Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

20 de set. de 2013

DEVER DE CASA


Caros,

Encerrada a vigésima-segunda rodada, que análise podemos fazer?


De cara, sabemos que o Cruzeiro disparou na frente. São confortáveis 7 pontos de vantagem, que segundo o site de estatísticas da UFMG sobre futebol (na verdade uma modelagem analítica), nos mostra esta situação:





São impressionantes 77% de chances para eles, "somente" 13% para nós. Desistir? Não dá mais? Não é o caso. Somente precisamos fazer o dever de casa.


Olhando de outra forma, temos no momento 8 pontos de vantagem para o quinto colocado. Exatamente, um ponto a mais do que nos separa do líder. Se alguém considera 7 pontos uma diferença impossível de ser retirada em 16 rodadas, porque 8 pontos seriam possíveis?

Mas são. Não se pode dar bobeira, porque quem está ali colado são equipes qualificadas.  Ainda recorrendo à mesma matemática, quais são as chances?




85% de chances de conseguir a vaga. Tranquilidade? Sapato alto? Vaga garantida? De forma alguma. Preocupação? Desespero? Também de forma alguma. Só precisamos fazer o dever de casa.

E semana que vem teremos Copa do Brasil ainda. No nosso lado do emparceiramento Vasco, Flamengo, e Goiás. Décimo-oitavo, décimo-quinto e nono colocados do Brasileirão. Isto torna nosso caminho à final mais fácil do que o de Grêmio (terceiro), Atlético-PR (quarto), Internacional (quinto) e Corinthians (sétimo)? É óbvio que não. Basta fazer o dever de casa.

E nosso dever de casa começa neste domingo, 16 horas, no Maracanã, contra o Bahia. O mesmo Bahia que venceu o Internacional ontem. O mesmo Bahia que nos venceu no primeiro turno. Mas que podemos vencer, até com certa tranquilidade.

Tenho certeza que a torcida estará junto. Maraca terá bom público, e estaremos todos junto com o time. 50 mil? Seria ótimo, mas não é necessário. Basta fazermos o dever de casa, repetir os 20 e tantos mil pagantes, os 30 mil presentes, que temos feito, e vibrarmos com o time.

Depois serão vários jogos seguidos em casa. Quem não for domingo, e eu não vou por conta do Rock in Rio, e com muitos isso pode estar acontecendo, certamente poderá ir na quarta, no outro domingo, ou no seguinte.

Setembro ainda não acabou. O que interessa é o que vamos ver no começo de dezembro.

Façamos o dever de casa agora.

Abraços.

26 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Em adendo a matéria de cima, gostaria de dizer o seguinte: primeiro desistir não tem nem porque; segundo a diferença de sete pontos num campeonato complicado como o Brasileiro não é difícil de tirar, muito pelo contrário, exemplo Atlético-PR que estava na zona do rebaixamento e hoje está no G4. Além do que sempre digo vento que venta lá venta aqui também: o Cruzeiro joga domingo contra o SP no Morumbi, jogo complicado pois o Murici parece que resolveu os problemas do time e começou a ganhar terreno. No outro jogo semana que vem eles vão a Porto Alegre para encarar o Inter, que por ter perdido do Bahia ontem devbe estar com uma gana do cacete.

    Portanto, como diz a matéria o dever de casa é importantíssimo, se ele for cumprido podemos chegar mais perto em uma semana, ou não é?

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Luiz, devemos seguir acreditando. E fazer o dever de casa.

      Só me permita uma correção, o jogo do Cruzeiro é em SP mas contra o também encardido (e no caso, fedorento) Corinthians. Que também vem de derrota e com vontade de vencer.

      Pesa a favor do Cruzeiro o fato de que tanto Corinthians quanto o Inter terão jogos no meio da semana pela Copa do Brasil. Mas podem perder preciosos pontos sim.

      O que interessa é fazermos nosso dever de casa, e aí depois vemos o que aconteceu.

      Abraços.

      Excluir
    2. Meu caro Henrique, eu é que peço desculpas, pois entendi na transmissão do jogo de quarta-feira que o Cruzeiro jogava com o SP e sim em SP.

      Acho ainda pior para eles, pois o Tite está na corda bamba e se perder mais uma a chapa vai esquentar.

      Obrigado pela correção

      Excluir
    3. Luiz,

      Qualquer um deles lá em SP é complicado. Se fosse SP eu acharia melhor, pois estão em ascensão. Já o Corinthians, bem, dizem que o Tite já caiu, que será substituído pelo Mano.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá amigos Luiz e Henrique.

    Inicialmente, fiquei fora do debate durante o dia de ontem e até agora, por conta de problemas de acesso aqui no trabalho.

    Com estas 16 rodadas que faltam e o nosso time trocando um desânimo até compreensível por sangue nos olhos (relato de quem viu os caras na viagem de volta lá de Minas), nem acredito muito em tirada de diferença agora pois o Cruzeiro vai pegar Corinthians e Inter fora, em momento em que estes times estão na sua pior fase. De toda sorte, tem aquele outro lado de também jogarem com a faca entre os dentes e complicarem.

    Mas creiam que o Cruzeiro também ainda ver ter atleta no estaleiro, atleta suspenso e, principalmente, má fase. Acredito sim no título pois vejo o nosso time todo focado.

    Para ajudar - salário de setembro é pago de forma adiantada.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Aposto que eles não saem com os 6 pontos destes dois jogos. Mas depois teremos que fazer mais 6, pois eles devem ter outra boa sequência, até receberem o São Paulo no Mineirão e depois fazer o clássico com o Galo.

      São 6 jogos. Se fizermos os 18 pontos, o que é muito difícil, ficamos colados. Pode anotar.

      Abraços.

      Excluir
  3. Carlos Henrique,

    Se me permite, vou fazer a minha "análise matemática" sobre o restante do campeonato, como tenho feito com você há alguns anos, já, acho, desde os tempos do Globo.

    Sou economista, então sou apaixonado por números tanto quanto você(cada um tem direito a uma loucura, heheheheh).

    Desde 2003(início dos pontos corridos) em apenas 2 anos o time que estava na liderança na 22a. rodada não foi campeão: em 2008, o lider era o Gremio, com 45 pontos e o segundo colocado era o Palmeiras, com 40. E o campeão foi o São Paulo, que tinha menos que os dois.
    E em 2009, o urubu foi o campeão, mas na 22a rodada o lider era o Palmeiras, com 41 pontos, seguido do Inter, com 40. O Fla vinha bem atrás.

    Então, em uma primeira análise vê-se, de cara, o favoritismo do Cruzeiro, pois nas 8 vezes restantes o lider na 22 rodada foi o vencedor. É bom que se diga que se esta mesma diferença de 7 pontos foi corroborada pelo São Paulo, com o título, em 2008, a vantagem de 5 pontos do Gremio sobre o Palmeiras virou pó, remando por fora novamente o SPFC.

    Então, São Paulo em 2008 e Flamengo em 2009 desmontaram a lógica do favoritismo na 22 rodada? não exatamente. Foram exceções. Temos que ver que o Palmeiras nos dois anos estava muito instável e com relação ao Gremio em 2008, sinceramente, não sei o que aconteceu para esfacelar uma vantagem de 5 pontos para o segundo, vindo o SPFC lá de trás.

    O problema central deste ano é que o Cruzeiro está jogando muito. Com uma intensidade absurda. E mesmo tendo vários jogadores pendurados há várias rodadas(entre eles o Dedé) está sempre com o time titular ou quase todo o time titular. Acho que podem perder pontos para o Corinthians...porque vejo o futebol assim...se um time como o Corinthians está sobre forte pressão, eles farão de tudo para bloquear o Cruzeiro. Se mesmo assim o time azul vencer, me parece que serão ultra-favoritos(eles que já tem a maior pontuação de um time na 22 rodada, incluindo 2003. Iriam para 52 pontos...impressionante!

    Botafogo pode vencer Bahia? sim. O Bahia jogou na quinta, estava morto em campo e o jogo de domingo tem previsão de temperatura de até 36 graus. Nossos garotos Doria e Gabriel voltarão...fôlego novo. Acredito em 3 pontos. Também acredito que podemos vencer a Ponte no sábado as 21 horas...hora boa para se ver um jogo e ir depois pra Lapa..heheheheh...O Inter jogará no meio da semana pela Copa do Brasil. O Cruzeiro, não. Então, se o Cruzeiro vencer o Inter, eu diria...é o campeão...não teria mais jeito. Mas, times como o Internacional, muito caros, são muito cobrados...podem ao menos empatar no sul. Seria 48 pontos pra nós..51 para eles. Na sequência, dois jogos fáceis para eles(Lusa e Nautico) e dois jogos em casa difíceis para nós(Flu e Gremio). Outra chance para eles abrirem frente antes de pegarem o imprevisível SPFC em casa e o Galo, no Horto. E nós, o Nautico, fora como eles, e o Flamengo.

    Resumo...temos que conseguir 5 vitórias e 1 empate(ou derrota) nos próximos 6 jogos. São 15/16 pontos, para irmos a 57/58 pontos. Porque o Cruzeiro tem 3 jogos muito duros a meu ver: Corinthians, Inter e Galo, no Horto. Dois jogos fáceis e um jogo imprevisível. Se empatarem 2 e perderem 1 dos 3 jogos muito difíceis(2 pontos), vencerem os dois fáceis(6 pontos) e, digamos, vençam o SPFC, em casa, terão conquistado 11 pontos e terão chegado a 60.

    Resumo da questão, Henrique...agora, para nós, é vencer ou vencer. É claro que pode ocorrer uma zebra no meio do caminho deles...mas pela matematica fria, mas nem sempre lógica do futebol. se estivermos a 3 pontos deles faltando 10 rodadas...acredito que disputaremos cabeça a cabeça até o final. No entanto, se não conquistarmos 15 pontos nos próximos 18...acho que o título será mineiro de fato e de direito.

    Abraços, amigo.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Diogo. Sou administrador e apesar de ter visto estatística no básico da faculdade, vou, no futebol, mais pela lógica deste esporte (apenas pela lógica dele).

      Por esta lógica, com os altos e baixos do Grêmio, não vejo impossível para o Botafogo, caso o time não abaixe a cabeça e vença bem no próximo domingo, sair vencendo jogos em sequência pois neste correr, caso suba muito de produção, apenas o Flu preocupa.

      Eu pensava que Corinthians e Inter poderiam fazer então o serviço contra os azuis mas estou perdendo as esperanças (mas perdendo apenas em relação a estes dois jogos) pois os dois estão na maior lama e do jeito que joga, o azul é de sair matando e assim o fez contra o Goiás em pleno Serra Dourada.

      Porém meu amigão, o time deles vai, em algum momento, sofrer baixas e não creio em futebol exuberante da dupla do terceiro gol, Dagol e Batista. E é por aí que entraremos. Eles vão sim perder pontos e isto vai se dar, talvez, quando menos se espere. Se for agora, contra os machucados gambá e vermelhinho amarelão do sul, que seja. Tanto melhor.

      Paret.

      Excluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Me desculpem os espert em números(com todo respeito) mas em futebol eu não me atenho a números e sim ao futebol em si, e pelo que vi na quarta-feira, o Cruzeiro não está com essa bola toda não. Está sim dando sorte o que é primordial no futebol, além de técnica lógico. Não conheço nenhum time que não foi campeão se não teve a sua parcela de sorte, só que sorte é uma coisa que dá e passa. E porque ela não pode mudar de lado e vir para nós, pois técnica temos de sobra.

    Portanto continuo naquele meu pensamento, jogos difíceis são todos, até o Náutico em Recife, PORQUE NÃO? Porque o Cruzeiro não pode perder pontos para o Náutico, ou para a Portuguesa. Todos nós já tivemos aquele dia em que nada da certo, eles estão imunes a isso? Acho que não. Escrita por escrita fico com a do técnico deles que já foi vice duas vezes da Copa do Brasil com o Coritiba.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Caros,

    Havia comentado na postagem passada, verso de Fernando Pessoa: Navegar é preciso, viver não é preciso.

    Futebol é emoção, por conta desta imprecisão. Mas os números são precisos, só que eles não mentem porque falam somente aquilo para o que são preparados.

    Este modelo diz isso. Esta é a verdade numérica para este modelo matemático. Não é a verdade para a vida ou para o futebol.

    Como eles chegam a estes números? Feito o modelo, estabelecidas as probabilidades simulam sorteando 1 milhão de resultados de jogos, e contam quantas vezes dá cada classificação.

    Nessas 1 milhão de combinações, em 137 mil fomos campeões. Em 150 mil não terminamos no G4. E o que isso quer dizer?

    Simplesmente que tudo é possível. Não podemos afrouxar, não podemos desistir, não podemos vacilar, não podemos desanimar.

    Façamos o dever de casa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente e inequivocamente CERTO, Senhor Carlos Henrique. hehehehehe

      Excluir
    2. Valeu Luiz,

      Devemos ficar atentos ao nosso dever de casa, mas não custa nada torcer contra. Hoje o Grêmio vai visitar o Vitória, e pode perder pontos preciosos.

      Abraços.

      Excluir
    3. Flu e Coxa empataram no Maraca.

      Não havia colocado como jogo que deveríamos ficar atentos, e definitivamente, ambos não devem almejar vaga no G4.

      Abraços.

      Excluir
    4. Em compensação Henrique, tô assistindo VitóriaxGrêmio e, sinceramente, não só não perdemos lá na Bahia para o time do Cajá, do pintor de rodapé Juan e do primo do Messi como também, se esculachamos até o bom Coritiba aqui no Rio, este Grêmio que tô vendo hoje, com Barcos e Kléber, é para ser atravessado.

      Ô joguinho ruim do cacete! Muuuiito ruim mesmo, meu amigo. Duro de se ver.

      Paret.

      Excluir
    5. Como eu disse, jogo ruim que, agora terminado, teve como prova maior o seguinte dado estatístico.

      46 minutos de tempo na primeira etapa, 48 na segunda e..

      104 PASSES ERRADOS.

      Quando chegou a 98, peguei a contagem do narrador e ainda computei mais 6.

      São mesmo times que, jogando o Botafogo o que pode jogar, não metem medo.

      Paret.

      Excluir
  6. Amigos,

    Mudando de assunto, na postagem anterior recebemos uma visita/comentário do Cadré, onde ele comentava sobre o Blog dele.

    Eu já havia visitado, e recomendo, o Opinião Botafoguense, http://www.opiniaobotafoguense.blogspot.com.br. Ele fez uma ótima deferência a nós, colocando o Botafogo Eterno entre os Links Sugeridos.

    Agradeço a consideração, e comecei a providenciar a retribuição. Já temos no nosso menu superior, em Notícias/Blogs uma ligação direta ao Feed do Opinião Botafoguense, podendo ser visto no Botafogo Eterno - Notícias os links para as últimas 5 postagens do Cadré.

    Fica a dica!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá Henrique.

      Muito bom o blog do amigo alvinegro. Publiquei comentário que aguarda publicação na atual postagem (comparativo de desempenho dos times).

      Paret.

      Excluir
  7. Bem, se em 8 oportunidades, em 10, quem estava na ponta na 22a rodada foi campeão, e em duas, não, pela simples leitura de uma matemática pra lá de primária, acho que é por ai mesmo...os 73% de chances do Cruzeiro, e a divisão dos 23% restantes entre os demais. Até, no máximo, o Inter, este com pouquíssimas chances.

    O Bahia jogará retrancado, 3 volantes, Cristóvão, já sabendo do calor que fará amanhã no Rio, e do cansaço do seu time, fará alterações pontuais, mas não poderá mudar a base do time. Botafogo terá que furar a retranca baiana. Opinião: como o Bahia tem aprontado pra cima do Botafogo, guardar os garotos para entrar no segundo tempo...impondo velocidade e surpresa para eles. Isso se não começarmos bem o jogo. Vejo boas perspectivas para amanhã, mesmo respeitando a inteligência evidente de Cristóvão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já pensei nisso (velocidade para o fim do jogo) e sendo ou não preciso, acho que este será o desenho Diogo.

      Hyuri vai ficar no banco pois volta o Gabriel no meio e assim, com a manutenção do Elias no ataque, o garoto vai ficar guardado para imprimir correria, assim como já o fez contra o Corinthians.

      Nesta sequência, dependendo da esperteza do Oswaldo, confio em vitórias seguidas pois do que estou vendo neste exato momento do Grêmio lá em Salvador, nada me mostra ser este adversário melhor do que o Coritiba contra o qual 'brincamos' aqui.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá,

      Estava vendo este jogo do Vitória contra o Grêmio. Muito ruim.

      Realmente temos que encaixar nosso jogo, conseguir os resultados em casa e depois ver o que aconteceu com os outros.

      A verdade é que rodada a rodada nossa posição como segundo colocado vai ficando mais sólida, para o bem e para o mal. Mais difícil de ser alcançado, mais difícil de alcançar o líder.

      Mas vamos ver o que ocorre amanhã. Não seria caso de ficar com Seedorf no banco?

      Abraços.

      Excluir
  8. Bom dia, primeiramente agradecer a gentileza para comigo e meu espaço, onde tento colocar meu ponto de vista em relação ao Botafogo, sempre respeitando opiniões diferentes. Concordo quando diz que vamos nos consolidando, pelo menos, na 2ª posição e para isso vencer amanhã é fundamental. Em relação ao Seedorf achava que seria poupado e acredito ainda que isso possa ocorrer. Está fisicamente desgastado e precisa se recuperar, pois precisaremos muito dele.
    Saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cadré. Agora, passagem no seu blog será obrigatória. Vamos que vamos, todos hoje ao Maraca que neste domingo É DO FOGÃO!

      Paret.

      Excluir
  9. Vejam só como afetaram o modelo da UFMG os resultados de ontem, principalmente o empate do Grêmio:

    Campeão

    1 CRUZEIRO 77.8
    2 BOTAFOGO 13.8
    3 ATLÉTICO-PR 4.3
    4 GRÊMIO 2.5
    5 INTERNACIONAL 0.76
    6 SANTOS 0.21

    Libertadores

    1 ATLÉTICO-MG 100.000
    2 CRUZEIRO 99.20
    3 BOTAFOGO 85.8
    4 ATLÉTICO-PR 64.5
    5 GRÊMIO 52.2
    6 INTERNACIONAL 28.3
    7 SANTOS 13.7

    Mas como já falei várias vezes, o que interessa mais é a pontuação necessária para as duas coisas, que eles trazem em outras tabelas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para vermos como é volátil esta e outras estatísticas acerca de um esporte como o futebol Henrique.

      Veja que duas derrotas seguidas do Cruzeiro (e não acredito nisso) seguidas de duas vitórias nossas (isto sim, é realidade) já mudam estes números, como se diz lá na terra do Tietê, de ponta a cabeça.

      Paret

      Excluir
  10. Bom dia galera!

    Como sempre bem colocado e oportuno o texto, e vejo que o título " DEVER DE CASA" por si só já diz tudo que o nosso querido Fogão precisa fazer no restante do ano, agindo desta forma temos tudo para um final de ano maravilhoso. Muito legal os cálculos matemáticos, mais futebol não é uma ciência exata e no meu enteder eles só entram nas últimas rodadas se o campeonato seguir embolado.
    Mais amigos, podemos nos orgulhar pois temos um time extremamente focado e que nos mostra inabalável, e sem dúvidas nenhuma ele vai lutar por esses dois títulos até o final.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Sugiro ler:

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/botafogo-e-o-clube-que-mais-levou-torcida-ao-maracana/

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG