Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

28 de ago. de 2013

CAIU NO HORTO, O DONO DA CASA - O GALO MORREU


BOTAFOGO 2X2 ATLÉTICO-MG
Na garra, na raça, na coragem



1, 2, 3 - A galinha "é freguês"

Perdoem o termo chulo usado acima, mas é uma zoação da torcida do Fogão com este adversário galera. A conta já está em algo em torno de quase 25 jogos, com apenas 3 ou 4 vitórias deles.


O Fogão foi a Belo Horizonte ainda sob nuvens negras da negociação do Vitinho, pelo menos para muitos de nós torcedores e praticamente toda a imprensa. Entrou em campo com a clara proposta de jogar fechado (ao estilo Corinthians) e tentar sair na boa mas o nosso toque de bola terminou antes dos 20 minutos, toque sem qualquer objetividade em matéria de tentar algo lá na frente, é bom que se diga. Assim, com o fim do citado jogo de toques, passamos a viver, além de retrancados, de chutões para a frente ou para o lado que o nariz dos atletas apontasse.

Ficou mais ou menos evidente que grande parte deste jogo sem eira e nem beira se deveu à opção do Oswaldo, que resolveu ir para a partida com Lucas Zen em vez de Renato, mas o que não ficou claro é se o último seria útil em campo, visto não estar jogando nada faz tempo. Zen, pelo menos, ajudava bem no combate no meio, claro que nas condições em que se encontra, fora de ritmo e assustado com a responsabilidade (não entra como titular num jogo, provavelmente, desde o ano retrasado). A pressão chegou a tal ponto que, aos 28 minutos, sofremos uma falta perigosíssima mas a defesa tirou por baixo, falta esta oriunda de jogada em que o atacante foi para a bola em impedimento. E o sufôco continuou até que, aos 37, o inútil Edilson deixou o atacante deles entrar como quis pela esquerda e assim, o cruzamento acabou chegando com perigo à nossa área. A bola encontrou o lateral adversário livre e este fez o gol de abertura do placar.

Voltamos para a segunda etapa então imaginando o que seria deste jogo de chutões, sem criatividade, com Seedorf marcado e inoperante e Lodeiro naquela de sempre, esperando uma bola boa mas não conseguindo ajudar o seu companheiro da 10 na criação. A esperança era fazer um gol e torcer para que tudo o que ocorreu na primeira etapa se repetisse, claro que sem o gol deles, mesmo que isto significasse não passarmos de chutões mas também, eles não conseguirem mais se organizar pelo cansaço. Um 2x1 era placar nosso (o 3x1 os classificava)

Os gols da classificação do Fogão - Lancenet
E o gol veio justamente quando o time se encontrou com o seu toque de bola por alguns segundos. Seedorf trabalhou bem a bola pela esquerda, tocou para Julio Cesar que ganhou do zagueiro e cruzou na área. Um leve desvio do Alex deixou o homem-clássico Rafael Marques livre para empatar. Esta joia veio logo aos 5 minutos e meio desta segunda etapa. Mas maestro Seedão, que não está bem, acabou dando novamente a vantagem para eles. Após construir a jogada do nosso gol, Seedorf perdeu uma bola numa tentativa de drible que deu a eles o contraataque. Eles subiram em velocidade e fizeram o segundo gol, ainda aos 12 minutos de partida, ou seja, o jogo iria ficar à feição deles, ajudados pela torcida e pelo nosso estilo de chutões do primeiro tempo.

Mas o time, desta vez, não se abalou e passou a tocar melhor a bola. Numa sobra de bola vinda de cobrança de falta, Dória chutou por baixo do goleiro e empatou de novo. O 2x2 chegou aos 17 minutos e com ele, veio uma esperança enorme de que a classificação chegasse e chegasse de forma mais tranquila. Aos 32 minutos, Oswaldo tirou o nulo Alex para colocar Henrique em campo, com a firme idéia de tentar os contraataques com um atleta mais descansado. Aos 40 minutos, Renato entrou no lugar do Seedorf. O time então jogava com tamanha inteligência, com tal desenvoltura que mesmo com os receios das belas jogadas do Ronaldinho, já antevia-se que a classificação só escaparia por milagre.

Aos 46 minutos e meio, o guerreiro Rafael Marques saiu para a entrada do Sassá e o garoto quase fez uma jogada para um belo gol aos 47 e 30 mas a bola sobrou nas mãos do goleiro. Apito final, Fogão classificado e novo aguardo de mais “notícias da fraqueza” do nosso time por parte da imprensa.

QUAL SERÁ A CRISE ELES VÃO PLANTAR EM GENERAL SEVERIANO ESTA SEMANA?


- Vitinho, conforme eu já desconfiava (e alguns outros poucos alvinegros), era um jogador candidato a craque, que fez alguns jogos como candidato a diferenciado, mas a sua saída apenas nos fez procurar outra forma de jogar.

- Que guerreiro é o Rafael Marques hein? Que luta, que disposição e como parou de perder bolas. Não é homem de frente mas fez gol de centroavante de origem Está no mesmo nível do Lodeiro (quando o uruguaio joga bem).

- Agora o Oswaldo terá estes jogos mais tranquilos do brasileirão para definir como vai passar a jogar, vez que o esquema usado hoje, na minha opinião, foi apropriado apenas para as características desta partida.



Um minuto por favor... deixa eu tomar meu remédio...


Pronto...  escrever o que?






Já era. Próxima fase, que acredito serão outros mineiros.

Para dizer que não falei do jogo. Que partida do Rafael Marques, para mim, rendição total, dou o braço a torcer. É hoje o jogador mais importante do elenco. Pelo menos até ser negociado. Hehehehe.

Agora é torcer para Gilberto não demorar, Zen e Renato ganharem ritmo, e as coisas se encaixarem. Até o Henrique me pareceu mais lúcido hoje.

Mais alguma coisa pra falar?

So I've got to push on through.
But while I'm gone, I mean

Everything gonna be alright!
Everything gonna be alright!




Palavras finais - uma justa homenagem.

Quero aproveitar o espaço para me despedir de uma brava alvinegra. Admiradora de Amarildo, fã de Nilton Santos e Garrincha, seguidora de Didi. Sei que temos hoje, no céu, mais uma estrela solitária de uma grande constelação, por mais paradoxal que isso seja.

Um beijo, Dona Hilda.



14 comentários:

  1. Fala Henrique.

    A classificação foi linda mas o que se faz mais importante agora é saber sobre Dona Hilda meu amigo. Pela manhã eu vou tentar acessar aqui para ver do que se trata. Se não conseguir, vejo lá no trabalho depois das 10 horas.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Fiquei tenso demais no jogo. Ainda estou com os reflexos disso, cansado, moído. Imagina os jogadores.

      Sobre Dona Hilda, uma amiga da família, botafoguense das antigas, que viu Garrincha e Amarildo começarem, e que infelizmente partiu ontem. Quis deixar uma homenagem a ela no BLOG.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá meu amigo. Meus sentimentos para amigos e família.

      Sobre o jogo, faça segundo o meu método: alguns jogos ainda me pegam de surpresa e fico mesmo quase passando mal mas outros, como este de ontem, são jogos nos quais vou "para o tudo ou nada". Fico quieto e espero para ver o que vai ser. Fiquei assim contra o Inter - ainda não tinha visto o potencial do nosso time visto Vasco, Fla e Vitória não serem parâmetro para nada.

      Claro que quando sai gol (nas condições de ontem) a minha vibração é a mesma que tivemos nos 4 na galinha mas se perdermos, fico chateado mas bem mais tranquilo. Assim foi ontem, foi domingo passado. Já no próximo domingo não o será, pois os caras podem vir querer fazer a sua vida em cima do nosso time e a minha esperança completa é 100% pela vitória. Aí não tem jeito. O que ajuda é que no estádio fico melhor do que preso na TV em casa.

      Paret.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Como disse ontem, a fé remove montanhas. Ganhamos de um time excelente, campeão da Libertadores, e que caiu para onze bravos jogadores. Meus Parabéns a este elenco que mostrou uma garra, uma vontade de vencer que há muito tempo não vejo.

    Obviamente algumas peças precisam se adaptar, acho que alguns são maus o que falta é ritmo de jogo, como foi o caso de Raphael Marques que nos brinda a cada partida com um excelente futebol.

    Este time merece o nosso total apoio, temos que mostrar no domingo a nossa confiança neles lotando o Maraca. No início temi pelo pior, mas com o andamento do jogo me senti tranquilo pois além de sorte, este time tem estrela.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde disse são maus, quis dizer não são maus. Desculpem. E corroboro aquilo que o Gigante diz, este ano é treze e sempre tivemos muita afinidade com ele. Quem sabe não seja o nosso ano.

      Excluir
  3. Galera botafoguense, time cascudo, nem parece que metade do time é de garotos. Bela classificação. Temos que dividir o maraca no meio, para que resolvamos com o Flamengo nas quatro linhas.
    Domingo é ganhar dos bambis e ter tranquilidade na seqüência do campeonato.
    Vamos apoiar este time, estamos chegando na parte decisiva dos campeonatos, e contudo que já aconteceu este ano, a torcida tem que abraçar este elenco, que tá fechado, um grupo muito forte emocionalmente.
    Não podia deixar de registrar, o Rafael Marques foi um monstro ontem.
    Crises são para serem superadas, como esse time vem fazendo, avante Botafogo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia nobres botafoguenses!

    Amigo Henrique, meus sentimentos...

    Do jogo, vocês não acharam que o melhor goleiro do Brasil falhou no primeiro gol? A bola passou na sua frente, ele ameaçou sair e nada...Porra, será que ninguém e nem Ele consegue corrigir esse defeito?
    E como o boca de mula manda na arbitragem heim? O cara esbravejou, xingou, entre outros apetrechos e o viadinho do apito nem um cartão deu. O Jô deu um carrinho criminoso e só recebeu um amarelo...e quantos tomamos de graça? Qualquer faltinha esse imbecil marcava contra nós. Mas contra tudo e todos, BOTAFOGO CLASSIFICADO. Agora é depenar o urubu sem dó e sem piedade e colocar a fra-press, rede esgoto e o resto da imundice nos seus lugares.

    GIGANTE (SCOS) ABRAÇOS ALVINEGROS DE NOSSA ESTRÊLA MUNDIAL!

    ResponderExcluir
  5. A bola da vez será o Sassá, quem viver verá. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, guerreiros alvinegros.

    Olá caro Luiz, essa de se apegar à fé no nosso momento-futebol foi mesmo coisa das boas. Mas ontem, o que ficou provado é que, definitivamente, temos time e, olhando a raposinha assustada, podemos ir ao Mineirão na segunda rodada do turno, mesmo sem Jefferson, e “levar-lhes” de presente aquele esquema de jogo de ontem.

    Mas o que foi aquilo? Oswaldo mudou o nosso jogo de segunda até ontem para uma retranca necessária e, como nunca tinha feito isso, o time ‘treinou’ na primeira etapa, meio sem saber o que fazer com a bola (como teve chutão para cima), para aplicar o que aprendeu naqueles 45 minutos nos últimos 48. Fiquei ontem naqueles dias de orgulho alvinegro em alta. E sobre atletas que entram e não vão bem, ficou claro que é falta de ritmo pois ontem, vimos o Lucas Zen de 2011, marcador feroz, invisível na tela da TV mas super presente no meio. No segundo tempo, não deixou o ainda mágico Ronaldinho andar.

    É como diz aí o Paulo Xavier, sobre ser o time cascudo mas recheado de garotos. Terminamos o jogo com 5 da base em campo: Doria, Gabriel, Zen, Sassá e Alex e mesmo assim, parecia ser um time de veteranos. Ali pelos 43 minutos da etapa final, vi Gabriel fazer jogada de ‘velho’, tirando uma bola para lateral e dando aquela deitada em campo, daquele jeito que desarma juiz e adversário sem que ninguém possa reclamar, mas ganhando segundos preciosos.

    Enfim, temos mesmo é que agradecer ao ainda inexperiente Maurício Assumpção. Tínhamos o carioca de 2009 no bolso mas ele tomou uma volta do Kleber Leite com a historinha de amaciar na final da T. Rio para ganhar dinheiro com as finais e aí, mandaram William quebrar Maicosuel que voava; tomou voltas e mais voltas da Traficc com Vitor Simões, Leo Silva e Jonathas (só para citar 3 dos vários que teve que entubar), mas marcou um dos maiores gols de placa de um dirigente do Fogão: Seedorf.

    O negão simplesmente parece nem precisar mais jogar bem (e vem jogando mal faz tempo). Ele trabalhou quase toda a jogada do nosso primeiro gol mas anulou isso perdendo a bola do contraataque do segundo gol deles. Mas não se abalou e até melhorou em campo, prendendo e sofrendo aquelas faltas em que o atleta “pede” para ser derrubado. Este jogadoraço, simplesmente, “criou” vários craques dentro do nosso time, garotos vindos da base que, sem ele, sequer passariam pelo carioca, quanto mais por um nível de futebol deste. Seguramente, o Fogão fez 3 dos 4 grandes jogos deste ano no país, dois contra o Galo freguês e aquele contra o Inter.

    É o que eu acho nesta “carta” pós postagem.

    Paret.

    ________________________________________________

    Gigante meu amigo, acho que esta coisa do apito não tem mais como corrigir. Temos que buscar nosso caminho com sangue nos olhos e a faca entre os dentes. Chegando lá em cima, a moral desta gente cai de vez. Afinal, vão interditar mais que estádio?


    Braso amigão. Ontem, ouvi de um amigo que frequenta treinos que na base, Vitinho era o Bebeto e Sassá o Romário. Pela jogada dele ontem no fim do jogo pude perceber que vale a pena sonhar.

    VOCÊS JÁ PENSARAM, ABRIRMOS O RETURNO COM UM ARTILHEIRO COM JOGO DE CRAQUE? Deus é alvinegro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre Paret, nas horas adversas vc se apega a quê? Tem coisa melhor, não que seja uma constante, a fé tem que se ter sempre, e ontem mais ainda precisávamos como nunca dela, e foi o que aconteceu.

      Estou com o Braso, acho que o Sassá vai incomodar muito e com o Seedorf fazendo a cabeça dele também tem tudo para estourar no segundo turno.

      Meu caro Henrique, a família alvinegra se senti, aso mesmo tempo, feliz pelo resultado de ontem, mas triste pela sua perda. Receba com carinho os nossos mais sinceros sentimentos.

      Um abraço amigo e força.

      Excluir
    2. Que D Hilda esteja com Garrincha, Heleno e tantas outras estrelas festejando estes homens que hoje vestem este manto.
      Sentimentos botafoguense Henrique.

      Excluir
    3. É isso Luiz. Decididamente, acho mesmo que o Gigante mandou bem: chegamos próximos do auge justamente no ano 13. E Sassá, é certo mesmo o que ouvi, do fato de na base ele ser rei e Vitinho o seu súdito. Tô ansioso para vê-lo em campo e se tô bem ligado, Oswaldo pode ir entrando de Alex mas colocando o moleque nos segundos tempos.

      Paret.

      Excluir
  7. Prezado Henrique.

    Dá uma olhada no gráfico do blog desde domingo. Tá uma doideeeeiiiraaa. Indexação+as novas ferramentas criadas por você+títulos de postagem fáceis+time embalado.

    Paret.

    ResponderExcluir
  8. Amigos,

    Estive hoje de manhã na despedida da nossa nobre amiga. Teve direito a bandeira e hino do Botafogo.

    Com certeza ela já está junto de nossos ídolos, inclusive a sobrinha-neta, que vestia a camisa alvinegra 88, ganha pela tia-avó no octagésimo-oitavo aniversário ano passado, nos confidenciou que é bem provável que se reencontre com Heleno, que ela conheceu na década de 40 quando morava em Botafogo. Maiores detalhes nunca foram revelados. Choramos e rimos muito, como deve ser.

    E mudando de assunto, o BLOG eu tou de olho, subindo alucinado.

    Por falar em subir e descer, tem um texto muito legal do Helio de la Peña sobre o Vitinho. Diz ele que somos o time da estrela, e não de cometas.

    Abraços.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG