Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

2 de set. de 2012

E O OSWALDO NÃO CAI...


BOTAFOGO 2 x 0 CORITIBA
Fogão rumo à parte de cima da tabela.


Dever de casa feito. Vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, em casa. Mas como o André Guedes, cartunista, postou no twitter: vitória nas coxas.

A grande novidade foi a escalação. Time entrou com  Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Renato, Lodeiro e Fellype Gabriel; Elkeson. A explicação seria que Seedorf não se recuperou da contusão que sentiu ao final do jogo contra São Paulo.

Mas foi mais do que isso. Mexeu na zaga, nos volantes e na armação. 

A primeira conclusão foi que sem Seedorf em campo, e podendo jogar mais avançado, uma vez que a marcação ficou com Gabriel e o segundo volante com Jadson, o futebol do Renato subiu de produção. Haveria essa inviabilidade de jogar com Seedorf e Renato juntos? Ou o esquema é que não permite isso?

Elkeson fez seu gol de cabeça, meio que sem querer. E logo depois perdeu um pênalti, sofrido pelo Renato. Falta-nos um atacante, e desta vez faltou o Andrezinho ou Seedorf para cobrar o pênalti. Ainda bem que no final não fez falta.

Lodeiro foi o melhor em campo. Fez toda a armação, e nem parece um jovem de 20 anos, pouco entrosado com o grupo. Num momento de oportunismo deixou o seu lá.

No segundo tempo o futebol desapareceu. Nenhum dos dois times fizeram nada para impressionar. Nestes 45 minutos finais a jogada de maior destaque foi feita pelo "montinho zagueiro", que salvou o Botafogo, atrapalhando o ataque do Coxa.

Estamos sólidos em oitavo, a 3 pontos do sétimo, a 3 pontos do nono. Podemos vencer o Cruzeiro e embolar com os 7 primeiros. Mas só é possível pensar nisso porque não desistimos de torcer. O bando visto no segundo tempo não nos permite sonhar muito.

Insisto, o elenco é ruim. Temos muitas e ótimas peças para o meio de campo, mas não temos um elenco equilibrado. Falta de visão de quem contrata. Então vamos seguir reclamando.




Olá pessoal.

Cheguei agora há pouco do estádio e como de hábito, não li ainda nada do que foi escrito mas de toda forma, hoje, passando pelo final do texto, vi Henrique, na sua postagem falar do time ruim e de continuar cobrando. Pois temo lhes dizer que é isto mesmo.

Vamos pelo começo.

A primeira impressão que tive hoje quando passei daquele local de acesso às cadeiras foi muito bom: o gramado estava muito bonito visto lá de cima, com buracos como se viu no gol perdido pelo adversário mas ainda assim, muito melhor do que nos jogos realizados até o último domingo. A tendência é melhorar mais ainda para domingo que vem. Uma outra impressão, esta negativa, foi ver tão pouca gente lá dentro. Parece então que a maioria se concentrou abaixo de onde eu estava, na Oeste inferior, visto o público presente ter sido, afinal de contas, o esperado para um momento como este mesmo, ou seja, algo em torno de 4.200 pessoas presentes

A partir daí, com a volta de Fellype (Dodói) Gabriel, que jogou bem hoje, e com a ausência do Seedorf, o time começou da forma que teria que começar ou seja, correndo feito notícia ruim. Enfrentando um adversário confuso e numa fase braba que só, isto se transformou em 2 gols bem rápidos, gols estes que nos salvaram do pior hoje. Salve, salve Elkeson e Lodeiro, o primeiro por estar bem na função de número nove e o segundo pelo futebol cada vez mais consistente. Foi o nome do jogo.

Imagens do Lancenet. Finalmente, podemos voltar a mostrar gols.

Mas nosso time continua confuso, não nos iludamos. Esta inconstência que o adversário de hoje apresenta em campo, e só ela, justifica o fato de terem perdido uma Copa do Brasil para um amontoado como o time palmeirense. E creiam meus amigos, taticamente, este adversário ainda é superior ao nosso time. O problema deles é a fase, e aquele bom meio de campo ter que ficar ali tocando bola mas com muito medo do que pode acontecer lá atrás, com uma "coisa" como o seu zagueiro número 21 (ou é Emerson, ou é Démerson) sendo acossado por um time hoje rápido como o nosso. É candidataço a zagueiro delivery do campeonato.

Foi nesta toada então que o Botafogo foi fazendo o seu jogo. Os eficientes Lodeiro, F. Gabriel e na zaga, Dória (titularidade, já!) davam conta do recado contra um time tão nervoso para tentar fazer pontos e justificar a sua presença na primeira divisão. Lodeiro está viajando para as eliminatórias e creiam, vai fazer falta. Ele deveria abrir uma oficina para preparar os outros cobradores de falta e escanteio do time. Como coloca bem a bola na área, sempre fora do alcance do goleiro.

E assim meus caros, com este abafa inicial, fizemos os dois gols e isto, repito, nos salvou. Mesmo confuso, o adversário voltou para o segundo tempo numa blitz que, fosse ele um Inter (e nem esse Inter que goleou hoje) ou um Vasco, a vaca teria ido para o brejo. Os nossos garotos só seguraram a onda devido à confusão deles no último passe. Não adianta mesmo vir com estes três pontos e achar que tudo está bem, pois até podemos ganhar do Cruzeiro mas vejam que este também é um adversário claudicante.

Para tirarmos a diferença que falta para o G4, em matéria de pontos e em relação à ultrapassagem aos adversários da frente, só mesmo um quase milagre. Acho que é por aí.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

27 comentários:

  1. Vamos vencendo de 2 a 0. Time com muitas mudanças. Mas a grande diferença quem está fazendo não seria o Coritiba? Time bem fraco e bem nervoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Henrique,
      Essa vitória vitória ajuda o time no campeonato, mas não deveria influenciar na saída do Oswaldo e do A. Barros.
      Com relação ao Botafogo, iremos sempre ganhar no dia que algum jogador se destacar e o adversário estiver pouco inspirado. No caso Lodeiro jogou bem e o Renato subiu um pouco de produção, tática, posicionamento ou esquema de jogo é o básico.
      Ainda haverá muito sofrimento e muita tensão.
      Para quem quiser se preparar pra isso eu sugiro assistir um filme antigo mas instrutivo, "BRADOCCK 3 O RESGATE" o cara apanha de mais e sai do filme todo estropiado, mas não desiste. rsrsrs

      Orlando.

      Excluir
    2. Henrique meu amigo. Você sabe né, não leio nada antes de fazer o texto.

      Mas veja como assistimos à mesma partida. Foi tudo isso aí mesmo, cara. Vamos agora para BH e seja o que Deus quiser. Já foi pior, né? Contra o Galo.

      Paret.

      Excluir
  2. Amigos.

    Sobre o jogo, foi bem isto que está no texto de abertura. Nada mais a comentar, joguinho ruim, principalmente no 2° tempo e Lodeiro, bom jogador.

    Outro assunto: Lendo a coluna do Juca Kfouri(chatão), o mesmo "levanta uma lebre", sobre o Bota não conseguir honrar o contrato com Seedorf e a lua-de-mel pode estar indo pro brejo.

    Alguém sabe alguma coisa? Putz, só faltava essa...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos,
    A diferença de um técnico de verdade para um que se acha técnico.
    FELIPÃO: '- A torcida tem todo o direito de me chamar de burro. O time não está jogando bem e quem escolhe sou eu, quem coloca em campo sou eu. A equipe pode ter uma ou outra dificuldade, mas a maioria dos jogadores foi escolhida por mim - afirmou.'
    OSWALDO "BUFÃO":- Isso me dá pena. Só contribui para o descrédito da equipe e todos que trabalham aqui. Não ressaltaria a vitória de forma especial, pois faz parte do nosso trabalho. Seria melhor jogar com o estádio cheio e o Botafogo precisa disso. Trabalhamos com seriedade e sensibilidade. Não conheço time campeão que não tivesse a torcida empurrando. Diretoria comissão técnica e jogadores têm se empenhado muito por isso. Queremos conquistar a confiança da torcida, ter essa reciprocidade vital para uma equipe que ganha. Acredito que ainda vamos conseguir - afirmou
    Isso faz toda a diferença em qualquer área que se trabalhar, alguém que assume a responsabilidade e o outro transfere a mesma.
    Sr. Oswaldo "Bufão", que veio primeiro o time ou torcida??

    ResponderExcluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Lendo atentamente o comentário do Orlando tem-se a verdadeira idéia de como as pessoas estão apegadas a cargos nos dias de hoje. Para defender sua posição são capazes de tudo, inclusive achar que os torcedores são burros e idiotas.

    Meu nobre amigo Orlando, não se espante não. É de morrer de rir e não para ficar zangado. Quando um sujeito diz para a torcida "nunca conheci time campeão que não tivesse a torcida empurrando", ele está se referindo a que e a quem? A este Botafogo que ai está. Não merece nem resposta. O Botafogo não precisa de estádio cheio, isto é consequência de bom futebol e competência, precisa sim de time e principalmente de técnico competente, coisa que ele não tem.

    A elogiar apenas a vitória que foi boa. Ganhar do Coritiba no Rio teria seus méritos se eles fossem camnpeões da Copa do Brasil, mais infelizmente ao perder sua segunda final consecutiva daquela copa, o time perdeu a motivação o rumo e jogou com a defesa toda reserva, portanto não vejo nenhuma vantagem nisso a não ser os tres pontos.

    Um abraço a todos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos,

    Show de bola ver a molecada jogando muito melhor que alguns medalhões do time, exemplo disso é o Dória tem feito excelentes partidas, pelo menos eu acho que ele está melhor que o AC que se esconde nas partidas.

    No geral os 3 pontos foram mais que obrigatórios, visto que o coxa já vinha desmotivado (2 vice na Copa do Brasil), mas não se iludam com esse time que vive de lampejos.



    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Legend.

    A notícia hoje é que Dória vai ser efetivado (efetivado entenda-se, entra ele em vez do Brinner, na ausência do A. Carlos).

    E vejam a zaga interessante que ficou ontem, mormente as pixotadas do F. Ferreira.

    Nem sei se Brinner também é destro mas não seria o caso de se tentar, no jogo contra o Náutico, a Cacatua na direita (seu lugar de origem) e ver se o Dória se adapta na esquerda? Joga muuuito o nosso garoto da base.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Já não foi assim ontem? Achei que o Dória tinha jogado na esquerda...

      O que pega é que realmente tem pouco tempo pra treinar. E a dúvida é se o Renato vai sair pro Seedorf entrar. Agora é que vai se montando o time. Tudo muito atrasado. E acho que deveriam trazer Elkeson pro meio e colocar alguém da base no ataque.

      Abraços

      Excluir
    2. Não sei Henrique. Acho que pela bagunça tática (todo mundo correndo para todo lado), por diversas vezes se viu a Cacatua saindo pela esquerda, principalmente no segundo tempo. Acho que o uso do cachimbo... rsrsrsrsrs.

      Mas creia que Dória sequer sentia a diferença. Acho que se não puserem o garoto no fogo, indo aos poucos, é a mais nova revelação de zagueiro do futebol do Rio. Mas tem que se ir com calma.

      Paret.

      Excluir
    3. Pois é, a bagunça impera. Mas acho que Dória ficou com q esquerda sim.

      No próximo jogo Renato está fora. Será um revezamento entre ele e Seedorf? Eu repetiria a tática, e se Andrezinho puder voltar, o colocaria na função do Lodeiro... ou melhor, deixaria no banco. Para a função do Lodeiro iria de Elkeson ou Cidinho, e lá na frente lançaria um dos garotos, Sassá ou Vitinho.

      De resto, acho que deveria insistir com a escalação.

      Abraços.

      Excluir
    4. Andrezinho, se for seguido o tempo dado inicialmente pela comissão médica, só próximo do jogo contra o Inter.

      Quanto a Seedorf, até papo de que está havendo um entrevero financeiro já mandaram na mídia. O cara estava liberado pelos médicos e preparadores para domingo último mas como que por milagre, foi afastado durante o domingo mesmo.

      Agora, parece que vem na quarta e Renato, pela contusão (ou por vergonha do que está jogando), está fora.

      Paret.

      Excluir
    5. Esta história do Seedorf foi lançada pelo Juca. O que ele e o RMP dizem eu não levo em conta, não.

      Acho que o Renato jogou melhor ontem, e parece que está havendo dificuldade de ter os dois, mais lentos e com características parecidas, em campo, e por isso o revezamento.

      E vamos ter o desfalque do Lodeiro, com a seleção uruguaia. Acho que Seedorf deveria entrar na função que Renato fez. E Cidinho ou Elkeson fazer a função do Lodeiro.

      Abraços.

      Excluir
    6. O Zandonaide Henrique, com certeza, vai se aproveitar de qualquer combinação de mau momento no Fogão com crise no seu timeco para fomentar estas coisas.

      Já o Juquinha (rsrsrs.. quanta raiva expelia contra o Botafogo desde os tempos de Jairzinho) deve estar se babando e sonhando com o Seedão no seu time pequeno lá no Japão. Não fique surpreso se ele fizer carga total a partir de outubro, tipo "o Seedorf está mal aproveitado....... tem lugar para ele em equipes mais isso, mais aquilo....".

      O que vai ficar dificílimo para o carinha que deu aquele prejuízo à família Civita, é dizer como o seu timeco tem pago esta freguesia toda para o Botafogo nos últimos anos. Isto realmente não tem explicação.

      Paret.

      Excluir
  7. Boa tarde amigos,
    Tem duas coisas em que não acredito a volta do Jobson e que Oswaldo vá conseguir dar padrão de jogo a esse time.
    Eu acredito que se houver mudança de técnico e mescla de jogadores da base com a experiência, acho que assim poderíamos almejar algo ainda esse ano.
    O jogo com o Cruzeiro vai nos dar uma boa ideia do que esperar desse time, Celso Roth escala um time muito mais marcador do que o Coritiba, como esse time, do Oswaldo, se comportará sendo marcado e contra um elenco mais qualificado que o Coxa.
    O empate já seria um excelente resultado, tenho mais dúvidas que certeza em relação ao crescimento do time no campeonato.
    E vocês o que pensam em relação a esse jogo??

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Orlando (Orlando CSJ04/09/12 15:05)

    Eu penso, sem querer me escorar no paradoxo, que podemos perder sim, mas que jogando apenas sério, apenas o correto, a possibilidade de vitória é bem plausível.

    O Cruzeiro de hoje é o Botafogo de 2010, ou seja, Roth = Natalino. Em casa, estes times encontram uma dificuldade tremenda para atacar visto o perfil dos seus treinadores. Sempre que pegamos times assim fora de casa nos demos bem (vide o Corinthians nestes dois últimos anos).

    Se soubermos cozinhar o jogo, no segundo tempo ele sempre tenta soltar mais os seus jogadores e aí, usamos a arma dele quando ganha fora, ou seja, o contraataque. Acho que OO vai exatamente por esta linha.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,
      Concordo com sua analise em relação ao Roth, a quem considero um problema secundário, nossa maior dificuldade está em jogamos correto, sério e o nosso "técnico" conseguir equilibrar isso, casso isso aconteça realmente a vitória é algo plausível.

      "Uma impossibilidade plausível é sempre preferível a uma possibilidade inaceitável." Aristóteles.

      Excluir
    2. Acho que não há discussão: acreditamos que podemos vencer, mais uma vez sem apresentar padrão de jogo e sem jogar bem.

      Foi assim contra o Coritiba, foi assim na vitória sobre o Palmeiras na Sulamericana.

      Vencemos nos aproveitando de bagunça semelhante a nossa no adversário, na qualidade técnica de alguns jogadores, e na vontade e correria de outros.

      Acho que o Cruzeiro é o time mais parecido com o Botafogo neste campeonato, em relação ao desempenho geral e irregularidade.

      Sobre mudança de técnico agora, acho que podemos ganhar com isso, mas nosso problema é que temos ótimos jogadores, só que temos um elenco ruim.

      Abraços.

      Excluir
    3. Realmente Henrique, o elenco deixa deseja, mas se tivéssemos um esquema de jogo e um padrão definidos as peças que entrasse não sentiriam tanto, pois entrariam sabendo o que fazer e como se portar, os mais antigos poderiam orientar com mais facilidade, mas....
      Eu vendo o Túlio hoje treinando, pensei que poderia ser uma boa colocar ele para dar um aula de posicionamento ao Elkenson, como se portar na hora finalizar e orientar das "manas" que o centro avante tem que ter. Que acham ??

      Excluir
    4. Orlando,

      Realmente, ele jogar partida de brasileirão, não dá. Mas pode perfeitamente treinar com o time principal as vezes. Acho que poderia ajudar não só o Elkeson, mas também os garotos Sassá e Vitinho. E pode também melhorar o astral do grupo.

      Abraços.

      Excluir
  9. Boa noite,
    Paulo Comelli, técnico do Criciúma, eu tenho visto alguns jogos desse time e o que é legal de ver e o time bem armado jogando pra frente, sem essa de casa do adversário jogam sem medo.
    Claro que devemos guardar as devidas proporções, entre treinar Criciúma e treinar Botafogo FR, mas como sou da opinião que devemos observar o trabalho e não nome de que o está realizando.

    Orlando.

    ResponderExcluir
  10. A insistência com Elkson que não esta dando certo, não poderia ser dada ao Vitinho ou Sassa que são especialistas e já profissionalizados????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braso,

      Veja só a notícia:

      http://fogaonet.com/noticia.asp?n=30204&t=apos+reuniao+botafogo+muda+conceito+e+aposta+na+base+supervisor+volta

      Só está faltando mexerem da mesma forma no ataque, não?

      Não sou contra o Elkeson, acho que ele pode brigar por espaço no meio. Pode disputar posição com Felyppe Gabriel, Vitor Junior e Lodeiro sem problemas.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Braso,
    Vai ver os garotos não tem "aroma" de titular.rsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos!

    No clima de pré-jogo. No Fogaonet há transcrição de reportagem do UOL com a seguinte provável escalação:

    "O Alvinegro está escalado com: Renan; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jádson, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson. Com 31 pontos, o Glorioso ocupa a oitava posição no Campeonato Brasileiro."

    Beleza, comparando com o jogo passado, temos Seedorf no lugar do Renato, vejo um ganho. E Andrezinho no lugar do Lodeiro. Apesar das boas atuações antes da contusão, acho que aí perdemos em força e velocidade. Considerando que o Dodói também é frágil, e aproveitando o comentário do Braso, não seria melhor o meio com Andrezinho e Elkeson ou Fellype Gabriel e Elkeson? E Vitinho ou Sassá, ou mesmo Willian, lá na frente?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esta coisa de crise com Seedorf? Alguém acha que tem fundamento?

      Pelas notícias, acho sim que tentaram empurrar alguma parte do salário do cara com a barriga, esperando financiamento para fazer a quitação.

      Brabeira, hein?

      Paret.

      Excluir
    2. Será? Eu não li nada além do veneno do Juca.

      Mas é possível. Apesar que já vi gente fazendo conta mostrando que salário de Loco + Herrera + Maicosuel praticamente fecha o salário do Seedorf. Será essa a conta verdadeira?

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG