Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de out. de 2010

UMA NAÇÃO E SUAS GLÓRIAS.


O MOMENTO ALVINEGRO – 97ª POSTAGEM

Pois é, galerão do blog. Entramos na semana do aniversário do nosso cada vez mais rico espaço, riqueza esta alcançada pela nobre participação de todos vocês. Daqui a exatos 6 dias, quando o relógio marcar 23:59 (no domingo), estarei colocando na tela a postagem de número 100 que, num lance de extrema de felicidade, vai ser alcançada justamente no dia em que o nosso espaço completa um ano.

Neste último sábado, segundo tempo de Botafogo 1x0 Vitória-BA, me desloquei ali na ala oeste superior do meio para a esquerda com o intuito de acompanhar o ataque alvinegro no segundo tempo e, antes do reinício da partida, olhando para a marcação inicial dos 100 metros rasos do atletismo, vi ali os números 1, 2, 3, 4 .... até o 9. Logo pensei: ...."Caramba! Daqui a 6 anos, Usain Bolt estará bem ali, e as estrelas alvinegras desenhadas o gramado, atrás dos gols, estarão emoldurando este momento histórico”.... e foi aí que me dei conta. O Botafogo ressurgiu neste século XXI para brilhar mesmo, e esta diretoria que aí está, ainda ingênua mas de métodos e vontade de vencer únicos, nos dará mais do que alguns hoje ainda insatisfeitos por momentos de tanta incerteza podem a princípio supor.


_________________________________________________________

Não estou querendo dizer com isso que nos classificaremos para a Libertadores como se já fossem favas contadas. Tampouco pretendo aqui perturbar vocês com a cantilena de que o título brasileiro deste ano esteja a caminho, mas de uma coisa tenham certeza. Ao partirmos com este blog, idéia inicial vinda lá da virada 2008/09, do papo da galera que à época opinava nas notícias de O Globo, nosso astral trouxe algo para o “meio ambiente” alvinegro que me parece ter vindo para revolucionar de novo. Pode ser coincidência ou coisa de destino mesmo, e para evitar me perder em mania de grandeza incompatível como meu comportamento, prefiro ficar com a primeira hipótese. Creiam que, se a glória não vier agora em dezembro, virá em 2011, mas que se a sonhada classificação para o torneio continental já for no momento atual, o time do ano que vem não mais se contentará com Lúcios Flávios, Fahéis ou outros que, vejam como sabiamente, não tiveram da diretoria o mesmo empenho em renovação de contratos que se viu com Herrera, Mago, Caio e os de bom nível, no campo da promessa ou já em patamar mais elevado.

_________________________________________________________

Por isso galera, saibam todos que quando fico aqui a tecer elogios à administração do clube, que já vem dando sinais de modernidade desde a era Bebeto, não o faço por representar ninguém ou querer algo que não seja a felicidade de ver o Botafogo brilhar sempre. Sou apenas um torcedor que há 42 aos segue atrás desta estrela aonde ela estiver, e é com este espírito que venho trazendo comigo a certeza absoluta de momentos de glória vindouros, que acabarão por completar nossa inigualável história com o que faltou no passado. Estejam certos disto e não desanimem nunca, pois formamos sim uma nação diferenciada, na rica história que o time nos deixou de legado e no futuro que se apresenta. Vamos ver este time fazer de tudo para vencer no próximo sábado e a partir daí, já seremos de novo o time embalado do primeiro turno, com ou sem Maicosuel e Herrera. Que venham os adversários sejam de que nível forem, pois os de primeira linha, já passaram por nós seguidamente E NENHUM CONSEGUIU VENCER NOSSOS RESERVAS (pensem neste fato também).

É isso.

17 comentários:

  1. Valeu Paret. Eu apoio suas palavras e vou com o time sim pois acho que nossa hora é agora. Não sou do tempo do Botafogo imbatível mas a história mostra que foi um tempo de glórias e quero ver isto acontecer. Completamente apoiado.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Mautner. Estou mesmo confiante no tempo do alvinegro e quando um título fora do circuito carioca sair, o time embala de vez.

    Como eu disse aí acima, não sei se este momento será agora mas tenho a plena certeza de que 2011, 2012 no máximo, nosso time será o time a ser batido. Não vejo tragédia no ar que nos tire deste caminho.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia caros alvinegros.

    Meu amigo Paret parabéns pelo brilhante artigo, corroboro com todas as suas palavras, nada a acrescentar.

    Parece que as portas se abriram novamente ao nosso Botafogo, os resultados do fim de semana foram amplamente favoráveis a nossas pretensões, basta apenas o time como vc diz, não dar mole.

    Teoricamente temos um jogo não muito difícil, acho que domingo não sei, devido aos retrospectos, enquanto os que estão acima, Santos e Inter, vão se matar no domingo.

    Portanto, basta o Botafogo jogar sério pensando sempre na vitória e poderemos semana que vem, aniversário do blog, em comemoração estarmos em quarto lugar novamente, para deleite nosso e inveja da turma de lá. Pena não estarmos com nossa força máxima, senão este campeonato já estaria no papo fácil.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala grande Luiz. Obrigado pelas suas palavras e saiba que isto não é ôba-ôba não irmão. Estou também esperançoso de que possamos não perder para o freguês no sábado, mas até se voltarmos com empate, estamos na briga.

    Confesso também que dá uma pena de ver nossa meia sem o brilho do Mago, que mesmo estando com apenas 40% do que poderia produzir já fazia um barulhão, e pensar que teremos que chegar a uma fase decisiva dependendo do que o Natalino inventar, mas vamos ver como fica. Pelo menos, sem escorregões, a Libertadores já é quase certa.

    Paret.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia nobres botafoguenses! Queria eu ter o dom da palavra, saber expressar muito bem o que significa um clube chamado BOTAFOGO. Parabéns Paret, pelas suas sábias palavras, porque eu daqui vou lendo e aprendendo a colocar um pouco do meu sentimento pelo BOTAFOGO. Com três anos de idade, em 1968, eu já era campeão, juntamente com o meu pai, que me ensinou a torcer por um clube de glórias. Bendito seja ele e que Deus o tenha, de me ensinar o caminho correto do verdadeiro torcedor botafoguense. E mais, não é rasgação de seda não, conhecer o Paret, em pleno Stadium Rio, foi outro fator positivo na minha vida. Valeu Paret!!
    Vou dar um pitaco e mostrar que, apesar das dificuldades que sempre temos, esse ano a Libertadores chegará a General Severiano. Pelo menos o meu otimismo não me deixará dizer o contrário, até que se dispute o último ponto para que isso aconteça. No mais, nobres, mesmo com um time quebrado, vamos mudar os nossos pensamentos e entendo, meio que negativos, para que cheguemos ao nosso objetivo, afinal, já fazem 14 anos de espera.
    Gigante (scos) abraços botafoguenses, SEMPRE!

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao amigo Gigante e ao mesmo tempo esclarecendo à nação, no Arquivo do blog (abaixo ao final), constam 96 postagens mas é contagem errada do programa do Google. Vejam que no mês de outubro, esta em que comentamos não aparece catalogada. Farei, de qualquer forma, com que na citada madrugada do domingo, tenhamos em contagem o número 100, pois fica uma comemoração só.. rsrsrsrsrs.
    ______________________________________________

    É amigo Gigante. Mas é nestas sábias palavras que vc, na sua sábia simplicidade, faz mais uma vez o papel de alvinegro de se mostrar sem querer ser melhor do que os demais, sem querer subjugar ninguém, e achando-se um grande torcedor pelo que de bom este clube lhe (nos) deu.

    Em 68, 9 anos de idade mas numa época em que, sem TV, isto significava ser criança mesmo, fui levado a uma festa e ali, em meio a uma multidão feliz, vi nosso time fazer 4 gols e sagrar-se campeão (bi-campeão). Assim meu caro, compartilhamos o mesmo momento da história.

    E saiba que estas amizades estão sendo fortalecidas, e agora com a chegada de novos amigos que farão do nosso debate, realmente, o mais sensato e inteligente deste mundo virtual de discussão sobre futebol.

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia caros amigos alvinegros.

    Meu amigo Gigante, todos nós temos uma grande história para contar sobre o nosso Glorioso Botafogo por isso somos torcedores diferentes de tudo que ai está. Parabéns pelo seu comentário, pela sua franqueza e sinceridade, repetindo, é isso que nos torna pessoas diferentes.

    Em 1968, tinha eu já 18 anos, reco, consegui ir ao Maraca ver Botafogo e Vasco na decisão, com um medo desgraçado pois não dávamos sorte com os Vascaínos. Sai de lá com a alma lavada e enchaguadfa como dizem, jamais vi uma aula de futebol dada por um time de futebol como aquela. Gerson, Rogério, Jairzinho, Roberto e Paulo César Caju, fizerem o que quizeram com o time do Vasco que provavelmente até hoje quem assistiu aquele jogo não esquece.

    Um grande abraço amigão que a paz de Deus esteja com vc.

    ResponderExcluir
  8. Heleno de Freitas26/10/2010, 14:59

    Meu amigão guarde este link ai


    http://mundodofutebol.net/brasileirao/botafogo/o-nosso-6-x-0-foi-maior-que-o-deles/

    Tem muita munição para zoar urubulinos como esta magnifica que eu nunca tinha pensado:

    "A alegria do povo-; aqui sou obrigado a fazer um adendo, pode parecer implicância- e é!- mas vejam a diferença entre nós e o pessoal do time lá da Gávea(pobre Gávea, um bairro tão bonito!), o nosso maior jogador tem o epíteto(gostaram?) de A alegria do povo, nada mais belo e telúrico; o deles lá, além de nunca ter ganho uma Copa, tem a alcunha de Galinho de Quintino…tenham dó, é muita falta de criatividade, que me perdoem os valorosos moradores de Quintino, mas Galinho de Quintino é dose pra mamute, se fosse Galinho de Ipanema, do Leblon, ainda passava, mas Quintino" "Aqui sou obrigado a outro adendo, vejam a diferença, mais uma vez, nosso maior lateral é A enciclopédia do futebol; o dos gaveanos é o Júnior, daria até um bom reserva do Nílton, e é conhecido pelo cognome de Capacete…é… Ca-pa-ce-te… Sem comentários, por desnecessários"

    http://mundodofutebol.net/brasileirao/botafogo/o-botafogo-inventou-e-deu-o-maior-ole-da-historia/


    Um grande abraço e parabéns pelo seu blog, nosso blog, blog dos bons, blog dos botafoguenses.


    Heleno de Freitas

    ResponderExcluir
  9. Com certeza Luiz. Aquele jogo marcou a era alvinegra de forma indelével na história do futebol mundial. A seleção de 70 foi o espelho, em seus jogos até o tri, daquela partida jogada pelo Botafogo. Jogo decisivo, normalmente sempre nervoso, e o Botafogo passeando em campo e exibindo sua arte para o deleite da platéia.

    Caro Heleno. Publiquei seu comentário aqui do trab e o tempo é mínimo. Somente mesmo para publicar e responder do jeito que consigo. À noite, vou vasculhar suas informações e tentar zoar um pouco lá em O Globo. Sobre o capacetudo, ganhou este apelido por aderir (tardiamente é bom que se frize) ao modelo de cabelo Black power que os negros dos anos 70 já haviam deixado na poeira. Como sempre, urubulino mesmo... hehehehe.

    E no mais, no NOSSO BLOG, sua participação é sempre bem-vinda. Vc é daqueles inspiradores deste espaço que só o fazem mais nobre.

    Paret.

    ResponderExcluir
  10. Caro Heleno, sensacional, estou rindo muito.

    É a verdade nua e crua, é por essas e outras que eles se mordem de inveja do Botafogo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Luciana Moraes27/10/2010, 00:31

    Piada:

    PROFESSORA FLAMENGUISTA!!!


    Uma professorinha de primeiro grau no RIO DE JANEIRO, explica fervorosamente para a classe que ela é uma FLAMENGUISTA fanática.

    Ela pede às crianças que levantem as mãos, caso também torçam pelo FLAMENGO.

    Todos na classe, CONSTRANGIDOS pela tia, levantam a mão, exceto a menor garotinha no fundo da sala.

    A professora olha com surpresa para a menina e diz:

    - Mariana, por que você não levantou a mão?

    - Porque eu não torço para o FLAMENGO, respondeu ela.

    A professora, chocada, perguntou:

    - Bem, se você não torce para o FLAMENGO, torce para quem?

    - Sou BOTAFOGUENSE, e tenho muito orgulho disto - respondeu a menina.

    A professora não acreditava no que ouvia.

    - Mariana que mal você fez para torcer para o BOTAFOGO, minha filha?

    - Minha mãe é BOTAFOGO, meu pai é BOTAFOGO e meu irmão é BOTAFOGO e por isso sou BOTAFOGO também, disse a garotinha.

    - Bem, disse sem a menor paciência a professora, isto não é motivo para ser BOTAFOGUENSE. Você não tem que ser sempre o que os seus pais são! Você já imaginou se a sua mãe fosse uma prostituta, o seu pai um alcoólatra, o seu irmão um traficante, e o restante de seus parentes estivessem presos, o que você seria então?

    - Ahhh! Aíí sim, eu seria FLAMENGUISTA!

    Desculpe amigo Paret,uma amiga botafoguense me mandou essa e estou espalhando claro!RSRSR! Sds gloriosas.

    ResponderExcluir
  12. É pessoal,

    Em 68 eu tinha somente 1 ano. Nasci sendo logo bi-campeão (67/68). Em 72 tinha 5 anos, e foi nessa época do 6 a 0 que me vi botafoguense.

    Logo em seguida morei fora do Rio, acompanhava o sofrimento de fora, ainda criança. Aprendi a simpatizar com Coritiba e Náutico.

    Só retornei ao Rio em 80, e pude assistir no Maracanã o Botafogo eliminar o Flamengo nas quartas de finais do brasileirão em 81, com um passeio de 3 a 1, e depois vi pela TV sermos garfados no Morumbi.

    Continuei firme acompanhando o time, por exemplo, lembro de ter ido a Volta Redonda, no estádio ainda de tubulação, só para assistir jogo do Botafogo lá (recordo uma vitória com gol do Helinho... eta vacas magras).

    O momento do clube é outro. Estamos em real recuperação. Os resultados dos últimos 5 anos mostram que o trabalho é consistente. Só de carioca são 8 finais de turnos nas últimas 10 disputadas, sendo que vencemos 6.

    E ainda temos os desempenhos em brasileiros, Copa do Brasil e Sulamericana. O ano passado foi o ponto fora da curva, o desempenho realmente ruim dos últimos 5.

    Só que precisamos de dar um salto a mais, um passo além. E estamos naquele estágio em que isso é muito difícil. É aquele ponto de melhora, que para progredir só um pouquinho, muita coisa precisa ser feita.

    Mas eu vejo que vem sendo feito. E o que falta ainda é dinheiro. Neste futebol de negócios atual, só com ações muito bem feitas de marketing, e atraindo grandes investimentos, é que a coisa sai.

    Mas eu acredito, e bons resultados este ano, como por exemplo vaga na Libertadores. E mais títulos, categoria de base, e participação nossa, da torcida, de forma organizada, como estamos fazendo, irá alçar o Botafogo ao seu devido lugar.

    Abração a todos.

    E Paret, se prepara, vou tentar fazer um raio-X completo do blog para o aniversário e centésimo post.

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahaha hahahahahahahahahha hahaha hehehehehehehe. Putz Luciana. Mas vc não é fácil hein? Parabéns pelo “achado” e se vc ainda não navegou pelo blog, vá em humor da galera que irá encontrar mais essa “enfeitando” aquele espaço de zoação à periferia. Já existe lá o “lamentavelmente rubronegro” e esta nova aí vai ficar logo abaixo.. heheheh. Muito bom mesmo.

    É isso Henrique. Desculpe mas a mensagem da Luciana foi realmente do barulho.. hehehehe. O Fogão está mesmo partindo para cima, e apesar de achar ser difícil, vai ser muito irônico para quem monta esta tabela ridícula, se os da frente não conseguirem evoluir por se enfrentarem, e começarmos a fazer pontos e os ultrapassarmos, sendo campeões. Vai ser incrível.

    A única nota destoante é mesmo o destempero do Jobson (leiam em ‘Lancenet’ no link Notícias do Botafogo) e parece que se ele não se segurar, não ficará para 2011 e infelizmente, será mais um Marinho, mais um Giovani (o do Vasco), mais um Dinei e vai por aí. De qualquer forma, não insisto em informar o que ouvi em bastidores de que, com Libertadores, teremos nova reformulação de elenco, pois os investidores que fecham com o clube hoje o fazem num esquema totalmente diferente. Praticamente não há empresa dona de jogador no clube hoje (FLAlhahel e L. Flraco são os últimos remanescentes, talvez mais um ou dois).

    Já sobre o blog, vcs são do barulho mesmo. Não é que mesmo com não muitas visitas, estamos batendo os 17 mil acessos? E vejam que estamos sim na 97ª postagem e não na 96ª, conforme está mostrando o contador do arquivo (abaixo, ao final), já que esta postagem que comentamos não está ali na contagem de outubro. Provavelmente, problema a ser corrigido nas próximas inserções.

    Abços.. Paret. (ainda rindo muito com a ‘família flamenguista’ da piada da Luciana). hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  14. É caro amigo Paret, também li as notícias do Jobson no Lancenet e fiquei chocado. São tantas oportunidades que o Botafogo está dando a este garoto caramba, nem com o Garrincha o clube deu tantas mostras de boa vontade e ele não se corrige, tá querendo o quê? Misturar esporte de competição com gandaia pô.

    Acredito que deve ser essa a atitude do Botafogo, dar uma oportunidade definitiva até o final do Brasileiro, se não se emendar manda embora e procura outro mais responsável, o que não dá é ficar pagando caro por um jogador que dá mais trabalho do que retorno, deve custar caro ficar pageando marmanjo. O clube não é casa de recuperação, além do que isso não serve de exemplo para as categorias de base, pode ser má influência para os garotos de baixo.

    Infelizmente se ele não quer se comportar não é o Botafogo que tem que ser babá dele. Prezo muito a disciplina, pois acho que esta é a primeira coisa a se dar valor para se ter sucesso na vida, e me parece que ele não quer ser ajudado a se recuperar. Vamos ver como fica até o final do ano.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Hahaha,

    Muito boa a piada. Sensacional. É por aí mesmo. Valeu Luciana.

    Sobre os 17000, já estamos aí. E podem apostar que vai acelerar e teremos 18000 com o aniversário. Sobre o contador de postagem, acho que está certo, é uma questão de interpretação. O blog tem 96 posts no arquivo e mais o atual.

    A notícia do Jobson eu havia lido. A situação é complicada. Não sei se conseguem colocar a cabeça dele no lugar. Só com muito apoio, e mesmo assim não é fácil. Alguém lembra do livro e filme Christiane F.? É por aí a história... com o detalhe que anos depois ela foi presa por porte de drogas de novo. :-((

    Para assuntos mais amenos: a rodada do brasileirão começa hoje. Chegaremos no sábado já sabendo quase tudo de resultados importantes. E hoje também tem Sulamericana, com o Galo indo de mistão contra o Palmeiras, para se poupar para o jogo de sábado conosco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Pois é Luiz. Cabeça não pensa e o sujeito paga com a vida. O que dá pena é saber que, pelo que se observa, melhor psicólogo na área de ex-viciados, psicólogos do clube, ex-jogador estrategicamente colocado ao seu lado para evitar seus excessos e mãe sempre presente e o cara nada, com estas chances todas repito, observa-se que não haverá estrutura no país capaz de segurar a sua onda em período de férias.

    Já sobre o que importa que é o próximo jogo caro Henrique, o Galo virá mesmo firme. Um empate lá não será de todo mau não. Recuperamos na boa nos jogos seguintes em casa. Já sobre o contador cara, valeu pelo alerta.. rsrsrsrrs. Sou mesmo voado em matéria de atenção.. kkkkkk. Claro que o contador só mostra o arquivo e assim, a atual não aparece ali.. kkkkkkkk. Foi mal mesmo... rsrsrsrsrsrsrs.

    Valeu a todos e uma ótima rodada para nós. Hoje, após os primeiros jogos, farei a postagem conclamando para o jogão de sábado. A nonagésima oitava. Deus salve o Fogão.

    Paret.

    ResponderExcluir
  17. Estimadissimos ALL-vinegros !

    O plano normal para o jogo de hoje, se o mesmo não fosse realizado na nossa Arena Estelar, seria obviamente aquele de um meteoro cainda no estádio para acabar de uma só vez com as 2 pragas. Mas hoje temos que optar por um plano B:
    - resultado de 0 x 0 com 2 jogadores expulsos de cada lado mas uns 4 com a perna quebrada, rssssssss

    Gente, sensacional o link do Heleno e ainda melhor a piada da Luciana.
    Impressionante a forma como Carlos Henrique "ficou e seguiu " o Botafogo em sua infância e justamente no período mais difícil.
    Quanto à nossas chances na LA, sinceramente, com os pés no chão >>>> Vai depender do jogo com o Patético-MG. Esse jogo é chave e um empate é o mínimo pra seguir sonhando ! Uma derrota lá pode abalar o emocional ainda mais com Jobson que não ajuda o time em nada !!
    Aliás por falar em Jobson, será que desta vez o atacante Caio não marca pela primeira vez no Brasileirão ? Algo me diz que desta vez Caio vai guardar o dele ! Vai entrar no 2. tempo no lugar do Jobson e vai fazer o gol da vitória.

    Parabéns Paret de antemão !
    Um abraço Alvinegro
    40tinha

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG