Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de mai. de 2014

BOTAFOGO CONTINUA SEM VENCER


BOTAFOGO RECEBE O VITÓRIA
mas acaba empatando
1x1

As notícias mais relevantes para esta partida foram a ida do Gabriel para o banco com Edilson sendo deslocado para a meia e Lucas entrando na lateral direita. Jogaríamos com 3 atacantes e quem iria fazer as vezes do meia, na verdade, era mesmo o Edilson (o meia ausente era o Carlos Alberto). No time deles, tinha a novidade no banco na figura do treinador Jorginho e em campo, nosso conhecidíssimo Caio ‘cai-cai’. Na arquibancada, nossa torcida apareceu com uma faixa significativa: “SÓ JESUS SALVA”. Na torcida deles, uma outra faixa que, se para a história de um clube deste porte poderia parecr bizarra, talvez tivesse vindo para fazer uma relação com o adversário de hoje (o nosso Glorioso). Dizia a faixa deles: os imbatíveis.

E se somente Jesus poderia nos salvar, tivemos que rezar muito mesmo por pelo menos 40 minutos inteiros. Não havia meio de campo, não havia ataque já que o substituto do Carlos Alberto era o Wallyson e ainda tínhamos uma defesa absolutamente atrapalhada, como que ‘convidando’ o adversário a tentar o seu gol. Panorama absolutamente sombrio. Aos 12 minutos, Bolivar “tentou” a primeira entregada mas o mer.. éé.. o Souza perdeu o gol (gol feito). O tempo ia passando e o que parecia era que o time deles é que jogava em casa, tal a tranquilidade para tocar e a liberdade com que atacavam. Para nossa sorte, não é um dos times mais organizados do campeonato, pois se assim o fosse teríamos tomado alguns gols nesta fase de letargia.

Emerson Sheik, o jogador diferenciado do qual estamos sempre esperando uma jogada mais caprichada, quando pegava na bola sempre tentava um drible impossível que, não raro, redundava em contraataque perigoso. Foi mais um primeiro tempo daqueles para esquecer, apesar de uma boa jogada aos 31 minutos na qual Wallyson, sozinho na área, perdeu o gol. Mas vejam como é futebol : no meio desta situação toda, este mesmo Emerson, hoje mais um nervosinho do que propriamente um atleta eficiente, estava no lugar certo e na hora certa. Aos 42 minutos, a defesa deles rebateu mal uma bola e o nosso 7 não desperdiçou.

Fomos então para o intervalo com este improvável 1x0, o que de certa forma é mais tranquilizador quando um time, jogando em casa, vai tão mal como fomos nestes primeiros 45 minutos. O time voltou do vestiário sem o Airton, com indisposição, voltando então o Gabriel em seu lugar. É o velho caso da divisão do cartão amarelo (cada um recebe um no tempo de jogo do qual participa). E o time, nesta etapa, mesmo com velhos erros e alguns jogadores com má atuação, começou se organizando mais rapidamente e foi levando perigo ao gol deles mas, talvez devido à má fase de vários jogadores (ou à ruindade deles mesmo), foi perdendo gols. Aos 11 minutos, num rush na área deles, Zeballos perdeu chegou a perder o gol por duas vezes.

Aos 15 minutos, Bolatti saiu machucado para dar lugar ao Rodrigo Souto. Mas apesar do arrocho inicial que demos neles, nossa bagunça tática nos era desfavorável à medida em que o adversário, mesmo mal na tabela, era muito mais consciente no seu toque de bola. Chegávamos, perdíamos as chances de gol e eles esperando a bola boa. Até que aos 24 minutos viemos a sofrer o empate. Naquele momento, um empate totalmente justo para o que jogavam os dois times. Aos 27 minutos, última substituição, com Sassá entrando no lugar do Zeballos. A esta altura, sofríamos com os contraataques e o que é pior, oriundos de ataques nossos que não resultavam em nada, sem nenhuma objetividade. E o ‘mundo cruel alvinegro’ ia se descortinando mais e mais na tela da nossa TV. Sassá foi também mais um dos que perdeu gol sozinho, chutando para fora aos 29 minutos.

E no fim, o nosso Gabriel deu ao adversário a chance que ele precisava para virar: uma falta frontal ao gol do Renan. Ainda bem que o atleta que cobrou a falta errou o chute, pois o castigo de sair com uma derrota seria cruel demais, não para o mau futebol que temos jogado mas sim, pela pontuação que precisamos para o futuro no campeonato. À saída do campo, Emerson disse a um repórter da TV que o time ainda peca ‘NOS DETALHES’. É meu caro Sheik. Peca sim, mas em muitos detalhes. Em tantos detalhes que conseguimos ver estes pecados por mais de 80% do tempo de jogo.


Um empate desastroso, este é o resumo do jogo.


Peço para mais uma vez passar a vez e ficar por aqui. Não há quase nada a se falar do jogo, da atuação e do time. 


Foi uma partida triste, e sinceramente, não é jogando desta forma, ensebando o jogo e buscando o empate com um time que é um arremedo triste do Botafogo que o Vitória conseguirá escapar do rebaixamento. Está ali no bolo, e é também sério candidato a jogar a série B. E esta fraqueza das duas equipes tornou o jogo uma chatice, um festival de lances errados e besteiras em campo. 


Ganharia o que errasse menos, mas nem isso, o jogo foi empate mesmo. E para os corneteiros de plantão digo o seguinte: André Bahia e Airton realmente são jogadores muito limitados, mas não foram nossos maiores problemas. André mostrou muito mais vontade e raça que Bolívar, e me atrevo a dizer que foi o melhor zagueiro em campo, ou o menos pior para ser justo e brincar com a desgraça.


Júnior César não compromete tanto na lateral esquerda, mas vou dizer um heresia: Júlio César é melhor que ele. Mas o Júlio do início de 2013, aquele que jogava futebol com o promissor Lodeiro, ambos sob a batuta de Seedorf. Então deixa ele no banco mesmo.


Dizer mais o que? Bem, acho que está faltando preparador físico, fisiologista, etc. Os jogadores se machucam muito, cansam demais no segundo tempo, e o time tem dificuldade de se manter concentrado no segundo tempo.


A parada para Copa nos ajudará bastante, mais do que a qualquer outro clube, pois nossa temporada começou somente agora. Por outro lado, sigo temeroso com o tradicional desmanche de meio de ano da pseudo-administração do Maurício Assumpção. Se perdermos alguns jogadores chaves, poderemos sim ter séria dificuldade para permanecer na série A.


Por enquanto, sigo clamando pela força da torcida. Ela será essencial para permanecermos na elite, e podermos finalmente planejar um ano em 2015.

Abraços.

13 comentários:

  1. Deu o que tinha que dar, ou seja, porra nenhuma.

    E o nosso calvário continua, aguardem o próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  2. Amigos alvinegros:

    Tá muito feia a coisa..defesa ridícula...praticamente estava desenhado o gol do Vitória..que podia ate´ter vencido.

    Vejo o seguinte...faltando 31 jogos, tem-se 93 pontos em disputa. Precisamos no mínimo de 40, com certeza 42. Quer dizer...muito perto da metade dos pontos...ou melhoramos muito ou iremos de fato para a segundona. É hora de começar a fazer contas, principalmente na parada da Copa, até porque a situação é séria e teremos Palmeiras e Corinthians, fora. Se perdermos os dois...teremos que fazer 42 pontos em 87....vejam bem, são números. É verdade que se aplica também aos outros da ZR, ao Flamengo, ao Vitória, etc...mas, acho que vai ser sufoco até o final...com tendência de baixa. Espero que esteja errada...ô mancini..tirar Zeballos, um meia, para colocar esse ridículo Sassá..caiu no meu conceito...será que há saída?

    ResponderExcluir
  3. Tá feia, mas tá absolutamente ,total e completamente feia a coisa. O time até tinha jogos em que ia bem mas começou com esta historinha de abrir o bico no final dos jogos. Assim, com as derrotas, agora já não começa bem, demora a pegar, se cansa com a correria e os finais de jogos vêm sendo este fiasco.

    Vamos para uma viagenzinha de -6 pontos. Tomara que eu esteja enganado.

    Paret.

    ResponderExcluir
  4. Sheik, além do gol, correu e buscou algo mais, diferente de muitos.
    Concordo com Henrique nas observações sobre Airton/Bahia, sendo que o primeiro ainda foi melhor (por incrível que pareça), mas atuou apenas um tempo.
    Não concordei com a entrada do Souto. Vinha de um tempo parado, mas mesmo se não tivesse ficado um tempo parado, com ele não dá. Poderia ter tentado o Sidney, que estava no banco, mas não recebe chances.
    O treinador precisa de atacante, olha pro banco e a opção é Sassá...fica difícil.
    Zeballos ainda devendo muito. Bolatti mal, Bolívar com falha bisonha.
    Mancini na entrevista após o jogo falou que as peças de reposição têm deixado a desejar e falou
    também da queda de rendimento físico no 2º tempo dos jogos.
    Gabriel recebeu terceiro amarelo. teremos dois jogos bem difíceis pela frente e não tenho certeza, mas acredito que Sheik não poderá enfrentar o Corinthians.
    Está feia a coisa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia nobres botafoguenses!
    Início desesperador, falhas imperdoaveis, jogadores cansados (apesar de uma semana para repor as energias). É o caos!! Vamos ver se esse ano muda, porque sempre que começamos bem, caimos de produção na reta final. É certo que perder pontos preciosos, seja no início ou fim irão fazer falta. O Mancini muda muito o time e sinceramente não sei qual a razão. Porque ele não retorna com o Tanque, atacante realmente? Até o momento ele não fez essa mudança, que ao meu ver, é necessária até para testes.

    GIGANTE (SCOS) ABRAÇOS ALVINEGROS DE NOSSA ESTRÊLA MUNDIAL!

    ResponderExcluir
  6. O problema do Botafogo não é técnico. É falta de plantel de reposição. Normalmente todo o treinador tem direito a indicar a aquisição de ou três jogadores. Ele só tá perdendo jogador, para venda ou departamento médico, sem falar dos que fazem o tipo "me engana que eu gosto". Lerdose não volta (e pelo que estava jogando já vai tarde), pro departamento médico temos primeiro Daniel, depois o Carlos Alberto, e agora o Bolatti, sem falar dos que já faz tempo que nem aparecem. E quem são as peças de reposição? J. Wagner? Gegê? Sassá? Wally (onde?)? Bolívar como sempre displicente, quase (mais uma vez) entrega a rapadura. Temos jogadores medianos e jogadores que só suam e sujam a camisa, e outros que querem e tentam mas futebol é CONJUNTO, a apatia de alguns contamina os outros. E além da falta de atitude, atenção e determinação por parte de alguns, temos os limitados física e tecnicamente. O Paret falou a bom tempo atrás, que um time não se forma, necessariamente, só de jogadores de seleção. Mas tem alguns cabeças de bagre no time que puxam para trás. Jogaram o que sabiam até conseguirem a titularidade, depois querem só que o mundo acabe em barranco, para morrer encostado. Aí fica a questão, além dos jogadores medianos, a NECESSIDADE de mexer no time, seja por lesão, seja por critério tático, acaba piorando o conjunto da obra, não por culpa do treinador, mas por falta de tempo para treinar, por falta de opções, e pela apatia de alguns. E tenho que concordar com o treinador, os caras jogam "BEM" (entre aspas) no primeiro tempo, mas entregam a rapadura no segundo. Será que não é a questão de falta de preparo, também? Temos levado gols na desatenção, falta de posicionamento, em erros de passes ou de jogadas bisonhas. Além do goleiro ser mão de alface. Parece tudo errado, mas a questão se resume no seguinte, ao meu ver, ou se joga com determinação, raça, vontade de ganhar MESMO, ou esse "pequeno" diferencial pode ser (e tem sido) o fiel da balança. Enquanto entramos em declínio, aparentemente físico, o time adversário continua martelando, buscando o resultado favorável. E por essa questão estou pessimista, pois não vejo o time aguerrido, com a determinação de ganhar durante os 90 minutos, e sempre no segundo tempo levamos a virada. Ou seja, o espírito "sedorffiano" abandonou o time. Quero estar redondamente enganado.

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir

  7. “.....um time não se forma, necessariamente, só de jogadores de seleção....”.
    Esta sua observação Alexandre, somada à da falta que o Lerdeiro não faz, pode ser corroborada ao vermos, primeiro o brigador time do Corinthians, ajudado pelas más fases europeia (Chelsea campeão) e sulamericana (Boca já no bagaço), levar a Libertadores e o mundial. Mas a observação de que não se pode também viver de barangas é reforçada pela campanha posterior do gambá paulista. Vendeu um cara (Paulinho) e ficou na mer-cadoria.
    Falo ainda sobre o que podiam chamar de perdas mas que é ganho que se tem com as saídas. Quem viu Renato no domingo no jogo do menguitinho contra o Santos deve (botafoguense) ter rido muito. E quem for ver Lerdose no curinguinha então, sempre com “um milhão” na arquibancada fungando e cobrando, vai rir mais ainda.
    Também corroboro com a opinião, dita por você com mais detalhes, de que o Mancini é o menos culpado (ou até o mais inocente) deste caos. O cara até se mostra um bom treinador mas simplesmente não tem a quem escalar. E outra coisa, a falta de preparo físico é gritante e ele mesmo, na entrevista pós jogo, meio que tentando não falar mal da gestão anterior, criticou (disse que não encontrou um time fisicamente bem preparado). Não sei como faremos para reverter isso nestes dois jogos pré-copa. Corremos o risco de segurar, ou a lanterna ou a vice.

    Paret.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Passado a ressaca de mais um resultado desastroso, vou sair um pouco do futebol para falar de outras coisas, já que futebol mesmo não vi nada e portanto, nada tem a se comentar.

    Como as notícias não chegam aqui em Curitiba, e o Globo pouco fala de nosso clube já que para eles não fazemos parte da elite do futebol, posso até estar falando besteira, mas vcs não acham que esta história de penhora já está extrapolando os limites do bom senso?

    Eu venho falando aqui há algum tempo que o dept. jurídico(com letra minúscula mesmo, já que não existe) do Botafogo nada faz, e por isso já estava na hora de propor alguma saída para este problema, não é possível que não exista um caminho para resolver este problema da penhora, se é que ela ainda existe. Não é possível que em sã consciência este presidente sendo ele alvinegro, não procure uma saída para resolver o caos em que ele nos colocou.

    O que se viu ontem, é um time que foi a campo disputar uma pelada de fim de semana, daquelas que uns gordinhos vão apenas para fazer exercício, ninguém estava interessado em porcaria nenhuma. O gol que levamos é de uma infantilidade tão grande que parece sacanagem, principalmente do goleiro e do Bolivar que assisti a tudo e não toma nenhuma atitude, apenas vê a bola passar e que se dane.

    São jogadores que já demonstraram que estão alí apenas pelo dinheiro. Fiquei aqui oito meses, para ser mais preciso desde novembro do ano passado, escrevendo que o Lodeiro já era, não joga nada, sempre entrávamos com dez, custo efetivo total até sua saída 2000 milhões de reais. Precisou este tempo todo para se ficar livre do pereba. Ninguém pode negar as qualidades do Renato em campo, jamais se deu a devida importância ao mesmo, só quando chegou, soltou-se foguetes aos montões como se estivéssemos contratando o Messi, ai jogaram o cara na vala comum, pagando-se 350 mil por mês para o jogador esquentar banco durante meses, prejuízo 3500 milhões de reais. Assim não dá meus amigos, é muita incompetência junta numa mesma diretoria.

    Então ficamos nós aqui destilando a nossa raiva, nossa impaciência, vendo jogadores ganhando verdadeiras fortunas para não fazer absolutamente nada, O CA chega joga um jogo e vai para o dept Médico, o que ele estava procurando tratamento gratuito, será que até para isso o clube está se prestando. Alguns que se pagassem para jogar no meu time ficariam no banco, enfim, aquilo lá virou uma casa da mãe joana literalmente.

    Não concordo com o Carlos Henrique quando diz em seu editorial, que continua clamando pela torcida, e explico para vc meu grande amigo, que o torcedor hoje não é trouxa, não é aquele de 20, 30 anos atrás que ia ao futebol para se divertir. Hoje ele paga uma nota para assistir o quê? Isto que está ai, me desculpe meu caro, com toda amizade e respeito que tenho por vc, mas não dou um centavo para ver este time nas condições que se encontra hoje, porque se o Botafogo cair para a segunda divisão, paciência, mereceu isso, e os culpados não serão os torcedores que ainda vão ao jogo sabendo que vão ver uma porcaria de time.

    Qual é a saída não depende de nós, pois nem fazendo a nossa parte há algum tempo sem retorno eles deram o devido valor, haja vista a Libertadores, que lotamos o estádio e o que recebemos de volta um time de mercenários que por estarem com salário(mega sena) atrasado assistiram os adversários jogarem, e não me venham com aquela retórica "nós lutamos mas infelizmente perdemos", eu não aceito isso.

    Um abraço a todos e que Deus nos ajude, pois está ficando difícil até para assistir este time jogando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz.

      Direto? Na jugular? .... Então vamos lá.

      O sujeito era um anônimo dentista, claro, com carteirinha de sócio do clube. Tinha entre seus clientes gente famosa, entre elas, um tal Sr. Luis Fernando (não o nosos amigo mas um “certo” Pezão, antigo vice e atual governador do Rio de Janeiro). A troca foi simples: o político tirava o ‘tiradentes’ do anonimato e como compensação, este, pegando um clube em reta de subida (com um belíssimo estádio e com o time sempre evoluindo), lhe garantia o dinheiro que fosse preciso para fazer caixa de campanha em 2014 (ôooopaaa.. Coincidência? É este ano né?).

      Provas eu não tenho mas neste país, nunca foge disto.

      Entendeu o porquê da sangria financeira? Entendeu o porquê de o corpo jurídico do clube não se mexer sequer para separar o dinheiro que a justiça chama de ‘alimentos’ (verbas alimentares – salário)? Entendeu o porquê do silêncio sepulcral acerta da palhaçada chamada ‘obras no Engenhão’? No sábado, deu raiva ver uma Europa de primeiríssimo mundo planejar e realizar a final do maior evento futebolístico de clubes daquele continente no estádio-clone do nosso. Mesmo projeto, mesmo desenho e com profissionais comuns nas duas obras.

      Paret.

      Excluir
    2. Obrigado meu caríssimo amigo Marcos Paret pelas informações.

      Só que fica a impressão de que o sujeito quer ser político as custas do Botafogo, e na minha humilde opinião isto é inadmissível para nós torcedores, e ai estou com o Rodrigo aqui embaixo quando fala em manifestação, não a de quebra quebra, mas sim aquela para mexer com os brios de um Conselho Deliberativo omisso que está vendo a casa cair e deixa os torcedores embaixo dela para morrer juntos.

      Sinceramente me assusta este tipo de coisa, nosso clube já não conta com muita simpatia da maioria dos veículos de informação e comunicação, e partindo para este tipo de coisas, que Deus nos ajude onde vamos realmente parar. Apenas como exemplo, já que querem se meter com política então que se metam com quem pode nos dar algum retorno como fez o Corinthians que as custas do infeliz do Lula ganhou o seu estádio, isenção de 400 milhões de IPTU e lavou dinheiro como nunca se viu neste país para contratar jogadores, e não com gente miúda que nem Governador vai conseguir ser. Coitado do Emil Pinheiro, este era fichinha perto do que se viu em SP a favor do Corinthians.

      E é por isso que fiz referência ao que o Carlos Henrique fala em seu último parágrafo quando conclama a torcida para não deixar de apoiar. Acho que fica difícil ao torcedor apoiar alguma coisa quando vemos o estado de coisas que estão acontecendo, principalmente quando leem o que vc escreve com muita propriedade meu amigo. Trata-se infelizmente de uma batalha inglória por parte do Henrique, justa mais inglória.

      Abraços

      Excluir
    3. Luiz,

      Ia escrever em um sentido, mas sigo em outro...

      Minha batalha é pela sobrevivência. A situação é crítica, corremos sério risco de rebaixamento, e começar 2015 com o faturamento imposto por ela, e a quase impossível possibilidade de conseguir vaga na Libertadores em 2016 (só haveria caminho através da Copa do Brasil e da Sulamericana).

      Portanto, diante do quadro também tenebroso previsto para 2015, que será um ano de começar a arrumar a casa depois da bagunça feita, se isto tiver que ser feito disputando a série B, então tanto 2015 quanto 2016 ficarão comprometidos.

      Meu pedido é na verdade um alerta. Só vejo a torcida com condições de segurar este clube. Mas é difícil. Considero como o esforço de um naufrago, aguardando o resgate. Como um prisioneiro de campo de concentração, tentando sobreviver aos dias que passam, esperando que algo aconteça e o tire daquela situação.

      Nossa sorte é que a prazo para o resgate já existe, é no final do ano. Mas existe a chance dele não chegar... e aí eu nem sei o que pensar.

      Abraços.

      Excluir
    4. Compreendo perfeitamente, e concordo contigo.

      Um abraço

      Excluir
  9. Amigos,

    A cada jogo, cada empate, derrota, aproximamos mais ainda da degola ou melhor série B. A verdade é o maior culpado chama-se DIRETORIA, e a impressão que tenho é que parecem estar se conformando já que é um ano de eleição.

    Enquanto continuar os parasitas ao comando do glorioso a solução é partir para manifestação.


    Desculpe o pessimismo....


    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG