Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de dez. de 2013

FIM DE ANO

FIM DE LINHA?


BOTAFOGO RECEBE O CRICIÚMA
E ainda torce por outros resultados
Teremos esta resposta às 19 horas
__________________

Ou, ainda, na próxima quarta-feira
__________________

E ficou para quarta...

Chegou ao fim o campeonato brasileiro. Então, indo do final para o início, podemos dizer que terminamos no G4. O que significa isso? Quarto lugar no Brasileirão 2013. Pode não significar nada para alguns, pode significar muito para outros. Pode ser a vaga na Libertadores, ou somente o time melhor classificado a ficar de fora.

Para chegar a esta posição, ainda de indefinição, vencemos nosso último jogo. Um 3 a 0 categórico sobre o Criciúma. Para quem não ache que foi tanto, gostaria de lembrar que ainda tivemos uma falta do Edílson explodindo no travessão, e dois gols anulados do Elias, por impedimento, que dali do estádio não dava para avaliar, mas um pareceu bem duvidoso.

Da partida, podemos dizer que finalmente vimos Lodeiro voltar a fazer uma boa partida, e abrir o placar em gol um tanto estranho. Como foi do outro lado do estádio, e não vi nenhum replay ainda, nada posso dizer.

No segundo tempo ampliamos. Tivemos a vida facilitada pela falta de tranquilidade do adversário, que os levou à violência. No primeiro tempo Seedorf foi agredido, mas o jogador somente levou amarelo, em lance para claro e evidente cartão vermelho logo de cara. No segundo tempo,  outro, ou o mesmo jogador, fez falta por trás em Seedorf, levou o segundo amarelo, e foi expulso.

Com um a mais o Botafogo administrou e soube criar as oportunidades já citadas, e teve ainda o gol do Elias, de oportunismo, e depois de Seedorf, em belo cabeceio em um igualmente belo cruzamento de Júlio César.


Seedorf comemora o gol e chora
Momento registrado pela Bia ( @babyloveme_ ) que gentilmente nos permitiu reproduzir a foto no Blog
E foi isto...

Para não dependermos de nada, ainda sobrou torcer para o Vasco, que teve a partida interrompida no primeiro tempo por cenas que ainda não vi, mas todos foram unânimes em classificar como lamentáveis, por serem da mais desumana selvageria.

Visto o jogo do Vasco nos sobrou torcer contra a simpática Ponte Preta na quarta-feira, na decisão da Copa Sulamerica. Precisava ser assim? Sinceramente não. 3 pontos nos separaram do Atlético-PR, 4 do Grêmio, 15 do Cruzeiro.

Poderia conseguir elencar 15 pontos perdidos que nos colocariam na briga pelo título, mas seria um sério exagero. Só pergunto, como fomos perder para o assustado Coritiba na rodada passada?

E a derrota no Maracanã, com ótimo público, para o Bahia? E a derrota para a Ponte, também no Maracanã?

E a derrota para o Grêmio, também no Maracanã, com um jogador a mais? Este jogo, por sinal, se tivesse sido um simples empate, já tiraria 2 pontos do Grêmio e nos daria 1.

E os empates nos últimos minutos contra Flamengo, Internacional e Atlético-MG?

Sinceramente, alguns sérios erros de postura, de escalação, de substituições, e de comando e planejamento nos custaram estes dias de sufoco que teremos até quarta-feira. Deixarei para discutir o assunto nas próximas e várias postagens.

Abraços.




Uma hora antes do jogo, o povão-Fogão chega em bom número ao Maraca





















































Imagens - blog Botafogo Eterno.
______________________________________________________________

Imagem - Lancenet





















Claro que, no jogo, só podia dar nisso - público em massa - festa - goleada.


Estou, neste exato momento, ouvindo a gravação da entrevista do inacreditável Oswaldo de Oliveira na Rádio Tupi, dizendo agora que espera que o Lanús vença a decisão da próxima quarta para que o projeto Botafogo possa terminar o ano a bom termo. Trata-se ou não de um inútil travestido de entregador de camisas? E o pior é que periga abrirem o cofre do clube para manter esta múmia no comando da equipe, mesmo depois de ele ter dito, há uns 10 dias, que iria torcer pela Ponte Preta. Bobalhão, pretensioso, inoperante, fraco e com a personalidade de um rato.

Bom meus amigos, saí do estádio muito feliz (apesar dos nossos vândalos, que insistem em assistir ao jogo de pé, à frente de quem ali estiver com suas famílias e pretende ver a partida sentado). Muito feliz mesmo para vir aqui me preocupar com esta múmia da área técnica e assim, vamos ao jogo.

Ao vermos o time entrar em campo, sob intensa festa dos mais de 35 mil alvinegros presentes ao estádio, a dúvida era: seríamos hoje o time vibrante de jogos como o 3x0 contra o Coritiba ou o time apático do último domingo, contra o mesmo Coritiba? Seríamos aquela equipe fortíssima que, até àquele jogo contra o Cruzeiro, até à perda do pênalti pelo Seedorf naquela partida, desafiou o próprio Cruzeiro no seu próprio campo ou, em outra ponta, o time pífio que em três jogos aqui no Rio, contra Ponte, Bahia e Lusa, ganhou apenas um ponto?

Esta dúvida se dissipou logo no gol do Lodeiro, ainda no início da partida. O time vibrou, ocupou todos os espaços e ao time adversário coube apenas se colocar no seu lugar, o lugar que tem que ocupar um time da sua envergadura. Hoje era a camisa gloriosa do grandioso Fogão contra um pequeno time do interior do país. Hoje, eram Lodeiro, Seedorf, Rafael Marques, Dória, Jefferson e vários outros mostrando o porquê de jogarem no time que jogam e, do outro lado, um time que dependeria de um Wellington Paulista para tentar se fazer presente no Maracanã.

Ganhamos meus amigos. Foi mesmo uma pena os pontos que deixamos pelo caminho mas agora, é levantar a cabeça, esperar a próxima quarta-feira pela decisão da sulamericana e torcer por um 2014 melhor do que este estranho 2013 que vivemos. O Botafogo até parou por alguns momentos do primeiro e do segundo tempo mas por poucos minutos. O time inteiro jogou ligado, não deu espaços e ao adversário coube mesmo esperar pelo apito final e pelo resultado do jogo do Vasco. Aqui um parêntese: dói em quem ama o futebol, e o futebol carioca, claro, ver o Vasco caindo para a segunda divisão mas ali vão permanecer equipes desqualificadas à estratosfera como este Criciúma de hoje, o Coritiba ou o fraquíssimo Bahia. Vida que segue.

A torcida “LanusFogo” está ligada, vamos ficar presos à tela da TV na próxima quarta-feira e torcer para que o ano não nos seja padrasto mais uma vez. Seedorf parece querer cumprir o seu contrato e assim, como o seu fôlego aguenta 6 meses, poderemos ter um atleta valioso caso consigamos ir à Libertadores. Como o holandês jogou hoje. Lodeiro foi outro que voltou a jogar bem e sabemos que poderemos contar com o excelente futebol do uruguaio em qualquer torneio que viermos a disputar. Bola para a frente. Na quinta-feira, poderemos vir ou não com a verdadeira POSTAGEM DA VITÓRIA.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

17 comentários:

  1. Amigos.

    Foi lindo ver a torcida do Botafogo.

    Para mim, na verdade, ver os botafoguenses tomando o Maraca, foi mais importante que a possível ida à Libertadores. Se esta classificação vier, ótimo, se não, parabéns à Ponte Preta.

    Mas o mais importante foi ver nossa família alvinegra no Maraca. Quando vi toda àquela torcida, pensei, "a chama continua acesa".

    Sempre prá frente Botafogo de Futebol e Regatas!

    Abraço a todos.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava lindo demais Clóvis. Até no fim do jogo (saí correndo mesmo no apito final p/não pegar engarrafamento mas o povo ainda ficou lá). Neste final, nossa torcida cantava de forma bem engraçada "O Vasco é o time da viradaaa.. o VAsco é o time do amoooorrrr".

      Paret.

      Excluir
    2. Foi um show. Jogo que valeu muito a pena ter ido.

      Agora vamos ver o que acontecerá, mas tenho certeza que a tarefa da Ponte não é nada fácil, e se ela conseguir o título, será merecedora da vaga, que poderíamos ter levado direto, não fossem os vacilos.

      Abraços.

      Excluir
    3. Beleza de imagem Henrique.

      E apesar da palhaçada da flapress de querer colocar o cara no adversário miqueiro da Libertadores, o Seedão já falou que vai cumprir o contrato até o fim. E como voltou a jogar bem hein?

      Paret.

      Excluir
  2. Boa noite amigos.
    Muita emoção nesse domingo. Uma grande vitória, em jogo que o Botafogo não deu a mínima chance ao adversário.
    Uma grande partida de Lodeiro, assim como de Seedorf. Júlio César também atuou muito bem, possivelmente recebendo energias de Nilton Santos lá de cima.
    E que festa maravilhosa de nossa torcida. Simplesmente um show!
    Henrique, em relação ao 1º gol, a bola resvalou na zaga antes de entrar e os gols anulados de Elias, estava impedido em ambos sim.
    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cadré.

      Também imaginei, já na hora do gol, que o chute do Lodeiro deve sim ter resvalado na zaga, pois só assim enganaria o goleiro. O problema foi, de onde estávamos, perceber isso claramente. Até no replay do gol depois do horário, quando mostram apenas uma imagem, fica difícil perceber.

      Já quanto aos dois gols do Elias, mesmo sem ângulo, não tivemos dúvidas quanto aos impedimentos. Talvez, no segundo, ficasse ali da arquibancada uma ponta de suspeita sobre a posição do cara mas você deve estar falando com banse em imagens da TV e assim, fica mais claro definir o que houve no lance.

      Agora amigo, todos embandeirados com a LanusFogo e torcendo por uma boa vitória dos hermanos na quarta. Infelizmente, time brasileiro algum terá torcida a favor em decisão de sulamericana.

      Paret.

      Excluir
  3. Bela vitória, bela festa hoje no Maracanã, a torcida deu um show, um lindo espetáculo nas arquibancadas coroado com uma atuação de gala do Botafogo. As duas últimas partidas no Maracanã foram vitórias monstruosas, o Criciúma estava a 6 partidas sem perder, mas hoje foi atropelado.
    Terminamos no G4, merecidamente, não por tido os pontos necessários, mas por ter mostrado um excelente futebol na maior parte do ano, mas aí é para depois, agora é curtir.
    Um cara que tem a história do Seedorf, chorando ao final da temporada em preto e branco, depois do ultimo gol seu e do botafogo foi marcante.
    Boa semana a todos, quarta torceremos para o Lanus.

    ResponderExcluir
  4. Para variar o ameba só fez a obrigação na marra. Economizou nos cartões e pelo menos uma expulsão ficou devendo. O time voltou a jogar bem, mas não é o mesmo padrão de outrora. O toque fácil e envolvente não pertence mais ao nosso Glorioso. Debito isso principalmente ao desmanche que o time tem sofrido, sempre, nos Brasileirões da vida. Mas não foi só isso, óbvio. Uma classificação que estava fácil, nas mãos e deixamos escapar como areia entre os dedos em jogos bisonhos, jogadas bisonhas, frangos, falhas e mais falhas, incluindo aí as do entregador duble OO e dos amebas, lógico. Mas como o time melhora com a saída do M. Mattos. Muito menos faltas, afobação e melhor toque de bola. Vou ser direto numa coisa, agora que acabou o ano torço para que algumas "peças" sejam vendidas para se recuperar o "din din" investido, mas desde que seja reposto com jogadores de alto nível. Lima quem? Muito bom o "novo Rafael Marques", mas deixa ele ir para o Gambá. Lodeiro? Tem mercado? Manda passear... Marcelo Mattos, manda dar canelada em outro time. O único que acho aproveitável, mas com ressalvas em relação à questão do ambiente é o Seedorf. No caso dele a questão é que NÃO dá para ele jogar todos os jogos. Para um jogador novo já não é fácil, ainda mais ele, e sendo exigido, pois colocam tudo nas mãos (nos pés) dele e sobrecarregam o cara. E depois é questionado, no baixo rendimento, pelo salário estelar que recebe. Mantenho a avaliação de que a saída do duble OO não seria ruim, pelo contrário, mas desde que não contratem outro do mesmo nível. Se for assim, deixa como está, pois ele já conhece o time. Não sei se o tal Eduardo Húngaro é uma boa, mas tem a vantagem de conhecer o elenco e ter liderança sobre os da base. Porém, como gato escaldado, acho que seria o caso de conversar com o Paulo Autuori e ver a pedida. Não acho que o Seedorf como técnico seja a solução, e considero que ele seja mais efetivo em campo, principalmente pela mescla de experiência x juventude da base. Mas acho a questão do E. Húngaro um teste que poderia ser feito, já que efetivamente tem atuado conjuntamente com "OO" e já conhece o time. Isso se o porco ou o peixe (que tem como símbolo uma baleia que não é peixe, já que é mamífero... kkkkk) levarem o entregador de camisas. E o fogaonet vem batendo nessa tecla a bom tempo. Vamos ver, pois o futuro só Mãe Diná para saber. Mas, infelizmente, teremos que secar a Macaca na quarta, e torcer para o Lanus por pura obrigação. Pelo que pude levantar, não vai ser muito difícil deles ganharem, jogando em casa e com a vantagem do empate, pelo que jogaram aqui. Mas, se são Niltão ajudar estaremos na Libertadores ano que vem, contra tudo e contra todos... Flapress, Prefeitura que interditou o "Niltão", desmanche, amadorismo, erros grosseiros de arbitragem, Sampress, problemas dentro do elenco (plantados ou não...). Em fim, agora é torcer para que tenhamos a "sorte do azar da macaca"... rsrsrsrrsrsr
    Fui.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre.

      Olha meu amigo, acho que certas apostas são riscos desnecessários. Agora que o "menino" Assumpção finalmente pôde ter o seu intento de levar o time à Libertadores alcançado (parece mesmo que vão enfiar no l-ânus da Ponte), chamar Eduardo Húngado é uma temeridade. O cara já começaria aonde poucos foram, ou seja, na Libertadores.

      Por outro lado, Autuori também pode vir no esquema 'medalhão fracassado'. Não sei mesmo como resolver a parada. Não sei se, com elenco qualificado, Oswaldo vai dar certo. Tô mesmo confuso com esta questão de técnico.

      Paret.

      Excluir
    2. Eu vejo, meu caro amigo Paret, que a dança dos técnicos é frenética e não ajuda muito. Vejam que a saída do Abel só fez o FrufruminenC afundar ainda mais e chegar aonde chegou. O mesmo com o Vasco. Portanto, mudar por mudar é uma temeridade, pois você além de correr o risco de "comprar" alhos por bugalhos, ainda tem as questões que nós já discutimos sobre a "cota" do técnico e as "mudanças de panelinhas", bem como a mudança de estilo que cada técnico quer impor. Como também já falamos aqui, o duble OO não é top mas tem qualidades, sim. Agora a questão é encontrar um técnico dando sopa que seja pelo menos do mesmo nível ou melhor. Eu ainda apostaria minhas fichas no Paulo Autuori, que como você destacou, vem de dois fracassos que devem diminuir sua pedida... O tal Húngaro seria uma aposta arriscada e só. Seedorf não seria muito diferente deste, até mesmo pela falta de experiência (a não ser a do campo... rsrsrsrsrs). Na dúvida, e na falta de coisa melhor, na minha opinião fica como está. Trocar por trocar é roubada. E a vinda do Autuori seria diferenciada, pois pegaria a pré-temporada e poderia impor seu ritmo e estilo de jogo. Tem mais uma vantagem em relação à manutenção do duble OO, que é o conhecimento do elenco. Porém, tem uma desvantagem que é o desgaste que ele já carrega. E também tem as INGERÊNCIAS no processo, da diretoria, dos empresários e empresas envolvidas, mas isso não vai mudar com o técnico saindo.

      Excluir
    3. Também estou confuso quanto a técnico, pela falta de opções e pelos medalhões caros e ineficientes. Não levo fé no Paulo Autuori.

      Eduardo Húngaro? Acho que só se tiver vaga na Libertadores e ele ficar no esquema de time B para o Cariocão. Levo fé que com a base que temos, se reforçarem o time principal, e pegarem reservas e alguns titulares para dar ritmo e consistência, dá pra levar o estadual mesmo assim.

      De qualquer forma, tudo ainda no ar até quarta-feira. Lánus é favorito, mas a vantagem é mínima, só no campo pra definir.

      Abraços.

      Excluir
    4. A questão "técnico" é mesmo complicada Alexandre.

      E ainda tem outra: nego Seed disse que em caso de Libertadores ele fica, claro. Afinal, não vai querer roer o osso e depois deixar a carne só para quem for ficar no elenco.

      Só que com relação a ele, daria certinho para a Libertadores mas aí, teria que encerrar o torneio e, em caso de sermos eliminados, descansar em alguns jogos do brasileirão e ele parece não aceitar isso.

      Brabeira.

      Paret.

      Excluir
  5. Em tempo. A minha avaliação de quem deve ou não ficar, está por conta principalmente de uma "avaliação" publicada no fogãonet, que coloca a permanência deles sob condição de Libertadores. Acrescentei o Lima e o Rafael Marques. Edilson seria muito interessante, assim como Júlio Cesar. André Bahia também, assim como o Dankler (acho que é assim que se escreve... rsrsrs). Em relação aos atacantes disponíveis a ordem de interesse, se dependesse da minha avaliação, seria: Bruno Mendes, Elias, Henrique, Alex e Sassá... A Lateral direita está bem servida. A lateral esquerda está capenga. O meio nem se fala, necessitamos de pelo menos dois ou três jogadores, sendo pelo menos um "top", para chegar, entrar e sair jogando. Outro que acho que deveria passear é o Renato, tem futebol ,mas também tem um alto salário e joga um jogo e se machuca dois... Para a Libertadores não vai servir. É isso.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia caríssimos Botafoguenses,

    Foi o que eu imaginava, a torcida mostrou quem manda e quem é importante no Botafogo de Futebol e Regatas, o resto é o resto, não faz falta nenhuma.

    Quanto ao jogo já disseram tudo, quanto ao futuro falo após quarta feira, quando poderemos ter outro pensamento em relação a tudo.

    Um abraço e até quarta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu prezado Luiz. A 'lanusFogo' vai estar fervendo nesta quarta.

      É como eu disse, fora o menguitinho cujos integrantes se acham o frigobar do motel, odeio esta coisa de ver time brasileiro chegando a uma decisão internacional e ter que torcer contra, mas duvido que algum dia um time brasileiro volte a decidir a sulamericana e tenha torcida a favor dos torcedores do quarto colocado do brasileirão.

      Infelizmente, no exemplo da Ponte, conforme mostraram os próprios repórteres paulistas, todos naquele estado torciam a favor menos os torcedores do Guarani.

      Agora, todos estão a favor da Ponte, uns por simpatia e os do Rio para secar o Fogão mesmo. Torcida contra só mesmo a Guarani-Fogo.

      Paret.

      Excluir
    2. É Luiz,

      Estou ao mesmo tempo querendo já descarregar as ideias, e por outro lado querendo esperar quarta-feira. Acho que o jeito será ir soltando o que já podemos fechar na cabeça independente do resultado de quarta. Acho que não será muito.

      Abraços.

      Excluir
  7. Preocupação com a fala do técnico (que me parece de saída, provavelmente para o Santos), ao dizer que "jogadores estaria saindo", e citou a questão da falta de grana como "O FATOR" preponderante. dizendo que o futebol é um balcão de negócios. A imprensa fala de saída do Jefferson, Seedorf, Dória, sondagem sobre o Edilson, Lodeiro e R. Marques. Certamente a ida à Libertadores alavancaria os patrocínios e tornaria mais viável a permanência da maioria do plantel, e com a reabertura do Niltão, isso renderia em tese, 75 milhões nos próximos 5 anos. Com essa perspectiva dá para pensar em voos mais altos.

    Vamos aguardar o que nos espera na quarta feira.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG