Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

23 de jul. de 2011

BOTAFOGO PERDE DE NOVO


O time começou a partida de hoje insinuando algumas jogadas de ataque, ainda sem a desejada força de área, mas chegando. Se o ‘cabelo’ soubesse trabalhar melhor a jogada, na penetração que fez aos 12 minutos, já poderíamos ter saído com 1x0 mas ele resolveu chutar e o zagueiro adversário escorou para escanteio.

Nada foi feito porém de objetivo e naquelas jogadas atrapalhadas dos nossos homens de criação, sem objetividade e sem que conseguíssemos apresentar nosso ataque ao goleiro adversário, o time deles ia, de vez em quando, tocando a bola até à nossa área. Já pelos 20 minutos de jogo, eles desciam meio que sem muita força também para atacar mas com uma boa velocidade e estas investidas poderiam levar perigo ao nosso gol. Leo, aquele que veio do Santa Cruz, não era nada demais em relação ao que jogou naquela Copa do Brasil mas ajudava bem no toque de bola da nossa meia, só que Mago e Elkson continuavam tímidos, como que ainda mostrando reflexos do último jogo.

Nossa defesa, que se não é nenhum arroubo de genialidade pelo menos não comprometia em jogos mais tranqüilos como este de hoje, batia cabeça e dava sustos que não deveríamos tomar, repito, contra adversário tão inoperante. Ali pelos 28m de partida, a má qualidade do jogo já era visível, erros seguidos de passe de parte a parte, falta de objetividade e com isto, nada de bolas para os goleiros. E eles ainda tinham Madson, o pândego (lembram-se dele, naquele Fogão 1x0 no Santos lá na Vila, golaço do Loco?). O primeiro bom chute a gol foi deles, e isto já aos 34 minutos da primeira etapa, ou seja, muito pouco para um jogo da primeira divisão.

No calor daquele BotafogoXCorinthians da última quarta, discutimos e discutimos e o mais importante não foi dito: Harry Potter, idiotamente, quer que o Botafogo jogue à la equipe européia, muito toque na bola e manutenção de maior posse da mesma no jogo mas com alguns dos sofríveis jogadores que temos, isto acaba se mostrando infrutífero e até nocivo para o time. E assim, sendo atacado por um adversário rápido e sem conseguir se organizar na frente, tomamos o primeiro gol de um time que até hoje, marcara apenas 2 vezes, se não me falha a memória. Pagaríamos o mico de lhes dar seu terceiro ponto, já nesta altura do campeonato? Pois é caríssimos alvinegros, eles fizeram seu histórico gol. Jogada de área e nossos zagueiros não conseguiram evitar que o uruguaio deles chutasse para as redes do Jefferson.

Aos 42 minutos, numa jogada nossa de ataque, a sinuosíssima Avenida Cabeçandro ainda deu um contraataque para o adversário que poderia ter se transformado naquele castigo extremo, ou seja, sair no 2x0 para um time tão fraco como este do Paraná. Por sorte eles não aproveitaram e para mais sorte nossa ainda, o Garcia meteu a bola do segundo gol no travessão. Uuuuufffaaaa!!!. Meus caros amigos, Kleberson é um dos jogadores mais mortinhos que já vi atuar, só joga bem se a situação em campo for totalmente favorável e o que fizemos nesta primeira etapa, foi trazer este amarelão para o jogo, deixando-o armar o jogo ao seu bel prazer. Mas, ainda bem para nós que a primeira etapa acabou e o nosso time pôde pelo menos esfriar a cabeça.

Começamos o segundo tempo tentando atacar mas a desorganização era visível. Somália entrou no lugar do Leo que acabou sumindo no primeiro tempo e Alexandre Oliveira se apresentava na frente tentando fazer o primeiro gol. O Botafogo começou efetivamente a atacar e levar perigo à área adversária e parecia que o gol era mesmo questão de tempo. Cabeçada do Alexandre Oliveira no travessão e chute perigoso do Cabeçandro aos 20 minutos e a bola era insistente em não entrar. Neste mesmo período, ‘Cabelo’ (Márcio Azevedo) saiu para dar lugar ao Felipe Menezes, que foi ajudar no ataque pela direita, vez que Somália ocupou o setor esquerdo do campo. O time continuou atacando e posso dizer sem medo de errar que já jogávamos muito melhor que o adversário aos 25 do segundo tempo, retomando a posse de bola e chegando para chutar. Mas ocorreu mais uma daquelas avenidas inacreditáveis que temos “construído” nas laterais do campo e tomamos de novo gol bobo, em momento em que estávamos para fazer o nosso.

O time então se perdeu de vez e já no fim, Caio Junior tirou Alexandre Oliveira para colocar Alex. O garoto fez um belo gol mas a esta altura, algumas pessoas opinavam pela internet que este treinador só terá mais dois jogos com o Loco para testar seu prazo de validade. Na quarta-feira, teremos o uruguaio e o Herrera de volta mas vamos sem o Mattos, expulso por falta de tranqüilidade, e sem o Antonio Carlos que levou o terceiro cartão amarelo. Vamos ver até quando o Harry Potter agüenta.
_________________________________________________________

- Sei que alguns amigos vão dizer que mais uma vez, a má sorte nos perseguiu pois o time jogou bem e assim jogava quando tomou o primeiro gol mas meus amigos, para quem tem as pretensões que tem o nosso alvinegro, jogar bem contra este adversário de hoje ERA OBRIGAÇÃO.

- Já são duas derrotas seguidas e 4 partidas sem vencer. O jogo de quarta ficou com cara de filme de terror e o seguinte, contra o Cruzeiro em Minas, se apresenta como tarefa para entrar em campo com o Rambo e o Superman.

- Não adianta reclamar e agora, é saber se o Caio Junior vai pedir o seu boné. Cuca pode vir aí e que Deus nos ajude. Hoje, este adversário fez contra nós a mesma quantidade de gols que havia feito até agora. Vamos levantar mais um defunto em brasileiros, e isto já ocorre por uns 4 anos seguidos. Lembro deste mesmo Atlético, do Grêmio ano passado e teve mais sim. Acorda, Botafogo!!!

- Jefferson meus amigos, é um bom goleiro de clube, mas precisa fazer mais que jogar apenas embaixo da trave. Rebatendo bolas ou saindo do gol, é tão fraco quanto os goleiros comuns que temos por aí. Podem debater isto mas a partir de agora, prestem atenção quando ele recebe bola recuada para jogá-la para a frente.

- Mais um mico para a coleção alvinegra na era pós Bebeto: o Brisinha (by Henrique) consegue sua incrível primeira vitória justamente contra nós.

20 de jul. de 2011

BOTAFOGO PERDE EM CASA


Botafogo perde para o Corinthians por 2x0 em São Januário.

1 – Nosso time dominou mas não atacou.

2 – Faltou tática.. os melhores jogadores sumiram em campo.

3 – O 2x0 foi um castigo, mesmo jogando tão mal.
_________________________________________________________

Jogo complicado, líder do campeonato que, conforme eu disse em comentário na postagem anterior, ainda não enfrentou situação complicada de verdade, e o Botafogo mandou no jogo como quis na primeira etapa. Uma grande pena a falta de objetividade para atacar, vez que Caio agora nos parece de vez um jogador de frente, mas para fazer a bola chegar aos homens de área e Elkson, incrivelmente, não aparecia como em outras partidas, talvez sucumbindo à marcação adversária.

De qualquer forma, o joguinho do time do Tite era aquele de se esconder para cansar o adversário e então começar a atacar. Já corriam os 30 minutos e o Botafogo tinha, tanto um grande domínio do jogo quanto, em outra ponta, uma falta de apetite para colocar bolas em cima do goleiro deles que só se explica mesmo pela falta que temos do tal homem de área. Bom, o que se via então era o pessoal da emissora líder tentando mostrar um Corinthians super líder e escondendo o domínio quase total das ações que fazia o Botafogo, mas nosso time contribuía com a incrível apatia na área adversária.

Renato parecia ter dado um bom sentido de organização à nossa meia e com isso o time ganhou na saída de bola, mas vejam que se Elkson não era o mesmo de outros jogos, o Mago também não conseguia dizer ao que veio e com isto, ficamos sem dois jogadores importantíssimos para levar perigo ao gol deles. A má vontade do cara do apito com as faltas contra o Botafogo eram aquelas de sempre. Ô situação crítica hein? E foi cozinhando o jogo desta forma que o adversário chegou ao seu incrível gol, sem preparar nada para chegar à nossa área mas infelizmente, chegando e marcando como sempre fazem Bangus, Friburguenses e Americanos por aqui para surpreender os grandes. E assim se foi o primeiro tempo, incrível, mostrando que contra um time mais forte, dominar sem atacar é pedir para perder o jogo. E a mídia? Bom, segundo ela, o retranqueiro time paulista é uma equipe madura, que não se abala em ser atacada e mesmo no contraataque (sic) acaba resolvendo seus jogos. Mas não era o Botafogo do Joel Santana o time que jogava como pequeno e isto atuando bem menos retrancado do que este aí? Vá entender.

Segundo tempo e já estávamos passando dos 10 minutos sem que nosso time se apresentasse para assustar o goleiro deles, agora com o time adversário finalmente atacando e saindo daquele jogo de time pequeno, de esperar para atacar na boa. Aos 13, Caio pediu para sair e Alexandre Oliveira fez sua estréia e logo depois, Zen também pede para ser substituído sentindo dores (as mesmas que tiraram o Caio do campo) e quem entrou foi o Márcio Azevedo mas isto já quase aos 20 minutos e sabem o que nosso time fez para um time que jogava em casa? Absolutamente nada. Vivíamos até esta parte do jogo daquela bola na trave do Herrera no primeiro tempo.

Caio Junior está parecendo técnico que abre mão de jogadas ensaiadas e elas, hoje, nos fizeram muita falta. Só substituiu por terem os que estavam em campo se machucado e com o jogo já indo para os 30 minutos, ainda tendo uma substituição, nosso time já sem mais saber o que fazer em campo e nada do Harry Potter tentar mudar o jogo com um atleta novo. E assim, nervoso por não conseguir armar jogadas e já chegando a hora de tirar o Renato do campo o homem acabou tirando, aos 30 minutos, o nosso Mago, que com todo o respeito ao seu belo futebol só fez perder bolas para a defesa adversária. Saiu vaiado.

Galhardo entrou e já comecei a ter receio de que, sem ver o garoto Alex em campo, jamais chegaríamos ao gol. E a maré continuava braba, pois até em momento em que a defesa deles entregou uma bola para o nosso ataque, nada conseguimos fazer, isto já aos 31 minutos. Herrera deu passe errado e um possível gol se transformou em mais uma jogada bisonha. Metemos outra bola na trave mas desta vez já não valia mais nada, pois Fábio Ferreira estava impedido. E com toda a sinceridade meus amigos do blog, nada jogamos mas contra um time retrancado como este, se tomássemos aquele gol do Emerson, seria castigo demais.


41 minutos, o goleiro deles quebra o dedo, tem que ficar em campo por não poderem mais substituir e nada de insistirmos em cruzar bolas na área. Incrível mesmo. Ah! Cruzávamos sim mas só na cabeça dos defensores deles. Ainda tomamos o segundo gol e na mesma jogadinha de time pequeno, só saindo na boa, o que acabou dando números enganosos à partida, ou seja, o castigo que não chegou no gol perdido pelo Emerson acabou nos matando nos minutos finais. Jogamos mal sim, mas o que fez este adversário grande com jogo de Cabofriense para nos impingir um placar destes no Rio?

Márcio Azevedo? Alexandre Oliveira? Tiago Galhardo? Não vi mesmo. Se alguém souber se estão gordos ou magros, me avisem por favor. O jogo lá contra o Furacão, antes quase uma baba, agora vai ficar complicado.

17 de jul. de 2011

BOTAFOGO TEM QUE VENCER


Olá meus amigos alvinegros. Alguns assuntos relevantes neste intervalo de jogos do Botafogo.

1 – Nosso Glorioso: bater o líder é a meta.

1 – O Brasil que se cuide pois o Uruguai vem com tudo.

2 – Aha! Uhu!.. A mais linda Arena deste lado do mundo é noooossaaaaa! Rsrsrs
_________________________________________________________

Nossa partida adiada contra o Corinthians meus amigos, de ruim que teve com o mole dado ao adversário que viria de jogo na quinta-feira, podemos agora dizer que foi bom para nós também vez que podemos entrosar mais os novos contratados. Renato já poderá entrar com mais preparo físico e pelo que li, parece que outros dois também poderão jogar. Desta opinião sobre Renato compartilha o blog Ninguém Cala, publicado no Lancenet, e o qual só li após opinar aqui. Quanto ao Loco, conforme se vê abaixo na classificação uruguaia, vai mesmo até à final da competição na Argentina e ficaremos sem nosso atacante por um bom tempo.


De qualquer maneira, ainda estamos em 6º mesmo sem jogar e uma vitória na quarta-feira poderá nos levar de volta ao G4 com boas possibilidades de G3. Não podemos dar mole neste jogo e só os 3 pontos interessam, portanto, que o time jogue com a mesma vontade que atuou naquele jogo contra o Santos, partida em que eles foram com seus bons reservas mas nós jogamos sem meio time titular, pois se a vontade for a mesma demonstrada na última partida aqui, contra os goianos, teremos que patinar muito para voltar ao grupo de cima da tabela.
_________________________________________________________


De bom desta tal Copa América jogada nos “São Januários argentinos”, só mesmo, pelo que diz a imprensa, a partida entre Argentina e Uruguai disputada no sábado. Foi um bom jogo, o melhor até agora e digo isto confiando em reportagens lidas, vez que nem me dei ao trabalho de procurar um canal de transmissão para conferir.

Mas Messi meus caríssimos, repito, mesmo sem assistir ao jogo, não se iludam. Lembrem-se de Platini, do búlgaro Stoichkov, do Romeno Haggi e tantos outros. Aliás, lembrem-se de um craque mais recente, Conca. São jogadoraços, jogam no limite do sublime nos clubes, mas isto por terem tempo nas suas equipes para encaixarem seu magnífico futebol. Conca saiu do Vasco como craque mas como jogador que nada fez para tirar o time da fila em que se encontrava, e mesmo no Flu, se escondeu seguidas vezes em jogos decisivos. Sou capaz de afirmar que no último jogo do brasileirão de 2010, seu futebol não foi o das partidas brilhantes que fazia em jogos intermediários. Estes atletas não têm o tempo que precisam para preparar a cabeça em competições de tiro curto e aí, saem do panteão aonde se encontram Romários, Pelés, Garrinchas e outros gênios da bola.

Uma pena ter saído vencedor o Uruguai. Ficamos sem o Loco por mais um longo tempo. E sobre a nossa seleção já não posso dizer se acredito ou não. Se começar a implementar o jogo com vocação para o ataque que tem mostrado, deixa a defesa se virar e vai fazendo gols. O time do Uruguai só ganha no conjunto, vez que chegou bem no mundial passado e é muito forte para ser batido por times que não se prepararam bem. Deve mesmo levar a competição para Montevidéu, mas vamos ver se Neymar, Pato e cia conseguem se acertar neste mata-mata.
_________________________________________________________


A nossa Arena, linda de morrer, mostrou a capacidade única deste lado do Continente para abrigar eventos de porte do que está ali sendo realizado. Nem a mdiazinha bairrista foi capaz de tirar uma letra do que afirmo aqui, mostrando que um primeiro grande teste para a realização da Olimpíada de 2016 já foi feito, e a Arena brilhou com louvor. Coisa linda a festa de abertura. Independentemente da coreografia das apresentações (que também parecem ter saído a contento), a fotogenia do estádio é simplesmente mágica, suas condições para a realização das competições estão sendo mantidas pelo Botafogo de forma magistral, como se vê pelo tratamento dado pelo clube à pista de atletismo, considerada entre as mais modernas do mundo, e que vive protegida em jogos de futebol para que esteja sempre em ordem.


Grandiosidade olímpica para falar da festa e união dos povos vista em imagens era o que mais se percebia nos Jogos Mundiais Militares. As fotos noturnas da Arena totalmente iluminada deram o tom da beleza e serviram para mostrar como a organização caprichou. Não tenham dúvidas de que se o Botafogo souber canalizar a importância que o estádio terá doavante e fizer a sua parte, irá a reboque de tudo de bom que o esporte no país possa ter em matéria de crescimento técnico e resultados. Vejam na próxima imagem, o gramado coberto por uma grande lona que se transformou em telão, mostrando cada região do mundo do país que desfilava. Realmente magnífico.

Achei o convite ao Pelé meio cansativo, repetitivo. Ficou a impressão de que, já se tratando de mais um daqueles eventos em que de olímpico não se vê mais nada, com atletas cada vez mais profissionais entrando nas competições, seria mais justo trazer a Maurren Maggi ou a Fabiana Murer para participar desta parte da cerimônia. De qualquer forma, o acendimento da Pira foi um show à parte. Criativo e inédito. Confiram no vídeo ao final da postagem.


Por isso é que não canso de repetir aqui quando falo da atuação do Botafogo para não fazer feio em relação à concessão: o estádio está sendo pago sem sustos, estes eventos nos trazem dinheiro vez que abrimos mão da utilização em prol das competições e a estrela alvinegra continua brilhando no entorno da instalação e naquela posição estratégica atrás dos gols mas o que mais dá orgulho é saber que em 2014, ingresso comprado para o setor oeste inferior, final de atletismo, Usain Bolt bem ali. Uma foto com a estrela ao fundo irá pegar bem, não acham?.. hehehe.

Imagens do Lancenet.


_________________________________________________________

- Que ninguém se iluda com a Argentina. É um timaço e se conseguirem fazer Messi jogar medianamente e colocarem ali um treinador capaz, poderá sair do jejum de títulos justamente aqui no Maraca em 2014. Que Deus não me ouça.

- Preparei o texto antes mas os pernas de pau da seleção deram mole e não ganharam no tempo normal. Não teriam mesmo competência para trazerem nos pênaltis. Bom, pois teremos o Jefferson de volta.

- Venezuela elimina o Chile e a Copinha sem graça que já andava com cara de torneio para encher linguiça na TV, ganha ares de programa do Chaves. O Uruguai, jogando com seriedade, vai ter seu retorno ao pódio de uma forma muito tranquila. Este Paraguai de hoje certamente não será páreo para o time do Loco.

- De qualquer forma, fase aguda de um torneio continental, com a importância que sempre lhe conferem participantes do nível do Brasil e da Argentina, tendo como 3 dos 4 semifinalistas, Venezuela, Peru e Paraguai, é mesmo coisa para já se pensar em decadência.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG