Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

26 de out. de 2013

BOTAFOGO VENCE O ATLÉTICO-MG


BOTAFOGO 1 X 0 GALO

VAI À LUTA, FOGÃO! 
'Prá' cima deles!!

Prato do dia: empadão de galinha - cardápio do Braso
Vencemos. Era o que bastava. Era o que bastaria ser dito.

Apagou tudo que aconteceu? De forma alguma. Precisamos de muito mais, mas há um caminho lógico e razoável a seguir. E tem que dar certo.

Erros básicos corrigidos. Com Edílson, com ritmo de jogo, na direita, Rafael Marques jogando no meio, Gabriel compondo a dupla de volantes, Seedorf, Gegê e Rafael Marques criando e compondo o meio para proteger as laterais, aí o time funcionou. É funcionou apesar do inoperante Alex na frente.

Tudo bem que a tranquilidade e falta de vontade do Galo ajudaram. Time sem pretensão, estava treinando. Queria vencer, mas não haveria placar, a favor ou contrário, que mudaria o espírito e objetivo deles.

No segundo tempo saiu Alex para a entrada do voluntarioso Sassá. Melhorou, mas ainda não é a formação ideal. Sorte que já falam em Elias treinando e possivelmente voltando no próximo jogo, domingo contra Goiás. Não é o atacante dos sonhos, mas é o melhor no momento.

O gol saiu em bela jogada de Júlio César, que ele mesmo chutou e pegou o rebote para marcar. Alívio, mas o cansaço do time e o recuo de sempre era pra matar a torcida. 

Gabriel, Júlio César, Gegê, Seedorf, Edílson, Marcelo Mattos... todos cansaram. Saiu Seedorf para a entrada de Lodeiro. Substituição lógica, saí o cansado armador para a entrada do jovem de 4 pulmões. Não funcionou. Ainda falta muito para Lodeiro ser sombra do que era.

Depois saiu Gegê para a entrada de Octávio, que ajudou a marcar, mostrou vontade, mas não foi mais do que suficiente para segurar o resultado.

Diferente no jogo? Só Jefferson e Rafael Marques, que não tem quem o substitua mantendo o padrão. De resto foi o que bastou para manter a freguesia e somarmos os 4 pontos essenciais para chegarmos na Libertadores.

Acreditamos.

Abraços.



O golaço do Julio César e a bola na trave do Edilson - Lancenet
Hoje, poderíamos dizer que o time jogou ligado até o último minuto: nervoso, com a bola queimando os pés dos jogadores devido à semana ruim mas, ainda assim, ligados, todo mundo dando carrinho para a lateral para não dar chance ao ótimo toque de bola do campeão da América.

Poderíamos igualmente dizer que só vencemos devido ao desinteresse deste adversário pelo campeonato, visto estarem bem colocados e hoje, mais preocupados em não ‘quebrar’ o seu elenco visando o mundial no fim do ano. Isto, de certa forma, se viu em campo mas ainda assim, já cedemos empates em finais de jogos nos quais estávamos em fase bem superior a esta.

Igualmente, também poderíamos falar que hoje, só vencemos devido à mão do técnico que, logo nos primeiros minutos do segundo tempo, vendo que alguns atletas não rendiam nada, foi trocando algumas peças e hoje, sequer insistiu no cansado, extenuado e esgotado Seedorf. Tirou o holandês, o Alex e, no fim, o Gegê.

Pois bem, vou pela via mais ‘lógica’, a da nossa lógica alvinegra, a lógica da superstição botafoguense. Hoje amigos do blog, levei ao estádio uma moça de 13 anos, minha filha, que já há algum tempo havia desistido de ir ao Engenhão por, segundo ela, ter mais “coisas de menina” para tratar, tais como blog de poesias, música e leitura adolescente. Pois creiam que esta figurinha divina, que fez a sua estreia em estádios num Americano 2x1 Botafogo, numa tarde de domingo em 2005 no Maraca, ainda nas cadeiras de ferro abaixo das arquibancadas (antes da última reforma pré-demolição de 2010), ainda nos seus tenros 6 aninhos, a partir dali, NÃO VIU MAIS DERROTA DO BOTAFOGO.

E vejam que, daquela tarde para o seu último jogo, acho que no brasileiro de 2011, ela conseguiu passar incólume, sem saber o que era derrota, inclusive pelo fatídico 2009. Era ela estar no estádio e já sabermos que a vitória viria ou que, pelo menos, não perderíamos. Naquele ano, no BotafogoxAvaí dos mais de 45 mil torcedores, ela viu algo estranho ocorrer como os 2 gols iniciais dos catarinenses e ficou meio quieta, como que a pensar se o Botafogo dela também perdia. Pois veio o primeiro gol do Vitor Simões, o do empate, o estádio vindo abaixo e ela, de novo, comemorando mais um bom resultado (aquele, pelas características do jogo).

Então meus amigos, me limito a falar do jogo de hoje apenas pelo inafastável pé quente da minha jovem princesa. Não tendo tempo de voltar do seu curso de teatro na Taquara, deixá-la em casa e retornar ao Maraca, fomos combinando durante a semana que hoje ela iria conhecer o novo templo do futebol. E ela, como no passado, chegou com os olhos vivos, a sorte acompanhando em tudo (hoje conseguiram fazer o card de sócio-torcedor passar nas roletas eletrônicas, sem necessidade de troca por ingresso). Com todo o atraso que tivemos para vir de Jacarepaguá para o Maracanã, ao subirmos a boca de acesso às cadeiras e encontramos o Henrique, os times estavam alinhados e a bola começou a rolar. Acho que cada cabeçada do Jô, cada chute perigoso do Tardeli ou cada estocada venenosa do Fernandinho, não davam em nada justamente pela presença daquele pezinho incandescente da minha princesa. Hoje meus amigos, o time, o clube e a torcida deveriam agradecer a ela pelo retorno da paz e da tranquilidade para trabalhar durante a semana, para mais uma batalha no próximo domingo. Aquele belo astral que ela carrega (não sei de onde vem – nunca fui assim) foi para o estádio e nos fez sair de lá cantando, sorrindo e na maior felicidade.

Uma pena mesmo não poder levá-la a Goiânia (ou ao local em que a próxima partida for disputada). Por outro lado, eu e o Henrique já lhe dissemos que é “obrigação” a presença dela nos 3 jogos que faltam aqui no Maraca. Serão 9 pontos certos.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

58 comentários:

  1. Vencemos! acho que fomos uns dos "heróis"'(entre aspas de propósito) que comparecemos hoje. Nem sabia o que ia encontrar no jogo, mas fui. E vi o Botafogo sem ser brilhante, mas muito mais participativo, ligado no jogo. Tivessem jogado assim contra o urubu, poderíamos perder, mas "pegando", mordendo, jogando futebol, não assistindo o jogo. Gostei da postura do Seedorf, que parece mais à vontade, depois da tal conversa no grupo.

    Jefferson, um paredão. Julio Cesar teve a importância de um gol, e Alex, infelizmente, não é o homem da frente. Prefiro o Elias. Estamos firmes na luta pela vaga, para subir de patamar no futebol brasileiro. E peço a torcida...para um pouquinho de cornetar. Estamos no mínimo em terceiro no campeonato(se o Gremio perder amanhã seremos o segundo). Mas, seria bom mesmo o Atlético Pr não vencer. Valeu, Fogão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Diogo, conforme eu disse na postagem, hoje o Fogão teve uma "décima-segunda jogadora": a minha pequena alvinegra (pequena na idade).

      Já vi você aqui dizendo que foi em outro jogo no setor sul e te digo que poderíamos marcar no estádio: Se quiser, deixe contato na moderação que não publicaremos. Sempre ficamos no lado esquerdo, junto ao que chamávamos de alambrado (hoje aquela separação em material transparente entre os setores - ficamos na junção do sul com o oeste).

      Paret.

      Excluir
  2. Boa noite, primeiramente agradecer à pé quente, a filhota do Paret, pela presença e sorte ao Glorioso. De fato o time esteve ligado, participativo, atento durante o jogo todo. Estavam nervosos, bola queimava, chutões foram dados de forma desnecessária às vezes, mas desta vez lutaram e é isso que pedimos. Infelizmente Lodeiro foi mal novamente quando entrou. Alex, bem, não entendo tanta insistência. No mais houve dedicação. Foi a vitória necessária para se trabalhar com tranquilidade durante a semana para enfrentar o Goiás. Falando nesse jogo, por ironia do destino, com a suspensão de Dória, André Bahia deverá atuar contra o Goiás, após o gol contra do jogo no 1º turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Cadré. Na hora em que o Dória tomou aquele cartão (injusto pois não houve a falta), falei imediatamente para o Henrique que era o terceiro.

      A situação de ser o A. Bahia o reserva pelo lado esquerdo é que só foi me ocorrer quando já chegava no carro p/voltar p/casa.

      Arrepios meu chapa. De toda sorte, naquele jogo do Mané Garrincha ele atuava descolado (torto) pela direita. Acho que irá dar conta do recado.

      Paret.

      Excluir
  3. Primeira diferença: banco no Lordose. Segunda diferença: Banco pro Renato. Problemas que ainda falta a ser resolvidos? Um matador. Se eu fosse o técnico eu insistiria com o Henrique ou Bruno Mendes. A não ser que tenha algum ás na manga, e mais um "Vitinho" da vida venha da base... o que seria ótimo. O OO falou o que eu vi (uma das coisas). O Botafogo desaprendeu a sair jogando. Agora qualquer pressão na saída de bola, e chutão pra frente o pros lados. Esse era o perfil do Botafogo de "antes". Vitória para recuperar o moral, e vamos que vamos. Temos que melhora nossa defesa URGENTEMENTE, e arranjar um matador efetivo. É isso que falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Bruno Mendes ainda pode ser a aposta da vez Alexandre.

      E sobre sair jogando, o time simplesmente viu que o tic-tac parou de funcionar com a má fase de vários atletas, ou seja, na iminência de sair tocando e vir o passe errado (e estávamos errando muito), apostam na bola rifada, bola esta que, por sua vez, ganhamos por um tempo mas com o cansaço, perdemos todas.

      Paret.

      Excluir
    2. Marcão, "desaprendemos" em vários quesitos. Um deles foi saída de bola, outro o toque de bola. Que estava muito bom, principalmente no período do F. Gabriel de do Andrezinho. Fomos desmanchando o time (vendendo o almoço para comprar a janta), e o time teve mudanças. Mas as mudanças encontraram uma peça rara, que se encaixou muito bem no time. Vitinho... Só que a pouca idade, muito dinheiro, e falta de visão de futuro por parte da diretoria, deu no que deu... Um campeonato longo e desgastante, seria pedir muito que o Seedorf (por exemplo), rendesse o mesmo em todos os jogos, ao longo do campeonato. Mas tínhamos sempre um jogador que entrava e dava conta. Só que o cansaço, as suspensões e lesões, e o fato de estar disputando em alto nível dois campeonatos, gerou essa queda repentina. Mas eu não posso dizer que o "time" está "perdoado" pela exibição insossa contra a mulambada. Volto a dizer uma coisa, em que pese os erros de arbitragem, o time não jogou nada. Um gol de mão, outro em impedimento e um amarelado que foi "pra galera" e não levou o segundo amarelo. O nosso Hyuri, mesmo fazendo um gol de placa, não teve condescendência da arbitragem... Muito menos da "flamerdapress", que já foi dizendo que "é a regra"... Mas como o time dos iludidos é protegido da poderosa Rede Esgoto, nem precisa dizer mais nada. Porém, mesmo com tudo isso, o time jogou um NADA. Péssimo na defesa, péssimo no toque de bola, apático na marcação, apático no ataque, uma lástima. E muito "fruto" do duble OO (O Luiz Fernando que o diga... kkkkkkkkk). Não soube montar, não soube mexer, não soube se impor e colocar o Lordose no devido lugar, banco. Só isso... Se tivéssemos jogados o que jogamos hoje, no mínimo não teria sido o vexame que foi... Não importa, é bola pra frente, que atrás vem gent... ops... Vem Gaymio, Patético-PR e Goiás, entre outros pebas... rsrsrsrsr

      Excluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu amigão Paret, transmita a sua estimada filha os meus cumprimentos pela excelente performance. A se não fosse ela sei não. kkkkkkkkkkkk

    Meu caro e grande amigo Alexandre, todos aqui neste BLOG somos burros, não entendemos nada de futebol e coisa e tal. Mas tudo que aqui falamos, sem exceção diga-se de passagem, e o "GÊNIO" da beira do gramado faz, dá certo. Não é muita coincidência rsrsrs. Quem é o burro nesta história.

    A uma semana falei aqui Lodeiro e Seedorf não podem jogar juntos, vc mesmo falou aquii Lodeiro no Banco. Ele não escuta, além de burro é surdo cacete.

    Então é como vc disse ai em cima bola para frente que atrás vem gente, e os burraldinos aqui BLOG que não entendem nada de futebol, que se lixem para não dizer outra coisa. Afinal ganhamos uma fortuna do Paret e do Henrique para ficar aqui comentando besteira. kkkkkkkkkkkkkkk

    Um grande domingo para todos.

    ResponderExcluir
  5. Falar nisso meu amigo Paret, quando é que sai a primeira parcela do 13º. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Luiz. Pretendo pagá-lo no dia 8 de dezembro. Ainda vou combinar com o Henrique mas, dependendo do resultado da nossa viagem quinzenal (Goiás no domingo e o Inter lá no sul na outra semana), pode vir até com bônus.. hehehe.

      Paret.

      Excluir
    2. Mas a pequena (hoje só de idade) aqui é danadinha mesmo. Naquele 2x2 contra o Avaí, estávamos no lodo e eles voando, acho que querendo o G4 (era aquele 2009 esquecível).

      Com o 2x0, o normal era o nosso time se perder. O estádio tava lotado pois fizemos duas vitórias fora de casa mas mesmo assim, com nervosismo, o time correu atrás e empatou com dois gols rápidos. Para a cabecinha infantil dela na época, ficou o estigma de que não havia derrotas.

      E sei mesmo que, pelo que me lembro, ela não viu derrota mas hoje, aqui com mais calma, estou neste momento conversando e ela me disse que, em 2010/11, na sua época de 'ratinha' de arquibancada, chegou sim a ver uma ou duas derrotas mas creia, o saldo da menina é de aproveitamento de Barcelona.. rsrsrs.

      Excluir
  6. Vitória importante para somar pontos para Libertadores, além de ser após o vexame de quarta. Emocionalmente deve fazer muito bem para os desafios até o final. Uma derrota seria trágico para o moral do grupo e da torcida.
    Lodeiro no banco era essencial ao time e a ele, pois a cada jogo todo mundo via essa obviedade. Jogar com Seedorf e Renato ao mesmo tempo em jogos onde o adversário usa velocidade é temerário, pois o time fica muito lento e sem recomposição, ontem ficou muito claro a diferença, mesmo Gabriel sem ritmo vindo de lesão muscular.
    Alex não dá, com a volta do Elias vai melhorar mas deveria dar mais chances ao Bruno Mendes que já mostrou que sabe fazer gols.
    Próxima semana jogaremos descansados contra um Goiás que não sabemos como será, pois se não ganha hoje, vai jogar tudo na CB.
    Boa semana todos,

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos,

    Excelente vitória, isso mostra que ainda não somos o cavalo paraguaio. O time vem oscilando desde a saída de peças importantes o caso do Felipe Gabriel, Jadson, Andrezinho e Vitinho mas ainda bem que vem mantendo a pegada.

    Em tempo o placar moral da partida seria Oswaldo 1 x 0 Cuca.

    Galo = Freguês Eterno que bom que ainda exista times assim...rsrsrs


    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra acrescentar, a foto da tortinha de frango bateu um apetite...hehehe, espero que aconteça o mesmo com o glorioso, ou seja, fome de gols, pois nossos atacantes andam inoperantes!!

      PS: concordo com o que disseram acima, que falta um matador!


      Saudações Alvinegras

      Excluir
    2. E o Coxa vai enfiando um 3 a 0 no Grêmio e nós assumindo a vice-liderança.

      E a torta de frango foi pedido do Braso, ainda na outra postagem.

      Abraços!

      Excluir
  8. A derrota do Botafogo para o framerda não foi um acidente de percurso e sim um holocausto no percurso, assisti framerda contra a Portuguesa e vi o framerda como um timeco de bosta, acredito que um raio caia duas vezes no mesmo lugar e viva o Foão vice-lider e praticamente na libertadores.

    ResponderExcluir
  9. Amigos.

    Quinta, no afã daquela derrota, lasquei minha raiva contra o time. Hoje, peço vênia. (hehe, claro que eles nunca lerão isto).

    Pensando bem, um grupo que perdeu sua casa, teve seus pagamentos atrasados, perdeu jogadores como F.Gabriel, e outros, e principalmente Vitinho - jogador que avançava sempre em direção ao gol e arrematava de longe - e mantem-se desde a quinta rodada no G4, é um grupo que tem seu valor.

    Então hoje, transfiro minha crítica para nossa torcida. Porra, não da prá entender nossa torcida abandonar o time assim. Com todo esses problemas, o time no G4, e somente 5, 6, 7 mil torcedores por jogo? Quede nosso torcedor?

    Pôxa, isto não é um questionamento só meu, mas de toda imprensa - mesmo que tenham conotações e parcialidades a olhos vistos - mas também são reclamações, meio que veladas, de todos arautos botafoguenses nas mídias.

    Eu sei, isto é uma ferida que ninguém quer tocar, mas reitero, nossa torcida está devendo, e muito.

    Quanto ao jogo, achei muito toque pro lado, sem poder de penetração, sem àquela jogada mais aguda, coisa que está faltando desde a saída do Vitinho. Sassá e Alex, não dá. Lodeiro muito mal, mas vitória importante e seguindo em busca da classificação para Libertadores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Clovis.

      Não sei se vc mora no Rio mas se morar, saiba que nem o time de 1995 foi totalmente apoiado pela 'exigente'. O de 2007 foi sim, este, o mais povudo desde os anos 70 (o de 89 também).

      Desde 92, quando o apoio começou a ponto de, se não fosse a derrocada, nos deixar hoje em patamar parecido com o do S. Paulo, nossa torcida age da seguinte forma: "se eu não tenho certeza, não vou".

      Pode ficar tranquilo que a nossa torcida está por aí meu amigo. O time tá no G4 mas a fase não é boa mas isto, você já disse, é único visto as intempéries deste ano. De toda sorte, o torcedor médio não quer saber disso. Na nossa frente, no sábado, um garoto (vinte e poucos anos) só faltou enfartar. Ele, ora reclamava com o time e, em momentos de bom jogo, xingava a Fúria lá no meio da arquibancada (Fúria Alvinegra, nossa torcida mais participativa hoje).

      Minha filha se divertia com o sujeito, vendo suas orelhas queimarem. Ele, por vezes, nem percebia que estava de pé e aí, sentava e pedia desculpas. Estamos assim meu amigo.

      Assim que uma boa sequência surgir, se vier com futebol-arte, a torcida volta. Nossa torcida, em termos de comparecimento, não gostava do time de 95 (só do Túlio e do Sérgio Manoel). Ela amava mesmo era o time de 2007 mas este foi proibido pela mídia de brilhar (a derrocada se deu na semana do doping fajuto do Dodô, e não duas semanas depois, naquele 0x2 aqui, contra o S. Paulo).

      Paret.

      Excluir
    2. Só para firmar o que eu digo pois ouvia tudo e lia mais ainda, sabe o porquê de o Montenegro ter 'torrado o elenco' de 95 em plena temporada de 2006, quando começamos a voar?

      Por causa da torcida. Pode pesquisar aí. Ganhamos a Taça Cidade Maravilhosa 'andando' (carioca especial) mas como os outros três estavam mal, a nossa torcida não compareceu como deveria e assim, mal começou a Libertadores e ele começou a detonar.

      Quando chegou o jogo das quartas contra o Grêmio, já fomos com meio elenco daquele que brilhou do brasileiro até o citado carioca especial. Não passamos pelos gauchos (futuros campeões) por pura falta de peças.

      Excluir
  10. *torrado o elenco de 95 em plena temporada de 96.

    ResponderExcluir
  11. Paret, irmão de camisa.

    Primeiro, não deixe mais a princesa em casa,até nossa classificação, por favor! rsrsrs.

    Segundo, moro em SC, e obviamente alguém poderá dizer, "Se morasse aqui, também não iria".
    Mas iria sim, meu amigo, iria sim. Vou a quase todos os jogos do time de minha cidade. Viajo 150 km até Floripa cada vez que o Fogão joga lá. Este ano foi Criciuma, aí não fui, muito longe.

    Continuando, em 95 só assisti aos jogos pela TV, e pelo que me lembro, jogos com mais de 20 mil torcedores. Mas os televisados, portanto, os de maior apelo. Você sabe, em 95 sem internet (internet engatinhando) à profusão de detalhes de um jogo não era tão grande, daí a questão público não tinha tanta ênfase.

    Mas lembro-me sim, das reclamações do Montenegro.

    Já que você mora aí e tem muito embasamento, pois respira "Botafogo", espero que esta questão torcida seja passageira, mas mesmo assim, poderíamos ter uma melhor média de público.

    Era isto meu amigo, boa semana pra você e toda torcida do Fogão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Clóvis.

      Ao fim do jogo, eu e o Henrique olhamos para ela que, sorridente, ouviu que está INTIMADA a ir aos três jogos que restam no Maraca.. hehehe. Me cobrou a contrapartida em livros (me orgulha muito isso).

      Já quanto a 95, 20 mil era público para jogo de carioca ou contra Madureira ou ainda para quem ia mal no campeonato amigão. Explico: estádio sem divisões em cima, ingresso super barato e públicos sempre alcançando 70 mil. O que a expectativa mandava era que fôssemos na média de 34 a 40 mil (com picos de 60) mas o time gerou desconfiança sim, até à semi.

      O próprio jogo da semi foi num clima de nervosismo só. Fosse o Cruzeiro mais aguerrido e teria aprontado pois fizemos 1x1 lá mas aqui, o 0x0 foi para testar nervos de monge budista. A desconfiança se dava devido ao time alternas boas e más partidas e, mesmo contra fracos aqui, não vencer com autoridade. A confiança em campo só veio após o título e, no título sim, nos dois jogos, atuamos com altivez, os atletas se doando.

      Me lembro que o Beto já havia entrado na fase "cachaça" e jogou pedrinha o campeonato inteiro mas me surpreendeu no 2x1 aqui do Maraca. Jogou muito. Olhei bem em campo e vi que Tulio fez o de sempre, Sérgio Manoel foi a formiguinha que se esperava que fosse mas Beto, naquela noite, deu um sentido de organização ao meio que faltou em muitos jogos. Deve ter passado uma semana limpo, se conscientizando de que o time iria precisar dele.

      Mas vamos que vamos. A classificação está à vista e quem sabe, se vencermos estas duas fora, aprontamos para cima da raposinha? Eles estão em queda mesmo.

      Paret.

      Excluir
    2. Paret,

      Lembro bem do Maraca naquele jogo contra o Cruzeiro. Fiquei meio surpreso com o baixo público, tendo ido com vários colegas de trabalho. Havia ali bastante desconfiança. Não lembro qual foi o público, mas devemos lembrar que 20 mil naquela época era bem diferente de 20 mil hoje. Em 99 foram 100 mil na final contra Juventude, algo impossível hoje.

      Contra o Santos o público já melhorou bastante, e a torcida apoiou, mas ainda não foi o ideal. Mas vejam como que a já na época se gerava este problema entre imprensa e jogadores. Jogo encerrado, saíamos satisfeitos com a vantagem e confiantes no título, mas um pouco frustrados porque podíamos ter feito mais gols. A torcida do Santos resolve começar a cantar, comemorando a "certeza" que venceriam na volta. Já saindo, nossa torcida então vaiou, abafando o canto dos santistas. Ato contínuo, jornalista foi entrevistar Gonçalves falando das vaias da torcida para o time. Bem parecido com a confusão de "Valeu Fogo" com "Adeus Fogo" deste anos.

      Abraços.

      Excluir
    3. O público daquele jogo foi algo em torno de 65 a 69 mil pessoas Henrique mas aqui, vou explicar o porquê de pequeno comparecimento para a época.

      a) choveu um temporal de verão no final da tarde para o início do jogo (saí do meu trabalho para o estádio sob uma tormenta de molhar até 10 andares abaixo da terra.

      b) jogo na cidade não era mesmo televisionado. Sequer os jogos das finais o eram. A cultura era, se passar na TV não vão ao estádio, fosse que torcida fosse (isto hoje mudou muito). Pois a Band deu uma sacaneadinha alardeando o dia inteiro que iria passar o jogo, ao passo que a Globo escondeu tal fato e só anunciou a partida já quando chegava o final do dia.

      Com tempo bom e sem TV, decerto que iríamos em pelo menos uns 100 mil torcedores.

      Paret.

      Excluir
  12. Oh vida, oh dor, o rabugento é a cara de parte considerável da torcida nossa. Apaixonada, mas desconfiada, esperando sempre a derrocada. Fora aqueles que esperam o pior para falar depois "eu não disse".
    Confesso que baqueei quarta, mas a verdade é que já entramos perdendo, pois a diferença nas arquibancadas era frustante, e dizer que isso não faz diferença é porque não entendem o ser humano, que o jogador é. Claro que não foi apenas isso que nos levou àquela vergonha.
    Vitória importante sábado, retomamos o segundo lugar e não aprofundamos na crise após quarta. Se vencermos o Goiás domingo, poderemos festejar a Libertadores.
    Esse grupo tem se superado em um ano que tivemos tudo para justificar a queda, mas o que vemos é caminhar para o torneio continental e o lançamento de vários jogadores da base, coisas que faz muito tempo não vemos.
    Boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  13. Amigos,

    Gostaria de colocar breves palavras sobre o "problema" comparecimento da torcida, e sobre a "realidade do problema".

    Ele, o problema, existe, mas não é o que a TV e jornalismos "especializado" apresenta. Vou colocar poucos números, deles mesmos, para pensarmos.

    1 - Média de público do campeonato - 14.300. Média do Botafogo - 12.131 (http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/publico-brasileirao.html). O "problema" é do Botafogo ou do campeonato?

    2 - Ah, mas o Botafogo está no G4, e tem a décima-segunda média do campeonato. Mas não começamos no G4, e pior, começamos sem nosso estádio. É só olhar, nossos 2 jogos com menores públicos foram nas primeiras rodadas, em Volta Redonda (180 Km do Rio de Janeiro). Sem considerar esses jogos nossa média é de 13.587, quase a média do campeonato, e a nona média, acima do Vasco.

    3 - Preços dos ingressos - Ontem o jogo do Flu deu um público de quase 30 mil. No sábado o Botafogo foram só 10 mil, 6500 pagantes. Mas parece que o ingresso mais caro do Flu era 10 reais, a meia mais barata do Botafogo, que estava em promoção, era 15 reais. Há diferença de preço enorme, e isto é algo de estratégia que precisa ser avaliado, bem avaliado. Para comparar melhor, a renda do Flu foi 230mil a do Botafogo 170 mil, menos de 60mil reais de diferença. Há estudos detalhados sobre isso, mas acabei não encontrando fácil.

    4 - Dias e horários dos jogos - isto afeta bastante, e há estudos detalhados. Fim de semana dá mais público e menos TV, quarta e quinta dá mais TV e menos público.

    5 - Identificação. Este é um problema do Botafogo, e talvez outros clubes. Há uma cisma, uma antipatia latente entre a torcida e a direção do clube e o técnico. Maurício Assumpção e Oswaldo de Oliveira não conseguiram, mesmo com todos resultado positivos, conquistar a torcida. Os resultados negativos acabam sendo "mais valorizados", o que não é uma injustiça, mas somente a demonstração da falta de identidade.

    Acho que temos outros problemas, mas estes que citei já dão para começar uma discussão. :-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente análise, Marco. Informações interessantes que desmistificam muita sacanagem dita pela "flapress" e "sampress".

      Excluir
  14. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu caro Carlos Henrique, tem-se que levar em consideração tratar-se do último final de semana do mês, invariavelmente o salário já acabou para muitos, e o que resta vai para coisas mais essenciais.

    Infelizmente, o futebol de hoje é feito para a televisão e não para torcidas. E o que dá para entender é que os próprios clubes estão cagando se a torcida comparece ou não, pois o que os sustenta é a Tv e o maketing que ela trás. Os jogadores é que sentem a falta da torcida, pois já vi muitas ganharem jogo.

    Além do que, cachorro mordido de cobra tem medo de salsicha, e a torcida do Botafogo, escovada como foi quarta-feira, preferiu ficar em casa do que ir ao estádio.

    Acredito que os horários e tabela são feitos para não ajudar os clubes e sim a Tv e isso é totalmente prejudicial ao torcedor. Talvez se o jogo de sábado fosse as quatro da tarde a presença seria maior. Jogo as 10 horas da noite quem aguenta, sem falar na falta de segurança que é nenhuma.

    Seu quinto item não vou comentar, pois meus antolhos já tirei a muito tempo, enquanto outros preferem usá-los e ainda acham ótimo.

    Um abraço amigo.

    Et.: que ressaca em? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos,

    Engraçado no jogo contra os mulambos eles pagaram também os 80,00 e tinha pelo menos 80% de torcida deles, acho que a questão do ingresso caro é pra forçar a adquirir o sócio torcedor que pelo menos sai mais em conta.

    Quanto ao comparecimento da torcida, há tempos que não vejo a arquibancada cheia, salvo naquele jogo contra o ceará, no qual estádio cheio e goleamos de 4 x 0. A verdade é nossa torcida não é como a do náutico, como do criciúma.... que mesmo subindo (A) descendo (B) estão médias melhores que a nossa. A torcida do fogão é desconfiada mesmo, e se o time joga bonito ela comparece caso contrário profetizam quedas do time no campeonato antes mesmo dela acontecer.


    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser que a estratégia seja esta Rodrigo, mas um comparativo com torcidas como Flamerda e Corinthians é muito difícil de fazer, pelo volume. Principalmente com a do segundo que todos sabem que o clube paga subsídio para torcedores irem aos jogos.

      Para estes dois que vc comentou, primeira divisão é festa, para nós é obrigação.

      Um abraço

      Excluir
    2. Rodrigo, esta parte final tem relação direta com a empatia da torcida com o comando, a parte que o Luiz preferiu deixar passar...rsrsrsrs

      Já quanto ao jogo da Copa do Brasil especificamente, primeiro tem a parte do terror todo criado em cima do jogo. Era o jogo do ano pra eles, não para nós.

      Segundo, a questão do valor: 80,00 reais. Não é verdade. Para eles era 80 inteira, 40 pra quem é sócio-torcedor, 40 a meia, e 20 para quem tem meia e é sócio-torcedor. Para nós era 80 inteira, 40 pra sócio-torcedor ou direito a meia, não havia meia da meia. Além disso, a venda para sócio-torcedor do Botafogo teve várias paralisações, gerando inclusive nota oficial do clube. Pode ler os relatos, também criaram dificuldade para se comprar com cartão, espalharam boatos que os ingressos também tinham esgotado, e criaram o terror de que a torcida do Flamengo iria invadir a área do Botafogo, isso inclusive incentivado por jornalistas. Fica complicado comparar, não?

      Abraços.

      Excluir
    3. Muito boa esta informação. Eu não estava sabendo dessas sacanagens.

      Excluir
  16. Por acaso já viram as notícias plantadas no face de que Seedorf recebeu proposta da Itália para ir embora no final do ano?.

    Eles não esquecem o Botafogo de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, de fato, não esquecem.

      Mas acho que a notícia tem fundamento, só que é coisa planejada, para depois da Copa do Mundo. Seedorf não deve ir muito mais longe do que isso jogando.

      Abraços.

      Excluir
  17. Voltando ao assunto:

    http://canelada.com.br/botafogo/pequeno-estudo-sobre-o-preco-dos-ingressos-pelo-brasil-diretoria-do-botafogo-faz-o-torcedor-de-palhaco/

    Mas cabe avaliação mais detalhada. E como disse, este é só um aspecto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Vejam essa análise. Eu digo que, para não haver "sustos", estão garantindo que a raposinha seja campeã... rsrsrsrs Se perde outra, a diferença começa a ficar "interessante", mas eis que aparece o "apito amigo" para dar uma "ajudinha"... rsrsrssrrsrsrsr

    http://www.fogaonet.com/semcategoria/neto-botafogo-praticamente-carimbou-vaga-no-g-4-time-tem-postura-diferenciada/

    Obs.: Não gosto do sujeito (enquanto comentarista), mas eu concordo com a avaliação de que a arbitragem por muitas vezes está decidindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, tava olhando a tabela, vencendo Goiás e Atlético-PR a vaga na Libertadores é tão nossa quanto o título é do Cruzeiro.

      Sobre o que o Neto falou, eu vejo este clima diferente neste grupo há bastante tempo. Por isso mesmo quando a coisa andou ruim eu não desanimei. Mas dava para ter ido mais longe com algumas atitudes simples. Deixo pra falar nisso depois.

      Abraços.

      Excluir
  19. Eu acho que este campeonato ainda não está decidido, alguma surpresa ainda vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim Luiz.

      A raposinha teve que ser ajudada quando se afogava na piscininha dos bebês que brincam ali sem ajuda. Acho que não ganham mais nenhum jogo fora, vez que o gás deles acabou. Não é nem o fato de terem estado atrás no placar e o apito ter dado um jeito mas sim, jogando em casa, abrir 2x0 e tomar virada e com gols que vimos que saíram por falta de disposição para marcar o ataque do pequeno Criciúma.

      Já quanto ao Botafogo, o título bem poderia ser viável sim mas para isto, teríamos que fazer uma sequência assim: vencer Goiás domingo lá em Goiânia e, no jogo seguinte, vencer também o Inter no sul. Resultados possíveis mas, pelo momento vagalume do time, imprevisíveis.

      De toda sorte, melhor Libertadores e time novo no ano que vem, para sairmos p/a disputa da competição continental como melhor time brasileiro (o Cruzeiro não volta mais ao patamar anterior), do que embalar agora e em 2014, se perder no meio do ano.

      Para mim é assim: ou o time embala e ganha o brasileirão ou então, vai se preparando e embala na Libertadores. O Mundial do fim do ano já é momento, sorte, coisa de pegar um europeu em fase banho maria, sorte que até agora só S. Paulo, Inter e Corinthians deram. O menguitinho já foi outra história, naquela taça não oficial da fábrica de carros.

      Paret.

      Excluir
    2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

      Como em futebol eu já vi vaca voando, e após assistir ao jogo do Cruzeiro contra o Criciuma em que o segundo desmontou o Cruzeiro no primeiro tempo e só não venceu porque é muito fraco mesmo e não aguentou a pressão da torcida no Mineirão, acredito piamente que algo interessante ainda vai acontecer, não sei se para nós. Aliás como diz os sábios do futebol, jogo só acaba quando termina. hehehehehe

      Excluir
    3. Luiz,

      Eu não penso como vocês... mas entendo o ponto de vista. Vou explicar o meu.

      Cruzeiro tem 12 pontos de vantagem, faltando 21. Só depende dele mesmo, basta fazer 10 pontos, ou mesmo 9 dependendo dos critérios de desempate, para ser campeão.

      Aí temos o argumento do jogo que fez contra o Criciúma. E como vem perdendo e jogando mal. Tudo bem, vá que ele não faça 9, faça 8, 7, ou mesmo 6 pontos nestas 7 partidas.

      Isto exige que Botafogo ou Grêmio façam 18 pontos em 21, isso mesmo, vençam 6 de 7 jogos! Aí vem o outro lado da história. Se o futebol do Cruzeiro contra o Criciúma foi de bolinha de meia, o que podemos falar dos jogos onde Botafogo e Grêmio perderam de 4 a 0? Não assisti o jogo dos gaúchos contra o Coxa, mas deve ter sido muito ruim.

      Então não vejo mesmo como a Raposa possa perder este título, a menos que alguém arrume uma forma de perderem 3 ou 6 pontos no tapetão. E não desejo mesmo isso.

      Abraços.

      Excluir
    4. Entendo o ponto de vista do Luiz mas sei do que você fala Henrique.

      A raposinha está sim já parada no tempo do seu futebol, futebol que não era de vencedor mas sim, de oportunista (a sorte lhe deu todos aqueles adversários que melhoraram na sua pior fase - meteram 5 até no Goiás) mas no tocante ao que você fala, pode ser por aí.

      Só aproveitaríamos esta queda dos azuis se fizéssemos uma esticada de vitórias que para que viesse, teríamos que ter o time redondinho. De cara, pegando agora Goiás e Inter fora, teríamos que vencer os dois e mais os dois jogos seguidos em casa. Isto poderia fazer a diferença cair até para 4 pontos mas aí, teríamos só 3 jogos para decidir, o Botafogo fazendo S. Paulo e Coxa fora e no fim, o nosso time recebendo o Criciúma mas os azuis vindo pegar o menguitinho aqui. Claro que aquela porcaria da Lagoa, se não precisar dos pontos, irá jogar para perder só para nos prejudicar. É do DNA deles.

      Paret.

      Excluir
    5. Meus amigos por isso disse que já vi vaca voando no futebol. O problema não está no Cruzeiro perder está em nós ganharmos. kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Bom dia nobres botafoguenses!
    Retornando ao nosso querido Blog no dia de hoje depois de merecidas férias. Hoje só vou fazer um comentário sobre o jogo (sei que é passado) contra as galinhas carniceiras: perder de 4x0 NÃO! No mais é torcer para o time ficar em segundo no brasileirão.
    Gigante (scos) abraços botafoguenses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala fera. Agora só tá faltando aquela volta ao estádio hein? rsrsrsrs.

      Já estamos, eu e o Henrique, bem azeitados no lance de comparecer sempre. Até agora, o único jogo ao qual assistimos sem vitória foi o 0x0 contra o S. Paulo. As derrotas eu assisti sozinho e a cagada do flracomengo, acabou ficando para o nosso amigo.

      Vamos marcar contra Lusa e Furacão.

      Paret.

      Excluir
  21. Olá!

    Mudando de assunto, pegando gancho no retorno do nobre Gigante, alguém sabe chegar no estádio Los Larios?

    Explico, amanhã tem semifinal da Copa do Brasil Sub-20, Botafogo x Criciúma (http://www.cbf.com.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/Copa%20do%20Brasil%20Sub-20/Tabela/2013).

    Estou pensando em ir, já vi que fica em Xerém, na estrada Rio do Ouro. Mas não sei a questão da localização mesmo, e qual o melhor caminho, principalmente pensando no trânsito, já que o jogo será às 19 horas. Alguém se atreve a ir também?

    Para quem não tem como, tudo indica que passará na ESPN Brasil (http://www.espn.com.br/campeonatos/2013/copadobrasilsub20).

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Henrique, estádio Los Larios em Xerém? Pensei que fosse no Uruguai ou Paraguai, mas em Xerém.

      Excluir
    2. É Luiz, em Xerém, Duque de Caxias... fazer o que né? Nem sei se existe outro com este nome aí pela América Latina, mas o de amanhã é em Xerém.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_De_Los_Larios

      A vantagem é que talvez dê pra encontrar com o alvinegro Zeca Pagodinho passeando por lá. Rsrsrsrs.

      Abraços.

      Excluir
    3. hahahaha. Boa.

      Henrique meu prezado. Você sabe que me mudei aqui para "Campo Grande" desde 2007 mas antes disso, minha região era a de Duque de Caxias.

      Para se chegar lá, com toda a certeza, tem que se iniciar a subida da serra de Petrópolis mas se pegar imediatamente o retorno da Rodovia W. Luis.

      Assim é que se chega no acesso a Xerém.

      Jogo lá, quarta, 7 da noite? Esse é o meu amigo alvinegro.. hehe. Vou falar c/meu concunhado que conhece aquilo tudo por lá. Se bobear, marcamos p/ir.

      Paret.

      Excluir
    4. Safei.

      Meu concunhado não conhece rua por nome mas disse não haver erro. Ao se fazer o retorno de que falei p/acesso a Xerém, se entra na localidade pela avenida principal e esta já deve ser a 'Rio do Ouro'. Segundo ele, o estádio metido a Monumental de Nuñes é na mesma reta do CT do Flu-terceirona.

      Acho que se chega fácil.

      _____________________

      E Luiz: esta coisa de Los Larios é mesmo de quem tem um pé na bixisse. O time do estádio se chama Tigres, com certeza, coisa inspirada em time mexicano. Como diria o Severino do Zorra, aquilo lá é uma bichoooooonaaaaaaaaaaaaaaaaa! .. hehehe

      Excluir
    5. kkkkk,

      É do Tigres, mas na intimidade chamam de tigresa, será?

      Vamos acertar isso então. Só tenho que dar um jeito de sair mais cedo, o que não será complicado. E vai valer a pena mesmo se chegar um pouco atrasado.

      Abraços.

      Excluir
  22. Prezado Henrique,
    Peguei algumas informações que podem ser úteis:Do Centro do Rio até o Estádio de Los Larios, em Caxias, são aproximadamente 46 km (48 minutos de carro)

    O TRAJETO DE CARRO
    1. Pegar a Linha Vermelha e seguir até a altura de Duque de Caxias

    2. Pegar a saída em direção à Rodovia Washington Luiz (BR-040), como se fosse seguir para Petrópolis

    3. Passar o primeiro pedágio (R$ 7,20 carros e R$ 3,60 motocicletas), e logo à frente fazer o retorno ao Rio

    4. Seguir na direção de Xerém, entrar na guarita da entrada do bairro, passar pelo CT do Fluminense até a Praça de Mantiquira

    5. Na praça, virar à esquerda no primeiro cruzamento com sinal de trânsito

    6. Seguir pela Estrada Rio d’Ouro até o Km 49, onde fica o Estádio de Los Larios Ao lado do estádio, há um estacionamento gratuito

    COMO IR DE ÔNIBUS
    Pegar o ônibus Central x Xerém (R$ 4,50) no Terminal Américo Fontenelle (atrás da Central do Brasil), e descer na Praça da Mantiquira

    Pegar o ônibus Central x Xerém (R$ 4,50) no ponto final do Passeio, e descer na Praça da Mantiquira

    Bate com o que Paret falou.
    Gigante (scos) abraços botafoguenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Gigante. E ainda melhorou pois o 'cunha' falou que aquele pegádio maldito foi adiantado (reclamações dos moradores de Xerém) e assim, pega-se a subida da serra para o retorno sem passar nele.

      Paret.

      Excluir
    2. Perfeito,

      Valeu Gigante e Paret.

      O caminho até a Rio-Teresópolis eu conheço bem, e para Petrópolis é só não dobrar a direita em Saracuruna e seguir em frente. A parte final é que foi de grande valia, já resolveu. Só a questão do tempo de viagem que sei, como tudo no Rio, é imprecisa. Deve ser este tempo sem trânsito, mas numa quarta-feira no final de expediente, o trecho inicial pela linha vermelha é loteria.

      Vou me programar para sair do Centro ante de 17:30, pego o carro na Tijuca e sigo direto pra linha vermelha. Alguém querendo ir nesta aventura junto? Pode marcar comigo no Centro, na Tijuca, em Duque de Caxias, aonde eu estiver passando e fique tranquilo de marcar.

      Abraços!

      Excluir
    3. Se eu for, marco com vc em Caxias mas já no caminho (já morei naquela região). Após aquele elefante branco do Globo, tem uma concessionária de caminhões, uma fábrica das rosquinhas Mabel (um junto ao outro) e 100m depois, um posto de gasolina. Indo, vou ficar ali naquele posto.

      Paret.

      Excluir
    4. Ok, sei onde é a fábrica da Mabel. Bem fácil ali.

      Na ida tem que ser assim, pelo caminho, porque o tempo será curto. Até este local o trânsito é complicado, dali é que melhora. Mas na volta dá pra fazer melhor.

      Galera do BLOG que estiver disposta e puder, é só avisar.

      Abraços.

      Excluir
    5. Ok Henrique.

      Só que vou confirmar a ida amanhã pois estou com um carro na oficina e tenho que levar peças no fim do dia para o eletricista.

      E quanto a Los Larios, fique atento pois o estádio é arrumadinho mas não sei se tem cobertura e o tempo não tá p/passarinho.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG