Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

15 de abr. de 2012

BOTAFOGO x BOAVISTA
Jogo Treino?



Amigos,


Mais um empate, mais uma partida com altos e baixos, e continuamos invictos.


Podemos olhar pela ótica de última rodada da Taça Rio 2012, classificação para as semifinais, mas todas as condições do jogo me levam a tentar olhar como mais um jogo treino, e tentar remeter para a postagem do Paret de 15 de janeiro, onde relatava o jogo treino de início de temporada do Botafogo frente este mesmo Boavista.


Então não vou me preocupar com o que saltou aos olhos, e não é novidade, ou seja, mais um empate com time pequeno, e Loco Abreu perdendo outro pênalti. Meu primeiro foco é olhar a escalação:


Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Jadson, Renato, Felipe Menezes e Fellype Gabriel; Caio e Loco Abreu


Sem dúvida um time misto, utilizado para poupar titulares, recompor pela suspensão do Mattos, e evitar cartões e suspensão dos pendurados Márcio Azevedo, Antônio Carlos e Herrera. E também uma oportunidade para observar os novatos, a garotada que chega, e que mais cedo ou mais tarde será necessária. No desempenho geral é claro que o entrosamento pesou muito. Para muitos, o fato de jogar 90 minutos também pesou.


OO aprovou a atuação da garotada

Avaliando jogador por jogador, o que podemos notar?


Jefferson, seguro como sempre, sem culpa no gol adversário. Fez ótima saída em jogada de Somália, se não brilhou como o goleiro de seleção que é, teve um excelente desempenho no geral.


Lucas, teve atuação melhor do que algumas anteriores, mas sem a mesma precisão e velocidade para chegar à linha de fundo, e às vezes dando muito espaço para o avanço adversário.


Brinner, apesar da falha geral na zaga no gol do Boavista, teve uma atuação segura, mostrando que merece mais oportunidades. Só uma sequência de jogos, ou partidas com muito mais pegada, como clássicos, é que poderão dizer até aonde ele pode chegar. Para primeiros 90 minutos se saiu muito bem.


Fábio Ferreira esteve seguro. Na ausência do Antônio Carlos tentou fazer as vezes de xerife da zaga, e apesar da reclamação geral da galera, e do apagão da defesa no gol sofrido, não teve uma atuação ruim.


Renan Lemos começou bem a partida, fez alguns bons apoios e triangulações com Fellype Gabriel. Também merece ser mais testado. No segundo tempo passou a impressão de ter sentido o cansaço e a falta de ritmo, e caiu bastante de desempenho, mas no geral mostrou tranquilidade e bom posicionamento, pelo menos até cansar.


Jadson foi uma grata surpresa, se movimentou bem, fez a função de volante marcando firme, mas mostrou também toque de bola. Também merece ser observado com mais calma.


Renato, hors concours, preciso, discreto, para este tipo de jogo sabe fazer totalmente o papel.


Felipe Menezes, infelizmente, fez mais um partida ruim. Participou pouco, foi lento, e desperdiçou uma ótima oportunidade de ter um relevância maior neste elenco. Até onde sei, seu contrato de empréstimo vai até o meio do ano. Osvaldo de Oliveira declarou que o deseja no elenco até o fim do ano, mas jogando assim, e dependendo do que os portugueses peçam, acho que será difícil permanecer.


Fellype Gabriel fez uma partida discreta, com bastante disciplina tática, comprovando que será peça chave no elenco do OO.


Caio mostrou as deficiências de sempre, segurando demais a bola, caindo muito, e teria saído com mais uma partida apagada não fossem as 3 cabeçadas, sendo uma delas a do gol.


Loco ficou sumido nos 90 minutos, com raros toques de bola bem feitos, e a já tradicional perda de pênalti.


No decorrer da partida tivemos a oportunidade de ver o retorno do Maicosuel, entrando no intervalo no lugar do Fellype. A substituição mostrou o espírito do OO, com outras opções para sacar do time, retirou Fellype Gabriel com a única justificativa de poupá-lo. Mago fez boa partida, mostrando que ainda podemos esperar grandes atuações dele.


Mais a frente Caio saiu para a entrada de Willian, que foi mais efetivo hoje, sem brilhar, mas também sem aquele nervosismo exagerado das outras oportunidades.


Mais no final Felipe Menezes foi sacado para a entrada de Gabriel, mas a partida já havia caído muito de qualidade, ambos os times cansados, satisfeitos com o resultado, e o Botafogo mais desentrosado ainda. Não consegui nem perceber a função tática do Gabriel, ou o esquema do Botafogo, pois até onde sei tínhamos 3 volantes em campo: Renato, Gabriel e Jadson.







Então continuamos no compasso de espera. Agora é preparar as coisas para quarta-feira, jogo decisivo contra o Guarani. Não teremos Lucas, e fiquei surpreso de não ter sido testado alguém para fazer a função da ala direita hoje.


Vamos continuar a torcer!

44 comentários:

  1. Sem querer estragar o humor da galera, LOCO É MUITO RUIM.

    ResponderExcluir
  2. O Botafogo jogou com o regulamento, no que, pra mim, fez bem. Enfrentar o Bangu não é garantia de vitória(deve ser jogo truncado e feio), mas oferece a chance de maior posse de bola e maior número de chances de gol. E não ter uma grande torcida contrário, é sempre bom. Quanto ao jogo, deixo para os colegas comentarem, porque pra mim foi um treino.
    Agora, é jogar com toda a seriedade contra o Guarani. E depois, pensar no Bangu, jogo que deve ser sábado. Se passar pelos dois, o Bota fica mais na midia, fatura em classico no domingo, e deixa a torcida mais ativa. amos aguardar. E torcer!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Diogo, o Botafogo jogou com o regulamento e de grande valia mesmo, foi a grata surpresa do menino Jadson que jogou com muita personalidade e mostrou para toda nossa torcida que temos um bom jogador para um futuro próximo, é diamante bruto precisando lapidar, e o lateral Renan Lemos tbm achei um bom jogador mais parecia meio nervoso e ancioso, e o Caio mostrou definitivamente que não podemos contar com ele.

    Saudações alvinegras

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos!

    Primeiramente peço desculpas pela demora na postagem. Deixei aberto aqui para comentários mas o texto mesmo demorou, época de provas nas escolas, e o dever com os filhos vem na frente, certo?

    Sobre os comentários, concordo com Diogo e Lucas. Em relação ao comentário do Braso, concordo parcialmente. O Loco é muito limitado, e sem os poucos bons pontos funcionando, e sem o time criando para o estilo dele, ele fica muito ruim mesmo.

    Um empate é o suficiente na quarta, mas espero uma vitória. Creio que devemos entrar com o regulamento de novo, mas sem essa se retrancar e segurar resultado. O jogo tem que ser posse de bola e pressionar o adversário. Com isso a classificação está garantida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, Carlos Henrique. Completamente de acordo com você.
    E gostei do comentário do Lucas, lembrando do Jadson.
    E o Braso(sempre conciso e certeiro) está mesmo parcialmente certo, mas quem sabe Loco pode nos dar uma surpresa agradável ainda neste ano...
    Abr. a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, também torço pela recuperação do Loco, sei que ele já teve bons momentos no Botafogo, foi decisivo e nosso ídolo além de ser muito bom fora de campo, no momento ele vem sendo uma peca nula, Herrera apesar da afobação é no momento o melhor homem gol que temos, Loco parece que vem sentindo a idade pesar, ele é um bom jogador mas não é craque suficiente para o Botafogo jogar em função dele, vamos aguardar e quem sabe ele volte a ser realmente útil e justifique seu salario e a titularidade, os novos jogadores vindo da base mostraram que futuramente podem ser titulares e vi qualidades principalmente no Jadson, contra o Guarani vamos ver se o time mostre sua superioridade e ganhe com certa facilidade.

      Excluir
  6. Fala galera.

    Hoje fiquei alheio a praticamente tudo. Do cinema, aonde levei minha filha, liguei o rádio do celular e ouvi sobre a perda do pênalti pelo Loco e algo sobre a torcida estar pegando no pé do time.

    Sou daquele grupo que acha que Loco é este aí mesmo mas ainda vai voltar a ser decisivo. Nunca o endeusamos como craque mas sim, como o cara que nos deu 2010 e que fez jogos memoráveis como o contra o Cruzeiro no brasileirão passado, aquele da Vila Belmiro com aquele golaço em cima do Santos (com Neymar) e principalmente, aquela vitória sobre o Corinthians lá nos seus domínios.

    Como não vi e nem ouvi mesmo nada, agora só me resta ir conferir o vídeo com os gols e esperar pela quarta-feira.

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia galera.

    Eu tambem acredito que o Loco vai voltar a ser descisivo, só que tem um outro porém, éramos acostumado a ver uma participação mais efetiva dele porque o time jogava em sua função, ou seja, sempre buscando ele na área pelo alto ou mesmo no chão, acontece que hoje o Oswaldo mudou a caracteristica do nosso time, jogando com a bola no chão e valorizando a posse de bola, e o melhor, extremamente ofensivo, sempre buscando o gol, fato que me leva a crer que a nossa defesa não é tão ruim e sim uma vítima de um time que joga sempre pra frente, só que acho que para o campeonato brasileiro deveria-se treinar um plano B para se aplicar em algumas situações de jogo.

    Saudações alvinegras

    ResponderExcluir
  8. Legend Fogão16/04/2012, 09:24

    Olá bom dia,

    Faço de suas palavras as minhas, é aí que está o ponto chave, o time só joga para frente, e os laterais que tem características mais ofensivas sofrem com subidas dos adversários. Na maioria das vezes é na nossa defesa, mais precisamente na intermediária que existe o buraco, e isso precisa ser corrigido com um plano B para tampar esse buraco senão será festa naquele setor no Campeonato Brasileiro.

    Agora fica a dúvida: o Oswaldo já deve ter visto o tal buraco, e porque ainda não corrigiu? Será que os empresários que escalam os jogadores?



    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
  9. Braso e Lucas e amigos alvinegros,
    A questão central do Loco é essa mesma: tática. Não sei qual a opinião do Paret(que gosta muito do Loco), mas, sem dúvida, se o time tem um estilo mais "bola no chão", toque de bola, Loco pode passar a ser um peso morto e até prejudicar o esquema. O problema é que ele as vezes surpreende...cada vez menos, mas...é uma grande dúvida. Por que não ficar no banco?
    Qto ao Guarani, é bom lembrar que foi quarto do paulsta, na frente do lá eles chamam Guarani da capital(o Palmeiras)...mas só pode nos eliminar se fizer 2 gols...e eles tem que vir pro jogo...se fizermos 1, eles terao que fazer 3. Nao vi futebol no Guarani para esta 4a colocação no paulista, mas é bom jogar atento o tempo todo, principalmente a defesa.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Diogo... Eu acho sim Loco um jogador decisivo mas concordo em tudo quando se vê que haverá uma dificuldade muito grande para que ele se enquadre neste novo esquema de jogo que vem vindo.

      E veja quantos jogadores estão aptos a jogar assim (toque de bola). Mago, os Felipes, Renato, Caio (se abrir os olhos), Jobson, até o próprio Márcio Azevedo, enfim, muita gente.

      Loco pode sobrar sim.

      Esperemos para ver como Oswaldo resolverá esta situação.

      Paret.

      Excluir
    2. Diogo,

      Realmente o Guarani não tem futebol para isso tudo, o que eles tem é um time arrumadinho. A mesma coisa que o Bangu, e foi o que eu e mais alguns falamos após aquele nosso empate.

      Esses times arrumadinhos, com conjunto, padrão de jogo, etc. são complicados de se vencer. Mas no caso do Guarani, só em cima de nossos erros, eles podem contruir uma vantagem de 2 gols.

      Por isso considero que basta levar a sério e manter a concentração que a vaga será nossa. A última partida que sofremos 2 gols foi na vitória sobre o Americano por 4 a 2, em primeiro de março.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá pessoal,
    eu continuo achando o time limitado taticamente, o único jogador que se comporta assim é o Felipe Gabriel, mais por postura profissional que pela postura do técnico.
    O Botafogo passa por Guarani e Bangu por superioridade técnica e não por evolução tática, embora no Brasil a exceção do *Corinthians e Atlético MG(*joga no básico), o restante joga no talento de seus jogadores.

    O não entendo porque o Caio não é orientado a tocar a bola e buscar tabela ou se é por não obedece, não cabe mais um jogador de médio a bom nível técnico ter "síndrome de Garrincha" e querer resolver tudo sozinho, hoje o futebol é compacto e coletivo, não é mais aceito esse tipo de comportamento, há ser os fora de séries e com ressalvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia me esquecendo do *,
      * quer dizer que e um time que joga na defesa e joga no erro do adversário.

      Excluir
    2. Olá meus amigos.

      O problema do Caio é mesmo má formação, caro Orlando. Quando começou, estava nas mãos do Natalino e assim, não pôde desenvolver seu belo futebol no caminho certo, já que este atual enganador menguitista é um carreirista da pior qualidade. Não sabe trabalhar o futebol dos garotos mesmo. Ele se mete a driblar pois é capaz sim de sair detonando a marcação e chegar até à área mas esta é uma jogada que se faz uma ou duas vezes no jogo e esta é que seria a orientação que lhe deveria ser dada.

      Já quanto aos jogos, é preciso sim tomar cuidado e muuuito cuidado. Até com o Bangu. Se nosso time entrar no sábado com a torcida que levará contra os torcedores deles apenas no setor Sul e encarar o jogo a sério vence, mas se achar que do lado de lá tem um pequeno e que por isso mesmo pode jogar a hora que quiser, leva uma piaba e sai do campeonato. Olho vivo, galera.

      Paret.

      Excluir
    3. Falou tudo Paret,
      Natalino é esse o preço que temos pagar pelo título de 2010, bem que poderia aparecer um novo Telê no Botafogo e consertar vários "vícios" desse jogadores.
      Quanto aos jogos, o Guarani passamos se jogarmos com o minimo de vontade de vencer e o Bangu idem.

      Excluir
  11. Importantíssimo!!!

    http://www.botafogonews.com/torcida/botafoguenses-pelo-brasil/pontos-de-encontro-alvinegros-pelo-brasil/

    Alexandre, vocês não estavam preparando um bar-canil em Cuiabá?

    Quem tiver dicas, sugestões, informações, acho que é só enviar ao autor da postagem do BotafogoNews.

    Ah, e sempre pode ser útil em alguma viagem por aí...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE AOS BRAVOS ALVINEGROS

      Ainda estamos em um patamar inicial. Inclusive estamos criando conjuntamente com o 60º Canil, a torcida "Botachopp". Como é recente ainda não temos o "barril" o qual estaremos criando. Como temos uma diversidade de faixas etárias achamos melhor ampliar o leque, já que a torcida da Fúria Jovem, como o nome já diz, é mais para a rapazeada mais de tenra idade. Como temos também uma galera comn mais "experiência", sugerimos a incorporação da Botachopp. Eu, particularmente, achei bótimo... hehehe Com relação ao bar, ainda estamos viabilizando isso. Estamos em local provisório, mas se algum botafoguense realmente alvinegro e não simulacro (rsrsrs) vier por estas bandas, avise com antecedência que buscaremos o que for possível para recebê-lo ou recebê-la, da melhor forma possível. O contato inicial pode ser via BLOG. Quanto ao time, concordo que o pessimismo está exagerado, e que tem "espertalhões" se aproveitando disso para jogar uruca encima de nós e provocar a cizânea. Não acho lógico que a torcida "queime" o jogador logo no início do jogo. Vejam o caso Jubassauro. Um pouco mais de paciência e poderíamos ter um jogador mais produtivo ainda no ano passado. E ele quase foi dispensado/vendido/negociado. No entanto, não deixo a guarda baixar. Quero ver as contratações que estão por vir. Estou esperando até hoje a tal contratação de fechar aeroporto. Portanto, como já dizia a minha avó: "o seguro morreu de velho e o desconfiado ainda é vivo"... kkkkkkkk Não acho que o time é ruim, mas não deu a devida liga ainda. Pode ser que, com a chegada de mais algumas peças a coisa engrene. A nossa defesa não é confiável, o nosso meio de campo é de altos e baixos, apesar de termos jogadores muito bons. E nosso ataque está carecendo de um matador com a "faca nos dentes" (chega de porder tanto gol). Com relação a isso, o Loco parece que está "abrindo o bico". Já está pensando em "mudar de ares". A diretoria não quer, e nega qualquer possibilidade de saída, mas que as fofocas já estão circulando e dizem que ele e o "duble OO" não estão muito "próximos". Ele mesmo pediu a contratação de um jogador na mesma posição que ele. Mas, voltando ao assunto inicial eu parcitularmente não acho muito inteligente ficar xingando e vaiando jogadores no início da partida. Como já foi dito aqui, é um tiro no pé, pois só serve para beneficiar o adversário. Espera o fim do jogo, ou pelo menos a sua definição para tomar tal atitude. Tá perdendo de trocentos a zero, faltando 10 minutos, já pode socar a vaia no ouvido do mané. Agora, início de jogo, primeiro revés e já manda vaia, é jogar contra o patrimônio. É a minha singela opinião.

      Abraços alvinegros.

      Alexandre Rodrigues

      Excluir
    2. Fala Alexandre.

      Acho que agora, finalmente, está surgindo um fato que me faça conhecer esta bela região do país.. hehehehe.. .Estou de olho e qualquer novidade, providencio uma ida até aí para acompanhar um jogo do Fogão e passar no bar do povão-Fogão...

      Já sobre o time amigão, eu acho que um meia de qualidade e com culhões, um acerto na marcação vez que a defesa, apesar da fraqueza do F. Ferreira, não é definitivamente das piores (precisando apenas de uns 2 nomes a mais) e um acerto sobre o que se vai fazer no ataque caso Jobson não vingue, nos dá um time com qualidade igual ao dos melhores aí. A não ser que o Santos monte também uma defesa dos sonhos.

      Paret.

      Excluir
  12. Acho nossa torcida excessivamente desconfiada, vaiando até em jogo(cá entre nós) que boa parte da torcida queria mesmo era enfrentar o Bangu...haja paciência com essa parcela da torcida. Você lê o blog do Lance, e nota que alguns estão calmos. Mas a turma que diz"...logo logo vocês vão ver o que este time é...não vai ganhar nada...". Poxa...o cara pode até acertar esta "previsão", mas é opinião de masoquista, não de torcedor. No uol alguns também falam isso o tempo todo. Isso é perder por antecipação, será que não entendem? papel de torcedor é torcer. Depois, se as coisas não forem bem, vale xingar todo o mundo. Agora, não.

    Todos sabemos da limitação do time, mas, como foi muito bem proposto aqui no blog, a hora é de torcermos. Se vencermos o Bangu, decidiremos a Taça Rio, o que já é alguma coisa. Se passarmos pelo Guarani, estaremos entre os 16 da Copa do Brasil.

    Propor mudanças, alertar, pedir reforços, é até nossa obrigação. Mas, dizer, antecipadamente, que perderemos, é coisa de falso torcedor. Se o Botafogo perder algum destes jogos que vem por ai...nao teria nenhum prazer em dizer...eu nao disse!

    Mas, parece que só vitórias convicentes vai aplacar este masoquismo histérico de parte da torcida.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, caro Diogo.

      Excluir
    2. Assino embaixo!

      Assumo meu pé atrás, mas tem gente entrando com os dois pés no peito. Isto me aborrece e, entre vários outros, é um dos motivos que não tenho ido ao estádio. Iria ficar irritado com a torcida vaiando.

      Apontar pontos fracos e sugestões de melhoria e sugerir reforços faz parte de torcer. Mas vaiar sistematicamente a cada erro, vacilo ou pequeno problema? Isto é missão da torcida adversária!!!

      E sobre Bangu, vou ser sincero, não estou preocupado. E nem é porque acho o time deles fraco, mas sim porque considero que o jogo mais importante do ano, até o dia 22 de abril, será esta partida de amanhã. Eliminação na semifinal da Taça Rio para o Bangu é chato? Para o Guarani, em casa, na Copa do Brasil é 1000 vezes pior. Concentração total amanhã! E estou confiante, não em grande exibição e goleada, mas em jogar pra frente e conseguir 1 a 0 tranquilo, e classificação sem sustos.

      Abraços.

      Excluir
    3. Escrevi, mas resolvi fazer um adendo: os verdadeiros botafoguenses tem que tomar um certo cuidado com esses pessimistas, torcedores do fracasso, que aparecem nestes bloguinhos... nem todos são botafoguenses.

      Devo lembrar que um tempo atrás apareceu aqui um que se declarava botafoguenses, e parecia totalmente bipolar ou pessimista. Fui rude e agressivo, e o chamei até de travesti. No final, acabou se revelando um travesti mesmo, era uma ave de mau agouro, não um corvo, mas um urubu, travestido de cachorro.

      O final da história vocês não puderam acompanhar, pois os comentários dele iam direto para o local apropriado: a lata de lixo do BLOG.

      Então tem muita gente que usa esta tática para tumultuar o ambiente. Inclusive gente da imprensa. Infelizmente alguns botafoguenses desavisados compram estas ideias deles, as vezes até por interesses políticos. Vamos ficar atentos e rechaçar estas figuras todas.

      Abraços!

      Excluir
    4. Valeu Diogo, disse tudo, temos que ser mais otimista e acreditar mais, pois a nossa propria torcida se encarrega de desestabilizar o time e queimar jogadores.
      Como voce mesmo disse, temos nossas fraquezas, mais mesmo assim temos um time competitivo e capaz de jogar de igual para igual com qualquer time.

      Saudações alvinegras!

      Excluir
  13. Bom dia!

    Muito bom Carlos Henrique, é por essas e outras que praticamente abandonei outros blogs, porque tinha a impressão que era só torcida contra.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia meus amigos.

    Se você estivesse no estádio como eu fui este ano Henrique, não ia ter local em que ficasse para não se aborrecer.
    Algumas pessoas parecem doentes, vociferando contra o jogador de quem não gostam à simples aparição do atleta em campo e o pior, vaiando sem nenhum critério.

    Lembro que em alguns destes jogos, Mattos estava pior do que o Márcio Azevedo nos piores dias do ano passado mas estes “entendedores” de futebol não percebiam. Assim, Mattos dava bolas e mais bolas de graça para adversários de time pequeno mas como depois cercava, passava despercebido pelas amebas da arquibancada e aí, tome vaia em quem não gostavam. Citei o caso da menina que xingava o “Cabelo” de “seu merda” e piolhento a cada vez em que alguém olhava para ele em campo para lhe passar a bola e aí (foi no jogo em que ele saiu da defesa, chegou à área e deu o passe para um dos gols) e ao ver o cara acertar, era incapaz de aplaudir ou parar de gritar. Estas pessoas, infelizmente, são cegas.

    E agora Henrique, falar em lata de lixo do blog, cadê hein? Será que está com meleca no lânus?.. hehehehehe. Mas amanhã é mesmo o primeiro de vários dias importantes para o time. Creio em jogo difícil e, passando, dois jogos tranqüilos na próxima fase para aí sim, virem 4 jogos (até à finalíssima) encardidos. Toda atenção e toda força.

    Este 2012 será alvinegro.

    Paret.
    _________________________________________________
    Meio de campo – o nome Seedorf volta a ser citado meio que nas entrelinhas. Não esqueçam que a única proposta (a primeira) recebida pelo craque milanês foi do Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paret,

      Acabou que não fui nos primeiros jogos por questões pessoais, depois adiei outros por questões familiares, e agora estou nessa, eu não vou, o time não perde, e já vejo pela TV irritado a torcida vaiando. Você sabe que até xingo, P da vida, quando alguém faz caca. Mas vaiar? E em começo de partida? Sem mais nem menos?

      Olha, eu não tenho esta memória futebolística de vocês, mas lembro de gritar "Fora Borer" no Maraca. Minha memória futebolística é péssima, não arrisco uma escalação que seja, de time nenhum, mas diria que isso ocorreu lá para 83/84, numa partida de estadual que perdemos de 4 a 0 para o Flu, que viria a ser campeão estadual. Posso estar confundindo tudo, e o Borer nem estava mais no clube nessa época, ou não estava no clube e estava no estádio... nem lembro.

      Mas vejam, 83/84 já eram 15 anos sem título, que só viria em 89, mas a torcida comparecia, e protestava, mas não contra o clube ou os jogadores, mas sim contra dirigentes específicos.

      Não sei o que há hoje. Em 99, lembro dos segundos de silêncio de velório que se seguiram ao apito final, na partida contra o Juventude pela Copa do Brasil. E em seguida as palmas, meio tímidas e melancólicas, mas justas, honestas e sinceras, pelo esforço do time que lutou os 90 minutos pelo gol. Não vi vaias, xingamentos, nada, nem nos 90 minutos de jogo, nem no intervalo, nem ao fim da partida.

      Lembro em 95, da torcida do Santos tentando cantar vitória ao final do jogo no Maraca (que vencemos), e nossa torcida vaiar (eu inclusive) para abafar os gritos deles. E a imprensa instigar nossos jogadores, se não me engano o Gonçalves, que achou que a vaia era para nosso time. Para quem teve dúvidas, após as vaias de abafa, os gritos de BO-TA-FO-GO ecoaram firmes no Maraca.

      Não sei o que está havendo atualmente. Acho que temos que mudar a postura da torcida.

      Fui muito prolixo desta vez. Hehehe.

      Abraços.

      Excluir
  15. Minha gente(por Luiz Mendes),
    muitos desses "torcedores do juízo final" são influenciados por comentaristas e palpiteiros de programa de tv , ficam repetido o que os caras falam e na maioria das vezes falam mal de um em detrimento ao clube da emissora.
    Hoje graças a internet as redes sociais esses paradigmas estão sendo destruídos, existe blogs esclarecedores e opiniões de qualidade, eu gosto desse BOTAFOGO ETERNO, o qual encontrei pessoas que expressão suas opiniões de forma verdadeira sem querer agradar esse ou aquele, mas sempre visando o melhor pro Botafogo.
    Existem blog legais MUNDO BOTAFOGO, RÁDIO BOTAFOGO entre outros até o NINGUÉM CALA tem muito de positivo também.
    Em breve a verdade ira prevalecer e os "reclamões" serão poucos ou nenhum.

    ResponderExcluir
  16. O Guarani não contará com o meia Fumagali(bom jogador), alem do volante Wellington Monteiro. De certa forma, o meio do Guarani fica menos forte. Cabe ao Oswaldo "estudar" sobre a qualidade dos substitutos. Acho que se o Bota jogar sério, como disse o Carlos Henrique, passa pelo Guarani. Após o jogo, amanhã, retorno aqui para comentar, se Deus quiser a vitoria do Fogao.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Temos que sair amanhã com Mago e Jobson jogando, quem sai não sei, craque tem que ser prestigiado preferencialmente, com os dois as possibilidade do time acertar são infinitamente maiores, no Santos Ganso tratou de uma contusão gravissima e assim que recuperou , passou a jogar mesmo estando fora de forma fisica, deu certo lá porque o técnico acreditou na qualidade do jogador, Mago e Jobson tem qualidades especiais e o técnico tem que acreditar, jogadores burocratas ultimamente não estão fazendo nem para o feijão que comem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braso,

      Discordar de comentário seu é sempre complicado. Eu teria medo de escalar os dois assim de saída, vindo de contusão. Mas acho que eu seria um técnico medroso, só daria certo em time pequeno. Se os médicos e fisiologistas apontarem que os dois aguentam os 90 minutos, acho que você está certo. Mesmo que no meio da partida cansem e sejam substituídos.

      Só seria de altíssimo risco entrar já sabendo de cara que tem trocar os dois no intervalo. Aí é caso para pensar e guardar pelo menos um pro segundo tempo.

      Vamos ver o que fazem, li que Elkeson já não treinou por conta de gripe. Quem sabe uma das vagas no banco não é dele...

      Abraços.

      Excluir
  18. Paret

    Seedorf ?? Alguém tá de brincadeira ?

    Loco Abreu 35 anos
    Renato 33 anos
    Seedorf - 37 anos

    Sim, que timaço ! Pra jogar com o asilo da Vila São João !!


    Enquanto isso, Anderson Barros e André Silva continuam sendo um zero a esquerda e o presidentista aumenta o rombo do Botafogo em R$ 41 milhões sem conquistar absolutamente nada e sem contratar ninguém !

    Fora Loco Abreu
    Fora Assunção
    Fora Anderson framenguista barros
    Fora André pateta Silva !
    Fora Falho Ferreira

    QUERO TIME !

    Onde estão os laterais que Oswaldo já cansou de pedir ??

    Presidente safado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Quarentinha e demais amigos.

      Eu não sei se o papo sobre Seedorf é certo não Quarentinha, mas claro que nenhum time no mundo (a não ser pequenos querendo holofotes) entra em campo com mais de 2 jogadores com idade avançada e em posições que não sejam de zagueiro.

      De toda sorte, vindo Seedorf e dando certo, teríamos o nosso Deco e nossa meia teria cérebro. Não dando certo, seria um Fellype Gabriel, possivelmente no futuro, em idade de atleta mas sem força para segurar o brasileirão.

      Futebol não é exato meu amigo. Eu apostaria no holandês.

      Paret.

      Excluir
  19. Quem será o visitante 77777 ?
    Será a Magia do 7 !

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança!

      É hoje! Este comentário meu foi a visita 77721. No ritmo do BLOG, acontece ainda de tarde.

      Abraços!

      Excluir
    2. Grande Merlin.

      A humildade é sempre bem vinda e neste momento, ela nos leva a confessar que iria escapar este detalhe a quem cuida do dia a dia do blog.

      Ótima lembrança meu caro amigo. Se ocorrer alguma idéia que seja boa para visualização, insiro um detalhe na tela para marcar o momento.

      Paret.
      _____________________________________________________

      P.S. E sobre a expressão "Magia do 7", além desta sua citação, já li em outros lugares mas ainda não vi nada que faça a ligação da mesma com uma idéia antiga que tenho desde os anos 90. Sei que agora irão perguntar mas ainda prefiro guardar esta idéia, vez que no momento oportuno ela será lançada mas aí sim, com o devido Copyright.. hehehehe.

      Excluir
  20. Início do Fogão no brasileiro deste ano.

    São Paulo aqui
    Coritiba fora
    Cruzeiro aqui.

    Já se vê o mesmo desenho dos outros anos, ou seja, pega logo os times fortes de cara.

    É só fazer o trabalho em campo com inteligência que chega ao mesmo resultado do ano passado, antes do Harry Potter inventar mal.

    Paret.

    ResponderExcluir
  21. Duas notícias.

    - Do Lancenet - "torcida tem chance de brilhar contra o Guarani".... Numa espécie de convocação, rememorando a baixa média de público do nosso time neste início de temporada, o site fala em comparecimento e apoio ao time.

    - O gol 1.000 do Tulio - O atacante, segundo ainda o mesmo site, quer comemorar o feito, segundo suas projeções, na sulamericana e da forma como sabe marketear, já disse que gostaria de marcar contra um time argentino. Ora galera, todos os do contra estão tentando minar isto e não podemos dar mole. É festa, é visibildade e, acredito nisto, é demonstração do que podemos em matéria de construir nossa história. Pelé computou gol contra time do Exército, Romário, gols da época de fraldinhas, porquê então aceitarmos que malhem somente a marca do Tulio, já sabendo que tudo o quanto é marca do Botafogo, ou é ignorada para tentar se esquecer ou então é alvo de agressões e pouco caso?

    Vejam como exemplo este link aí ao lado dos 4x1 na seleção da Argentina completinha. Vocês já imaginaram se naquela época de ouro do futebol, fosse o time povudo aqui do Rio o time a ser batido e fossem eles o time a ter conseguido este feito? Com direito a um olé de 2 minutos resultando em gol (olé praticamente alvinegro com a camisa da seleção)?

    Então meus caros, se nós mesmos não enaltecermos nossa história, podem crer que a mídia, do jeito que é composta hoje, irá fazer de tudo para que viremos uma Lusa mesmo. Cabe a nós manter o Botafogo sempre no patamar de cima até que os grandes títulos também voltem.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Boa lembrança sobre a marca do Túlio. Vou preparar o texto sobre a validade da marca para refutar os comentários maledicentes que devem voltar a sair na mídia. Inclusive tem um raivosinho, que gosta de xingar leitores, que quis fazer um discurso com argumentos lógicos, conseguiu ser convincente para os leitores dele, mas a lógica dele é cheia de inconsistências.

      Assim que puder faço o levantamento completo, e já deixo preparado para a época. É possível que posso virar postagens, e creio que devemos divulgar para muito além da fronteira do BLOG.

      Abraços.

      Excluir
  22. Hoje não tem Ibama que de jeito, Fogão 3X0 !!!
    Lugar de índio é na campina....OPssss!!! Campinas!! rsrsrs

    Também tô no alerta 77777.

    ResponderExcluir
  23. Entrei no blog...li os comentários...e vi o tal
    777777

    Duvido que o Paret largue o osso de ter o imortal 7 alvinegro em seu nome...
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      Entrei agora e já cheguei como 77788. Devo entender que você foi o 77777 Diogo? Então parabéns pela marca mais que expressiva!

      Vai ter banner Paret? Hehehe. Ou qual vai ser a comemoração?

      Por sinal, naquela minha previsão eu havia apontado a marca de 80 mil para este fim de semana, aqui no Rio estendido pelo feriado de 23 de abril. Mas pelo visto fui otimista. Chegamos a 78 mil amanhã e 79 mil no fim de semana. Um erro de 4 ou 5 dias na minha previsão. Até que não está ruim.

      Vou catar o comentário onde fiz tais prognósticos e replicá-lo aqui.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá amigos, nas minhas pesquisas no histórico do BLOG resgatei dois comentários meus:

      Carlos HenriqueMar 6, 2012 05:25 AM

      Maravilha Paret,

      No último comentário da postagem anterior, Braso dizia que Jobson joga por Loco e Herrera juntos. Pois bem, todos estamos no mínimo "curiosos" com esta volta.

      Pois bem, digo que tenho a vontade de ver, só pra ver como funciona, e em algum momento, este time jogando com Elkeson, Maicosuel, Fellype Gabriel e Jobson, os 4 fazendo a frente do time.

      Abraços.

      Carlos HenriqueFeb 22, 2012 10:06 AM

      Olá Paret,

      Já cheguei aqui com 70.006, ou seja, nosso visitante 70mil veio e não comentou. Temos muitos leitores que só leem, não comentam...

      Sobre os números do BLOG, às vésperas dos 2 anos, no final de outubro passado, o BLOG chegou às 50 mil visitas. Agora, passados somente uns 4 meses, chegamos às 70 mil!!!

      Estamos em outro ritmo.

      Pois bem, analisei as estatísticas e o calendário esportivo, e depois destes 70 mil na quarta-feira de cinzas, dentro das minhas previsões, ou seja, no carnaval, vou dar meus palpites sobre os próximos degraus. Quem quiser pode anotar e ver a margem de erro.

      - 80 mil não na semana santa, pois são somente 40 dias. Esta marca deve chegar no final de semana do feriado de Tiradentes, ou seja, próximo a 21 de abril;

      - 90 mil para o fim de semana de Corpus Christi, entre dias 7 e 10 de junho. Antes desta data, no fim de semana de 19/20 de maio inicia-se o campeonato brasileiro, e deverá ser um fator de aceleração do BLOG, como sempre.

      - 100 mil antes do final do primeiro turno do brasileirão. O turno só acaba no final de agosto, lá para o dia 26/08. Os 100 mil devem chegar próximo à final da Copa do Brasil, 25 de julho, independente da campanha do Botafogo. Ou seja, 100 mil entre a 12a e 13a rodadas do brasileirão. Se formos até a final da Copa do Brasil, a marca pode chegar junto ao primeiro jogo dela, ou seja, dia 11 de julho.

      Podem anotar. Hehehehe.

      Abraços.

      PS: Título carioca pode antecipar isto tudo em uma semana.
      -------------------

      Sobre o primeiro, estaria chegando o momento de vermos isso? Parece que Jobson ainda não vai jogar.

      Sobre o segundo, devo errar a primeira previsão por mil visitas, ou 4 ou 5 dias como falei.

      Mesmo com o erro, mantenho as demais previsões. Aposto em um cenário de melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  24. Fala galera.

    Dia cheio no trabalho. Não amigo Diogo, não pude desta vez “printar” a tela com a “Magia do 7” (by Merlin) para produzir uma imagem para o Blog e por isso, também informando para o Henrique, vamos ficar sem o Banner. Vai ficar para o 88888 (hehehehehe).

    Já quanto ao Túlio caro Henrique, no Wikipédia tem a relação de gols dele completa. Vamos aguardar o momento propício e deixar o texto preparado para o evento. Acho que Túlio e time irão embalar na hora certa... rsrsrsrs.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG