Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

16 de nov. de 2013

TUDO OU NADA


Botafogo recebe Atlético-PR
________________________________  
E foi tudo!
Goleia por 4 a 0, e mantém a esperança do G4 


Ela está viva!


Finalmente, depois de várias e várias rodadas (alguém se atreve a dizer quando foi a última vez que tivemos uma atuação assim?) o time se portou bem, muito bem em campo, e venceu categoricamente.

Destaque? O time. Seedorf, Renato, Gabriel, Hyuri, Elias, Rafael Marques, Bruno Mendes, a lista de jogadores dando sangue, correndo, buscando a vitória e a classificação poderia incluir todos.

O time começou pressionando, com mais velocidade, posse de bola e criação que o time paranaense. Era questão de tempo sair o gol e assim o foi.


Não precisaria fazer uma descrição das jogadas dos gols, como em muitas postagens. mas citarei algumas coisas por sua relevância ao que tivemos de diferente. 

Brevemente, o primeiro saiu de um cruzamento na área, que Seedorf escorou de cabeça e Elias completou também de cabeça. 

No segundo, uma briga na área, entre Elias e Hyuri com 2 ou 3 zagueiros do Furacão e mais o goleiro. Na indecisão da defesa Hyuri conseguiu rolar para Seedorf chutar forte para o gol, sem defesa. E neste gol a primeira grande diferença: a luta até o fim, acreditando em cada lance. Era o típico gol que levávamos e não fazíamos. Isto sim é uma mudança de postura.

No segundo tempo o Atlético-PR saiu mais pro jogo. Mancini colocou mais um atacante, Delatorre, e conseguiram pressionar. Passados alguns momento de ansiedade, o time conseguiu acertar alguns contra-ataques, o que arrefeceu o ímpeto deles.

A partir daí começou a aparecer o cansaço. Comentei com os filhos, haviam 5 candidatos a substituição: Bolívar, pelo amarelo levado, Elias, que claramente já vinha sentindo seus músculos, Seedorf e Rafael Marques com menos mobilidade, principalmente este último, e Hyuri, que vinha correndo muito, tanto para marcar quanto para puxar contra-ataques e iria perder velocidade rapidamente.

Foi eu falar isso e Elias sentiu. Espero que não seja desfalque para as próximas partidas, mas entrou Bruno Mendes, que marcou mais dois gols, fechando a goleada. O primeiro, bastante brigado, suado, diferente mas equivalente ao segundo. E o quarto gol em cruzamento de Lima, exatamente, de Lima que havia substituído Júlio César, que cansou.

Essa lesão do Elias, recorrente, e a entrada do Bruno Mendes, fazendo dois gols, nos remetem, mesmo num dia como hoje, de vitória para se comemorar efusivamente, a colocar o dedo na ferida:

- primeiro, a questão da lesão do Elias, que não é a primeira, remete à conversa com Luiz Fernando na postagem anterior. Acho que já está evidente que Elias e Hyuri chegaram ao Botafogo em condições físicas bem deficientes, e não conseguem acompanhar o grupo, e o ritmo de série A do Brasileirão;

- segundo, Bruno Mendes, que voltou a ser escalado e agora voltou a fazer gols. Foi o comentário do Corrêa sobre a vitrine, que o Botafogo, e quase todos os clubes se tornaram. Enquanto ele tinha pendências com Macaé, Guarani, justiça, etc. ficou na geladeira, e quando entrava, nada fazia. Agora, pendências judiciais resolvidas, anunciado que ele não renovará, passou a ser figura constante do banco e entrar nos jogos, até brilhar como brilhou hoje. Tudo isso para ser negociado?

Deixando estas coisas atravessadas de lado, vamos em busca da vaga na Libertadores. Pelas minhas contas mais 6 pontos são suficientes. Com 5 já deve dar, e mesmo com 4 é bem possível. Sigamos pensando nos 63, ou mesmo 64 pontos, que podem nos dar o vice-campeonato e a vaga na Libertadores sem passar pela pré.


Mudança de ânimos? Sem dúvida, não goleamos qualquer time. Mas sigo com o pé atrás, esperando de novo a regularidade que tanto pedimos, e já tivemos por muitas rodadas neste campeonato.

Agora aguardo o texto do Paret, com a sensação de quem foi lá esperando o pior e recebeu o melhor possível.

Abraços.



As belas imagens do jogo que, dependendo do que vier para 2014, já pode ser marcante - Lancenet
Como sempre digo aqui ao voltar do jogo e escrever depois do Henrique, nunca leio o texto dele antes de publicar o meu. Isto ajuda a levar à tela do blog apenas o que vi em campo, sem misturar impressões e com isso, cada um expressa a sua opinião sem se preocupar com o que já está escrito no blog.

Só que hoje, fui no finzinho dar uma lida pois tinha quase certeza de que ele faria uma citação à minha vinda para postar e não deu outra. Então amigos do blog e em especial Henrique, respondo.

FOI ELA HENRIQUE. Hoje ela foi lá, aquela figurinha abençoada, aquela menina que você já conhece: a minha amantíssima e adorada pé quente (minha amada filha). E olha que hoje, como em todo sábado vindo do seu curso de teatro, a danadinha ainda estava de botas ou seja, os pés deviam estar fervando ali dentro, com aqueles mais do que 40 graus que faziam quando adentramos ao estádio.

E como ela tirou onda. O time saiu para o intervalo e ela “oooolha... sou eeeeuuu”... kkkkkk. Ela é realmente uma botafoguense iluminada. Até quem está à nossa volta (e aquela parte superior hoje ficou lotadinha) acaba se envolvendo nas brincadeiras que faço com ela.

O jogo? Bem meus amigos, a disposição, que muitos viram na última quarta, hoje foi caprichosamente misturada a uma formidável presença de área. O que vi nisso foi que, com a ausência do Mattos, Oswaldo acabou dando sorte. Sim pois Renato entrou e, tomando conta da meiuca, acabou não só criando excelentes jogadas para que a bola chegasse mais redonda ao ataque como, principalmente, liberou Seedorf que sempre estava mais próximo à área com condições de se livrar da marcação, e justamente agora que o futebol do holandês está voltando.

Há jogos em que dizemos que o placar é exagerado mas hoje não foi assim. O adversário sim, não merecia perder de tanto por ser um time coeso e muito bem arrumado. Poderiam inverter o placar se entrássemos como entramos contra o Inter, mas o que fazer quando aquele belíssimo Botafogo do meio do ano volta inteiro em apenas uns 80 ou 85 minutos? Pois tudo o que não vínhamos jogando desde que vencemos o Santos lá na Vila Belmiro nós jogamos hoje, nesta partida, exceto pelos primeiros 10 minutos na segunda etapa.

Neste momento, com uma confusão criada por alguns marginais de camisa que resolveram tomar lugares de quem tinha ido ao banheiro no intervalo e se postaram de pé, à frente de uma multidão de gente (pela inscrição nas camisetas, foram lá protestar profissionalmente mas o caldo entornou para eles), fator que demorou para ser resolvido pelos policiais e não o foi a contento, acabei não prestando muita atenção ao jogo mas se alguém puder, me diga se Jefferson chegou a ser exigido nesta parte do jogo pois para mim, a não ser pela bolas pelo alto nas quais foi perfeito, tornou-se espectador privilegiado da partida. Nossa marcação simplesmente anulou tudo o que eles tentaram lá na frente.

Então meus amigos, foi assim que vi o jogo. Difícil hoje dizer quem não jogou bem. Até Hyuri estava lúcido, fraco fisicamente mas ligado, dando um trabalho imenso para a defesa deles. A imprensa, ao final do jogo, apontou Seedorf como o nome do jogo mas apesar de ter visto um bom número 10 em campo hoje, eu discordaria e dividiria este ‘prêmio’ entre Renato e Gabriel. O garoto da base hoje simplesmente “comeu” a bola.

Então, só me resta comemorar. Vou para a galeeeeraaaaa!

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

29 comentários:

  1. Amigos.

    Sem Marcelo Matos, que vinha tropeçando nas próprias pernas e deixando o time muito lento, o Bota jogou pra frente, pressionou e jogou muito bem.

    Parabéns ao Fogão.

    Espero que esta derrote não abale o Atlético PR no jogo contra os molambos.

    Finalmente, um domingo tranquilo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meus caríssimos Botafoguenses.

    Queria ser o primeiro a comentar, pois como crítico feroz desta administração e da comissão técnica, nem sempre sou apenas crítico mais sei elogiar também.

    Vou fazer por tópicos, pois fica mais fácil descrever o que vi hoje.

    1. Este time não é o que vi contra o Inter e provavelmente muito menos o que enfrentou a Portuguesa pelo que foi descrito aqui pelo Paret e Henrique. Bastou ter vontade que as coisas aconteceram. Será que fizeram as pazes depois da casa arrombada.

    2. O que Marcelo Mattos está fazendo neste time? Gabriel deu um show no meio acabou com o meio de campo do Atlético-PR. Nota 10.

    3. Renato voltou a jogar bem e se sobressaiu também.

    4. O Hyuri estava cansado? Me engana que eu gosto. Meu caro Braso o garoto tem futuro, é só o técnico deixar ele pegar ritmo de jogo. Ninguém faz o golaço que ele fez contra o Corinthians e é mau jogador.

    5. Para terminar parabéns a torcida do Botafogo, criticada ferozmente pela imprensa, pela diretoria e principalmente pela comissão técnica, mostrou a todo mundo que o clube está acima de tudo e de todos. 14.000 mil pessoas foram totalmente apreensivas e sem nenhuma perspectiva e mostraram ao time que ela tem que ser respeitada, e que quando reclama está no seu direito, pois paga o ingresso para ver os jogadores honrando a camisa do Botafogo, camisa esta que já serviu a seleção brasileira e que no cenário mundial é muito mais valiosa do que as pessoas que a vestem hoje.

    Um abraço a todos

    Et. Sr comentarista do Sportv, com toda delicadeza que o senhor merece VTNC, passou o jogo inteiro falando merda e teve que engolir quatro a zero. O que eles torcem contra é brincadeira. E tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo!

      Hehehehe. Mas que o Hyuri saiu cansado. Também pudera, depois do que ele correu...

      Excluir
    2. Olá meus amigos.

      Claro que agora teremos um consenso no sentido de que Mattos já está merecendo banco e não é mesmo atleta para nível de Libertadores. Só que aí, Renato apenas é temerário e então, um meia se faz necessário e urgente e se ele for o Jorge Vagner, ou se preparam o Gegê e o Otávio durante o carioca ou então, terão que trazer outro junto com o ex colorado.

      No mais Luis, Hyuri hoje estava com uma disposição ímpar mas está sim prejudicado fisicamente. Ganhou aquela bela jogada na corrida e chutou quase marcando um gol mas não segurou várias divididas no segundo tempo e quando saiu, passou perto de nós ali na curva do escanteio e via-se claramente o seu precário estado físico. Tudo o que ele perdeu de preparação na base tem que ser recuperado com calma para que não se perca um atleta de bom nível.

      E quanto à torcida, finalmente a diretoria acordou e conseguiu enxergar um momento mágico: numa hora em que o jogo trazia apelo, baixou o preço do ingresso na parte superior do setor sul e com a meia entrada a 10 reais, chamou muita gente em cima da hora. O estádio estava às moscas ali pelas 7 da noite mas pelo menos, até a metade do primeiro tempo, ainda entrava gente. Cheguei com a minha menina às 7 da noite e as filas eram imensas.

      Paret.

      Excluir
  3. Paret,

    Concordo que Renato e Gabriel mudaram a pegada do time no meio. E Renato acertou o passe, talvez tenha sido o melhor em campo, em um jogo que o conjunto falou mais alto.

    Até Rafael Marques, que não saiu apagado, mas ofuscado, acertou duas belíssimas bolas na trave que mereciam demais ter sido gol.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Amigos alvinegros:

    Também estava no Maracanã, no Maracanã Mais. Também levei meu filho. De certo modo, fui apenas para curtir uma tarde-noite com ele. O empate era o resultado esperado por nós dois, tanto que nem fui com camisa do Botafogo. Ele, sim. Notei que a maioria dos presentes neste setor, de início, não vestiam a camisa do alvinegro. Estavam todos passeando, como nós? acho que sim. Conversei com uma moça funcionária, bonita e gentil, e também botafoguense, e também ela pouco esperava, dizendo que a torcida e time entraram em uma rota de círculo vicioso, onde uma não acredita no outro, e iríamos, rumo ao nada.

    Mas, eis que veio a grata surpresa da convincente vitória por 4 a 0. Não esperava. Aliás, poderia ser 6. Mesmo levando-se em conta que o foco do Furacão(que nada ventou) seja a Copa do Brasil, vi um Botafogo participativo, vibrante(reparem no gol do Seedorf, como comemora) e também o Renato me surpreendeu, sendo,a meu ver, o melhor em campo. Aliás, também Elias e Bruno Mendes se destacaram. Quando vi Hyuri partindo em velocidade, pensei..vai perder a dividida..eis que chuta a gol, chegando antes do zagueiro. Seedorf, animado, corria para salvar lateral. Foi um Botafogo diferente. Saí contente demais, ainda mais com meu filho presente, maior placar do Botafogo neste ano.

    Aí, me pergunto...por que tem de ser assim? por que tem que serem atirados ovos, tem que haver xingamento, apedrejamento, esquartejamento, chacina, ou sei lá mais o que, para o time jogar com tanta intensidade? apenas no início do segundo tempo, houve alguma pressão do Atlético, sem que Jefferson precisasse trabalhar tanto. E teve jogo domingo, quarta, sabado...enfim, não entendi nada. Mas, que foi bom demais, foi. E que show da sul superior no estádio..um canto forte, o jogo inteiro..tanto que meu filho pediu para(caso o Botafogo tenha chance) assistir este último jogo do ano, contra o Criciúma, de lá.

    Se formos à última rodada com chances, se vencermos um destes 2 jogos fora, acho que o sofá-fogo vai comparecer pra lá de 40 mil. Mas, como estamos falando de Botafogo....vamos aguardar. Boa semana a todos. Esta...com goleada.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a mesma coisa Diogo e no meu caso, a sul superior, junto à divisória com o setor Oeste, é o meu point.

      E também fui pela Linha Amarela alertando à minha pé quente que poderíamos estar indo assistir a uma tragédia, haja vista o momento dos dois times mas aí, neste caso, a hoje jovem de 13 anos, que nos seus tenros 9 passou aquele 2009 todo indo ao Engenhão e, pasme, não viu uma derrota sequer (estava inclusive naquele emblemático jogo contra o Avaí com casa lotadíssima e achou até estranho sairmos perdendo por 2x0) só respondia: "PUXA PAI, ATÉ PARECE QUE VOCÊ SE ESQUECEU DO MEU PÉ QUENTE".

      Só alguns adendos.

      - Já fizéramos 4 no Audax, com show do Lodeiro, e em outro no carioca.
      - E na semifinal da T. Rio, mandamos um 5x0 sonoro naquele enjoado Resende.
      - Metemos 3 no Vasco na T. Rio mas o bobalhão do Fellype Gabriel, ao ver o maluco do Carlos Alberto nervoso, arriou a bandeira e pediu ao time para afrouxar, deixando de devolver os 6x0 de 2010.

      E quanto ao melhor em campo, a confusão é normal. O pessoal da transmissão do rádio escolheu Seedorf, você achou o Renato que hoje nos trouxe de volta não só o nosso meio criativo como também deu liberdade para que Seedorf pudesse estar sempre na área e eu meu amigo, achei Gabriel hoje em noite de Clodoaldo, atleta o qual nem sei se você viu jogar.

      Retrato de um time que, hoje, encantou. Nenhum jogador desagradou, todos jogaram muito bem, quase não vimos passe errado. Que os deuses do futebol premiem uma equipe que, afinal, em boa parte do campeonato, colaborou para que o futebol estivesse em alta e que em 2014, finalmente, venham reforços sem êxodo.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá, Bom dia!

      Sobre placares, os que você citou foram em estadual, acho que no Brasileirão foi a partida que mais fizemos gols.

      Em relação ao melhor em campo, insisto no conjunto. Renato impressionou, Seedorf, brilhou, Gabriel foi o velho pequeno Pitbull só que armando jogadas, Elias guerreiro. Como disse, Rafael Marques não esteve apagado, mas sim foi ofuscado, com tanto brilho em volta. Se as duas traves tivessem sido gols, e a vitória por 6 a 0, ele estaria sendo tão incensado quando Bruno Mendes.

      Mas colocando os pés no chão, o que podemos esperar nessas próximas 3 partidas? O Botafogo de ontem, contra Atlético-PR, ou o Botafogo da semana passada contra Goiás?

      Se tivéssemos jogado assim contra Lusa, Inter, Goiás, Grêmio, Ponte e Bahia, poderíamos ter saído pelo menos com vitórias sobre Lusa, Ponte e Bahia, e teríamos 8 pontos a mais, 65 no total, vice-campeonato praticamente na mão, e ainda com possibilidades matemáticas de tirar o título do Cruzeiro.

      Porque perdemos estes 8 pontos? O que aconteceu com o grupo? Qual o risco de voltar a acontecer?

      Vamos torcer muito, pois esta vaga é passo essencial à recuperação do clube. Não é só um desejo da torcida, é uma necessidade em termos de fortalecimento do nome do clube.

      E teremos que nos preparar bem. Terá que ser uma participação para no mínimo passar pela fase grupos. Isso sendo modesto e pés no chão de que o nível é outro.

      Abraços.

      Excluir
    3. Meu caro Diogo.

      Esta pergunta me faço a 57 anos, porque tem que ser assim?

      E acho que não vai mudar nunca.

      Bom domingo a todos.

      Excluir
  5. Galera botafoguense, vitória maiúscula ontem, 4X0 foi o retrato da belíssima apresentação, lembrando o que fizeram no primeiro turno, só que sem abrir mão de buscar os gols até o final.
    O conjunto foi o diferencial, as jogadas construídas pé a pé, sem ninguém querendo resolver sozinho. A marcação encaixou, com Gabriel se multiplicando em campo, com cobertura dos laterais dos pontas e volantes, e com Renato acertando o passe, Seedorf criando e o ataque funcionando, aparece o futebol que nos deu esperanças e nos tornou um time difícil de ser batido boa parte do ano.
    O futebol apresentado ontem bem representando pelo placar, se estiver presente nos três últimos jogos, pode garantir a vaga para Libertadores.
    Palmas para o time, mas também para torcida (também para a pé quente - a pequena do Paret) que foi em bom número e teve a surpresa, como eu na tv, de ver essa apresentação excelente do Botafogo.
    Boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meus amigos. Ante os dois novos comentários do Luiz e do Henrique, faço aqui uma declaração.

    Ontem, conforme já expliquei, fui ao estádio me despedir do time que amo, para a minha felicidade, acompanhado da doce pessoinha que tanto amo na minha vida. Se ela deu sorte (se sempre é sortuda nos estádios), se não deu sorte, se vai nos dias bons ou não, isto é outra história.

    A verdade é que, sabendo que este ano jamais poderíamos comparar o time com outros amarelões e/ou despreparados que vimos desde 2005, sairia de lá consciente caso viesse uma derrota mas triste sim, por ver um elenco tão bom igualmente não conseguir chegar lá.

    Hoje, digo-lhes que vencemos e poderíamos igualmente estar dando adeus a qualquer chance de sucesso, menos por um detalhe importante: GrêmioxGoiás, na rodada de número 37, provavelmente no domingo dia 31.

    Antes disso, o Goiás, para a nossa felicidade, ainda visita o Atlético-MG, que estará em preparação para o mundial (o de verdade... hehehe... sempre gosto de dar uma cutucadinha pois afinal de contas, mundiais não oficiais nós temos 3). Em preparação para o mundial sim mas, PARA A NOSSA FELICIDADE, ainda muito distante do torneio (um mês) e assim, jogará naquele alçapão querendo vitória para manter o ritmo.

    Na mesma rodada do GaloxVerdes, o Grêmio vai visitar a desesperada Ponte Preta e, retranca contra retranca, os gauchos sempre têm se dado muito mal. Acho meus amigos, portanto, que se o time estiver novamente em viés de subida, mesmo que empate com o S. Paulo lá no próximo domingo, pode perfeitamente se recuperar em Curitiba e vencer o último jogo aqui.

    Faríamos então 7 pontos nos jogos restantes, indo a 64. Grêmio e Goiás, vencendo seus jogos de hoje mas com os outros embates, teriam dificuldades até mesmo para, os dois juntos, fazerem 5 (dois de diferença). Passaríamos então um deles (até mesmo os dois na melhor das hipóteses.

    Só que sem vitória contra o S. Paulo, o terceiro lugar ficaria difícil a não ser que o Furacão conquistase a CB pois assim, o quarto lugar passaria a valer terceiro (o G4 se transformaria em G5). Como aquela bobeira do Oswaldo no 2x2 contra o Vasco agora pode fazer a diferença hein?

    De toda sorte, neste domingo chuvoso, vou procurar o que fazer aqui para colocar compromissos em dia pois, a partir das 5 da tarde, começa a minha torcida (a nossa né?) por um 2014 glorioso. Nosso futebol meus amigos, não é mesmo aquele de jogos passados. O futebol do Fogão é sim este de ontem. Com os pés no chão, não jogamos uma partida brilhante. Jogamos sim com uma eficiência sempre exigida para um elenco com esta qualificação, que jogava diante de um bom público e que, marcando em cima, acabaria por não dar qualquer chance ao adversário. Poderíamos perder mas, com o que somos hoje, vencer era obrigação.

    Nosso futebol hoje tem a capacidade de, recebendo uma equipe de menor tradição, até meter-lhe uma goleada tendo um atacante bom na frente e, enfrentando iguais, partir para cima e vencê-los na nossa casa, impondo respeito, até medo, impondo a marca Botafogo em cada jogo.

    Torçamos então agora pela sorte. Que S. Paulo não vença a sula e que o Furacão atropele o fracotengo na próximoa quarta. Afinal, o que seria melhor para representar o futebol brasileiro num torneio internacional: brocador, touros brabos (Amaral), garrafinha ou SEEDORF, RENATO, JEFFERSON, e jóias como Gabriel, Lodeiro e Gegê?

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, excelente até, eu diria, após a goleada ontem.
    Paret, em relação a quem foi o melhor, mesmo destacando o conjunto ontem, ainda acho que Seedorf se sobressaiu, afinal além de marcar um gol, ele teve participação nos outros três: assistência para Elias; Cobrança de falta na cabeça de Hyuri que originou o 3º; corta luz para avanço de Lima no 4º.
    Importante o que disse o Paulo sobre a equipe não se acomodar ontem, nem com 2x0, nem com 3x0. Dar campo ao adversário já nos prejudicou em algumas jornadas.
    No 1º gol, o lateral do início da jogada surgiu após pressão de Renato sobre o adversário. No 2º gol, após a indecisão da zaga, Elias tocou na bola e a mesma sobrou para Hyuri rolar para Seedorf. Isso mostra que os jogadores estavam ligados ontem.
    Após a grande partida de Renato, acho que Marcelo Mattos deveria ir para o banco e torcermos para que Renato mantenha o nível de jogo que teve ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cadré mas aí em relação ao caso Mattos, só resta mesmo o Oswaldo se convencer disso.

      Por outro lado, não sei se todo jogo seria jogo para irmos com ele de banco e o Renato como titular. Ontem, jogo no qual precisávamos de bola na frente, a mudança foi perfeita pois Renato, não só foi o maestro que precisávamos como, principalmente, livrou Seedorf para que este se postasse mais à frente fazendo com que tivéssemos uma 'esquadra' de ataque bem forte em cima da atônita defesa deles.

      Já quanto ao melhor em campo meu prezado, no jogo de ontem, olhando ali da arquibancada, confesso que era muito difícil decidir sobre qual atleta deveria assumir este posto. Todos foram bem. Quando Lima entrou, olhei para minha filha e falei "só mesmo num jogo destes pois ele é ruim toda vida". Terminei de falar, ele avançou pela esquerda e fez o cruzamento para o quarto gol, mandando a bola na hora correta, com aquela ameaça de chute que sempre tira o pé do marcador da frente.

      Paret.

      Excluir
  8. Discussão boa, discussão difícil...

    Mas chamo a atenção para outra coisa. No vídeo do Lancenet com melhores momentos não aparecem os dois chutes na trave do Rafael Marques. Estranhei isso.

    Indo de um polo ao outro, apesar da rodada não apresentar confrontos muito interessantes para nós, de qualquer forma está chegando hora de ligar os secadores e tornar as coisas mais fáceis daqui pra frente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso secador tem que se resumir ao embate da CB Henrique.

      Ali, temos que ser Furacão desde criancinhas pois assim, G4 ganha mais uma posição e se não dermos sorte de passar 2 times, entramos pela pré-Libertadores.

      Daqui a duas rodadas, Goiás recebe Grêmio que hoje poderia ter ficado no empate.mas já na semana que vem os verdes vão ao Horto pegar o Galo que, decerto, irá querer vencê-los para pegar embalo para o mundial.

      Assim, não ficará muito difícil assim passar um ou outro e com o Furacão campeão da CB, tanto podem os paranaenses afrouxarem na reta final como ainda abrem mais uma vaga, conforme citei acima.

      O segredo do sucesso para o Botafogo nos 3 jogos restantes é ir ao Morumbi e vencer os bambis. Sem vitória lá, aí sim, todos os pontos perdidos de forma irresponsável vão fazer falta, todos os pontos de uma vez só. Se empatarmos no Morumbi, mesmo com 2 jogos teoricamente fáceis depois, a pressão vai ser desumana.

      Paret.

      Excluir
    2. Outro dado aqui Henrique. O Grêmio, enquanto o Goiás estiver em BH, estará em Campinas para pegar o mega desespero da Ponte e neste caso, pode ver pontos escaparem também já que fora aquele mole que lhes demos, não é time para jogar bem fora do sul. Liguemos sim o secador mas repito, temos que ligar mais ainda o turbo para o jogo do Morumbi.

      Excluir
    3. É Paret,

      O secador não deu certo, deram os resultados esperados. A minha ideia era só ter o caminho mais facilitado ainda.

      Seguimos precisando vencer o São Paulo lá. Na outra rodada haverá o confronto Grêmio x Goiás, o que faz dependermos só de nós mesmos.

      Como São Paulo estará com foco na Sulamericana, acho que temos condições de vencer. A guerra será o jogo contra o Coritiba, mas um empate pode ser bom resultado, pois uma vitória contra Criciúma na última rodada seria suficiente para o G4.

      Mas o lance é torcer para Furacão vencer a Copa do Brasil e Lanús ou Libertad vencer a Sulamericana.

      Abraços.

      Excluir
  9. Com os resultados da rodada, com as previsíveis vitórias dos times da casa, na disputa pelas vagas da Libertadores, acho que a mais complicada seria a do Botafogo, contra o vice-lider até então, jogando praticamente completo. Flamengo foi com time reservas no sul, e perdeu como era de se esperar. E o Goiás, em casa, é mesmo um time preciso. Embora tenha sido beneficiado pela arbitragem no primeiro gol. Este time do Inter, aliás, caro como é, foi, talvez, a grande surpresa e decepção deste campeonato.

    Temos que ficar de olho no número de vitórias e saldo de gols. Botafogo, Goias e Atletico Pr tem vitórias. E o Gremio, já com 60 pontos, tem 1 vitória a mais, 17. Portanto, vantagem para o Gremio neste quesito, que fica perto da vaga se vencer a Ponte no domingo próximo. No saldo de gols, dos 3 seguintes, o Botafogo tem 12, Goias, 11 e Atlético Pr, 8. Se não vencerem o Nautico de goleada na próxima rodada, pode ser que tenhamos vantagem neste quesito.

    Difícil palpitar, mesmo com neutralidade. Gremio pega uma Ponte que está de olho na sulamericana, mas fora de casa. Pode dar empate, mas o Gremio tem ligeiro favoritismo. Galo, em casa, pode dificultar a vida do Goias, mas tem que correr muito, porque o Goias vem firme. E o Botafogo enfrenta o São Paulo, em São Paulo, com provável time reserva ou misto.
    Depois, Gremio e Goias se enfrentam, e CAP pega o Santos na Vila. Ou seja, mesmo que todos os 4 vencam na proxima rodada, alguém ficará para trás na outra. Acho que nossas melhores chances estão em superar o Atletico Pr, que vence o Nautico mas vai ter dificuldades contra o Santos, com o time muito cansado da final da CB. Então, mesmo que o urubu seja o vencedor, acho que podemos empatar com o Coxa, lá dentro, e superar o Furacão. E empate ou vitória do Gremio no outro jogo nos deixaria colados no Goiás, caso vencamos 1 jogo e empatemos o outro.

    Disputa duríssima, que depende de ser G3 ou G5, talvez com definição na ultima rodada. Uma vitória domingo é muito importante. 4 equipes com 3 pontos de diferença disputando de 2 a 4 vagas. As chances do Vitória só existem se for G5, a meu ver.

    SAN

    ResponderExcluir
  10. Caros,

    São só números, e considerando G4, mas dá pra ter uma ideia da situação. Fonte: UFMG.

    CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A 2013

    PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA SER CLASSIFICADO PARA A LIBERTADORES 2014
    Pontos Prob(%)
    57 0.000
    58 1.297
    59 9.448
    60 16.984
    61 49.408
    62 74.466
    63 85.419
    64 98.209
    65 99.712
    66 99.955
    67 100.000

    CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A 2013

    PROBABILIDADE DE SER CLASSIFICADO PARA A LIBERTADORES 2014
    N Times Prob(%)
    1 ATLÉTICO-MG 100.000
    1 CRUZEIRO 100.000
    3 GRÊMIO 84.6
    4 ATLÉTICO-PR 81.4
    5 GOIÁS 76.0
    6 BOTAFOGO 48.2
    7 VITÓRIA 9.7
    8 SÃO PAULO 0.069

    A leitura é, 62 ou 63 pontos para ficar em quarto lugar. Com 64 é praticamente certo. Vencer São Paulo e Criciúma e empatar com Coritiba.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi estes números ontem Henrique e, sinceramente, penso o seguinte.

      Primeiro, a viabilidade mais visível seria empatar com os bambis, que mesmo com reservas vão jogar bem naquele estádio (a não ser que a própria torcida também guarde forças para a sula) e vencer Coxa e Criciúma.

      O Coxa trocou de técnico mas o time está tão mal que, jogando um terço do que jogamos ontem, os vencemos lá sem sustos. Agora tem outro dado importante.

      A CABEÇA DO OSWALDO É QUEM VAI MANDAR NA SITUAÇÃO AGORA. Explico: agora, ele vai ter que entender qual será a hora do Mattos ou a do Renato. Se ele tiver esta percepção de forma correta, nas horas certas, nunca ficou tão fácil para o Botafogo fazer 9 pontos em 3 jogos. O problema aí amigão é ele se enrolar com as próprias idéias e começar a escalar errado de novo.

      Veja que, sábado, acabou vindo o time que todos pediam. Hyuri, mesmo no bagaço fisicamente, foi útil até a hora em que aguentou (quando saiu de campo eu estava próximo à quina do escanteio e ele sorria mas se arrastava para andar de volta ao banco - dava pena). Gegê no banco com Otávio também foi medida acertada. Os dois garotos já resolveram o que precisávamos que resolvessem e a praia deles agora será o carioca. Ali, junto com alguns do sub 20 (vamos decidir o OPG contra os mulambos e já ganhamos a primeira ontem), podemos ir bem até à classificação para a finalíssima quando ali, podemos entrar com todos os titulares para garantir o bi, só para marcar território.

      Tudo então agora vai depender do que o Oswaldo tem para mostrar em termos de competência, pois os atletas, em campo, já deram o seu recado.

      Paret.

      Excluir
    2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

      Ele escala um time sábado que deu certo, jogou para cacete, se matou em campo, e o que adiantou, NADA.

      O fdp já vai mudar tudo, fica difícil a gente torcer para que as coisas deem certo, quando se tem um incompetente dirigindo a equipe.

      Eu to com o saco cheio deste cara, vai de Marcelo Mattos a troco de quê? Só pode ser sacanagem deste merda.

      Excluir
    3. É complicado,

      Depois da atuação de sábado realmente só daria pra pensar na entrada do Dankler no lugar do Bolívar, ou substituir qualquer outro por questão física mais grave. Por sinal, fiquei preocupado com a situação do Elias, achei que ele saiu sentindo muito.

      E vamos ver, acho São Paulo desfocado mais fácil que Coxa desesperado.

      Abraços.

      Excluir
    4. Tenho quase certeza, Henrique, que o critério da UFMG e dos "matemáticos" em geral, levam muito em conta o fator "jogar em casa", seja qual for o adversário. Ocorre que pode-se jogar fora contra um time desinteressado ou muito desfalcado, ou um Nautico da vida, e pode-se jogar em casa contra um Cruzeiro que disputava título(este, já campeão, pode ser um pouquinho menos perigoso).

      Enfim, o CAP tem 2 em casa, mas joga no bagaço ou com reservas ou misto com esta encrenca com o urubu. Goiás pega 2 jogos fora. Teoricamente, é isso que faz o percentual dele ser menor do que o do Atlético. Enfim, acho que temos que conseguir ao menos 7 pontos para sonhar com Libertadores. E acho mais importante secar o São Paulo(ou Ponte) do que o urubu. Explico: sem um brasileiro campeão da sulamericana, abre-se 4 vagas no Brasileiro. É claro que se ao mesmo tempo o Atlético for campeão da CB, melhor ainda. Mas, se forem apenas 3 vagas , pode acontecer de Gremio e Goias chegarem em nossa frente e de nada adiantaria o título do CAP. Então, este ano está muito aberto e não podemos debater números como nos anos anteriores, em O Globo. Temos que buscar a vitória. Em algum momento, os outros perderão pontos. Com mais certeza na outra rodada. Mas, pode ser que Cuca faça um jogo pegado contra o Goiás, por exemplo. O CAP vence o Nautico. E se o Gremio não vencer a Ponte de olho na sula, me parece um pouco zebra. Já na outra rodada, o bicho pega pros dois, pra nós, e para o Atletico, que enfrenta o Santos na Vila, vindo de final de CB. Fico com os matematicos do Globo e do Lance...50% de chances de ir, 50% de não ir. Como somos torcedores,fico com os 50% de ir...se não der, depois penso no que escrever.

      SAN

      Excluir
    5. Diogo,

      Eu li o que o site mostra sobre o modelo da UFMG. Sim, ele dá um percentual maior para quem joga em casa. Na verdade o modelo é alimentado no início com uma semente 40-30-30, 40% de vencer em casa, 30% de empate e 30% de derrota em casa.

      Depois, através de uma fórmula de média móvel, não publicada, as probabilidades vão sendo alteradas. O time que vence mais em casa tem esse percentual mais elevado, e assim por diante. Não sei se nesse processo levam em conta todo o campeonato, mas com certeza dão mais peso aos jogos mais recentes, logo um time que está ganhando fica com probabilidade maior de vencer do que um que está perdendo.

      De qualquer forma, como já falei, este tipo de avaliação é muito volátil. A vitória do Botafogo sobre o Atlético-PR deve ter movido um bom percentual deles para nós. Por isso acho bem mais relevante olhar os pontos necessários para alcançar algum objetivo.

      Neste caso, 62 pontos dão 74,4% de chances de ficar no G4 (o modelo deles não leva em conta nem Copa do Brasil e nem Sulamericana, e claro, como você falou, não leva o fato de entrar com time misto, mudança de técnico, novas contratações, etc.). Com 63 pontos a probabilidade já é de 85%, e com 64 são 98%.

      Como estamos com 57 pontos, duas vitórias e um empate nos dão os 64 pontos, que acho que deveria ser nosso objetivo conservador.

      E deve ser isso mesmo. Se conseguirmos duas vitórias, é possível entrarmos na última rodada só precisando empatar.

      Abraços.

      Excluir
    6. Certíssimo, Henrique. É bom lembar que o que nós precisamos, praticamente todos precisam, principalmente porque temos o mesmo número de vitórias e maior saldo de gols, principalmente em relação ao Atletico Pr(12 a 8). Quer dizer, se empatar em pontos, e o Furacão não golear o Nautico, por exemplo, teriamos vantagem nisso. Então, Goias, Atletico e Botafogo precisam de cerca de 7 a 9 pontos. Todos têm que vencer, a não ser que o time do Paraná seja campeão da CB...o que seria melhor ainda.

      A torcida reclama, com razão, que poderíamos estar em situação melhor. Mas, a realidade é essa. Todos os que estão brigando estão com o mesmo problema: empate é quase derrota.

      Abraços,

      Excluir
  11. Boa noite galera!

    Só vejo uma solução para o nosso querido Fogão já que se deu o luxo de jogar uma imensa vantagem no lixo, é sair passando o rodo nos 3 adversários restantes e com certeza os concorrentes do G4 vão perder pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Lucas.

      3 vitórias é classificação certa, mesmo que os adversários vençam tudo que puderem, pois na rodada 37 haverá Grêmio x Goiás e pelo menos um perderá pontos...

      Bem, na verdade "classificação certa" considerando 4 vagas pelo Brasileirão.

      Mas, pela lógica eu diria que 66 pontos dá o vice-campeonato que margem de erro muito pequena.

      Abraços!

      Excluir
  12. Olá amigos,

    Segundo notícias recentes, nosso glorioso fechou com o Jorge Wagner isso é bom ou ruim? Já temos Seedorf, Renato, Bolívar... daqui a pouco traremos de volta o nosso ataque Dodô e Túlio Maravilha.


    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece certo sim Rodrigo.

      Salários de 180 mil divididos entre luvas e 'holerit' propriamente dito. É algo assim, já que não li a reportagem na íntegra. Bom meu amigo, se for mais valente do que o Renato cairá como uma luva ali na meia, pois tem bom toque e é mestre nas cobranças de faltas. Assim, poderíamos ir treinando a molecada para as jogadas de 'cisca-cisca' à frente da área pois teríamos o Edilson para o pancadão e o J. Vagner e o Seedorf para as bolas colocadas.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG