Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de ago. de 2013

BOTAFOGO x ATLÉTICO-PR



FOGÃO PERDE POR 2X0
LÁ EM CURITIBA

Seedorf - praticamente nulo em campo na partida de hoje

Numa análise fria do que vi neste jogo, posso dizer sem medo de errar que aos 21 minutos da segunda etapa, já com o jogo correndo em 2x0 contra, estávamos muito mais perto de tomar o terceiro do que propriamente fazer o primeiro gol. Víamos Vitinho muito esforçado mas todos os outros muito mal, com o agravante de estamos com alguns “a menos” em campo e, entre estes, desculpem-me, Seedorf. Hoje, Lima mostrou que no final do ano tem que ser dispensado por absoluta incapacidade de enfrentar um jogo de Libertadores e Mattos, que não sei o porquê de estar tão mal, já pode pedir a sua aposentadoria ou então, sair para jogar num time da raia média.

Este jogo então correu assim: achamos (os atletas em campo acharem) que poderíamos cozinhar o jogo para tentar uma bola boa e nos enganamos com isso (enganaram-se, repito, eles lá no gramado). Hoje, conforme eu disse aí acima, muita gente “não entrou em campo”. Lima, Mattos e Lodeiro (fiquei nestes três mas foi munta gente mesmo) estavam muito mal e até mesmo o incensado Vitinho, que não conseguiu tocar bem a bola como vinha fazendo, prendendo-a e a perdendo como naquele início de carreira profissional, não conseguiu ser decisivo. A falta de controle do time neste jogo pôde ser vista na jogada do jovem prodígio da 31 com o goleiro adversário, aos 39 minutos da segunda etapa. Sem ter culpa no lance, o garoto acabou atingindo o goleiro e teve seu cabelo puxado pelo defensor deles: o resultado foi uma posterior confusão que resultou na sua expulsão, um cartão amarelo para Jefferson (ambos não jogam no próximo domingo) e a derrota sacramentada.

O Oswaldo bem que tentou mas, assim como lhe cabe orientar, ele não entra em campo. Trocou Rafael Marques por Elias aos 11 e isto também mostrou o astral do mau dia, pois foi justamente o momento do segundo gol. Aos 27 minutos, ele ainda tentou algo mais lá na frente tirando o Mattos para a entrada do pelo Alex mas, 2 minutos depois, acabamos perdendo o Gilberto, provavelmente por lesão muscular. A substituição então foi a previsível, com Elias entrando para compor o setor direito da defesa.

Para nossa sorte, a Libertadores vai se mostrando cada vez mais viável, com Corinthians e Inter ainda com seus mega elencos sem conseguirem formar times coesos. E em outra ponta, ou seja, naquilo que nos importa, podemos ter a certeza de que não o time não vai se abalar como também, de que o pior já passou. Até à segunda rodada do returno, quando vamos à Vila enfrentar o Santos, temos jogos nos quais até as perdas de jogadores de hoje podem ser menos sentidas. A sequência é São Paulo e Coritiba aqui, Criciúma fora e Corinthians aqui. A calma irá imperar e o time, decerto, irá retomar a liderança a qualquer momento. Vamos agora aguardar a opinião avalizada do Henrique que, com certeza, virá com uma ótima análise sobre outra ótica naquilo que é, sem dúvidas, uma bela novidade aqui do nosso blog, um espaço que também NINGUÉM CALA.



Paret, não li seu texto, mas vi o último parágrafo, e adianto, não darei minha opinião sobre o jogo. Perdemos, eles jogaram bem, e foi isso.


Virando a Página





Vou sair pela tangente e olhar pra frente. 

Achei crítica esta contusão do Gilberto, poderá nos trazer sérias dificuldades. Tomara que a recuperação seja rápida.


Para quarta-feira não teremos Elias e Mattos, e quase certamente o Gilberto. Já havia falado sobre isso, e então vemos nosso rodízio ocorrendo. Não dá para poupar ninguém mesmo, isso acaba ocorrendo naturalmente.


Contra o São Paulo, jogo crítico e que precisa da participação da torcida, não teremos Jefferson, Vitinho e Bolívar. Confere? Gilberto deve também ficar fora. Por baixo, nosso lateral direito deve levar 10 dias pra voltar. 

E o Jefferson e o Lodeiro ainda devem desfalcar em várias partidas por conta de atuação com as seleções.

Júlio César volta, e apesar de criticado, e ter atuações de certa forma discretas, a verdade é que  faz muita falta nosso lateral esquerdo.

Vamos seguir em frente, foi só uma mudança temporária de liderança. Até a vigésima-segunda rodada nós retomamos a ponta.

Abraços.


11 comentários:

  1. Cada torcedor vê um jogo de uma forma, e vou direto ao ponto: o Botafogo gosta de um futebol cadenciado, de tocar a bola. E a marcação do Atlético, empurrado por sua torcida em um verdadeiro alçapão, além do gramado ruim e desconhecido, impediu que o Botafogo jogasse. Alguns do time do Paraná não jogam mais em times do Rio,como Luis e Alberto e Everton. Mas, todos pareciam incendiados. Aconteceu um pressão tão grande que aos 47 do segundo tempo eles marcavam pressão no ataque, algo até desnecessário. E estavam tão nervosos e pilhados que tiveram suspensões, expulsão e contusão. Ninguém aguenta um ritmo desses, ainda mais em 2 competições.

    Penso que, se futebol virar corridas de cavalos, não já ser humano que aguente. Este campeonato vai ser uma gangorra. Derrota já prevista por alguns. De qualquer forma, por incrível que pareça, tirar Rafael Marques, neste esquema, não parece ser a melhor opção. Lodeiro joga mal quando Seedorf joga porque embola muito com Vitinho e o holandês.

    Eu entraria com Elias de saída, tirando um dos dois(ou três, porque Seedorf foi muito mal hoje). Agora, este negócio de 2 competiçoes mata qualquer equipe. Domingo pegaremos um São Paulo descansado de 1 semana. Jogo duro de novo.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo.

      Também reconheço as dificuldades pelas quais o time passou mas acho que já está na hora de amadurecer isso também, ou seja, jogar nos alçapões. O time se houve bem no de Campinas e até no Canindé acabou se recuperando mas hoje, foi atrapalhado pela forma atual do adversário, um time em viés de subida no campeonato.

      No mais, a preocupação agora é essa mesma aí posta pelo Henrique e que já houvera reclamado aqui, a do elenco. A partir deste momento do campeonato é que veremos como estamos para substituir duas a três peças por vez. Ainda bem que, na minha opinião, isto ocorreu em momento crítico mas apenas por um jogo, o de hoje, que já se esperava escamado. Teremos agora três partidas menos pegadas, vez que o Coxa parece estar no caminho inverso do seu rival paranaense.

      Paret.

      Excluir
  2. Henrique: Bolívar pega o S. Paulo, ou seja, defesa vai completa.

    O cartão dele hoje deve ter sido o segundo da segunda série.

    Na minha opinião, já que Vitinho não vai estar em campo, é jogo para entrarmos com Elias e deixarmos REnato e Alex para o caso de ser necessário no segundo tempo. O S. Paulo relaxou hoje mas não vai vir aqui para tentar fazer gracinha de jeito nenhum. Ainda é um time que joga pisando em vidro.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. Tava na dúvida sobre o Bolívar. Fica errado no texto e a correção por aqui. Mas já serão várias mudanças nos próximos jogos. Que o pessoal que fique fora aproveite o descanso para chegar arrebentando no jogo seguinte.

    O time estava lerdo, lento, preso, travado. Cansaço?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,

    Com esta derrota, creio que se deu por 3 fatores: a primeira delas creio que se dê por corpo mole, talvez por salários atrasados tenham deixado os jogadores desmotivados, a segunda é o sapatinho alto, time que quer ser campeão já mais deve entrar em campo achando que vai ganhar mesmo que seja o lanterna do campeonato e o terceiro fator se dá pelo cansaço/lesões/suspensões, é como eu disse desde janeiro de 2013 "precisamos de pelo menos 22 titulares" é aí que se encaixa um elenco maior e de qualidade, pois em uma sequência de jogos serve para entrar nos lugares daqueles desgastados/lesionados/suspensos e não há corpo físico que aguente tamanha sequência de jogos, viagens, treinos...

    Por fim, é nessas horas que encaixa o planejamento a longo prazo principalmente em se tratando de elenco (qualidade, quantidade...) e espero que o time continue lutando, desmotivados ou não para que assim não veremos novamente o que tanto nos assola no campeonato de pontos corridos o famoso "cavalo paraguaio"


    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo. Sobre elenco eu concordo, haja vista sabermos sem muito esforço que Edilson, Lima, até mesmo Elias e, (tenhamos um pouco de boa vontade com ele) Alex não podem ser considerados atletas aptos a entrar e segurar a onda num campeonato deste nível.

      Oswaldo errou ao não arriscar no início, com os jogos menos pegados, com Gegê, Otávio e Jefferson paulista, estes sim com talento e a garra da base e que poderiam hoje estarem prontos para as substituições. Colocados agora, é queimação na certa.

      Paret.

      Excluir
  5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Deixo sempre a ressaca acabar para depois com mais calma analisar os fatos.

    Por mais que seus argumentos sejam válidos Rodrigo e respeito sua opinião, realmente não acredito em corpo mole, principalmente por salários atrasados, pois temos uma equipe que apesar da idade de alguns é bem madura, e o caráter de jogadores como Jefferson, Seedorf, Bolívar, e outros mais velhos não permitiria este tipo de atitude, e mesmo porque isso não resolve o problema e não temos nenhum mau caráter no elenco (tipo CA).

    O que eu pude ver ontem, foi um elenco sem pernas para acompanhar os jogadores adversários e nos gols isso ficou evidente, onde os atacantes passaram como quiseram pela nossa defesa. Após dois jogos altamente cansativos como Inter e Atlético-MG num período de 4 dias, tínhamos certeza de que isto iria acontecer e tinha que ser comigo(hehehehe). E quando critico o técnico é exatamente por isso, escalar Seedorf ontem foi completamente desnecessário, jogamos com dez o tempo todo. Ontem, acredito que tínhamos que segurar um empate, jogar feio e retrancado, mas a nossa sumidade em táticas zero.zero, achou que íamos ganhar com um pé nas costas, e deu no que deu. Ele deve achar que estamos no Japão, onde se joga de quinze em quinze dias, e os jogadores são o Jaspion ou os Pau Renger (acho que é assim que se escreve). Vai fazer o quê.

    Não vou nem falar de campo e instalações do Estádio da Vila Capanema, pois isso seria chover no molhado, me causa espanto e por isso o nosso futebol(brasileiro em geral) está tão pequeno, obriga elencos como os dois times ontem a disputar uma partida num campo de várzea, sem qualquer condições de se praticar um bom futebol. Vc joga duas partidas de altíssimo nível no Maracanã e vem disputar uma pelada aqui em Curitiba, chega a ser ridículo, sem falar no local destinado a torcida adversária, é pior do que ver jogo na antiga geral do Maraca.

    Daqui por diante as coisas tendem a piorar, cabe aos jogadores e a nossa "Comissão Técnica" traçar um plano B para segurar as pontas, pois a pedreira vai ser grande, mas ainda confio no time.

    Um abraço a todos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz. Ontem amigão, quando começou a transmissão, passei uns 5 minutos esperando pela câmera de cima para perceber que naquele alçapão, a imagem é mesmo captada quase do nível do banco de reservas. Um troço feio p/ccte assistir um jogo assim.

      Já quanto à sua 'falta de sorte', duas coisas: primeiro, calma pois ela só se deu ontem. Você (nós) será (emos) conpensado (s) no final do ano. E a outra é que, na única vez em que a nossa torcida foi focalizada, juro que procurei o avô mais coruja de Curitiba ali no meio do povo mas a má vontade da Rede engodo e seus trezentos canais é tamanha que na rapidez com que mostram, isto se tornou impossível.

      Na quarta-feira, até perder serve (por 1x0). É coração no bico da chuteiro e bola para o lado que o nariz apontar, claro, com todos de costas para o nosso gol.

      Paret.

      Excluir
    2. Concordo com Luiz,

      Dos três possíveis fatores que o Rodrigo elencou, só creio mesmo no cansaço. Tem também o fator "dia ruim".

      Alerta vermelho? Alerta laranja?

      Acho que é caso de alerta amarelo somente. Mas os dois próximos jogos valem uma observação bem detalhada. A classificação contra o Galo é importantíssima. Para quem sugere deixar a Copa do Brasil de lado, sugiro lembrar que passando pelo Galo faltarão 6 jogos. No Brasileirão são 3 jogos para encerrar o turno, e depois mais 19 pela frente!

      Abraços!

      Excluir
  6. Caros amigos.

    Paret eu estava de boné, tamanho era o frio naquele alçapão do baralho, é muito difícil assistir jogo naquele estádio, lembra muito Rua Bariri, Conselheiro Galvão, enfim aqueles campos que frequentei muitas vezes e que para se ver alguma coisa tem que ser de tarde, agora imagina à noite. Do local onde fica a torcida da casa até que não é mal pois é o meio do campo, mas o outro lado vc quase fica no nível do campo, imagina ver alguma coisa a cem metros de distância na outra área, se tivesse gol lá vc só pula depois de ver os jogadores comemorando, não dá para ver nada.

    Caro Henrique, estou começando a ficar preocupado com a sequência de jogos. Se nos classificarmos, o que não é difícil, pegaremos Cruzeiro provavelmente ou flamerda que ultimamente sempre nos atrapalha, se passarmos pegaremos semi e final em pleno início de segundo turno do brasileirão. Não sei se vamos ter condições de continuar nesta toada, pois o que pude ver ontem nossa maior estrela está em frangalhos, aliás esta era a nossa grande preocupação discutida exaustivamente aqui quando de sua contratação. E como disse confio no time mas não confio no técnico, estamos numa realidade que acho que não caiu a ficha para ele ainda, ou poupamos alguma coisa, ou vai ficar difícil encarar esta maratona.

    Um abraço meus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz. A CB vai dar uma parada e só volta em um mês. Nada que signifique tranquilidade pois o brasileiro continua na toada de jogos às quartas/quintas e sábados/domingos.

      Ano de Copa, com o planejamento tosco do nosso campeonato, é flórida. Nada é fácil para o Botafogo: tudo isto justamente na hora do time decolar.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG