Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de out. de 2013

EM BUSCA DO TOPO - PARTE II

Botafogo comemora classificação às semifinais da Copa do Brasil sub-20

 Amigos,

A postagem do jogo contra o Vasco ficou com o pré-título, era nossa expectativa, acreditando numa vitória. Naquele momento não tínhamos certeza, na verdade Paret não tinha nem ideia, de que jogaríamos com reservas. Um time sub-23, com média de idade de 21 anos.

E só empatamos. E o título no Brasileirão, que já beirava o impossível, ficou só pela matemática. Mas o título da postagem é válido, e estamos subindo, degrau a degrau. Amanhã faremos o segundo jogo das quartas-de-finais da Copa do Brasil, rumando a outro título. Não será nada fácil amanhã, e nem prosseguindo na competição. Mas o Botafogo está subindo, continuadamente.

Hoje o nosso time sub-20, com Daniel que estreiou nos titulares no domingo, de volta e envergando a 7, conseguiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil sub-20. Vi entrevista do Maurício Assumpção no intervalo, e é um time jovem, no primeiro ano dos juniores. Maurício exaltava este trabalho da base e citou os garotos que poderiam estar ali reforçando o time: Andrey, Gilberto, Dória, Dedé, Gegê e Sassá, são alguns que me lembro.

O time sofreu, empatou por 1 a 1 aqui e por 1 a 1 lá, e levou a vaga nos penaltys. Vi um bom goleiro Marlon, uma boa zaga Rabelo e Keirlison, o atacante Vinicius, e os meias Daniel e Mateus. Ainda tem Andreazzi e Baiano, volantes, e um bom lateral esquerdo.

E o time principal? Busca a vaga nas semifinais contra o Flamengo amanhã. Vencendo estaremos também no G4 da Copa do Brasil. São ótimos resultados, uma demonstração de crescimento.

Mas e a vaga na Libertadores? Pensei em fazer minucioso estudo mostrando que ela está encaminhada, mas vou deixar o trabalho dos detalhes para os amigos, ou para a discussão dos comentários. Posso dizer o seguinte, pelo Brasileirão o site da UFMG nos dá 66%. Mas é um número frio sem levar outras coisa em conta.

A vaga pode vir pela Copa do Brasil também. Se são 8 times, se as chances forem iguais, é 12,5% para cada um. Passando amanhã, sobram 25% para cada.

Mas não é só isso. Vejam que nossos adversários principais pelo G4 no Brasileirão, Grêmio, Atlético-PR e Goiás, também estão na Copa do Brasil. Minha análise é a seguinte: se não nos classificamos nela, e eles avançam, terão duas semanas difíceis. É jogo amanhã e quinta, depois Brasileirão no fim de semana, uma semana de folga, e aí é direto, fim de semana de Brasileirão, meio de semana de Copa do Brasil. Não sei se há alguma folga, mas parece que não.

E ainda tem mais um detalhe: se um desses 4, incluindo nós mesmos, chega ao título da Copa do Brasil, abre-se vaga para o quinto colocado, ou seja o G4 vira G5. É mais um fator para se levar em conta e aumentar nossas possibilidades.

Então não é otimismo exagerado, é uma observação séria de que todos os ventos estão favoráveis. Há risco de tempestades? Sim, um brasileiro ganhar a Sulamericana seria uma. O grupo dar outra desandada, também. Mas não vejo isso como provável, e acredito mesmo que a descansada de domingo, permitindo treinos na segunda e terça, façam muita diferença.

A sorte está lançada. E está a nosso favor.

Abraços.

11 comentários:

  1. É isso aí Henrique. O otimismo não é exagerado não, mas bem coerente. Faltando poucos jogos e o ano acabando, acredito que a rapaziada vai se desdobrar. Sobre os garotos, o presidente citou também o lateral Renan e Fabiano, que poderiam estar no grupo sub20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cadré. Isso mesmo, o lateral esquerdo Renan Lemos e o volante Fabiano, que inclusive esteve no banco contra o Vasco.

      E a coisa realmente está encaminhada, sem exagero.

      Abraços.

      Excluir
  2. Legal Henrique. Uma pena não haver competição oficial sulamericana a partir da CB (de clubes) mas de qualquer forma, é mais uma taça para a coleção desse ano. 3 do carioca, 2 do sub 20 do time na Europa e as do Dória com a seleção.

    Vai faltar estante em General Severiano.

    Só não sei mesmo é por onde anda o garoto Sidney, dos juniores (turma do Sassá, do Dedé e do Dória).

    Toda a expectativa agora p/amanhã.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pesquisando. Acho que é Sidney Pages. Nem lembrava que ele deveria estar com este time. O capitão no jogo era o Baiano, volante muito voluntarioso, mas acho que o capita antes era o Sidney.

      E vamos com calma, os garotos ainda tem 4 partidas que serão pedreiras.

      Abraços.

      Excluir
    2. Botei no Google e encontrei o twitter dele. Copiando de lá:

      João Vittor ★ #7 ‏@Joaovittor_BFR7 1h

      @sidneypages Não jogou hoje por que? Tava suspenso?

      Sidney Pages ‏@sidneypages 58 min

      @Joaovittor_BFR7 Machucado parceiro .

      João Vittor ★ #7 ‏@Joaovittor_BFR7 57 m

      @sidneypages Ah sim. Melhoras ai! E traga essa taça ai! Boa Sorte!

      Sidney Pages ‏@sidneypages 53 m

      @Joaovittor_BFR7 obrigado , abraço ⭐️⚫️⚪️

      Excluir
    3. Vlw.

      Falam maravilhas do Sidney (atacante).

      Naquela ida ao Engenhão no qual viajei c/o pai do Sassá e conheci o Dedé, conheci também o Sidney. Garotada bem tranquila.

      Paret.

      Excluir
  3. Paret, conforme descoberta pelo Henrique, a razão da ausência do Sidney foi de fato contusão. No jogo de ida do confronto contra o Grêmio ele se contundiu e ficamos, inclusive, com 10 em campo, pois já havíamos feito as substituições, e mesmo assim a garotada, com um a menos conseguiu empatar na última bola do jogo, gol essencial para irmos ao sul buscar a classificação, conforme de fato ocorreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo. Apesar de você ter chegado há pouco no blog Cadré, minha cobrança em relação ao Sidney é antiga (já vem de mais de um ano), visto ser ele um atacante nato, um camisa 9 autêntico e isso sim, o Fogão tem que tirar da base. Seria como se trouxéssemos um "Leandro Damião" para no nosso comando de ataque. Imagine isso em 2014, com Libertadores para disputar. Colocava-se um cara cascudo ali na frente com o garoto e, com certeza, teríamos sim o ataque com o qual sempre sonhamos depois que Loco e Herrera micaram.

      Paret.

      Excluir
  4. Temos mais time que os mulambos. O que nos falta é "organizar" e "estabelecer" os melhores em cada posição. E, logicamente, não ficarmos dando mole para o azar, como foi o caso do Vasco. Não estou confiante com o Renato, pois ele não tem pique e o time dos mulambos é "ligeiro"... E Marcelo Mattos também não se destaca nesse quesito. Gilberto é melhor na contenção que Edilson. E Gabriel é um leão no desarme. Seriam opções interessantes. Gegê entrando já melhora, mas falta o homem de referência. Acho que é jogo para Bruno Mendes. Talvez o Henrique, que considero um bom jogador. Lembremos que ninguém dava um vintém pelo "Magrelo", e hoje ninguém em sã consciência o vê fora do time. Vejam o que foi o Bruno Mendes antes e depois do imbróglio sobre a sua venda. Perdeu totalmente o pique e a confiança. O emocional pesa muito. Necessitamos dar essa força para todos, indistintamente. Até mesmo para o "tal Lima"... rsrsrrsrsrsrsr E vamos que vamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Certo é que hoje vamos de Gilberto, pois Edílson está suspenso.
      Gabriel deve ficar no banco, creio que volte no sábado contra o Galo. Não deve estar 100% fisicamente para jogar os 90 minutos.

      Sobre os atacantes, acho que deveria insistir sim, o problema é que estamos em reta final, precisávamos de alguém já pronto. No momento só nos resta torcer para algum deles engrenar e o Elias se recuperar da contusão.

      Sobre o Lima... não dá pra insistir agora. Se for pra fazer isso, deixa pro carioca do ano que vem.

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu falei do Lima como exemplo, para reforçar a NECESSIDADE DE APOIO TOTAL. Nada de ficar vaiando, ou cobrando. Colocar o time "pra baixo" não ajuda, pelo contrário, atrapalha. Quero crer que o Bruno Mendes (ou o Henrique), possam fazer a diferença do "nada, num clique"... Afinal não foi assim que ele fez o ano passado (O Bruno)? Eu acho que o Gilberto deveria entrar na vaga do Renato, e não deixar ele (Renato) jogar o tempo todo. Viu que a "língua cresceu", Gilberto neles. O domínio do meio vai ser fundamental. Escrevam o que estou dizendo. Quem dominar a "meiuca" vai levar muita vantagem. Gostei do tal "Daniel", que entrou no jogo contra o Vasco. E espero que o apoio pelas laterais seja efetivo, até mesmo para evitar as descidas perigosas do Créu Moura... E vamos que vamos... Mulambo chorando, eu acredito. Vai ser outro dia do senta? É o que eu quero de "Presente de Natal"... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG