Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

23 de out. de 2013

BOTAFOGO NA COPA DO BRASIL


BOTAFOGO x FLAMENGO

Sem mais escritas contrárias,
seria a hora de vencer.

Só que o time, simplesmente, "não entrou em campo".

Com Edilson suspenso, Gilberto voltou à lateral esquerda mas no mais, o time foi a campo com aquele gás extra por ter descansado no final de semana, quando 90% dos titulares sequer ficou no banco.

Gilberto? Pois sim. Podemos rebatizá-lo de Avenida Gilberto. Até o adversário, nas entrevistas pós jogo, saiu dizendo que aquele setor iria ser explorado por estar ali o Botafogo com um jogador que vinha da reserva.

E logo nos primeiros lances do jogo, alguém que do banco pudesse enxergar o que se via em campo e costuma mudar a forma de jogar do time poderia simplesmente reforçar a marcação por ali mas, infelizmente, isso não foi feito. Por aquele setor então o adversário fez o que quis: saiu para o intervalo com 2x0 e, depois do fechamento do placar, as coisas se complicaram a tal ponto que podemos começar a temer até pelo desempenho no campeonato brasileiro. Afinal, com que cabeça este time pode receber o Atlético Mineiro no sábado aqui no Maracanã, em jogo no qual já passamos a ter a obrigação de partir, pelo menos, para o vice-campeonato?

Digo isto pois o São Paulo acordou e se classificou para as quartas da sulamericana e, com o belo futebol que está jogando nesta parte do ano, pode sim vencer aquele torneio e tirar a 4ª vaga de time brasileiro da Libertadores. Olho vivo pois uma bobeira como esta de hoje, se se repetir, pode nos fazer regredir uns 6 anos.

Do jogo não tenho nada a falar. O nosso time, simplesmente, “não entrou” em campo e esta derrota por 4x0 foi absolutamente merecida. Alguém ali em General Severiano tem que acordar urgentemente.



Cheguei,

Fui,  vi e perdi.

Não quero analisar detalhes, não é necessário. Não vou avaliar a estratégia de poupar contra o Vasco. Não deu certo, é indiscutível, não quer dizer que necessariamente que foi uma ideia ruim, pode ter sido mal, muito mal executada.

E é sobre essa execução que quero falar. Não vou colocar a culpa em Lodeiro e Gilberto, que foram muito mal hoje, mas sim na execução da estratégia. Gilberto não vinha jogando, se já se sabia que Edílson estava suspenso, devia-se ter dado algum ritmo de jogo pra ele, contra o Vitória e/ou contra o Vasco.

Já Lodeiro é um caso à parte. Já vinha mal, entrou no sacrifício vindo de viagem contra Vitória, e jogou mal. Entrou no jogo contra o Vasco com a responsabilidade de conduzir o time, e não conseguiu realizar isto a contento. Ele e Gegê não foram poupados, e foram para este jogo. Porque?

Mais ainda, já se sabia que o esquema com Seedorf e Lodeiro no meio e Rafael Marques no ataque era um dos mais ineficientes. Insistiu nisso contra o Vitória, e deu errado. Insistiu hoje de novo, e deu errado de novo. Precisou no segundo tempo tirar o Mattos e colocar o Sassá, recuando Gegê pra volante e Rafael Marques pro meio. O time melhorou, mas não o suficiente.

Então para mim o problema foi uma execução desastrosa de um plano questionável, mas que poderia até dar errado, mas foi desastroso. Cabe tirar isto tudo de lição e planejar adequadamente as coisas daqui pra frente. Precisam de ajuda? Estamos a disposição, não é difícil.

Primeiro, Atlético-PR e Grêmio avançaram. Vamos torcer para o Goiás amanhã, o que não deve ser complicado, com o Vasco indo com 10 reservas mais o Juninho  suspenso no Brasileiro.

Desta forma o estranho no ninho será o Flamengo. Temos que torcer para um dos outros 3 ser o campeão e abrir mais uma vaga. Além disto eles terão trabalho duplo pela frente, e temos que usar isso a nosso favor.

Sábado teremos casa vazia contra o Galo. O time tem que ser Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória, Julio César, Mattos, Renato/Gabriel, Rafael Marques, Seedorf, Gegê/Hyuri, Henrique/Bruno Mendes/Sassá. Banir Lodeiro? De forma alguma, acho que ele e Renato, ou Gabriel, devem entrar no segundo tempo. Lodeiro é um bom jogador que está sendo destruído, ele precisa ser poupado e entrar em situações mais tranquilas.

Depois disso teremos uma semana de folga e um jogo contra o Goiás, que torço se classifique amanhã. Neste caso cabe um time mais veloz de cara, e a escalação deveria ser Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória,Julio Cesar, Mattos, Gabriel, Rafael Marques, Seedorf, Hyuri, e Henrique/Bruno Mendes, ou se tivermos sorte, já termos Elias de volta. No andamento do jogo podem entrar Gilberto, Gegê, Lodeiro ou Octávio.

No jogo seguinte enfrentamos o também eliminado Internacional, e podemos marcar definitivamente o caminho para Libertadores, ou não. Um time com mais marcação e cadenciado poderia ser opção. Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória, Julio César, Mattos, Gabriel, Renato, Seedorf, Gegê, Henrique. Rafael Marques, Lodeiro, Hyuri, Octávio, Gilberto seriam todos opções para segundo tempo.

Na volta, contra Portuguesa, jogando no meio da semana em casa, iríamos com força total para vencer e aí sim, garantir a vaga na Libertadores. Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória, Julio César, Mattos, Gegê, Rafael Marques, Seedorf, Hyuri, Elias, que nesta data, espero eu, já esteja recuperado.

Daí pra frente o caminho tem que estar bem traçado. Não sigo falando pra frente, mas não é complicado rodiziar alguns, fazendo entrar Gilberto, Dankler, André Bahia, Renato, Gegê, Zen, Hyuri, Octávio, Sassá, Bruno Mendes e Henrique, de acordo com suspensões, contusões e cansaço.

Seriam mais 4 jogos, Atlético-PR, São Paulo, Coritiba e Criciúma. Só sendo burro e se desesperando perderemos esta vaga. Mas não duvido de nada.

Abraços.

21 comentários:

  1. Meus caros amigos. Os jogadores estão em 110 e os do Flamerda em 220. A zaga em sistema delivery. Mesmo assim, gol roubado em claro impedimento. E o Lordose na mesma, fazendo NADA QUE PRESTE. O Seedorf errando mais que acertando. E os flamerdistas marcando sob pressão e nós assistindo eles jogarem. Meio de campo uma Av. Brasil. O M. Mattos me cabeceia para o meio da área, que se não vai (como foi) num jogador do Botafogo, cai no pé de um dos mulambos e foi isso. Cortou PESSIMAMENTE, como de praxe e entregou o gol para o jogador que estava impedido marcar. E se já não estava tão bom, ficou pior, pois o time do flamerda, jogando como time pequeno, ficou só na espera do contra ataque. E isso aconteceu fatalmente, com o time se atirando para o empate, e dando um contra ataque fatal. Se olhar vai ver que tinha mais flamerdista que botafoquense, pois a maioria não VOLTOU... Eles marcando sob pressão... Nós, à distândia... Será que isso não faz diferença? Se o time não voltar ligado em SEM O LORDOSE, não vai dar não...

    ResponderExcluir
  2. Veja que o J. Cesar perde a bola para o Créu Moura e volta trotando... Esse tipo de ATITUDE você não está vendo nos jogadores do Flamerda, que correm o tempo todo. Eles estão jogando como se fosse a final e nós jogando como se tivéssemos alguma vantagem... Não sei qual... A mexida do OO vai dar o tom do segundo tempo. Vamos esperar e TORCER... Muito...

    ResponderExcluir
  3. Olha, me desculpem se estou MUITO "CRÍTICO". Mas o jogo parece que foi repeteco do primeiro. O Flamerda jogando a vida e o Botafogo no TOQUINHO DE BOLA PARA OS LADOS, sem objetividade e errando passes, principalmente no pé do LORDOSE. E também do Seedorf, que não esteve bem. O M. Matos já é de praxe fazer as kakas de sempre. O Gilberto péssimo. O Dória infantil, lembrando o Lucas. Tirando o FAT do primeiro gol (assim como no outro jogo) ter sido ilegal, e tirando o fato de que o jogador do flamerda que foi comemorar COM A TORCIDA DEVERIA ter sido expulso, com o segundo cartão amarelo, o time não mostrou poder de reação e não mostrou a que veio. Os jogadores PLANTADOS, e poucos se movimentavam para receber a bola. Infelizmente um deles (um dos raros) era o Lordose que ou errava ou perdia a bola. Não entendo o PORQUE O RETARDADO DO OO MANTER ESSE SUJEITO COMO TITULAR ABSOLUTO. Mesmo jogando pessimamente. Jogamos com menos um, e com dois jogadores com idade elevada - Renato e Seedorf. E como falei antes do jogo, o Flamerda dominou o meio de campo e pelas laterais, principalmente pelo lado do Gabriel, se fizeram. Mas foi nos contra ataques que eles ganharam o jogo. O time a partir do primeiro gol ILEGAL, se atirou de forma IMBECIL ao ataque, como se fosse um TUDO OU NADA. E o duble OO, nada fez, nada orientou, nada mudou. O time do Flalido, jogando como time de várzea ganhou nos contra ataques. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe meu amigo Alexandre mas hoje, não tenho mesmo condições de comentar nada.

      Não "vi ninguém" em campo no Botafogo, quando perdemos Dória parecíamos estar com 5 a menos (ou eles com 5 a mais) e não vi uma jogada sequer de criação que pudesse nos levar ao gol.

      Perdemos com goleada para um time ridículo, que está apenas naquela boa fase da vontade.

      Paret.

      Excluir
    2. Entendo, meu caro amigo Paret. Eu também estou chateadíssimo, pois perder para mulambo já é horrível, mas perder para um time porcaria, é de matar.

      Excluir
  4. Tanto o flamerda jogou a vida, que no segundo tempo começou (igual ao primeiro jogo) os jogadores a sentirem cãibras. Jogaram tudo para fazer o resultado no primeiro tempo, como no primeiro jogo. Será que o retardado do duble OO não viu isso? Não percebeu, não conseguiu IMAGINAR que seria mais do mesmo? Jogadas primárias do tipo "dá e corre para receber" e nenhum IMBECIL foi capaz de acompanhar... O duble OO já tinha reclamado que jogadas desse nível, como outras, que já tinham sido exaustivamente treinadas, com as devidas advertências, observações, ressalvas, etc e "taus"... Depois reclamam da torcida... E volto a frisar, quem está bancando o Lordose? Alguém saberia dizer? Por fim, o que eu posso dizer é que, em que pese o ameba ter ajudado (e muito), com o gol irregular e com a não expulsão do jogador que já tinha amarelo e que foi comemorar e DEVERIA TER recebido o amarelo (isso PODERIA ter mudado toda a partida), o time jogou mal. Foi a pior partida que eu assisti do Botafogo. É isso.

    ResponderExcluir
  5. Amigos alvinegros:

    Fui ao jogo e gostaria de fazer uma leitura diferente da usual. Jamais, em tempo algum, vi a torcida do Botafogo tão pequena em relação ao do urubu. E olha que vi uns 12 a 15 Botafogo X Flamengo nos últimos 7 anos. Desde o momento em que saía de casa, a minoria absoluta de camisas alvinegras nas ruas, e no estádio, parecia que nós éramos o clube visitante e o urubu o time da casa. Fiquei na sul superior(não sou doido de ir em setor misto em jogo contra eles) e sinceramente...gostaria de invocar uma questão complicada, mas que tem que ser tocada. O nosso clube está se apequenando em termos de torcida. Claramente. Conversando com alguns amigos antes do jogo, em um bar, eles diziam...porque não podemos ocupar o espaço deles se eles não vão? e, de fato, vi várias pessoas vibrando com os gols do Flamengo(fui embora nos 2 a 0, vi que não dava) e a polícia baixando o cacete em todo o mundo(no nosso setor). Esmagamento de torcida. No intervalo, quando fui embora(acho que pela primeira vez na vida) as ruas estavam cercadas de polícia, cavalaria, e carros paravam pedindo reforço.

    Com certeza absoluta, o botafoguense que mora fora do Rio não tem ideia do que ocorre por aqui. Penso que isso influenciou no time, apesar do evidente erro de marcação(ou falta de) no lado direito da defesa. Mas, a velocidade urubulina era impressionante. O querer muito, o estar ligado no jogo, fez toda a diferença. Nossos jogadores praticam este futebol cadenciado ao qual detesto, e não correr, nem os velhos, nem os jovens. Acho que Oswaldo de Oliveira não sabe construir sistema defensivo.

    Foi isso...pela primeira vez senti como um torcedor do America se sentia quando jogava contra os grandes antigamente. Precisa mudar muita coisa no Botafogo,a começar pela mentalidade. Não nos esqueçamos que não vencemos nenhum jogo por mais de 2 gols de diferença neste campeonato.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre torcida ela não se apequenou não Diogo. É que ela é desconfiada e isto só vai passar se a classificação para a Libertadores vier (veja o efeito que isto causou na do Flu, torcida ou igual ou até menor do que a nossa).

      O temor, no entando, é que o time desande. Isto sim pode, como eu disse na postagem, nos fazer regredir uns 7 a 8 anos (voltando a patamar de 2005).

      Paret.

      Excluir
    2. Diogo,

      Não vi várias pessoas vibrando não.. Vi isso em 4 locais, um quase na nossa frente, e o que ocorreu é que saíram na base da porrada mesmo. Inclusive ouvi relato de um cara no intervalo de que ele viu um torcedor do Flamengo tomar um direto no nariz na entrada o banheiro. Mas não sou mesmo a favor da violência, esses malucos acabaram sendo retirados da torcida e não viram o restante do jogo.

      A torcida não se apequenou nem se acovardou, mas estava em menor número. O fato é que este era o jogo do ano, pra eles. Se perdem estariam se despedindo de 2013 sem ter ganho nada, nem turno de Carioca, e sendo 3 vezes eliminados pelo Botafogo. Foram nas semifinais da Taça Guanabara, tomaram um 2 a 1 no Brasileirão quando começavam a falar em chegar no G4, e esta seria a derradeira do ano. Para nós era mais um jogo, importantíssimo, mas não decidiu nosso ano.

      Neste jogo, pelo fato do mando ser deles, e todo um terror feito durante a semana, era natural o público maior. Quem acompanhou as vendas percebeu isso, com a venda para sócios do Botafogo sendo travadas várias vezes. Além disso, a renda era deles. O jogo para irmos em massa era o primeiro, mas o pessoal não compareceu.

      A presença precisa ser revista, mas a desconfiança é grande, e OO está longe de ter conquistado a torcida.

      Abraços.

      Excluir
  6. Olá amigos

    Lamentável essa partida qual a desculpa do Oswaldo de ter poupado os jogadores contra o Vasco? Pra levar goleada? A verdade é que esta partida foi vendida, e o juiz ameba de sempre!!!

    Time andando em campo, seedorf nem corria, lodeiro parecia uma barata em campo nada de produtivo, Gilberto era menos 1 em campo, Marcelo Mattos perdido, Rafael Marques não recebia bolas.......... A verdade é que os jogadores entraram nervosos e muitos estavam se escondendo na marcação em vez de buscar jogo.....

    Méritos aos mulambos time medíocre jogando que nem time pequeno, jogou com vontade, com apoio da torcida (maior número) mesmo no desgaste do elenco. Já o Botafogo.... nossa esperança é a libertadores do BR2013 e ainda estamos arriscado a ficar sem ela.


    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo

      Não descartaria a possibilidade desta partida ter sido vendida. Entretanto, com o Flamengo jogando em casa e o Botafogo "fora", pode ser que o fator casa tenha influenciado, além da evidente falta de sistema defensivo. Aliás, já esperávamos o Flamengo vindo com tudo...eles só seriam vencidos hoje se jogasse contra um time como um Gremio, por exemplo. Uma perguntinha...por que o Seedorf lançou tantas bolas para tão longe? não...ele não se venderia...então, foi falta de futebol mesmo.

      Excluir
  7. Henrique amigão, pode até ser que ele tire o Lodeiro do time mas, na minha opinião, vai ser a mesma insistência que foi com Elkeson de homem de área e aquela do Rafael Marques de titular quando, na verdade, só deveria entrar em jogos resolvidos para não sofrer aquele desgaste inicial.

    Estou pessimista até que, no sábado, o time nos prove que vai dar a volta por cima. Esta derrota, infelizmente, tem tudo para atingir o astral do time também no brasileirão.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OO,

      Sua maior qualidade é a persistência. Seu maior defeito é a teimosia.

      Agora é hora de fazer o simples e eficiente. Nada de insistir até dar certo, faltam só 8 partidas.

      Abraços

      Excluir
  8. O time em nenhum momento jogou futebol, nem pelada, que se corre até cansar. Inacreditável a falta de vontade hoje, muito triste este dia para nós botafoguenses, uma mancha enorme neste ano.
    Não sei o que esperar, a minha confiança se foi hoje, parece que o time se acostumou a perder e se entregou neste final de temporada.

    ResponderExcluir
  9. Amigos,

    Saí no penalty do Dória. A segurança pessoal com a possibilidade de retornar pra casa com as ruas tranquilas não justificava ficar pra ver o penalty ser cobrado e o Botafogo não jogar.

    A tática deles que o Alexandre falou, de correr muito e abafar, era sabido. Todo mundo sabia que era isso que iriam fazer, e bastava correr quase o mesmo e tocar a bola para fazê-los correr mais ainda. E isso justificava poupar os jogadores contra o Vasco. Para correr bastante. Mas não se fez isso. Foi tudo executado errado, mas porque? Não consigo entender.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de acrescentar uma coisa, ao mesmo tempo em que parabenizo os flamenguistas, e em especial ao Flapenta(com quem tive alguma desavença pelo caminho). Belíssima atuação do Flamengo e de sua torcida. Acho que este jogo define muita coisa da nova geração que poderia ser botafoguense e não vai ser. Li diversos comentários de pais que não mais lutarão para que seus filhos sejam alvinegros. Não foi a derrota a questão. Foi o fato de jogadores que ganham 20, 30, 40, 100, vezes mais do que a maioria da torcida simplesmente não quererem jogar uma decisão.

    Neste dia 23, os jogadores, comissão técnica e diretoria do Botafogo(que fique bem claro, isso, os jogadores também, e principalmente, porque nenhum time toma de 4 quando não é tão inferior ao adversário se não for por absoluta falta de atitude). Vocês mataram o sonho de milhares de pequenos torcedores que poderiam ser botafoguenses. Isso está até no site da rádio botafogo. A falta de vontade, a falta de atitude, a falta de hombridade, a falta de caráter destes jogadores deu o tom do jogo. Porque alguém poderia ir cobrir o lado direito, todos deveriam voltar no contra-ataque rubro-negro e simplesmente não andavam em campo. Jogadores que recebem 200, 300, 700 mil por mês. Falta de caráter, de vergonha na cara é coisa séria. E eu afirmo que estes jogadores do Botafogo não tem honra. E, creiam, senti isso no meio do jogo..falta de honra…torcida se apequenando…um horizonte de clube médio…veio tudo junto em minha mente. Chego em casa e confirmo minhas suspeitas com os relatos nos diversos sites. Uma noite trágica na história do Botafogo, não pela derrota nem pelo placar(já vencemos o Fla por 3 a 0 em 2008 e não foi nada demais). Foi pela desonestidade deste time hoje. TOMARA QUE ELES LEIAM ISSO…SERIA MUITO BOM. PORQUE NÃO ESTOU DESABAFANDO. ESTOU FALANDO SÉRIO…Vi isso hoje.

    Não sei se vale a pena continuarmos a batalhar por este clube com esta atual direçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo meu prezado.

      Ontem também fui dormir com a cabeça fervendo. Demorei para pegar no sono mesmo estando pregado mas agora, vejo as coisas com a cabeça mais descansada.

      Não sei mesmo como o time, que está sendo treinado há meses (praticamente 2 anos) naquele tic-tac sem que tenhamos atletas de bom nível em número suficiente para fazê-lo sempre eficiente, poderia brecar uma avalanche criada pelo adversário: não brecou a do Atlético-PR, a do Bahia na parte final do jogo daqui e essa de ontem.

      Não sei se é mesmo falta de vergonha e vontade dos atletas. Eu já identifico o problema como teimosia de fora, com gente que tem o poder de mudar o time rapidinho com o caldo ainda entornando pouco e não muda. Assim que tomamos o primeiro gol e a Avenida pela direita continuava, era o momento de se tirar imediatamente o Lodeiro e se colocar outro atleta, reforçando aquele setor.

      O jogador do adversário só jogou o que jogou por ali por absoluta falta de cobertura. Uma troca de jogadores (ou até de posições) e uns 2 ou 3 carrinhos para não o deixar passar, claro que o deixariam menos à vontade mas, infelizmente, ninguém do banco viu ou quis ver isso.

      Se eu estivesse no estádio estaria sim puto mas, pelo menos, com a visão ampla do gramado, menos observador em relação a isso mas da TV, a coisa foi flagrante: víamos que a vaca iria para o brejo com toda a família com aquele setor desguarnecido daquele jeito.

      Como eu disse, não sei se dará tempo para "consertar" a cabeça da galera para sábado e depois, Goiás fora e o hoje recondicionado Inter também fora não são mesmo jogos para uma fase como essa.

      Paret.

      Excluir
  11. E para acrescentar esqueci de falar do lodeiro, o jogador errava mas ao menos tentava, buscava jogo, fora isso tinha muito jogador omisso nessa partida. E quanto ao Gilberto entrou na fogueira.


    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Este BLOG pela sua presença, pela sua honestidade, pela dignidade dos membros que aqui passam e deixam seus pensamentos, NÃO MERECIA TAMANHA VERGONHA.

    Sinto sinceramente por todos, mas não comento mais nada sobre o elenco em respeito a instituição BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. Todos sabem a minha opinião, e não vou mais me desgastar nem me aborrecer falando as mesmas coisas.

    A única coisa que volto a dizer é que estamos no caminho errado faz tempo, o que conseguimos até agora não passou de sorte, como foi no primeiro jogo.

    Infelizmente me afasto dos comentários, estarei sempre aqui lendo ou discutindo outros assuntos, mas falar deste Botafogo que ai está, eu prefiro ficar calado.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Luiz.

      Respeitamos o seu (nosso) momento meu amigo mas temos a certeza de que, de cabeça quente ou fria, para comemorar ou para criticar/cobrar, você estará conosco. Não deixe os comentários de lado pois você sabe o quanto isto engrandece o nosso blog.

      Paret.

      Excluir
    2. ESCLARECENDO LUIZ - "...engrandece o blog o fato de ele contar com os seus comentários..."

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG