Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

28 de mai. de 2014

BOTAFOGO VAI A SÃO PAULO


BOTAFOGO e PALMEIRAS
duelam em Pres. Prudente
__________________________
E, enfim, voltamos a vencer.
2x0

Até que enfim, gols que valeram vitória - Lancenet

Um Botafogo muito confuso surgiu hoje naquele gramado terrível, com a grama encharcada mas ainda assim, com plenas condições para se ver a bola rolar. Sem meio de campo e, consequentemente, sem uma bola trabalhada para o ataque, víamos se repetir o velho filme deste brasileirão e de parte do início do ano. O Botafogo jogou um primeiro tempo inteiramente no lixo, por fraqueza tática, ineficiência técnica de vários atletas e, ao meu ver, nenhuma orientação do banco.

O juiz Roberto Lopes, por sua vez, tratou logo de segurar o time com um cartão amarelo totalmente injustificado para o Bolatti aos 9 minutos de partida. Aos 15, quem levou cartão foi o Emerson mas, claro, o atleta com o qual ele se desentendeu nem sequer foi olhado pelo apitador. Se alguém ainda tinha dúvidas de que um jogo do Sheik apitado por este juiz acabaria bem para nós, o próprio ameba de azul tratou de deixar tudo claro, 'marcando' o terreno para o que pudesse fazer contra nós lá no final.

Mas a tristeza mesmo foi constatar que até os 21 minutos, quando um atacante deles encobriu Renan mas jogou a bola para fora, já poderíamos ter levado uns 2 gols no jogo, sem o menor exagero e o que é pior, sem qualquer condição de esboçar reação. Estávamos vendo um perigoso ocaso de um time que, ainda menos reforçado do que este, chegou a jogar muito bem em boa parte da Libertadores.

Mas aos 34 minutos, o nosso gol é que veio a surgir, através de uma boa jogada do Sheik mas, claro, anulada pelo ameba da bandeira por impedimento, com um adversário dando condição bem à sua frente. É meus amigos, os podres poderes querem porque querem um outro grande na segunda divisão em 2015. O nosso time já não joga nada e ainda colocam juízes especializados em nos prejudicar e desta forma, fica mesmo difícil sabermos aonde tudo isto vai parar. E a coisa continuou por aí. Não tomávamos o gol unicamente pela fraqueza do time deles mas, por outro lado, não nos aproveitávamos de boas jogadas como a do Sheik para nos tranquilizarmos em campo.

Aos 42 minutos, já podia ser decretada a falência múltipla de setores do time do Botafogo, tal a forma como “chamávamos” o fraquíssimo adversário para que inaugurasse o placar. Renan estava perdido, a zaga era uma piada, não tínhamos meio de campo (nem de criação e nem de marcação), os rebotes eram todos do adversário e nem precisa falar que a nossa saída de bola era uma piada. Ir para o intervalo no zero foi um prêmio para nós. Foi estarrecedora a atuação da nossa equipe nesta primeira etapa. Difícil mesmo pensar em algo pior.

No segundo tempo já tomamos um susto mal havia se completado um minuto de jogo, com uma bola passando com muito perigo próximo ao Renan, mas me pareceu ter o time voltado mais ligado, cercando melhor e consequentemente, dando menos espaços, mormente nas laterais. Aí amigos, entrava em campo o ameba do apito, fazendo de tudo para conseguir faltas para o adversário próximo à nossa área.

Mas aos 15 minutos, vejam que situação imponderável do futebol, saiu mesmo foi o nosso gol, numa bela virada do argentino Bolatti em jogada de bola sobrada da cobrança de um escanteio. A melhor disposição dos jogadores em campo então começou a surtir efeito, mesmo com o todo ainda jogando mal.

Mas este gol serviu para tranquilizar o nosso time? Que nada. Começamos com uma perigosíssima tática de recuar para garantir o resultado e para nossa sorte, ficamos sem tomar gol unicamente pela fraqueza do time deles, uma equipe muito ruim mesmo. Um time que saiu da segunda divisão e ainda não disse a que veio.

Emerson, hoje, foi cirúrgico. No cartão tomado para evitar ficar fora de um jogo da sequência, já que não poderia atuar contra o Corinthians, em denunciar o zagueiro deles por preconceito e mais ainda, ao "chamar" a expulsão do atleta com aquela bela caneta. Esta expulsão se deu aos 26 minutos e serviu, agora sim, para tranquilizar o time só que Zeballos, dois minutos depois, perdeu um gol que poderia fazer muita falta.

Aos 31 minutos, Jorge Vagner entrou no lugar do Wallyson e aos 37, Bolatti também saiu para a entrada do Souto. Já aos 46 minutos, trocamos de lateral esquerdo com a entrada do Julio no lugar do Junior. O ameba, não poderia deixar de ser assim com este senhor do apito, deu 5 minutos de acréscimo mas a ruindade do adversário não foi capaz de nos trazer nenhum perigo e foi isso mesmo amigos: vencemos apesar de termos atuado muito mal e, muito, pelas limitações deste adversário de hoje. E, pior para eles (adversário, sistema e juiz), no último minuto o Zeballos ainda aproveitou um belo contraataque e ampliou o placar.

A rigor, não chutamos muito mais do que duas bolas ao gol mas vencemos por 2x0.



Sem ler: vencemos, ganhamos 3 pontos, melhoramos o saldo de gols em 2, estando agora positivo em 1, e só.

Mais um jogo muito ruim, que só serve para mostrar que temos algumas peças valorosas e que estão sendo exigidas ao máximo, e temos várias peças inúteis. Wallyson? Teve coragem de reclamar em passe preciso que passou na frente dele aos 30 minutos do primeiro tempo. Qualquer atacante mais raçudo, como o Ferreyra, teria se jogado naquela bola e entrado com ela no gol.

Mas sem seguir a cronologia do jogo, o que vimos? O Palmeiras no segundo tempo com 2 jogadores a menos, um expulso e Felipe Menezes em campo, e Wallyson sai para a entrada de Jorge Wagner, e em menos de 15 minutos quase que ele consegue ser mil vezes pior que Wallyson e dar a tradicional entregada de bola para contra-ataque. Na verdade ele deu a entregada, o Palmeiras, por incompetência perdeu a jogada.

No final do jogo um verdadeiro teste para cardíaco: com Rodrigo Souto, Jorge Wagner e Júlio César em campo eu já começava a dar o empate como inevitável, mas numa bela arrancada Zeballos conseguiu se redimir de gol feito que ele também perdeu, e marcar o segundo do Botafogo.

Placar irreal? Tanto quanto o 6 a 0 no Criciúma, mas que no jogo de hoje eu diria que mais uma vez se deveu a incompetência do adversário.

Não jogamos bem, não criamos muito, apesar dos dois gols perdidos que citei e mais o gol anulado erradamente que o Sheik fez. Mas ainda estamos longe de ter afastado definitivamente o perigo do rebaixamento.

Nossa sorte é que tem muito time muito ruim. Chapecoense, Figueirense, Criciúma são os candidatos catarinenses. Bahia e Vitória não convenceram. Sport não deve mostrar grandes coisas. Este Palmeiras é muito ruim. Flamengo está todo enrolado e com elenco limitadíssimo, e o Atlético-PR não parece que vai deslanchar.

Então vamos subindo de posição e buscando nossa necessária permanência na série A, para sonharmos com um 2015 melhor. Mas não podemos esperar grandes jogos. Com Airton sendo possivelmente nosso melhor jogador em campo, tendo o inseguro Renan nos salvo com grande defesa em pelo menos um lance, e o maestro do adversário sendo Felipe Meneses, sinceramente, não dá para esperar futebol.

Agora é torcer pelos resultados favoráveis e pensar em pelo menos um empate contra o ainda desajeitado Corinthians. 9 pontos antes da Copa não será ruim.

Abraços.

14 comentários:

  1. Henrique meu amigo, nosso elenco não é tão ruim para o futebol mostrado pelo time hoje e nem tão completo que possa nos fazer sonhar com um 2014 mais vitorioso.

    No entando, este é sim o tipo de vitória que pode trazer mais tranquilidade, novos ares e paz no trabalho interno.

    Uma pena mesmo esta palhaçada de reverterem o mando em relação ao jogo de domingo.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Como se diz em Lógica: a vitória de ontem era condição necessária, mas não suficiente, para o time engrenar.

      Acho que o jogo ser fora pode ser bom. Um empate passa a ser resultado bom, e no segundo semestre, quando se espera que estejamos melhores (será?) poderemos vencer em casa.

      Abraços.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Este é o time que temos, capaz de ganhar do Palmeiras e do Corinthians em SP e perder para Chapecoense em casa. Já estou preparado para isso faz tempo.

    Não preciso dizer mais nada.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Luiz. E o pior é que o time, do jeito que tem andado, não nos faz contrariar a lógica que você prega no blog. Infelizmente, é isso aí mesmo que vc falou mas ainda assim, faço um adendo.

      Já ficou mais do que provado que poucos elencos são melhores do que o nosso. Se temos André Bahia e Airton (este último até jogando razoavelmente bem ontem), tem time aí indo de Antonio Carlos e Fabio Ferreira nas suas zagas, E COMO IMPRESCINDÍVEIS.

      O que tem nos faltado é conjunto e aí corroboro com o que prega também o Henrique: um mês de treinamentos e um bom jogo no retorno (não tenho a tabela aqui agora), pode sim fazer este time 'andar'.

      Paret.

      Excluir
    2. Meu caríssimo Paret.

      Não acho o time ruim não tem coisas piores por ai, e como tem (rsrsrs), concordo plenamente. Até acredito que possa chegar há algum lugar, o problema é o Mancini conseguir dar algum padrão ao elenco, capacidade técnica tem de sobra. Eu diria que onde tem Bolivar, Carlos Alberto, Sheik e alguns menos votados, TUDO É POSSÍVEL.

      Vamos ver até aonde vamos.

      Um abraço meu caro

      Excluir
  3. Bom dia galera!

    Resultado importantissimo para dar um pouco mais de tranquilidade, e quanto ao time, vejo o Mancini tentando dar um padrão mais a coisa está complicada, pois quando o Daniel começa a ganhar confiança e crescer se machuca, entra o Carlos Alberto de certa forma até bem e tambem se machuca, perdemos os dois meias de uma só vez e ainda temos esse jogo com o time queridinho da globo e cbf que tudo pode acontecer.
    Assim como pensa o resto da galera não dá pra pensar em voos altos com esse time, mais não muito inferior a maioria dos que estão disputando o brasileirão, portanto, acredito e espero que após a copa comece outro campeonato e a partir daí vamos ver quem é quem.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,

    Concordo plenamente com o post, o palmeiras conseguiu a proeza de ser pior que nós nessa partida, se fosse um time melhor qualificado já teria sido derrota na certa.

    Enquanto vamos empurrando com a barriga os resultados, nada de reforços principalmente na criação já que temos os inoperantes que estamos cansados de falar e ainda colocar um lateral improvisado como solução..... lamentável!


    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  5. Uma pelada o jogo ontem, mas pelo menos dessa vez vencemos.
    Após a rodada ser completada hoje, ficaremos na melhor das hipóteses em 13º e na pior em 15º. Não há risco de retorno ao Z4 nessa rodada.
    Henrique, vc citou o lance em que Wallyson reclamou da bola cruzada e, no momento do lance, pensei o mesmo que vc. O cara deveria ter se atirado na bola.
    Paret, sobre a inversão do mando, nós não poderíamos mandar o jogo no Maracanã agora e o clube cogitava levar o jogo para Londrina, onde há muitos corinthianos. No 2º turno podermos enfrentá-lo no Maracanã.
    Em relação ao primeiro jogo após a parada para a Copa, será contra o Sport, em Recife.
    Para o jogo de domingo, sem poder contar com Sheik, vcs acham que Mancini deveria escalar Ferreyra junto de Wallyson e Zeballos ou colocar alguém no meio (hj as opções seriam Jorge Wagner e Gegê) e deixar na frente a dupla Zeballyson?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Reclamação é reclamação caro amigo Cadré. Valeu por “me devolver ao chão”. Estamos perdendo agora (e não tenho certeza de que venceríamos o curinguinha se o jogo fosse em Macaé ou Londrina) para ganharmos no segundo turno. Imagina então se conseguirmos surpreendê-los no domingo lá na Arena ‘Êta-cai-não’.

      Vamos torcer.

      Paret.

      Excluir
    2. E estamos lá em décimo-terceiro.

      E um empate contra o Corinthians dá garantia matemática de que pausamos para a Copa fora da Z4.

      Sobre o lance, Cadré, o que mais me impressionou não foi ele não ter feito o óbvio, se atirado, mas mesmo tendo recebido um passe quase perfeito ainda assim reclamar, logo ele que no segundo tempo chegou a errar passe de 2 metros.

      Sobre domingo, acho que devemos mesmo ir de Ferreyra, mas se tivermos CA e/ou Daniel, colocaria um deles e adiantaria o Zeballos para fazer o segundo atacante/quinto meio-campista. Entretanto, me parece que nenhum dos dois voltará, e contar com Jorge Wagner ou Gegê para fazer a função será complicado.

      E iria mais uma vez com os 3 volantes, pois como comecei dizendo, o empate não é ruim.

      Abraços.

      Excluir
    3. Pois é Henrique. Fiquei off ontem à noite mas ainda assim, pude ver que o menor do Rio empatou e caiu ele no Z4. E outra coisa que li ainda durante a tarde, aqui mesmo no trabalho, foi que Daniel poderia sim estar no jogo de Domingo.

      Também sou da opinião de que tentando jogar fechado (o que, definitivamente, não estamos conseguindo fazer) e tentando bolas para o Ferreyra, poderíamos até surpreender os gambás lá no poleiro deles.

      Paret.

      Excluir
  6. Boa tarde,
    Ontem no twitter surgiu informação de que o Botafogo poderia estar tentando Neto Berola, do Galo.
    Já hoje falam em Robinho, com ajuda de investidores.
    Nessa parada para a copa vão surgir muitas especulações.
    Vamos aguardar...
    Um abraço.

    ResponderExcluir

  7. Outro nome agora ventilado Cadré (notícia de hoje) é o do Fernandinho, atualmente saindo do Galo. O jogador é dos bons mas parece que tem um buxixo aí sobre comportamento, ou seja, de time comportado do ano passado, passaremos a time do caveirão.

    Pode até ser um bom sinal pois os ‘de preto’ sempre são bons em campo, mas que dá medo, isso dá.

    Paret.

    ResponderExcluir
  8. kkkk...time do caveirão...esse Paret...
    Faltaria então reintegrar Jobson e buscar o Kleber Gladiador.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG