Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

18 de set. de 2013

UM JOGO ESPERADO


Derrota aceitável, placar exagerado
BOTAFOGO 0x3 CRUZEIRO
em Belo Horizonte
___________________________________

“Quem não faz, leva”, disse Rafael Marques ao fim do jogo ao ser entrevistado pelo repórter da TV. Referia-se, claro, ao nosso 10, um dos dois a menos com que estamos jogando já faz algum tempo. O outro é o Elias, a despeito dos dois gols lá na Vila Belmiro.

O placar foi exagerado conforme já falei aí acima mas a vitória do Botafogo hoje seria uma daquelas tarefas para lá de heroicas. O terceiro gol foi apenas o resultado do desânimo natural que se abate sobre um time que tenta empatar um jogo mas toma um segundo gol.

Reclamar do juiz? Não é por aí mesmo. O cara errou no pênalti, mas erraria igualmente se fosse jogada a nosso favor. Não foi esse o motivo pelo qual perdemos este jogo. O placar normal seria um 2x0 ou até 2x1. Seria o mais lógico. Pela luta do time e pelo bom futebol que jogou, podemos ter esperança de que o time esfrie a cabeça para chegar aos 45 pontos no próximo domingo contra o Bahia aqui no Maraca. Perdemos este jogo, definitivamente, por falhas individuais e pela felicidade extrema do chute dado pelo atleta deles no primeiro tento.

Vamos continuar de cabeça erguida pois o segundo turno está apenas começando.



Duas coisas deram errado: falta de mobilidade, de força e o excesso de passes errados.

Por conta destes dois quesitos, o Cruzeiro foi melhor e mereceu vencer. O placar foi elástico, e poderia ter sido bem diferente caso Seedorf tivesse convertido o pênalty sofrido.

Mas o fato é que Seedorf hoje não rendeu nada, nem as eventuais ótimas jogadas que costuma sacar em partidas que não vai bem. Lodeiro também não foi bem, Rafael Marques sem mobilidade, lembrou a atuação que teve contra o São Paulo, e Júlio César também sumiu.

Renato teve altos e baixos e não foi tão efetivo como no jogo passado. E Hyuri entrou apagado...

André Bahia deu muitos sustos, está anos-luz atrás de Dória, mas acabou não sendo decisivo negativamente.

Nossos melhores jogadores em campo: Mattos, o único que efetivamente conseguiu correr, e Bolívar, firme na marcação, inclusive no pênalty que não cometeu. É muito pouco para um time que deseja ser campeão.

No final aconteceu tudo exatamente como o Marcelo Oliveira imaginou. Durante o primeiro tempo, passado os 15 minutos iniciais do abafa deles, quando tentávamos equilibrar as ações, percebi que Oswaldo insistia que o time cadenciasse o jogo, e usasse muito as inversões de jogadas.

Parecia que o objetivo era colocá-los para correr, cansá-los, e tentar algo no segundo tempo, com a provável entrada de Hyuri. Mas já nesse momento me lembrei da presença de Júlio Batista e Dagoberto no banco, que dariam a força e o gás que seria necessário para o segundo tempo.

E o gol, no apagar das luzes do primeiro tempo facilitou tudo para eles. Com placar favorável podiam correr menos e deixar o esforço para nós. E o fizemos, mas a marcação deles funcionou direitinho, e já perto do final do jogo conseguiram os dois gols que fecharam o placar.

O campeonato não acaba agora. Faltam muita rodadas, mas é preocupante ver o quanto faltou pernas para o time, e saber que teremos Copa do Brasil enquanto eles se concentram em um único campeonato. Acho que agora, frente a Botafogo, Grêmio, Corinthians, Internacional e Atlético-PR esta é a maior vantagem competitiva do Cruzeiro.

Bola pra frente, e vamos ter que vencer o Bahia. Sigamos nosso caminho. A próxima final é no domingo.

Abraços.


15 comentários:

  1. Amigos alvinegros:

    Uma massacre do time mineiro. Não se pode, em hipótese alguma, jogar contra uma equipe como o Cruzeiro, bem superior(na minha opinião) ao Botafogo de igual para igual.

    Por que Felipão é treinador a seleção? porque não exita em colocar 3 zagueiros quando se precisa, ou 3 volantes ou 6 entre zagueiros e volantes. No lugar do fraquíssimo marcador Renato, entra Hyuri, que não tem o futebol do Vitinho.

    Cruzeiro é a melhor equipe do campeonato, joga em intensidade máxima, e mesmo que Seedorf(que é um ex-jogar em atividade) tivesse convertido a penalidade, nãos sei se a derrota seria evitada.

    Sem choro nem vela, Botafogo foi massacrado. Renato, Seedorf, jogador de 34 ou 37 anos, é para jogar uma partida por semana...e olhe lá.

    Sei que a maioria aqui vai comentar que foi apenas uma derrota..vamos apoiar e coisa e tal. Discordo. A torcida do Botafogo não comparece em massa porque exatamente que este time não é confiável...quantos jogos foram vencidos por mais de 1 golzinho de diferença?

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo meu caro, permita-me discordar. Só houve massacre por circunstâncias extra-atuação do Fogão. Primeiramente, o placar moral seria ou um empate ou até um 2x1 para eles e, creia, uma virada para nós caso Seedorf não só acertasse o pênalti como também "estivesse em campo".

      Só concordo mesmo é que os veteranos não podem de forma alguma jogar quarta e domingo. O time agora é confiável meu amigo e só vou queimar minha língua caso venham a se abater e muito com esta derrota. Caso não haja abatimento, passamos pelo Bahia domingo, mesmo sem espetáculo, e vida que segue.

      Paret.

      Excluir
    2. Minha avaliação é que o resultado foi justo, mas o placar foi elástico pelas circunstâncias do jogo.

      Discordo sobre o time ser inconstante, sobre Seedorf ser ex-jogador em atividade, e sobre a torcida não comparecer.

      Mas concordo que tínhamos que ter muito mais mobilidade para enfrentar o Cruzeiro. Entretanto, sem Gabriel e Dória, ficamos numa situação complicada.

      O jogo tinha muito a feição do Hyuri, mas ele acabou não entrando bem, e o nosso passe estava péssimo, matando as sequencias de jogadas.

      E realmente não dá para o Seedorf jogar todas. Acho que deveria folgar contra o Bahia.

      Abraços.

      Excluir
    3. Em tempo meus amigos:
      O Botafogo poderia ter sido mais atrevido, mais abusado. Penso que respeitou o Cruzeiro em excesso. A rapôsa estava aturdida e temerosa. Não foi um jogo fácil para eles não.
      Abraços a todos e uma saudação especial para Paret e Carlos Henrique.
      BOTAFOGO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

      Excluir
    4. Galera botafoguense, resultado normal, elástico pelo que foi o jogo, mas é isso, ganhamos deles em casa e perdemos lá.
      Naturalmente o time está sentindo o desgaste, estampado na fraquíssima atuação de Seedorf.
      Ontem poderíamos ter saído na frente com Elias, poderíamos ter empatado com Seedorf no pênalti assim como outros gols que erramos, tomamos o gol no último lance do primeiro tempo.
      Não vi massacre, aliás, não vi nada que me tire a confiança e o reconhecimento do que o Botafogo já fez nesta ano, contra tudo e todos, inclusive parte da torcida.
      Grêmio empatou com o Santos em casa e Corinthians perdeu para a Ponte, só resta nós na caça da raposa.
      Temos mais 16 rodadas para alcançar o Cruzeiro ou garantir a libertadores, na copa do Brasil jogaremos contra o Fra e depois contra o vencedor de vasco e goias para chegar na final.
      Temos muitas coisas pela frente ainda e vida que segue.

      Excluir
    5. Graaannnde Linstock. Hoje eu cheguei uma hora atrasado ao trabalho e assim, fiquei fora da net.

      Ao chegar, os amigos da sala já me mandaram ficar tranquilo pois estávamos sem sistema e mais ainda, sem previsão segura (o que se confirmou - o sistema ficou fora o dia inteiro).

      Assim meu nobre, termino de estender o tapete vermelho ao qual o Henrique se referiu e te mando saudações efusivamente alvinegras. E para os amigos novos, Linstock é ninguém menos do que o idealizador disso tudo aqui, o cara que falou, durante a virada de 2008 para 2009, por semanas a fio, que deveríamos ter um blog, um espaço só nosso para evitar o mal estar de virem os torcedores dos times periféricos e ficarem naquele copia/cola infernal.

      Veio o final de 2009 e enfim, surgiu o BOTAFOGO ETERNO.

      E eternizado vai ficar o nome do Linstock lá na parte de cima do blog, como sócio-fundador emérito, ao lado dos mais novos pela honra de escolher o nosso espaço como seu, e mais ainda dos primeiros amigos, aqueles que vieram juntos, como Henrique, Luiz, Brazo, Quarentinha e o sumido Heleno, todos eles botafoguenses desde os tempos dos acalorados debates lá no citado jornal eletrônico em 2007, até que os bagunceiros destruíssem os espaços destinados a comentários.

      Saudações meu prezado. Domingo nos vemos na Arena-Fogão-II.

      Paret.

      Excluir
  2. Amigos, não apareço aqui há muito tempo, mas diante da sua realidade o Botafogo tem uma ótima equipe como não se via desde 2007, no mínimo. O Cruzeiro está onde está porque o Botafogo empatou e perdeu jogos q não podia ter perdido e muito menos empatado. Ganhamos do próprio Cruzeiro aqui no turno. Vejo o campeonato aberto para O Glorioso; e vai depender apenas dele para conquistar o título. Já os demais... E tem mais: temos todas as condições de conquistarmos a Copa do Brasil. É preciso q o elenco mantenha a sua unidade. É ela q vai fazer superar os momentos difíceis como o de hoje e outros até mais complicados que teremos pela frente. Agora é o Bahia e semana que vem temos que eliminar o fracom3ngo. BOTAFOGO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
    AGORA MAIS DO QUE NUNCA!
    BOTAFOGO OMNIA VINCIT (Botafogo a todos vence)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses

    Um gol sem querer, outro de penalty inexistente, então para mim foi um a zero. Placar mais do que normal.

    Agora podem me explicar como um jogador da um passe maravilhoso para o penalty do Rafael Marques e cobra uma penalidade com tanta displicência e para fora, se acerta a trave até aceito mas para fora é inadmissível.

    De resto nada a comentar, é partir para outra.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz.

      A coisa ficou assim meu caro: se este 3x0 foi irreal, eles venceram lá mas nós vencemos aqui e se têm estes pontos de frente, é porque ainda irão passar pelos perrengues que todos passam ou já passaram. Os gols que também fizeram se deram à sorte de pegarem os times que estão mal todos na sua pior fase (até 5x0 no Goiás já fizeram).

      Bola p/a frente. Duvido que não entrem também em rodadas de má fase ao passo que o Fogão, que já pagou os karmas que tinha que pagar, estará lá também acumulando seus pontos.

      Nos vemos na Libertadores do ano que vem, de novo, para ver se esta criaturinha da floresta é capaz de resistir ao glorioso cão alvinegro.

      Paret.

      Excluir
  4. É meio difícil analisar uma partida, a partir de erros de arbitragem. Um gol a mais mexe com a cabeça, com o emocional dos jogadores, isso pra mim é claro. Acharam o primeiro gol, num lance de muita sorte, mas também de falha no setor defensivo. Faltando 30 segundos para o fim do primeiro tempo, tinha que fechar geral a defesa. Esses erros já nos custaram pontos em outros jogos... Mas eu penso que duas coisas deram os contornos finais da partida. Primeiro a penalidade perdida pelo Seedorf, e segundo a penalidade inexistente contra nós, essa sim convertida. E o terceiro gol, em que pese o cabeça de bagre do M. Mattos ter entrado feito touro bravo, ao invés de cercar e atrasar o contra ataque deles, já que o jogador estava de costas para o nosso gol, isso facilitou o contra ataque deles, já não via o Botafogo com forças para reverter o placar... Jogo difícil, jogo pegado, perdemos nos detalhes. O nosso ataque não foi efetivo, não criou, e nossos laterais pouco avançaram, ajudando a marcação DELES. O apoio dos laterais, num jogo desses amarrado, é fundamental, ainda mais que eles jogavam em nossos erros de passes (muitos erros), em contra ataques rápidos, e foi inclusive dessa forma que saiu o terceiro gol. Está tudo perdido? De jeito nenhum, ficou 0 x 0, ganhamos uma e eles outra. Tem muito chão pela frente, mas se o time não melhorar a criação e acertar o passe, e ainda, não houver um apoio mais efetivo dos laterais, vai ficar complicado. E minha opinião, SMJ.

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  5. Tapete vermelho no BLOG, pois Linstock está na área!

    Amigos, bola pra frente. Domingo é dia da torcida comparecer em peso e abraçar e apoiar o time. Acho que deveríamos poupar Seedorf e começar a pensar em promover volta de Gilberto e Gabriel. Fazer algum revezamento sem chegar a um time misto.

    A ideia e poupar alguns contra Bahia, e outros contra o Flamengo, tudo dependendo do andamento dos jogos.

    Sobre domingo, estou falando em torcida comparecer, mas não darei o exemplo. Estarei acompanhando os filhos em outro evento, o Rock in Rio. Até a postagem ficará a cargo do Paret. Me restará ouvir o jogo pelo rádio-celular.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Após os 15 min de pressão do Cruzeiro conseguimos equilibrar mais as coisas e tivemos até possibilidades de sair na frente, o que mudaria o cenário do jogo. O gol aos 46 e o pênalti perdido é que complicaram as coisas e inflamaram a torcida. Depois, em busca do empate, o time teve que se abrir, e ficou passível de sofrer contra ataques. Postei no meu blog hoje que das três substituições eu mudaria uma, colocaria Octávio em lugar do Seedorf, já que ele estava mal no jogo e precisávamos criar jogadas. O campeonato é difícil e perdemos um jogo após três vitórias, o que é normal.
    Saudações alvinegras.
    Cadré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cadré.

      Ontem o sono estava a toda e assim, só hoje pela manhã é que vi o seu comentário na moderação.

      O cenário foi esse mesmo meu amigo mas minha opinião continua sendo a que usei no subtítulo da postagem lá em cima: derrota aceitável sim mas placar exagerado.

      Sempre vou a determinados jogos esperando os 3 resultados, apesar de enxergar que com esta fase que o time vive (salários, inclusive, até adiantados agora - lancenet), no domingo não haverá outro resultado possível que não seja a vitória, então, nestes citados jogos acima, o que espero é sempre, também, uma triste derrota e neste de Minas, achei que se perdêssemos, a coisa iria a 1x0 ou 2x1. Os 3x0 foram uma mentira do tamanho do estado de Minas Gerais.

      E também descansar Seedorf já é opinião corrente na internet. O cara precisa e lá na reta final, o time mais ainda.

      Vou procurar hoje, caso a rede não fique fora lá no meu trabalho (ficamos ontem o dia inteiro off line), visitar o seu blog e comentar por lá também.

      Paret.

      Excluir
    2. Quando vier de novo, deixe aqui o endereço do blog que visitaremos com muita satisfação.

      Abços.

      Paret.

      Excluir
    3. Paret e Cadré,

      Também vejo que o jogo foi assim. Até acho que pelo ímpeto eles mereceram vencer, mas o placar foi exagerado.

      Quanto ao Blog do Cadré, como quase nada das entranhas e estatísticas do Botafogo Eterno passam desapercebidas pra mim (rsrsrsrs), sei que o Blog dele é o Opinião Botafoguense, que possui link direto para nós aqui. Vou retribuir logo a deferência e colocá-lo na nossa listagem de blogs amigos, inclusive com entrada no nosso menu superior. Resolvo isto em breve.

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG