Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

21 de out. de 2013

LEITURA A FRIO

Dankler comemora primeiro gol da partida
Caros,


Passadas 24 horas da partida acho que dá para começar a fazer uma leitura mais adequada do que aconteceu.


Foi realmente uma tarde "sui generis", com todos os ingredientes de tragédia grega junto com ópera burlesca e superprodução hollywoodiana.

Não tinha como fazer uma análise completa e detalhada em um post, então resolvi voltar e escrever de novo sobre a partida. Entre todos os pontos de vista existentes, resolvi olhar pelo ponto de vista do inusitado e diferente que tivemos: um elenco que nunca tínhamos visto jogar junto, inclusive com alguns jogadores totalmente desconhecidos. E o que podemos avaliar disto?

Então vamos olhar este time que jogou, e tentar aprender um pouco do que o Botafogo tem. Vou emitir minha opinião, mas o objetivo é cada um pensar em cada jogador por si. Não vou seguir a escalação, mas começarei pelo gol.

Jefferson dispensa apresentações, mas algumas coisas ficaram claras na atuação dele. Primeiro, com poucos minutos de jogo ele ameaçou sair em bola que estava toda para Dankler, nosso zagueiro. Erro? Não, só uma demonstração da falta de entrosamento e da falta de confiança que ele tinha na zaga. Natural.

Em outro lance, em bola recuada no fogo, acho que por André Bahia, ele mostrou uma conhecida dificuldade em dar o chutão pressionado, colocando a bola pela lateral. É sim o melhor goleiro em atuação no Brasil, mas tem algumas deficiências que deixa certa preocupação pensando em Copa do Mundo.

No final do jogo, depois de algumas boas defesas, fez a do jogo, em cobrança de falta quase perfeita de Juninho. Buscou a bola lá no ângulo e garantiu o empate. Suficiente para brilhar em uma Libertadores, e tendo reservas de qualidade (Renan, Milton Raphael e Andrey).

Edílson jogou bem, apoiou, mas como sempre tomou umas bolas nas costas. Além disso cobrou ridiculamente um escanteio, muito por culpa de um gramado que está pior que os piores momentos do Engenhão, e errou passe bobo e perigoso em saída de bola. No segundo tempo cansou, me fazendo acreditar que Gilberto deveria ter entrado. Hoje eu não sei dizer, estando todos 100% fisicamente, qual seria a ordem dos nossos laterais: Lucas, Gilberto e Edílson. De qualquer forma mostrou maturidade, natural para a idade, mas também que depende de um time mais acertado para conseguir brilhar como ja fez.

Já na esquerda... adoro o futebol do Júlio César, acho que é um dos responsáveis pela nossa estabilidade na defesa, junto com Bolívar e Dória, e mesmo se arrastando nos últimos jogos é muito superior ao Lima que jogou contra o Vasco. Este parece que esgotou suas chances, e não há a menor condição de ser nem reserva em uma Libertadores da América. Precisamos de pelo menos 2 reforços para a lateral esquerda ano que vem.

Dankler errou no primeiro gol vascaíno, perdendo no alto para o zagueiro deles. Um erro em 90 minutos de boas antecipações, precisão e segurança. Considerando que é jovem e estava há meses sem jogar antes de vir para o Botafogo, digo que merece mais chances e pode ser usado com tranquilidade para poupar Bolívar.

Já André Bahia, também foi bem, mas mostrou um certo nervosismo. Se fosse um jovem em início de carreira, seria normal, mas em jogador de 29 anos, rodado e com experiência na Europa, não é fácil aceitar. Pode compor o elenco dependendo do custo, mas não dá pra fazer aposta. Não o colocaria como reserva de Dória, no máximo como terceira opção.

Como volantes começamos com Zen e Gegê. Zen, que veio da base já a algum tempo, era jogador mediano e seguro, mas promissor. Só que sofreu séria contusão e parece que ficou perdido no tempo. Não evoluiu com os demais e não apresenta mais a segurança de antes. Se formos jogar Libertadores e a direção quiser investir em um time B para o Carioca, tudo bem, pode seguir sendo opção. Talvez com ritmo possa ser terceiro reserva na LA, mas não consigo crer em mais que isso.

Por outro lado, Gegê mostrou que pode pegar qualquer posição no meio. Jovem, só vem crescendo, e atuou muito bem como volante. É verdade que no segundo tempo sentiu o peso de ser referência, tendo que dividir tudo com Renato quando o time se mostrou despreparado para segurar o ímpeto vascaíno. É pule de 10.

Hyuri e Octávio. O primeiro ficou apagado. É disciplinado taticamente, mas não conseguiu produzir o mesmo das primeiras partidas. Acho que sem o apoio de um grande time ainda vai demorar, se é que chega lá, a puxar a responsabilidade. Vai crescer, mas ainda é incerto dizer aonde pode chegar.

Com Octávio é parecido, só que este se mostrou mais impetuoso e ao mesmo tempo mais ansioso. Teve mais acertos e mais erros que Hyuri. Também merece mais preparação, para sabermos aonde pode chegar.

Sassá brigou, brigou, brigou e até acho que foi bem. Mas não foi produtivo. Como atacante não fez gol e nem chutou tanto. Como pouco tem jogado, precisa de rodagem, mas não parece ser, no momento, o cara para se colocar as fichas.

Ainda tivemos a entrada de Daniel, garoto da base que mal deve ter treinado com profissionais. Jogou somente 5 ou 6 minutos, e assim que entrou fez bela jogada, que se ele fosse jogador do Flamengo já seria capa dos jornais e o faria o novo Zico da semana. Cabe observá-lo, com prudência.

Ainda tivemos em campo Lodeiro e Renato. Acho ambos ótimos jogadores que não vivem boa fase. Renato parece em recuperação, Lodeiro ansioso e instável, com muita correria e pouco resultado. Acho que não estão valendo o que custam, mas podem render muito mais. Insistiria pensado em Libertadores, mas poderiam ser o reforço dos reservas, se acertarmos nos investimentos.

Por último, ainda tivemos em campo Bruno Mendes, que mostrou boa movimentação e vontade, e merece recuperar o ritmo, pois o sucesso dele em vários jogos ano passado não pode ter sido por acaso.

Analisando assim, jogador a jogador, posso repetir o que Paret falou na saída do jogo: se realmente conseguirmos a vaga na Libertadores, e as coisas estão bem encaminhadas para isso por mais que os pessimistas achem o contrário, este será nosso time no Cariocão. Ou seria com o elenco atual.

Com os reforços certos: dois laterais esquerdos, um zagueiro, um volante de altíssimo nível, dois meias, um do nível do Fellype Gabriel e outro de altíssimo nível, e um atacante de qualidade, temos chances de ganhar o carioca dando ritmo para os jovens e reservas e disputar de igual pra igual, ou até com superioridade, a Libertadores. 

Já está chegando a hora de planejar. Não só este final de ano, como o ano que vem, e para isto esta partida foi um belíssimo laboratório. De alto custo, mas foi.

Abraços.

7 comentários:

  1. Bem, vou começar dizendo que eu acho que não deveria jogar no Botafogo: Lima. Pra mim, é o único no qual não vejo possibilidades de jogar em clube grande. Já vi alguns jogos razoáveis dele, mas me chamou a atenção que jogando em Curitiba, na terra de sua namorada e familiares, tenha feito um dos seus piores jogos. Inseguro demais.
    Jefferson tem alguns pontos de imprecisão, diante de uma legião de virtudes. Ele próprio deve aprimorar as deficiências, e nós devemos aceitá-las, porque, na balança, pode-se colocar na conta dele muitos e muitos pontos nossos. Edilson não marca bem. Gilberto também não, embora seja mais jovem e volte mais rápido. Lucas ainda seria o mais regular ali, mas Gilberto pode crescer e Edilson é o único do time que chute de longe. Gosto do Dankler, gostei de cara. Bem como do Gegê. Gostaria de ver o Dedé, como vi um pouquinho do Daniel e gostaria de ver mais. Acho que Octavio é um jogador a ser desenvolvido. Prende a bola e as vezes parte em velocidade, outras vezes perde. Estava nervoso ontem. Hyuri pra mim tem sido a maior decepção. Mas, se fez 3 belos gols, alguma coisa pode aflorar em algum momento. No ataque, ainda não temos o homem-gol. O próprio Oswaldo está tentando todas as opções. Até agora...só Elias fez algo de produtivo na frente. Renato está jogando melhor, mas seria bom jogar com Gegê e Marcelo Matos ajudando na marcação. Sem o Seedorf é o único que pensa o jogo, de algum modo. Me preocupa a falta de bons chutadores de fora, bem como de bons cobradores de falta. E acho que Jeferson paulista merece ficar no elenco para novos testes em jogos. Tem bom toque de bola. Na realidade, são garotos, precisamos ter paciência com muitos deles. Quanto ao Zen, fiquei puto com aquele escanteio que deu bobamente. Gostei da ideia de se jogar o estadual com estes jogadores, pelo menos nos jogos contra os pequenos.

    Diogo

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Diogo,

      Acho que Lima já teve todas as chances, e mesmo nas melhores partidas, não correspondeu.

      Os garotos, na sua maioria, precisam de experiência, e se formos jogar a Libertadores, e em breve tratarei este assunto mostrando que estamos muito bem encaminhados, seria uma excelente opção: dar ritmo e experiência para quem precisa, e poupar os titulares.

      Acho que até mesmo nos clássicos deveríamos usar mistos, tudo de acordo com calendário. Ou seja, na véspera de jogos ou viagens pela Libertadores, time reserva ou mesmo time C. Em semana de folga, time quase titular, poupando os mais cansados.

      E precisamos de reforços pontuais de qualidade, mesmo considerando mais alguns jovens que devem ser promovidos.

      Abraços.

      Excluir
  2. Henrique, o que me preocupa em Edílson é a marcação. No apoio vai bem. Dankler acredito que vá se firmando cada vez mais. O Lucas Zen de fato vinha bem antes da contusão que teve e me lembro que era apoiado. Após o retorno ainda não se firmou, mas ainda acredito nele. Considero que Sassá se saiu melhor que Henrique e Alex, embora não tenha marcado gol também. Movimentação dele foi boa, mas cansou. O Bruno Mendes espero que se encaixe de novo no time, conforme ano passado. O que não entendi ontem foi ele cair na direita e cruzar bola na área onde ele deveria estar. Quarta-feira pra cima dos caras. Terão que aturar o "lanterna do G4". Essa imprensa se supera em querer diminuir o Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa de lanterna do G4 realmente eles se superaram. Cada uma.

      É isso aí mesmo, Cadré. Em relação a lateral direita o que eu gosto mais é o Gilberto, porque teoricamente é o que pode evoluir mais.

      Já gostava do Sassá na base, mas nos profissionais, mesmo já tendo feito gol, ainda não mostrou a mesma qualidade. Pode ser questão de tempo.

      E o Zen eu acho que merece mais tempo, mas está longe de ter condições de encarar uma Libertadores. Quem sabe jogando um Carioca direto não evolua de vez?

      Abraços.

      Excluir
  3. Pois é Henrique. Conversamos muito no domingo, sobre tudo o que envolve o time e, não falei sobre esta última parte da sua postagem (planejamento) mas este planejamento já começou.

    Não guardei o link mas a diretoria já sinalizou que iniciaram as pesquisas e os contatos (os quais mantêm em absoluto sigilo) para as contratações necessárias para o ano que vem e frisaram bem, CONTRATAÇÕES COM OU SEM LIBERTADORES.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Também li sobre o planejamento e a sondagem de mercado. E o sigilo agora tem que ser total, pois certamente teria gente atravessando, e não se pode desestimular os jogadores que aí estão.

      Veja, temos um ótimo conjunto de volantes, com Mattos, Gabriel, Renato, Dedé, Zen e até Gegê. Mas eu falo em contratar um grande volante para Libertadores. Duvido que isso seja feito, mas se fosse ventilado, acho que geraria alguma incerteza, principalmente nos veteranos como Mattos e Renato.

      Sobre Libertadores, mesmo com o empate do fim de semana e a colada do Goiás, eu acho que ela vem, e irei escrever sobre isso. Desta vez afirmo que está tudo encaminhado.

      Abraços.

      Excluir
  4. Não dá para aguentar essa "titularidade" do Lodeiro. Espero que o mula OO não insista e coloque ele no banco, entrando o Gegê.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG