Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de set. de 2013

RUMO AO TÍTULO - COPA DO BRASIL


Quartas de final da CB
Botafogo 1x1 Flamengo

Nesta sequência que eles tanto gostam de mencionar como de supremacia (não os vencemos, dizem sempre), este, seguramente, deve ter sido o "centésimo" empate entre os dois times de 2000 para cá. Vou ver se no jogo do brasileirão, coloco aqui a sequência de partidas desde o nosso 3x1 daquele ano.
____________________________________________________

No fim do primeiro tempo, lá do Maraca, o Carlos Henrique me passou um SMS reclamando da atitude do time e de mudanças para o intervalo, claro, incluindo o Seedorf entre os que deveriam sair. Mas o time voltou, mudou e não venceu porque a fase não é boa e, o mais importante agora, passou a ser recobrar a confiança e reimplantar aquele bom toque de bola para a sequência da temporada.

Com este resumo acima, vimos num primeiro tempo um Botafogo totalmente envolvido por um adversário voluntarioso e só. Fizeram um belo gol, tocavam a bola como se o Botafogo fossem e nem parecia que o nosso time era o vice líder do brasileirão e o deles, um dos candidatos ao Z4. Mas foi assim que sofremos por toda a primeira etapa.

Os gritos da nossa torcida antes da bola rolar até ecoavam bonito, vindos da TV, mas o time, infelizmente, não conseguiu levar este incentivo para os pés. Perdíamos tudo, de passes a bolas pelo alto. Todo rebote era deles e o toque que prevalecia era, invariavelmente, o do time adversário. Sofremos o primeiro chute perigoso logo aos 2 minutos, não fomos na área deles e, aos 12, deu a lógica. Numa arrancada pela esquerda, a bola foi cruzada na nossa área e o atleta deles a rebateu com precisão na cabeça do companheiro que completou no canto.

Nosso time então se perdeu em campo. Se não conseguia se impor antes do gol, a partir dele, nos arriscamos até a tomar o segundo e o terceiro. Pouco objetivo, nosso time ia à frente sem sequer chegar perto da área deles e os contraataques eram a consequência perigosa, já que a proposta deles era jogar com o time fechado e sair com rapidez para o nosso cmapo, claro que muito ajudados depois pelo gol logo cedo. Para se ter uma idéia da inoperância do nosso time, só fomos chutar a primeira bola a gol depois dos 37 minutos.

Mas nada como um tempo depois do outro. Retornando do vestiário com mudanças de posição (Seedorf recuou e Rafael Marques foi mais para perto da área), começamos a chutar a gol de tal forma que, lá pelo meio desta etapa, sofrêramos apenas um chute, contra os mais de 9 que lhes impusemos lá atrás. E, num deles, Edilson, que brilha na direita (não errou praticamente nada hoje), chutou com força para o meio da área para que a bola alcançasse o Rafael mas, quando o zagueiro marcador tentou interferir na jogada, a bola lhe tocou a perna e enganou o goleiro, morrendo nas redes.

O gol incendiou a nossa arquibancada e o time em campo, a ponto de não termos virado, logo 2 minutos depois, por pura falta de sorte, numa bela troca de passes entre Rafael e Lodeiro dentro da área. E não só equilibramos as ações a partir do gol como, principalmente, anulamos qualquer possibilidade de que pudessem nos incomodar, mesmo com todas as alterações feitas pelo técnico adversário. Ele trocava jogador para atacar pela ponta e a nossa marcação não bobeava, reforçava o meio e Mattos ajudado por Gabriel fechavam o setor como nos bons tempos.

O time melhorou a tal ponto que só não virou o jogo devido mesmo à fase ruim e ao fato de ainda termos o Seedorf muito abaixo do que pode render, apesar de ter melhorado muito na segunda etapa. Alex entrou então no lugar do cansado Lodeiro aos 30 mas este aí, já sabemos, só dá certo quando todo o time vai bem e assim, nem a posterior troca do Hyuri pelo Otávio, 4 minutos depois, rendeu mais nada, apesar de termos visto mais uma vez o garoto dos juniores fazer boas jogadas. No fim, com as cãimbras do zagueiro substituto Dankler, Zen entrou e foi para o meio, ficando o Mattos recuado na zaga. Não deu mais tempo para organizar melhor o time e tentar a virada.

O jogo da volta é daqui a um mês e até lá, com toda a certeza, teremos "de volta" Seedorf e Lodeiro, que atualmente estão na fase de 'troca de penas'. Ah! Eu disse que com a entrada do Alex não iríamos conseguir nada mas vejam como Otávio, com mais tranquilidade, faria o gol da vitória aos 46 minutos, numa belíssima jogada do Rafael. Só não fez devido a fatores destes que sempre envolvem um atleta recém saído dos juniores, em fim de jogo tão escamado e perigoso. Sorte e vida longa ao nosso mais novo atleta do celeiro de craques de General Severiano.


CURTAS

- Dankler - podemos dizer que, à venda inevitável do Dória, já temos zagueiro pronto para o substituir. Para quem fez a sua estréia, aos 21 anos, num jogo deste porte e, ainda mais, vindo de um ano sem atuar profissionalmente, o garoto jogou muito. Os erros pontuais devem ser perdoados  sem medo de estarmos sendo precipitados.

- Me surpreendi positivamente com o Seedorf hoje. Acho que é mesmo problema de joelho este que o tem feito jogar tão mal. Tomara que seja poupado no domingo para que se recupere para jogos como o contra o Grêmio, pelo brasileirão. Agora, vamos esperar a opinião de quem esteve no estádio, bem ali em frente ao gol do Edilson. O Henrique vem aí e o bicho vai pegar.

- E o gol deles ainda foi com a mão (1:19 do vídeo abaixo). Vejam em tela grande. 





Fui...

E não gostei. Alguns poucos minutos de iniciativa, e depois domínio deles. Depois do gol achado, pior ainda. O time errava passes demais e não tinha mobilidade. Fatal isso. Como jogar se não sabe fazer a bola circular pelo campo, e se depois não consegue chegar nas jogadas? Não ganhávamos uma dividida, não levávamos nenhuma segunda bola, não pegávamos um rebote.

Parecia um jogo de veteranos contra garotos. E logo contra um Flamengo que sabemos que é lento, insosso, e impreciso. Passamos o primeiro tempo praticamente em branco, tendo dado um único chute a gol. Tudo bem, eles só deram uns 5. Pior ainda. Jogo feio, de baixo nível. Era de se esperar, sendo um time que está logo acima da zona do rebaixamento, que conseguiu um empate e uma derrota para o time que talvez tenha a pior campanha dos pontos corridos, o lanterna Náutico.

Mas isso também do vice-líder? Do time que almeja tirar oito pontos de diferença para o Cruzeiro? Ou pelo menos se manter na vice-liderança e conseguir vaga na Libertadores? Ou o time que pretende ser campeão da Copa do Brasil? 

Sinceramente, não será com o futebol apresentado do primeiro tempo que chegaremos a isso. Antes do segundo tempo começar indiquei via SMS para o Paret uma substituição: tirar Seedorf, inoperante e perdido lá na frente, e colocar Alex. A ideia era recuar Rafael Marques, dar mais mobilidade, passe e marcação ao meio, algo que Seedorf não estava fazendo, perdido na frente junto com o Rafael, e ao mesmo tempo dar mais velocidade e capacidade de brigar com os zagueiros, com a entrada do Alex.

Oswaldo não pensou o mesmo. Fez diferente e talvez melhor. Recuou Seedorf, que passou a jogar quase que como um terceiro volante, e jogou o Lodeiro mais a frente, caindo mais pela esquerda. Ótimo, isso nos deu saída de bola, e recuperamos o controle do meio. 

Mas foi pouco. Muitos jogadores estão mal, errando demais. Lodeiro, por exemplo, foi só vontade. Muita vontade, muita correria, mas pouco resultado. Rafael Marques foi discreto, no primeiro tempo chegou a cometer erros medíocres.

Precisamos melhorar. Pelo menos não perdemos, e  o primeiro tempo indicava isto. Mas não estou nem um pouco satisfeito. Precisamos ir além, oferecer alternativas, variações táticas, e voltar a apertar marcação e correr. Será só o cansaço, ou mais alguma coisa pesa sobre esta equipe, que já mostrou diversas vezes ser capaz de fazer mais?

O fato é que a classificação na Copa do Brasil ficou em aberto. Vamos ter mais 90 minutos de muita luta. Sem descanso. 

Agora voltamos ao Brasileirão, e sábado só a vitória contra a Ponte interessa. Sem descanso.

Abraços. 


15 comentários:

  1. Amigos alvinegros:

    Li as duas postagens e achei as duas corretas, cada uma com seu ponto-de-vista. Mas, é interessante como vi o jogo exatamente como o Paret, talvez porque também tenha visto em casa.
    O urubu começou arrasador, como é de seu costume contra rivais do Rio e no único torneio que pode conseguir alguma neste ano. Não se deve esquecer que eliminaram o Cruzeiro, jogando com a mesma intensidade de hoje, ou mais. O Botafogo no primeiro tempo não conseguiu entrar no mesmo ritmo, e o mau posicionamento, corrigido no segundo tempo, ajudou a perdermos o meio-de-campo. De fato, eles poderiam ter feito uns 2 ou 3 no primeiro tempo, não fosse esse goleiro impressionante chamado Jefferson.

    Jogo contra o Flamengo é jogo para jogadores de pegada. Edilson, que não é brilhante, tem uma raça descomunal. E diria que foi fundamental para o empate.Aliás, esse jogador tem feito a diferença nos últimos 4 ou 5 jogos. Pela raça, dedicação. Esta é a questão. No jogo da volta, não é a técnica que ditará o jogo. É a vontade. Precisamos resgatá-la. E acho que conseguiremos. O Botafogo foi melhor no segundo tempo...mostrou que com mais determinação, tem time para chegar às semifinais.

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo Henrique.

    Aqui de casa, na TV, toda esta visão de quem pode ver o campo inteiro fica prejudicada mas ainda assim, era fácil vermos que o nosso time não acertava nas bolas pelo chão e perdia todas aquelas pelo alto.

    Enfim, veio um segundo tempo um pouco melhor e foi até compensador ver que, melhorando apenas "algumas gramas", já nos mostramos superiores ao adversário.

    E, pasme, o gol deles foi com a mão (vou postar um vídeo do youtube aqui já já).

    Classificação tranquila daqui a um mês.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. Caros,

    O Clima do estádio, a vibração da torcida, e a falta do replay, embota e muito a visão.

    O fato é que mesmo tendo empatado, e até mesmo se tivéssemos virado, sairia irritado do estádio. Primeiro pela lerdeza e falta de vontade do primeiro tempo, segundo, por conta do corneta que ficou gritando atrás de mim. Por sorte ele se retirou, ou foi embora ou mudou de lugar, ao final do primeiro tempo.

    Mas sinceramente, não dá para atuar mal desta forma. No Campeonato Brasileiro isto custa pontos valiosos, como o da última derrota. Em Copa do Brasil, pode liquidar as possibilidades, pois pode deixar o time numa situação quase irreversível num mata-mata.

    Era clássico? Sim. Mas acho que este é um dos piores times do Flamengo que já vi nos últimos anos. Talvez um dos piores dos 4 do Rio dos últimos 10 anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é Henrique. Concordo totalmente com você quanto a falta de atitude. Mas, mesmo essa bosta de time que eles tem, foram capazes de eliminar o Cruzeiro, que acho que é o melhor do Brasil. Pra você ver...sem atitude, sem morder e pegar os caras como se fossem bandidos, tudo é possível. Mas, se for para penaltis(na pior das hipóteses e batendo na madeira) dá Jefferson!

      Excluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Ao ler as duas matérias acima, gostaria de dizer que ambas(repetindo o Diogo) estão devidamente corretas. Apenas como sou um pouco mais crítico, vou acrescentar mais algumas coisas.

    Gostei muito do Dankler, para quem não joga a um ano, totalmente sem ritmo, foi muito bem, não comprometeu em nenhum momento e nos deu segurança.

    Eu só não entendo a escalação, se o Elias não pode jogar, porque não faz apenas uma mexida, ou seja, põe um atacante(qualquer um) e mantém o Rafael Marques na sua posição onde vem jogando, além de escalar o Hyuri no lugar do Lodeiro, sem mexer muito no esquema.

    Por falar em Lodeiro, pelo amor de Deus, cada vez que ele vai para Uruguai, ele esquece o futebol por lá, como está mal, não consegue fazer uma jogada, não consegue matar uma bola, passe então ele não acerta nenhum. O Seedorf eu perdoo ontem pois foi muito bem marcado no primeiro tempo e não conseguiu se mexer em campo.

    Escapamos de acabar no primeiro tempo com uma desvantagem grande, mas o nosso "gênio" da área técnica, conseguiu mudar a maneira de jogar, mesmo deixando o Lodeiro em campo atrapalhando tudo, e fomos mais uma vez bafejados pela sorte com um gol deste que na minha opinião tem sido o melhor jogador do Botafogo nos últimos jogos: EDILSON. Obviamente não poderia esquecer de falar do nosso grande Jefferson, ele é milagroso, quando vejo o Felipão falar de JC que tem vaga garantida, o que falar então deste monstro que nos salva muitas vezes.

    Sábado à noite temos um compromisso importante, onde não podemos deixar escapar a oportunidade de se distanciar do Atlético-PR e se aproximar do Cruzeiro, pois não acredito que este vença o Inter em Porto Alegre.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Ontem eu cheguei em casa, no calor do jogo, cheio de adrenalina, e sem ler o texto do Paret, escrevi. Direto. Nem tomei banho, não descansei, nem bebi água.

    Depois li tudo, e só hoje pude realmente ler com calma. Curioso como as mesmas coisas são ditas. As diferenças dos textos ficam pelo estilo de escrita e personalidade de quem escreve, mas se distanciam mais ainda pelos detalhes que o jogo visto na TV nos proporciona de um lado, e o calor da emoção e stress da arquibancada do outro.

    Pulando esta curiosidade, insisto que a casa está bagunçada. Há detalhes a serem revistos na armação do time. Mas por mais que desconfie do OO, eu já dei o braço a torcer, e confio que ele, comissão técnica e jogadores arrumarão uma saída.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    De fato ontem tivemos um 1º tempo para esquecer (mais um) e uma melhora significativa no 2º, quando conseguimos buscar o empate e quase viramos. Concordo com o Henrique quanto à atitude e a de ontem poderia ter nos complicado na competição, pois quase saímos para o intervalo com uma desvantagem maior, tamanha passividade.
    Seedorf melhorou ao jogar recuado no 2º tempo. Lodeiro muito mal. Vontade não falta a ele, mas não tem passado da vontade.
    Sobre o Alex tinha esperanças nele, mas não tem correspondido quando entra. Agora lanço a esperança no retorno do Bruno Mendes, quem sabe volta a ser aquele atleta do final de 2012.
    Só discordo dos amigos em relação ao Edílson. Tem aparecido bem no apoio, mas tenho achado a marcação frouxa pelo lado dele. Achei que ele vinha crescendo de produção, mas contra Cruzeiro, Bahia e ontem já não achei, em que pese os gols. Gol de empate surgiu de cruzamento no nosso lado direito. Ontem foram mais dois cruzamentos dali, um foi gol e o outro um atacante cabeceou livre, mas por cima, ou seja, quase outro. Acho lento na marcação. Mas é apenas minha opinião.
    Li que Jefferson ficaria fora de 3 jogos devido à convocação e um deles era contra os caras e me assustei achando que era o da Copa do Brasil, mas depois vi que era pelo Brasileiro.
    Acredito que passaremos de fase, mas o time para isso tem entrar em campo com pegada, mordido. Não pode vacilar como ontem.
    Saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cadré.

      O que eu acho é que dificilmente jogaremos tão mal contra os piores do Rio na partida de volta da CB e assim, se não dermos bobeiras pontuais, é classificação certa meu amigo, independentemente de ser clássico local.

      Já quanto ao Bruno Mendes, também estou na maior esperança de que dê certo pois se isto acontecer, teremos o melhor 'fato novo' entre os pretendentes ao título. Já Alex, depois que o vi estreiar em 2011 e depois não aguentar a responsabilidade uns 4 jogos à frente, vi que não era o centroavante que poderia envergar a 9 do Fogão.

      Paret.

      Excluir
    2. Jogo contra a Ponte será o divisor de águas.

      Ganhar do vice lanterna em casa será fundamental para retomar a confiança e as vitórias. Apesar dos desfalques anunciados, de Lodeiro e Jefferson, por conta de convocações, o time vai bem.

      Sobre Edilson, está firme na direita, e o problema do espaço deixado por ele é por conta da falta de velocidade, algo que parece que vem melhorando. De qualquer Gilberto já está de volta, e ficou no banco. E Lucas deve levar mais um mês e meio pra voltar.

      Bruno Mendes pode voltar a ser boa opção para o ataque.

      Todas as fichas no sábado a noite. Estou confiante.

      Excluir
    3. Mas a convocação para a seleção não é para daqui a 20 dias Henrique?

      De toda sorte, o 'fato novo' mais interessante já surgido entre os times que brigam na parte de cima da tabela foi mesmo alvinegro. 2 fatos, aliás: Hyuri e Bruno Mendes (e isto sem contar com esta incrível subida de produção técnica do Elias - jogador imprescindível nos últimos jogos).

      Se o Bruno recuperar a forma e jogar o que sabe, passamos a outro patamar, o de time com matador eficiente e difícil de ser marcado.

      Paret.

      Excluir
    4. Comentário feito às pressas, trunquei a informação, juntando uma coisa com outra.

      Tentando consertar:

      Jogo amanhã será divisor de águas. Precisamos da vitória, para embalar novamente numa boa sequência, ganhando jogos e acumulando pontos.

      Mesmo que nesta sequência tenhamos desfalques, por conta de cartões, contusões, ou convocações, como a de Jefferson e Lodeiro. O que li rapidamente é que ambos serão desfalques em 2 jogos, mas jogos diferente. Parece que Jefferson será Vitória e Fla, Lodeiro será Náutico e mais um que não lembro.

      E podemos ver o que significará a volta de Bruno Mendes, teremos o retorno do Gilberto, e então devemos aproveitar e fazer uma avaliação física mais detalhada. Aproveitar os jogos em casa, sem viagem, e recuperar física e tecnicamente alguns jogadores.

      Faltam pouco mais de 2 meses para definir tudo. Já é a reta final chegando.

      Abraços.

      Excluir
    5. Lá vou eu de novo... fui escrever e depois pesquisar.

      http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/lodeiro-e-convocado-e-perdera-jogos-com-nautico-e-fla/

      Lodeiro perderá os jogos contra Náutico e Flamengo. E o Jefferson? Será Vitória e Flamengo? Pô, mas que sorte da urubuzada, hein?

      Por sinal, "sorte". Ainda no assunto "sorte", e o mega-super-hiper time do Cruzeiro, que quase não tem ninguém convocado? Dessa vez parece que foi só o Dedé. Interessante, não?

      Abraços.

      Excluir
    6. Basta dar uma outra olhada em imagem de jogo dos azuis e ler o logo da casa de dinheiro na camisa deles Henrique.

      Fala-se que a emissora que manda tá tão encalacrada em dívidas com os banqueiros citados que, se forem executar tudo, periga só um irmão ficar de pé com a sua fortuna (e olha que o velho jornalista deixou 17 bilhões para cada um dos 3).

      Paret.

      Excluir
    7. É Paret,

      Fica fácil de entender, mas tem gente que acha que isso é loucura.

      E a situação da Globo é complicada, só em um processo de sonegação para que a coisa está chegando quase ao bilhão de reais, e o pior, as implicações, se puxarem o fio da meada, é coisa pra lá de enrolada. Os nomes que parecem ter correlação são os mesmos de sempre... CBF, ISL, Adidas, Ricardo Teixeira, João Havelange. É claro que no final das contas fica provado que tudo não passa de coincidência.

      Abraços.

      Excluir
    8. Henrique meu brother. Já falei, acho que no blog do PC, que no dia em que os 3 “bilhardários” irmãos resolverem parar se aporrinhar com esta coisa de 21 pontos, 18 pontos, manda gente pro Nepal, filma na Europa, deu prejuízo, muda data de jogo e o escambau, vendem aquela mierda e aquilo vai para São Paulo na mesma semana. Sobra um terrenão do kcte ali na Estr. dos Bandeirantes para, quem sabe, o surgimento de uma ‘new comunity’.

      O próprio velho foi seduzido à época pós Brizola, justamente quando estava para se decidir se construía aquele pandemônio circense em Jacarepaguá, para levar toda a traquitana para a paulicéia mas capitulou, com medo de que a marca perdesse a identidade, e optou por iniciar a tal construção. Agora, você acha que os filhotes vão segurar a onda se os vândalos começarem a tacar pedra em tudo ou a atacarem suas “faces conhecidas” nas ruas da Zn sul? Por uma situação de igual risco (sequestro), o elitista Zózimo se mandou do país e passou quase um ano mandando os textos da coluna lá de fora.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG