Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

16 de dez. de 2019

MULTICAMPEÃO

MARCOS PARET


Campeão em praticamente todas as modalidades esportivas (nos falta
apenas a Copa do Brasil e a Libertadores), o Botafogo volta a
"aprontar" neste final de semana.


Em apenas 2 dias, o Botafogo conquista 
dois campeonatos sulamericanos.

Time conquista o título sulamericano em pleno Parque 
São Jorge - Botafogo 74x69 Corinthians


_________________________________________________

Equipe de polo aquático se sagra
tetracampeã sulamericana na Colômbia

__________________________________________________

ISTO A MÍDIA NÃO FAZ QUESTÃO DE DIVULGAR

1 - Na última sexta-feira, o basquete alvinegro derrotou o time do Corinthians NO PARQUE SÃO JORGE (S. Paulo) por 74x69 e se sagrou campeão sulamericano da modalidade.

2 - Ontem (domingo), jogando na Colômbia, o melhor time brasileiro de polo aquático (base da nossa seleção) derrotou o Antioquia por 10x9 e conquistou o TETRACAMPENATO SULAMERICANO da modalidade.

Ambas as conquistas, atuando NA CASA DOS ADVERSÁRIOS DAS FINAIS.

Então, se a mídia não fala....

Falemos nós!

12 de dez. de 2019

APROVADO!!!

MARCOS PARET




Foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Clube o projeto de separação do futebol das demais atividades sociais.  O projeto conhecido atualmente como 'Botafogo S/A foi votado esta noite pelo Conselho Deliberativo do clube, dando a partida para a criação de uma espécie de empresa com novo CNPJ, com duração contratual de 30 anos.

ATUALIZAÇÕES...

23:20

- No dia 27, os sócios também serão convocados para uma votação em assembléia geral e extraordinária com fins de corroborar o que foi decidido hoje.

- Nesta reunião, o assunto dívida foi abordado e os números atualizados são estarrecedores: um bilhão de reais.

- Competições/2020 - faremos a nossa estréia no brasileirão aqui no Nilton Santos contra o Coritiba. E na CB, o primeiro jogo será contra o Caxias do Sul.

- Valdir Espinoza foi contratado para ser o novo diretor de futebol, no lugar do Anderson Barros.

__________________________________________

Dia 13/12 
10:00h

- "Quanto mais rápido (a chegada dos investidores), melhor. Senão Léo Valencia, Victor Rangel e esse pessoal todo continua"  -  CARLOS AUGUSTO MONTENEGRO, FALANDO APÓS A VOTAÇÃO ONTEM EM GENERAL SEVERIANO.

- A questão do Sócio Torcedor ainda não foi trabalhada no sentido de trazer novas adesões. Contudo, talvez pelo momento de união do fim de ano, talvez pelo alvoroço criado pelo outro clube carioca com o seu programa de adesão em massa, pulamos dos 21 mil e poucos para 22.067 nos últimos dias do brasileirão. Não significa nada, mas bem que uma campanha forte ajudaria (e muito). 

11 de dez. de 2019

OS VENTOS DA MUDANÇA

Ainda tímidos, praticamente uma brisa leve


MARCOS PARET

O PROJETO S/A


Presidente Mufarrej anuncia chegada de propostas.

Anderson Barros está fora


Logo após o último jogo do ano (Botafogo 1x1 Ceará), o presidente Nélson Mufarrej foi aos microfones anunciar que já há interesse (estrangeiro - é o que se depreende) na formação do consórcio de investidores para a nova estrutura do futebol alvinegro (o blog abre abaixo o assunto pela primeira vez). 

Já com os novos ventos, Carlos Augusto Montenegro acabou como nome de consenso para assumir este período de transição, com o controle de tudo o que é ligado ao futebol e ontem (terça, 10/12), foi anunciada a saída do Anderson Barros. Foi também dito que inúmeros contratos não serão renovados, tais como o do Pimpão, do Jean, do Gilson, do Vitor Rangel e, ainda, haverá conversas para encerrar por acordo os contratos do Diego Souza e do Cícero. A idéia, presumivelmente partindo de um time com Gatito, Benevenuto e mais 9 garotos, é entregar aos novos controladores uma folha de pagamento limitada a um milhão de reais (número aventado pelo Montenegro nesta quarta-feira).
_____________________________________________________

O PROJETO S/A

Pela primeira vez, o blog aborda o tema que vem sendo tão falado desde que os irmãos Moreira Salles contrataram a conceituadíssima empresa britânica de consultoria Ernst Young para auditar o clube com vistas à primeira grande tentativa de profissionalização séria no nosso futebol, o tão badalado 'Projeto S/A', ou a SPE (Sociedade de Projeto Específico), ou o nome que o futuro grupo venha a dar ao projeto no futuro.

Consultoria encerrada (por volta do mês de maio passado), os M. Salles entregaram o documento ao atual grupo diretor do clube que nesta quinta-feira, finalmente, depois de inúmeras análises, irá reunir o Conselho Deliberativo botafoguense com vistas à aprovação da mudança (depois da aprovação da nova lei na Câmara). Segundo notícias do Clube, a reunião será pró forma, apenas com vistas a chancelar o que já está decidido pelas cabeças coroadas que dão as cartas no Botafogo. Assim, mesmo sob sigilo contratual, já se sabe do interesse de grupos estrangeiros, já se percebem mudanças (como as acima citadas) que mostram o direcionamento no sentido de uma radicalização total e agora, estaremos aguardando a reunião desta quinta-feira para vir com mais detalhes.

O blog estará atento às notícias e surgindo fatos novos, trará a informação no tempo possível.




8 de dez. de 2019

O FIM (e o recomeço)

Chega ao fim (ufa, ufa!) o brasileirão/2019. Time recebe o Ceará precisando de combinação de resultados para almejar vaga na sulamericana em 2020, mas só empata e fica fora da competição continental - 1x1






PRÉ JOGO


12:00h - Já era sabido que iríamos a campo sem Diego Souza, Cícero e Luis Fernando, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A opinião de grande parte da massa torcedora nas redes sociais foi a de que ganhamos 3 reforços. Vamos ver isto durante o jogo.

13:00h - Com as ausências de Cícero, Diego Souza e Luís Fernando por conta do terceiro cartão amarelo, foram anunciados para começar jogando os temerários Vinícius Tanque, Marcos Vinicius e Jean.

15:55h - O time entrou em campo com o Cavallieri no gol. Foi informado que o Gatito passou mal indi$posição de última hora. Sabemos!
____________________________________________________

O JOGO

A real disputa neste jogo da última rodada estava sim, ali no campo mas também, na Arena Corinthians, onde o Fluminense não poderia vencer o seu jogo. Empatando o nosso adversário lá, bastaria ao Botafogo vencer aqui para estar classificado na sulamericana/2020. Mas os paulistas foram desinteressados para aquele confronto, e tal, e... esqueçamos isto!

Seria uma melhor saída ir para a sulamericana, haja vista a dificuldade imensa que existe em chegar ao título da Copa do Brasil. No torneio continental, este caminho ainda é o mais fácil e assim, mesmo com o projeto S/A já em andamento (o blog trará notícias sobre a mudança ainda esta semana), poder-se-ia montar um time competitivo para tentar a sorte contra times como o Colon ou o Emelec, alguns dos que sempre estão na disputa desta competição.

Uma pena: a sulamericana do ano que vem dará vaga ao campeão no novo modelo de mundial de clubes, que passará a ser quadrienal (o deste 2019 é o último a ser disputado anualmente). Eu disse “ainda” é o caminho mais fácil. É provável que também este torneio se torne muito competitivo daqui por diante. Já paga uma bela soma ao campeão e agora, dando vaga no mundial...

Do jogo – vimos as boas jogadas e o belo toque para o gol do Marcos Vinícius e pensamos: será que existe algum departamento médico capaz de dar a este atleta a resistência física que ele precisa para jogar em alto nível? Não se sabe. Dizem que ele é asmático, falam muita coisa mas ontem, viu-se que a sua condição atlética é sofrível. Uma arrancada mais forte e lá se vai um músculo que passa o ano tão tranquilo, sem jogar praticamente nem uma partida inteira.
Enfim, 2019 acabou (ufa, ufa). Falam na permanência do Alberto Valentim, em manter (inteligentemente) a base e alguns dos nomes experientes e agora, é esperar para ver com quanto dinheiro o clube começará na nova fase. É conversa para a próxima postagem.

4 de dez. de 2019

BOTAFOGO x ATLÉTICO-MG

Em Belo Horizonte, perdemos
por 2x0





PRÉ-JOGO


16:00h - No meio da tarde, uma notícia no site FOGAONET.COM dava conta de que Anderson Barros não deve permanecer no clube para 2020. E sobre o próximo ano, a informação sobre os investimentos dos futuros controladores (no formato Botafogo S/A) não se dará de imediato, o que é compreensível: captar investimentos em algo que está iniciando e vem de fases bem complicadas é algo que pode vir de forma gradativa.

16:45h - Nesta fase de transição (quem sai e quem assume), a permanência do zagueiro Gabriel é tida como prioridade no clube.
_________________________________________________________

O JOGO


Esta partida teve um placar real (2x0)
mas o que marcou o jogo foi o placar 
moral - Muitos, inúmeros gols a (talvez) 1.

Assim como vem ocorrendo com o Lucas Campos, o Rhuan também precisa que alguém lhe abra os olhos. Como se empolga e faz jogadas erradas! Numa delas, o adversário subiu com determinação e abriu o placar.

No lance, Lucas Barros também se deixou envolver e isto nos leva a uma conclusão simples: o treinador que conseguir consertar este grave defeito no ano que vem (estas idiotas perdas de bola), com as prováveis mudanças no elenco, já nos fará ter resultados bem menos desastrosos como o de hoje.

Vejam que começamos bem o jogo, subíamos bem ao ataque fazendo com que eles então passassem a errar passes mas aí, damos a primeira, a segunda e a enésima bola de graça e uma hora os caras embalam. Veio o segundo gol, nosso time desanimou e dali em diante, o adversário parecia treinar e na mesma medida, nossos atletas já pareciam estar saindo de férias. Foi horrível, desanimador e, concordemos, graças a São Barroca e que chegaremos à próxima segunda feira ainda na primeira divisão (aquelas vitórias em série lá no início foi que nos salvaram do pior).

Aguardemos então por 2020 (antes, o jogo contra o Ceará no domingo pode decidir se vamos ou não para a sulamericana). Oportunamente, o blog virá com as notícias do projeto S/A.  


30 de nov. de 2019

QUE VENHA O INTER!...

E ele veio, e venceu.
________________________________________________
Era jogo para vencer e esperar 2020,

mas Gatito falhou infantilmente e saímos derrotados

1x0





PRÉ JOGO


- 18:20_Sem Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, foi anunciado que o nosso adversário barrou Nico Lopes para colocar o Neioton.

E no Fogão, Igor Cássio deu lugar ao Luís Fernando


_______________________________________________________ 


Do jogo em si.



A minha opinião é que ele já não é mais o mesmo desde aquelas defesas de pênalti em Assumção na já longínqua pré Libertadores de 2017.

Mas bem que o Gatito poderia ter ido com mais pegada naquela bola. Acho, ainda (para finalizar sobre ele), que tá na hora de sair. Ir para outro clube, respirar outros ares. Podemos muito bem começar o próximo ano com Cavallieri (chamado maldosamente por muitos de Frangallieri) e daí, ver quem pode lhe fazer sombra na reserva.

Em campo, mesmo não sendo superiores ao nosso adversário tecnicamente, não aproveitamos as chances que vieram (mormente no primeiro tempo, com a bola do Diego na trave e antes, o gol incrivelmente perdido pelo Rhuan) e eles, na citada falha do nosso goleiro, fizeram valer a sorte, já jogavam bem melhor e saíram vitoriosos. Não creio que estejamos em risco de queda. O Cruzeiro vai fazer 3 jogos dificílimos (para o momento que vive): se perder um, estaremos livres.

A nossa briga agora deve ser com o Fluminense, pela última vaga na sulamericana. O torneio vai começar a ganhar ares de competição importante, já que o campeão assegura vaga na nova modalidade do mundial de clubes, que depois deste dezembro de 2019 só volta em 2024. Imaginemos então um Botafogo, se não galáctico, ao menos competitivo no ano que vem. Um título na sula e a vaga no mundial seriam tudo o que o nosso Glorioso precisa para voltar a respirar os bons ares do passado.

E, repito, o mundial será em 2024. Até lá, o projeto S/A já poderá estar de vento em popa.

27 de nov. de 2019

CAMINHANDO PARA A S/A

Em busca de mais 3 pontos no campeonato, time vai
a Chapecó, joga muito mal
mas vence por 1x0




PRÉ JOGO


16:30h - Sai a provável escalação: Gatito, Fernando, Marcelo, Gabriel, Yuri, Alex, João Paulo, Cícero, Igor Cássio, Rhuan e Diego Souza.

18:40 - Saindo notícias acerca do retorno do Gabriel a Belo Horizonte.
_______________________________________________________

O JOGO


Golaço do Rhuan, o gol da fuga do Z4

Foi só 1x0. E que sufôco!


Jogo pavoroso, resultado maravilhoso.

E que show de horrores, meus amigos! A bola queimava os pés de praticamente 23 dos 28 atletas que foram a campo esta noite. A rigor, se safaram João Paulo, Alex Santana, Rhuan, Gatito e nem consigo lembrar quem mais.

Naquele final de jogo, lembrando muito os últimos 5 minutos da finalíssima da Libertadores, o tal do Henrique Almeida conseguiu perder 2 gols que nem as nossas avós, para as que ainda estão vivas, perderiam.

Não tenho o que falar, tecnicamente, desta partida. Valeram os 3 pontos. No sábado, tem o jogo contra o Inter, que tem jogado bem fora de Porto Alegre. Um empate já encaminha um 2020 tranquilo mas é necessário vencer.

24 de nov. de 2019

BOTAFOGO RECEBE O CORINTHIANS

Em busca de mais uma vitória,
time recebe o Corinthians, joga apenas
o necessário mas vence.

1x0





Pré jogo

- 10:00h - Time precisa vencer para se afastar do Z4.

- 11:20 - Escalação. O provável time que vai a campo deve ser.

Gatito
Fernando
Marcelo
Gabriel
Yuri
Cícero
João Paulo
Alex Santana
Rhuan
Igor Cássio
Diego Souza

-16:15 - Movimento de torcedores muito fraco ainda. A Rua Henrique Scheidt, tradicional via de acesso ao setor norte, por enquanto está bem vazia. Difícil imaginar público acima de 20 mil hoje.

- 19:40 - Mas a torcida acabou comparecendo (mais de 20 mil pessoas) e a festa foi linda.



O JOGO


A situação é fácil de ser explicada.

Taticamente, ESTAMOS JOGANDO O PIOR FUTEBOL DENTRE OS 20 CLUBES DA SÉRIE A.

Sim, pois não fosse aquela gordura acumulada na era Barroca, lá no início (5 ou 6 vitórias seguidas), nem esta vitória de hoje, se ocorresse, seria capaz de nos salvar (deveríamos estar aí entre os 2 últimos).

Hoje, João Paulo, o nosso melhor jogador atualmente (junto com os zagueiros), abriu para o cada vez mais correto Fernando na lateral e este levantou a bola na área. Ato contínuo, Alex Santana ajeitou para o Diego Souza que largou a bomba no canto direito do bom goleiro deles. 


Foi a melhor jogada que construímos durante toda a partida.

O resto do jogo se resumiu a luta, destruição e a sorte de não terem eles um ataque capaz de criar jogadas de perigo.

Gatito não fez inúmeras defesas, porém, nem uma perigosa sequer, já o goleiro deles fez uma das chamadas impossíveis, numa cabeçada do Marcelo. Agora é mais uma vitória e respirar os ares da tranquilidade. 2020 nos aguarda, não com time (ainda) galáctico mas, decerto, com atletas mais qualificados, mormente na meia e no ataque.

17 de nov. de 2019

APÓS A TEMPESTADE...

Mais chuva (fina)

Após vencer o jogo-chave contra o Avaí,
time vai a Curitiba pegar o Athlético,
perde por 1x0 mas ainda está fora
do Z4





PRÉ-JOGO

-17:00h - Desconfiada, a torcida está bem dividida nas redes sociais.

-17:55h - Saiu a escalação.



___________________________________

O Jogo


O time não jogou tão mal assim. Levou um gol numa jogada rápida, bola em que o atacante deles chutou antes mesmo de ajeitar (lembrou aquele gol do Diego Souza contra o Vasco) e com isto, acabou surpreendendo o Cavallieri.

Vimos os garotos cada vez mais soltos mas, com um esquema tático tão maculado desde a chegada da dupla Cícero/Diego Souza, não há como resistir em jogos assim (praticamente ninguém resistiu aos paranaenses lá no estádio deles).
Domingo teremos o Corinthians aqui. Mais um jogo com tarja de 'vencer ou vencer'. Se por um desígnio dos deuses do futebol empatarmos, sou de opinião de que será possível fazer pontos contra Chapecoense e Inter. Afinal, os gaúchos andam jogando cada vez com menos qualidade fora de Porto Alegre. Vamos que vamos pois 2020 é "logo ali".

11 de nov. de 2019

SÓ A VITÓRIA INTERESSA

Jogo de "trezentos" pontos




PRÉ JOGO


- Para o jogo de hoje, iremos de Yuri,  Rickson, Rhuan e Igor Cássio. E de atletas atuantes no elenco mas fora desta partida, ainda temos o Benevenuto, o Marcinho o Fernando e o bom mas ainda verde Gustavo Bochecha. Temos igualmente o zagueiro Kanu, que tem entrado e segurado bem a onda e o volante Wenderson. E também os dois Lucas no banco sendo preservados da má fase. 12 atletas vindos de uma fase vencedora do sub 20. É a juventude alvinegra pedindo passagem. 

ESCALAÇÃO OFICIAL 

____________________________________________________________

O JOGO


Esta pode ser chamada de “a vitória do livramento”. Quando aquele pênalti (estranho) foi marcado, Igor Cássio chegou a preparar a bola para cobrar e, claro, o fantasma do Jobson assumindo o pênalti de 2014 (Botafogo 0x1 Figueirense).

Não se sabe por que ordens, mas o garoto acabou deixando a cobrança para o ‘cascudo’ Diego Souza que, ao acertar a cobrança (2x0) nos deixou tranquilos, com 3 adversários entre nós e o terrível 17º lugar e assim, respirando para o próximo jogo em casa, contra o Corinthians, daqui a dois domingos.

Sim, pulei direto para o jogo contra os paulistas (que já voltaram a jobar bem) pois o próximo encontro será em Curitiba, contra o time com H. Vai ser difícil arrancar ao menos um empate. A luta continua!

7 de nov. de 2019

TIME RECEBE O FLAMENGO

No Nilton Santos


______________________________________________________________

Pré jogo





- 10:54h - Time é anunciado com atletas mais experientes (Cícero) e Alex Santana jogando desde o início. No meio, continua o Bochecha.








_________________________________________________________




Olha... poderia falar sobre o esforço,  sobre alguma mudança de vontade. Também poderia falar sobre as reclamações infundadas (ou exageradas) do Flamengo em relação às faltas.

Mas prefiro resumir no seguinte: todo bom gestor/investidor é bom de fazer contas de risco, prazo, TIR. Então é melhor o pessoal da SPE começar a fazer contas de começar a gestão com o time na série B. Esse Mais Botafogo deixou a situação insustentável. 






Olá, amigos! Voltamos hoje com a postagem dupla, uma tradição que vinha desde o longínquo 2009 (ano de criação do blog) mas que, por motivos alheios à nossa vontade, não pudemos manter e nem sempre poderemos fazer aqui. Enfim, ainda sem ler o que escreveu o Henrique (com a visão que teve do jogo pela TV), aqui vão as minhas impressões.

No intervalo desta partida, vendo a entrega total dos nossos 11 guerreiros ante o caríssimo 11 adversário (atletas ao menos 2 vezes melhores em técnica e 10 vezes em salário do que os nossos), mandei a seguinte mensagem para meus contatos do whatsapp que não estavam no estádio:

“...Um mini resumo da ópera..

Tensão a 880w

Time com todos os órgãos na ponta da chuteira (não sei se Yuri, LF e mais outros vão aguentar mais 15 min que seja).

Notícias da vitória parcial do Flu vão deixando a galera preocupada......Tá assim....”

Na mensagem, acabei não citando o nome do Fernando (nosso lateral direito). Afinal, eram todos naquele entrega visceral, onde os habilidosos atletas deles não tinham vida fácil (e não tiveram – primeiro sufoco que tomamos já foi lá depois dos 35 minutos de partida).

O problema é que não temos criação e nem homens de frente ainda capazes de decidir o jogo na primeira chance. Luis Fernando (ontem, ótimo na subida pela direita, dando trabalho ao defensor adversário o tempo todo) perdeu duas dessas chances. Foi expulso sim, pelo segundo cartão amarelo, mas não merecia a execração que sofreu da torcida (aplaudiram a todos, mas quanto a ele, acabou se tornando o Cristo da rodada).

Pois bem, mandei a tal mensagem e já ali com a partida caminhando para o seu final, o ontem eficiente Fernando (só perdeu uma bola que poderia ter nos complicado) tirou mais um ataque deles jogando a bola pela lateral e, caído no campo, ele mesmo puxou as pontas das duas chuteiras tentando se livrar das câimbras. Claro que levantou a 20%, claro que o atleta adversário que entrou em campo naqueles minutos usou o lado dele para fazer a jogada e, evidentemente, chegou quase limpo à linha de fundo. Cruzou e saiu o gol único da partida.

Valentim poderia ter tirado o Fernando de campo e não o Leo. Mas ainda assim, que falta faz ter um elenco mais numeroso hein?

Foi isso. Segunda, vencer o Avaí aqui se tornou obrigação e condição fundamental para a permanência na elite no ano que vem. Foi o que vi deste jogo incrível.

3 de nov. de 2019

JOGO COMPLICADO

Time vai à Vila enfrentar o Santos, 
erra demais e é goleado - 4x1 






Pré Jogo

12:00 - Já estava definido deste ontem, mas a notícia é que o Diego Souza foi barrado

15:10 - Iremos de Bochecha e João Paulo no meio com Léo, Igor Cássio e Vitor Rangel na frente. Alex Santana deve ficar para a segunda etapa.

18:55 - E o Léo Valência também ficou no banco. Fernando entrou na lateral e Marcinho foi para a meia. Tivemos também o garoto Wenderson.


___________________________________

Vamos para o jogo!

Quando, aos 2 minutos, o atacante entrou nas costas do Yuri e, livre, fez o primeiro gol, já sabíamos o que nos esperaria nesta tarde (mais uma) bisonha do nosso time. E vejam que tivemos chances de tentar igualar o placar mas aí, também é o temor de sempre: o time cria, cria mas na hora de concluir sempre tem um passe errado, uma tropeçada na bola, etc..

Não há o que falar. Na quinta enfrentaremos o elenco mais rico e poderoso das Américas. Vamos tentar respirar então a partir da próxima segunda, lá em Floripa contra o Avaí.

1 de nov. de 2019

A PERIGO, TIME RECEBE O CRUZEIRO

Ante grande presença de público,
time não cria, toma um gol e no final,
castigado por um contraataque mortal,
vê o adversário fazer o segundo e encostar na tabela

2x0





O resumo da ópera: o nosso adversário está com o time (o conjunto) ainda mais confuso que o nosso mas como tem atletas de nível técnico bem melhor, soube controlar as ações, marcar com firmeza e foi premiado com 2 gols (o primeiro, em falha de todo o nosso setor defensivo e vindo de um escanteio que surgiu após falta não marcada a nosso favor).

Tomamos o gol na primeira etapa e ao voltarmos para a segunda, fizemos 10 minutos de uma pressão que levantava os mais de 22 mil alvinegros presentes ao estádio mas que de tão inócua, não dava qualquer trabalho ao goleiro deles que a rigor, fez apenas uma defesa difícil durante todo o jogo (reconheçamos que o Gatito não fez nenhuma).

E a coisa ficou assim. Jogamos 10 vezes neste returno: vencemos duas partidas E PERDEMOS OITO. Precisamos, nas partidas com possibilidade real de vitória, começar a colocar os goleiros adversários para trabalharem (hoje foi a mesma coisa: o cara fez uma defesa e só). Calculo que precisemos ao menos de uns 10 pontos para escapar da degola e isto já tem que começar a ser buscado logo no próximo adversário da parte de baixo da tabela (daqui a 3 jogos). Sim, porque os dois próximos são contra o Santos lá e o Flamengo na nossa casa. Tarefa para lá de complicada.


________________________________________________________________,

ALEGRIA EM MEIO À TRISTEZA

Deixei para postar o texto na madrugada do pós jogo não por acaso. No dia de hoje, 1/11/2019, O NOSSO BLOG COMPLETA 10 ANOS NO AR.

Fui pinçar a primeira matéria e ela tratava de uma saudação de boas vindas aos amigos que vinham dos espaços de comentários do jornal daquela TV de quem não gostamos de falar. A primeira postagem (ver AQUI) teve exatos 44 comentários e o início se deu num momento muito parecido com este, a fuga do rebaixamento de 2009 (o ano em que fomos salvos pelo fenômeno fugaz chamado Jobson).

Então é isso. Fomos salvos ali e, tenho a plena certeza, o seremos aqui também só que desta vez, será para partirmos para um futuro muito promissor e de resgate das nossas origens.

Oxalá!



27 de out. de 2019

BOTAFOGO 0x3 GRÊMIO

Em Porto Alegre, time
"não entra em campo" e passa vexame





NÃO VIAMOS A COR DA BOLA

-Carli - errou em 2 dos gols.
-Marcinho 'seleção' - haha.
-Yuri - inacreditavelmente fraco.
--s velhos (Diego e Cícero) - indignos de vestirem a gloriosa camisa.

E vejam: o João Paulo melhorou muito .... Mas nesta partida isto não adiantou nada.

******************

Conclusão - se o nosso adversário não se vingou no todo da humilhação que sofreu aqui no Maracanã na última quarta (aquela derrota por 5x0), agradeçamos unicamente ao Gatito Fernandez.

21 de out. de 2019

PARA VENCER A QUALQUER CUSTO (CUSTO HONESTO, ÓBVIO)

Time recebe o CSA, joga bem
e vence a partida

2x1

É nessa vibe!




Os gols do jogo

Durante todo o correr do primeiro tempo, a primeira defesa do Gatito só foi ocorrer aos 47 minutos, colocando uma bola para escanteio. A segunda foi aos 48, numa cabeçada surgida da cobrança deste escanteio. Achar aquele gol aos 15 minutos de jogo, não só premiou a boa atuação do time como também nos deu tranquilidade para a sequência daquela primeira etapa. Sim, porque se estamos com sérias dificuldades para fazer gols, não seria de todo inviável imaginar que faríamos o gol de qualquer maneira. Bom que o zagueiro deles decidiu isto por nós.

O meio de campo, agora com o recuo do Diego Souza e a entrada do Léo nem parece o daquele time sem criação da maior parte do ano. Pena isto que falam de o Valência ser tão desagregador, porque futebol ele tem e o tem com bastante qualidade.

Na segunda etapa eles conseguiram produzir mais jogadas dentro do nosso campo, veio o pênalti, o empate mas continuávamos a ir bem à frente. Até o Vitor Rangel quase fez o seu, numa jogada em que o goleiro deles defendeu no susto. Eles empataram sim, mas estávamos tão bem que a resposta foi quase imediata. A jogada do Gabriel no gol do Igor Cássio nos devolveu a dianteira no placar. Golaço.

Outro dado importante: a torcida. 18 mil alvinegros compareceram ao estádio, pouco reclamara e apoiaram até o fim. Na parte final do jogo, foi aquele tipo de sufôco normal da parte deles, precisando igualmente não perder mas o nosso time aguentou bravamen te (não deram trabalho ao Gatito). Continuamos jogando bem, merecemos amplamente a vitória e se ela viesse até por mais um ou dois gols não seria nenhum exagero.

16 de out. de 2019

BOTAFOGO x VASCO

Em São Januário





Jogando no estádio do nosso adversário, que estava lotado, tivemos em Cavalieri o nosso melhor atleta em campo.

Mesmo assim, não tivéssemos nós tomado dois estranhos e poderíamos ter saído de lá ao menos com um ponto mas infelizmente, não deu.

Podemos ser ultrapassados hoje na tabela pelo Fluminense e ainda estamos precisando de 13 a 15 pontos para fugirmos do rebaixamento, o que é preocupante haja vista a total falta de esquema tático do time.

De bom em campo tivemos apenas a jogada do nosso gol, na cobrança perfeita de escanteio do Marcinho para a cabeçada corretíssima do Marcelo Benevenuto

E foi só. Alberto Valentim vai ter que tirar leite de pedra para buscar estes pontos que faltam, o que não vou creditar à sua capacidade como técnico (muito inexperiente ainda) mas sim, ao poder de reação do elenco em casa. Se temos jogadores despreparados, temos alguns outros que podem fazer a diferença em jogos aqui nos nossos domínios. Reputo este 11 alvinegro como o pior entre os 10 times mais bem preparados financeiramente para contratar, mas sim, melhor do que outros 9 que vemos aí pelos gramados

A situação preocupa, mas temos que ter esperanças.

12 de out. de 2019

TIME VAI A SÃO PAULO

Botafogo enfrenta o Palmeiras
em S. Paulo e cai ante um
adversário mais forte.

1x0




____________________________

Pré Jogo

20:00h - Escalação.

Cavallieri
Fernando
Gabriel
Carli
Gilson
Buchecha
João Paulo
Alan Santos
Léo Valencia
Luis Fernando

Tanque
_______________________________

O JOGO

RESUMO

Elenco - não temos. Mal temos para o time titular. Visitar um candidato a título como ocorreu hoje sem 4/5 titulares importantes então, é cruel demais.

Elenco-II - No final do jogo, nas duas jogadas do Dudu pela esquerda da nossa defesa (a primeira foi a do gol anulado), não havendo como substituir o Buchecha, vimos como ele não tinha mais pernas para acompanhar o atacante adversário.

É o resumo mais explicativo da nossa situação atual. Léo Valência, reclamado e realmente melhor do que vários dos que estão jogando, vai bem até começar a inventar jogadas. Daí, se perde com o time e não acerta mais nada. Alan Santos é risível, atleta de quinta.

E é com este exército de Brancaleone que iremos visitar o Vasco no seu estádio, na quarta-feira. Seja o que os deuses do futebol quiserem!

9 de out. de 2019

SOB NOVA DIREÇÃO

Time volta ao Nilton Santos
para receber o Goiás com Bruno Lazaroni 
na interinidade, joga bem e volta a vencer
na competição

3x1





Pré Jogo


17:27h - Indo de trem. Pelo movimento na estação, não teremos bom público.

18:20h - Estação Olímpica Eng. de Dentro - quase não se vêem torcedores.




18:56 - Fernanda Maia anuncia que iremos a campo com..

Cavalieri
Fernando
Marcelo Benevenuto
Gabriel
Yuri
Cícero
Gustavo
João Paulo
Luiz Fernando
Pimpão

Diego Souza




19:08 - Time entra em campo.




19:15- começa o jogo




____________________________________

Há coisas......... Parte I

O sorteio daquele carro foi cancelado (a mulher não estava no estádio). Passou então para o próximo jogo (este de hoje). Éramos 18 mil naquela manhã, hoje não chegaremos a 6 mil.



___________________________________________________

O JOGO

Há coisas....... Parte II

Enfrentaram-se esta noite no estádio Nílton Santos o líder e o lanterna do segundo turno com, respectivamente, 4 vitórias o primeiro e 4 derrotas o segundo. O lanterna jogou sem 5 importantes titulares (importantes para o seu elenco).

Deu o lanterna....3x1.

Quem explica o futebol?

___________________________________________________


Os gols do jogo - Youtube 

Bola rolando, jogo lá e cá e, claro, apesar de ter um elenco de fraco para esquecível, o nosso adversário ia mostrando bem mais acerto tático do que o nosso e aí, vem a bela jogada do Diego Souza (os vídeos dos gols só mostram a jogada a partir do belo chute do Buchecha), o escanteio e o gol. Vem o segundo tempo, eles voltam bem melhores e empatam. Oopss.. Tinha o VAR na vida deles. E dali de onde eu estava (setor Oeste, gol para onde atacava o Botafogo) não tinha como ver a mão do atleta deles na jogada. Gol anulado, segue o jogo e o zagueiro "entrega" a bola para o Diego Souza na frente do seu goleiro e.... segundo gol do Botafogo. Me pus logo a pensar: "....O que será que sente a torcida adversária quando, até mesmo por estar em número ínfimo como foi o caso da do Goiás, vê dali do setor sul o seu time ter um gol anulado pelo VAR, quando jogava melhor e em seguida, vê o seu zagueiro errar à frente da sua área, deixar a bola para o nosso melhor jogador e em vez de empatar a partida, tomar o segundo gol?...". Acho que já passamos por isso nestas fases negras do nosso alvinegro. Vida que segue.

Bom, eles fizeram (o Marcelo fez para eles) o seu gol mas a entrada do Leo deu um poder de criação tal que o nosso terceiro foi questão de tempo. O time jogou bem melhor do que na gestão do Barroca mas frize-se, o que mudou foi o tamanho do adversário aliado ao mando de campo nosso e a entrada do Leo Valencia, fazendo talvez o seu melhor jogo até hoje pelo Botafogo. Não pode ser reserva de jeito nenhum, bastando para tal se conscientizar de que o seu negócio não é correr mas sim, parar o jogo e pensar a jogada a ser feita. É um jogador valioso se atuar de forma consciente.

E vamos em frente que no sábado teremos o Palmeiras lá nos seus domínios. Chegamos, enfim, aos 30 pontos.

___________________________________________________


Ah... Eu não fui o felizardo ganhador do Fiat Mobi (o carro do sorteio). Mas o Botafogo venceu e isto é muito mais importante.

6 de out. de 2019

BOTAFOGO 0x1 FLUMINENSE

Em jogo para se recuperar na tabela,
time leva gol na primeira etapa
e não consegue reagir.





O JOGO

Nossas soluções de banco são Rangel e Pimpão. Sem mais comentários.

Tomara que o provável próximo treinador tenha a lucidez de efetivar ou, ao menos, sair jogando com o Valência
_________________________________________________________

PÓS JOGO

Até o fechamento do texto desta matéria, soube-se da queda do treinador Eduardo Barroca mas ainda não foi escolhido o novo treinador. Dividida, a torcida quer o Cuca (muito caro e provavelmente não adequado para o nível do elenco), põe Jair Ventura em segundo (enquete do facebook) mas com muitos reclamando da sua saída do clube em 2018 e aí, falam no Lisca, no Oswaldo (Deus nos livre) de Oliveira, do Bruno Lazaroni (se formos de aposta, uma solução a se testar) e até do Scolari, que poderia ser solução mas não viria (só quer pegar time em início de temporada) e é muito caro.

Sobrevindo novidades, atualizaremos a matéria.



Enquete da manhã de segunda, 7/10








TREINADOR - TERÇA FEIRA (8/10)


Como era de se esperar, Bruno Lazaroni foi chamado e o que se prega no clube é cautela com gastos. Tradução: se o garoto emplacar, fica e fecha o ano no comando da equipe. Se não se houver bem, virá uma nova 'aposta'. Que Deus seja muito, mas muito alvinegro mesmo, no limiar da grande mudança que todos esperamos.


30 de set. de 2019

TIME VOLTA A FORTALEZA

Em busca dos 3 pontos





Mas sai de mãos abanando após mais um derrota

BOTAFOGO 0 X 1 FORTALEZA

Fomos a Fortaleza em busca de 3 pontos, iniciamos o jogo escalados com Gatito, Fernando, Marcelo, Gabriel e Lucas Barros; Gustavo, João Paulo,Marcinho, Cícero, Luís Fernando; Diego Souza.

O resumo simples é que o jogo foi horrível, como quase todos. Sendo detalhista podemos dizer que o time até começou bem, parecendo querer espremer o Fortaleza na defesa, o qual tentava em vão sair no contra-ataque rápido. Mas se isso durou 10 minutos foi muito. 

A apatia de sempre tomou conta, e não dá nem para apontar quem foi pior. Ao final do primeiro tempo já era claro que o Fortaleza pressionava e seria questão de tempo fazer o gol.

Na volta do segundo tempo até que não voltamos igual: foi pior. Mais apatia e mais certeza de que o gol sairia, e nada do Barroca mexer. Nossos jovens laterais não funcionavam, o time clamava por uma mexida, mas Barroca sustentou a posição até tomar o gol, e aí sim partiu para substituições.

Trocou João Paulo por Valência e Luís Fernando por Marcos Vinícius. Ora, nosso meio de campo era inoperante, mas o único que circulava a bola e buscava passes para frente era João Paulo. Eu esperava a saída de Cícero ou Gustavo, para a entrada do Valência. Na verdade teria mudado os lados do campo, tiraria Fernando, recuaria o Marcinho, e colocaria o contestado mas pelo menos marcador e um pouco mais veloz Pimpão, e tiraria o Luís Fernando para a entrada do Valência.

O resultado é que o time de ineficiente ficou bagunçado, continuou não criando nada e no final do jogo partiu para a entrada de Vitor Rangel no lugar de Cícero. Ação de desespero que obviamente de nada adiantou. Não tomamos o segundo gol por conta da incompetência deles e também pela satisfação que já tinham com o resultado.

Na tabela nossa situação só não piorou drasticamente porque Cruzeiro também perdeu, mas agora só podemos pensar em duas vitórias nos dois próximos jogos. E jogando assim será muito difícil acontecer.

Fora Barroca? Não sei... o trabalho é ruim, mas as opções não são boas. Ele não é o problema, só é uma pequena parte do problema de gestão que vai do presidente até lá embaixo no elenco. Só podemos torcer que este ano não termine muito mal. Solução de verdade só é possível a partir do ano que vem.

Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG