Escalação: Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Hugo. Oyama, Barreto e Chay. Marco Antonio, Navarro e Diego Gonçalves.

________________


O JOGO - Entramos para controlar o jogo e não deixá-los perto da nossa área. E conseguimos.

Nessa levada, fizemos o primeiro gol, numa bola muito bem lançada pelo Hugo que deixou o Navarro em vantagem sobre os zagueiros. 24 minutos, Botafogo 1x0.

Claro que desperdiçamos outras jogadas, principalmente em contraataques e assim, já na segunda etapa, eles encaixaram um bom lance e empataram o placar, com o atleta subindo livre na área para cabecear.

No fim de tudo, esse empate só teve de frustrante o fato da não entrada no G4. Só por isso.

Vimos em campo hoje, num jogo disputado e na casa do adversário, mesmo tendo alguns atletas atuando muito mal (Chay à frente), que já possuímos um esboço de time, que vai melhorando a cada dia e isto é o mais importante.

Neste domingo, 11 da manhã, começa o returno. Vamos receber o Vila Nova. É jogo prá vencer e furar a barreira dos 30 pontos.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG