Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

21 de abr. de 2012

BOTAFOGO NA FINAL



BOTAFOGO 4 X 2 BANGU

Antes de falarmos do jogo, não deixem de ler no Humor da galera sobre o momento atual do futebol carioca.



Agora vamos para final.


Faltou luz, mas não faltou Fogo!

Amigos, vou ser breve, muito breve. Antes do jogo, postagem dupla combinada com Paret, e temos um pique de luz aqui em casa. Tudo rapidinho, TV ligada novamente, times entram em campo e lá se vai a luz de novo...

Tudo apagado, aproveito a bateria do laptop, o no-break com o modem e o roteador sem fio, e vou acompanhando a partida pelo tempo real do Globoesporte. Deu para perceber a pressão e o domínio, mas não dá para comentar, certo? Tempo técnico e lá se vai a bateria do laptop. Botafoguense que sou, não desisto nunca, e parto para o rádio do celular. Consigo ouvir a contusão do Renato e a entrada do Maicosuel, e também o gol do Loco Abreu. Desencantou.

Felizmente a luz volta e ainda é possível ver o replay do Andrezinho perdendo um gol numa tentativa de cobertura.

Então poderia falar sobre o segundo tempo, mas me limito a comentar a sensacional partida do Mago. A bola brilhante do terceiro gol do Loco, parecia voar, desviar, pairar, esperando a cabeçada. Fora isso, mais inúmeros lances brilhantes, premiados por um belo gol nos instantes derradeiros da partida.

Gol contra do Lucas? Falha de marcação e do Jefferson no segundo gol? Gols perdidos? Não é justo reclamar disso. Mas devemos manter os pés no chão, sempre acreditando que é possível ir mais longe. Agora resta uma partida para o título da Taça Rio. Três partidas para o título estadual. Oito partidas para o título da Copa do Brasil. Tudo pode acontecer, e com Mago jogando bem, Loco fazendo gols, Jobson perto de voltar, dá para acreditar. Porque não?

Sobre a partida, vou deixar para ler os comentários e análises sempre lúcidas e precisas do Paret.

Abraços!




Olá amigos alvinegros.

Nas notícias do ‘pré-jogo’, Almir, nosso antigo pé murcho e hoje grande craque deles, foi descartado devido a uma contusão. Lamentei muito pelo adversário mas já vivemos este tipo de problema num carioca mesmo, na decisão de 2009 e assim, o lema é ‘cada um com seus percalços’. E quando conferi a postagem do Henrique, à qual eu aguardava para inserir este texto, me deparo com a vela e aí, claro né, a gargalhada foi inevitável. Este Henrique não tem o perfil, mas é um gaiato daqueles.. rsrsrsrsrsrs.

O juiz da partida começou muito engraçado, dando um cartão amarelo para o Azevedo aos 5 minutos mas ignorando a questão do cartão para o jogador adversário numa fala sobre o Elkeson. O cartão acabou saindo na segundo falta em cima do nosso 9 e em várias outras ocasiões, pois os caras vieram para parar o jogo do jeito que desse.

Começamos bem o jogo, com várias estocadas no ataque principalmente pela direita (Márcio Azevedo andou esquecido no início) mas o último passe não funcionava. Ainda assim, numa bela jogada com a bola sendo ajeitada para Lucas na direita, Fellype Gabriel perdeu gol feito ao cabecear para fora. Isto aconteceu aos 16 minutos de partida. Eles descontaram, numa jogada inesperada, aos 19 minutos, quando Tiago Galhardo chutou por cima mas mesmo com o ataque do Botafogo não conseguindo chegar ao gol com precisão, era uma partida de ataque contra defesa.

Até os 33 minutos tivemos seguramente 2 pênaltis não marcados e nesta altura do jogo, Maicosuel substituiu Renato machucado. Preocupava pois o campo pesado devido à chuva poderia atrapalhar o nosso 7 mas ele se mostrou bem fisicamente e se movimentou com bastante desenvoltura em campo. Márcio Azevedo era quem, mesmo não jogando mal, não estava acertando hoje como de costume mas o tempo ia correndo e o jogo continuava de ataque contra defesa. Mas justiça é para ser feita meus amigos, e aos 39 minutos, Loco Abreu estava no lugar certo e livre, escorou para as redes, mostrando que a boa forma está voltando. Ele já fizera boas jogadas antes inclusive, distribuindo bolas com a inteligência que usa em campo e o gol foi um belo prêmio para o nosso 13. O Botafogo só terá a ganhar com isto.


A partir deste gol e pelo decorrer do segundo tempo, o time foi transformando a partida cada vez mais num jogo de um time só e isto era o que todos nós esperávamos pois, com todo o respeito, quem estava do outro lado era o Bangu. O time em campo, com exceção do último passe, ia tão bem que mesmo o ameba de amarelo tentando (2 pênaltis não marcados), não conseguia nos segurar. Loco marcou seu segundo gol naquela jogada característica de cabeça logo aos 2 minutos e Lucas ainda chegou a dar uma pixotada que vai custar caro em cobranças da furiosa dos comentários e das arquibancadas, mas apesar de este gol do nosso 2 dado de graça ter animado o adversário, retomamos o pé da partida e Loco continuou marcando. Mago, muito bem hoje apesar do mole no segundo gol deles, colocou na cabeça do artilheiro aos 14 que só teve o trabalho de escolher o canto. Terceiro gol e tranqüilidade em campo, apesar da pixotada dupla do Maicosuel e do Jefferson no segundo deles, aos 26 minutos. O time adversário só foi começar a incomodar a nossa defesa depois deste segundo gol, já com o jogo chegando aos 30 minutos, mas bastou o Botafogo se organizar para ganhar um pênalti. Lucas, que quando cansa em campo não consegue mais produzir, fez boa jogada e foi puxado na área. Mas Loco chutou o pênalti para fora, mostrando que a fase de tranqüilidade para ser o cobrador oficial do time não anda das melhores. Este pênalti perdido tirou a tranqüilidade do time que passou finalmente a ser atacado, não conseguindo as saídas de bola fáceis que usou durante todo o jogo até ali.

Loco saiu para dar lugar a Herrera, Elkeson deixou o campo para entrar o Caio e nos minutos finais, Maicosuel mostrou que pode ter começado seu caminho de volta aos bons tempos de 2009, com um golaço no melhor estilo do craque que é. A jogada foi toda do Márcio Azevedo que se conseguir se tranqüilizar no brasileirão, pode fazer o Botafogo ter pelo segundo ano consecutivo o melhor lateral esquerdo da competição.

Vamos para as finais do turno e para Salvador enfrentar o Vitória.

Imagens do jogo - Lancenet


- Não gosto de contrariar ninguém, nem em discussão no escritório e muito menos em encontros sociais, imaginem então aqui no blog. Mas não podemos de jeito nenhum achar que Loco Abreu é um jogador dispensável ou reserva. Ele é no máximo, jogador tático, aquele que pode sim ficar de fora como na última quarta, mas que tem muito ainda a dar ao Botafogo.

- E não é que o Banguzinho acaba sendo também um ótimo freguês? 1967, 2x0 Fogão com gol de Gérson. 2012. Hoje, apesar dos gols que lhes demos, um chocolate inesquecível.

- A proposta é barcelonizar o time mas repito, até o melhor do mundo (está com 2 derrotas seguidas) demorou muito para dar certo com este tipo de futebol. Com os jogadores que temos, precisamos atacar e definir as jogadas, pois querer ir tocando a bola nos deixa a perigo quando o adversário encaixa uma jogada que pega nossa zaga vendida.

- Dava pena da urubuzada (nome que eles mesmos dão a uma de suas torcidas) vestidos de Bangu e torcendo feito loucos no setor sul. Vão (os falsos torcedores) colecionar derrotas neste primeiro semestre... rsrsrsrsrs.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

18 de abr. de 2012

BOTAFOGO NAS OITAVAS DA CB





BOTAFOGO 0X0 GUARANI 

Copa do Brasil

Este jogo de hoje 'começou' logo nas primeiras horas da noite, com a notícia de que Loco havia sido barrado. Conheço muita gente apenas pelo nome, pela internet, que deve ter soltado fogos por conta. Fomos de Zen na direita, incrivelmente fraco mas ainda assim com mais presença do que Lucas. Herrera foi o nosso homem de ataque.

Foram 5 minutos de jogo em que o adversário praticamente só tocava na bola para rifá-la para a frente e assim, tivemos laterais e mais laterais, vários escanteios mas nenhuma bola que pudéssemos chamar de 'chutada ao gol'. O tal time fortão do Guarani que fez e aconteceu no paulista, na verdade é um rebotalho de um dos piores times do Vasco dos últimos tempos, com muita gente que jogou naquele time da segundona em 2009 e naquele início de cariocão em 2010, com várias derrotas seguidas para times pequenos.

Mas mesmo assim a opção hoje era pegar leve lá na frente, procurando jogar com o regulamento e marcando mais do que usando força no ataque. Com Herrera quase gol de centro avante é até aceitável que se vá com menos sede ao pote, mas o problema é nosso time ter hoje a vocação para atacar e num jogo, por conta do resultado, ter que ficar marcando e saindo nos contraataques.

Nota boa do jogo foi que o Botafogo só foi fazer sua primeira falta aos 32 minutos de partida, o que poupa muito um time de perder jogadores num campeonato mais longo e disputado como o brasileirão, mas o gol é preciso e nada de gol ou de chutes em cima do goleiro deles. Para corroborar isto, tivemos um falso domínio do jogo mas o primeiro chute a gol foi deles, com mais de 35 minutos de partida.

A única coisa que chamou a atenção nesta primeira etapa foi o gol perdido pelo 'Erreira' aos 44 minutos, um daqueles gols que até David.... (rsrsrsrs). Não amigos, talvez o David também tivesse perdido. Ambos são muito ruins naquilo a que se apresentam para fazer em campo. E como nota positiva, apesar de não se perceber pela TV as cornetadas mais diretas, ouvimos gritos de apoio aos atletas na saída do campo, o que mostra que a torcida pode estar mudando de atitude.

No segundo tempo, nosso time até partiu com mais ímpeto para o gol mas ainda assim o regulamento continuou sendo o nosso melhor jogador. Muitas bolas na área, o adversário tentando também chegar à frente do Jefferson mas nada de jogada mais aguda. Maicosuel, que entrou no lugar do Andrezinho aos 30 minutos, só foi criar aquelas jogadas de velocidade já próximo dos 40 minutos de jogo mas sem sucesso nas tentativas de gol. O garoto da base Gabriel substituiu Lucas Zen e Brinner entrou no lugar de Elkeson no final, vez que o treinador adversário colocou vários jogadores na frente para tentar o gol. Quase aos 46 minutos, aquele velho Mago (lembram-se?) entrou costurando pela frente da área e, derrubado, acabou cobrando a falta. Ali, talvez Andrezinho tivesse melhor aproveitamento na cobrança.

O ensaboado 7 ainda tentou o gol aos 47 mas o zagueiro desviou e estas estocadas, pelo menos, serviram para manter nosso time no ataque. Enquanto isso, na Bahia, um 2x2 ia jogando o Vitória para fora da competição, deixando o ABC de Natal no nosso caminho na próxima fase mas um pênalti para o time da casa, fez com que eles virassem para 3x2 um jogo que perdiam por 2x0. BotafogoXVitória é o nosso compromisso seguinte e seja aonde for o primeiro jogo, a obrigação é vencer em casa.

Agora vamos à opinião e aos números que o Henrique vai nos trazer.



Amigos,

Jogo assistido, vaga garantida, e da partida só destaco a dedicação tática perfeita de Fellype Gabriel, sem perder o espaço para jogar com categoria e ser ofensivo.

Dito isso, vamos a uma análise da evolução desta Copa do Brasil. Por enquanto, ainda nenhuma surpresa. Cruzeiro tomou um susto, sofreu o 1 a 0 que classificaria o Chapecoenses (interessante a evolução do futebol Catarinense, não?), mas acabou mostrando sua força, virando e goleando por 4 a 1. Agora enfrentará adversário complicado, o Atlético-PR que eliminou o outro catarinense Criciúma.

A outra oitava neste emparceiramento também está definida e será entre Palmeiras e Paraná, que eliminou o Ceará após dois empates. Creio em total vantagem do Palmeiras, que portanto enfrentaria nas quartas ou Furacão ou Raposa.

O outro emparceiramento das oitavas não está completo. Grêmio enfrenta Fortaleza, e a Portuguesa ainda aguarda a definição entre Bahia e Remo, que ocorre amanhã, sendo que o time  paraense venceu a primeira em casa por 2 a 1.

Na outra metade da tabela, onde nos encontramos, os emparceiramentos são: São Paulo contra Ponte Preta e Atlético MG contra Goiás; Coritiba contra Paysandu e Botafogo versus Vitória. O Vitória sofreu para eliminar o ABC, vencendo por 3 a 2 com um gol de pênalti no último minuto, após estar perdendo por 2 a 0 e o empate de 2 a 2 dar a vaga ao alvinegro potiguar.  

Ainda não vejo surpresas nessa Copa do Brasil. Botafogo e Grêmio possuem caminhos teoricamente simples nas oitavas e até nas quartas de finais. Cruzeiro terá já uma prova de fogo contra o Atlético-PR, em disputa que não possui favorito claro. 

São Paulo, apesar do clássico paulista contra a Macaca, é favorito. O Galo também é favorito contra os alviverdes goianos. Portanto, podemos esperar dois jogos dignos de finais ocorrendo já nas quartas: Palmeiras x Cruzeiro e São Paulo x Atlético-MG.

De qualquer forma não existe mais jogo fácil, se é que existira algum realmente fácil. E não há mais a possibilidade de se evitar o  jogo de volta. Por sinal, a ordem de jogo fora-jogo em casa é decidida por sorteio. Vamos ver o que nos reservará. Até porque os jogos contra o Vitória irão se intercalar com possíveis decisões de turno ou do estadual.   

Acho que estas quartas de finais já dão efetivamente uma cara de Copa do Brasil, fazendo as torcidas se empolgarem.

Vamos continuar torcendo. O caminho é longo. 

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

15 de abr. de 2012

BOTAFOGO x BOAVISTA
Jogo Treino?



Amigos,


Mais um empate, mais uma partida com altos e baixos, e continuamos invictos.


Podemos olhar pela ótica de última rodada da Taça Rio 2012, classificação para as semifinais, mas todas as condições do jogo me levam a tentar olhar como mais um jogo treino, e tentar remeter para a postagem do Paret de 15 de janeiro, onde relatava o jogo treino de início de temporada do Botafogo frente este mesmo Boavista.


Então não vou me preocupar com o que saltou aos olhos, e não é novidade, ou seja, mais um empate com time pequeno, e Loco Abreu perdendo outro pênalti. Meu primeiro foco é olhar a escalação:


Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Jadson, Renato, Felipe Menezes e Fellype Gabriel; Caio e Loco Abreu


Sem dúvida um time misto, utilizado para poupar titulares, recompor pela suspensão do Mattos, e evitar cartões e suspensão dos pendurados Márcio Azevedo, Antônio Carlos e Herrera. E também uma oportunidade para observar os novatos, a garotada que chega, e que mais cedo ou mais tarde será necessária. No desempenho geral é claro que o entrosamento pesou muito. Para muitos, o fato de jogar 90 minutos também pesou.


OO aprovou a atuação da garotada

Avaliando jogador por jogador, o que podemos notar?


Jefferson, seguro como sempre, sem culpa no gol adversário. Fez ótima saída em jogada de Somália, se não brilhou como o goleiro de seleção que é, teve um excelente desempenho no geral.


Lucas, teve atuação melhor do que algumas anteriores, mas sem a mesma precisão e velocidade para chegar à linha de fundo, e às vezes dando muito espaço para o avanço adversário.


Brinner, apesar da falha geral na zaga no gol do Boavista, teve uma atuação segura, mostrando que merece mais oportunidades. Só uma sequência de jogos, ou partidas com muito mais pegada, como clássicos, é que poderão dizer até aonde ele pode chegar. Para primeiros 90 minutos se saiu muito bem.


Fábio Ferreira esteve seguro. Na ausência do Antônio Carlos tentou fazer as vezes de xerife da zaga, e apesar da reclamação geral da galera, e do apagão da defesa no gol sofrido, não teve uma atuação ruim.


Renan Lemos começou bem a partida, fez alguns bons apoios e triangulações com Fellype Gabriel. Também merece ser mais testado. No segundo tempo passou a impressão de ter sentido o cansaço e a falta de ritmo, e caiu bastante de desempenho, mas no geral mostrou tranquilidade e bom posicionamento, pelo menos até cansar.


Jadson foi uma grata surpresa, se movimentou bem, fez a função de volante marcando firme, mas mostrou também toque de bola. Também merece ser observado com mais calma.


Renato, hors concours, preciso, discreto, para este tipo de jogo sabe fazer totalmente o papel.


Felipe Menezes, infelizmente, fez mais um partida ruim. Participou pouco, foi lento, e desperdiçou uma ótima oportunidade de ter um relevância maior neste elenco. Até onde sei, seu contrato de empréstimo vai até o meio do ano. Osvaldo de Oliveira declarou que o deseja no elenco até o fim do ano, mas jogando assim, e dependendo do que os portugueses peçam, acho que será difícil permanecer.


Fellype Gabriel fez uma partida discreta, com bastante disciplina tática, comprovando que será peça chave no elenco do OO.


Caio mostrou as deficiências de sempre, segurando demais a bola, caindo muito, e teria saído com mais uma partida apagada não fossem as 3 cabeçadas, sendo uma delas a do gol.


Loco ficou sumido nos 90 minutos, com raros toques de bola bem feitos, e a já tradicional perda de pênalti.


No decorrer da partida tivemos a oportunidade de ver o retorno do Maicosuel, entrando no intervalo no lugar do Fellype. A substituição mostrou o espírito do OO, com outras opções para sacar do time, retirou Fellype Gabriel com a única justificativa de poupá-lo. Mago fez boa partida, mostrando que ainda podemos esperar grandes atuações dele.


Mais a frente Caio saiu para a entrada de Willian, que foi mais efetivo hoje, sem brilhar, mas também sem aquele nervosismo exagerado das outras oportunidades.


Mais no final Felipe Menezes foi sacado para a entrada de Gabriel, mas a partida já havia caído muito de qualidade, ambos os times cansados, satisfeitos com o resultado, e o Botafogo mais desentrosado ainda. Não consegui nem perceber a função tática do Gabriel, ou o esquema do Botafogo, pois até onde sei tínhamos 3 volantes em campo: Renato, Gabriel e Jadson.







Então continuamos no compasso de espera. Agora é preparar as coisas para quarta-feira, jogo decisivo contra o Guarani. Não teremos Lucas, e fiquei surpreso de não ter sido testado alguém para fazer a função da ala direita hoje.


Vamos continuar a torcer!

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG