Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

2 de mai. de 2015

DECISÃO DO CARIOCA/2015


Fnalíssima

BOTAFOGO 1x2 VASCO

Não deu galera! Acabaram eles gritando "é campeão".

Que jogos, estes dois das finais. E pensar que perdemos o titulo, esquecendo que o segundo gol deles hoje foi, antes consequência do momento da partida do que propriamente fraqueza nossa, perdemos, repito, por um gol acidental no primeiro jogo.

Tentei ver este jogo de hoje com o distanciamento que me foi permitido, já que o coração não tem mesmo jeito: acaba entrando com tudo na história. O que vi foi um adversário superior no elenco, em alguns parâmetros de jogo (defesa sólida e bola parada mortal) mas também, o nosso elenco com aquela disposição notável, uma vontade de vencer que há muito não vejo num Botafogo e assim, com os menos favorecidos tecnicamente se superando ante os perigos pelos quais o time sempre passa nos seus jogos, impusemos também respeito em boa parte do jogo. E que ninguém pense que a partida da próxima quarta pela CB vá ser essa molezinha toda. Dependemos ainda de um meio de campo criativo e Daniel Carvalho só estará 100% daqui a um mês.

Mas voltando à decisão, o que ocorreu então foi que a fragilidade do nosso elenco acabou por nos deixar na mão e hoje, vejam, de forma cruel, ao perdermos o William Arão ainda naquele momento da primeira etapa (27 minutos). Fernandes até entrou e não errou tanto assim mas a diferença de porte atlético e de moral é outra: um é campeão do mundo pelo Corinthians, o outro um menino da base tendo que entrar para resolver. O primeiro gol deles ainda veio de uma falha bisonha do Mattos, mas creio que o que nos tirou da disputa, daquele elã de jogar de igual para igual com um adversário muito bem postado em campo, foi mesmo a perda do nosso bom volante.

O que se seguiu então foi mais do mesmo do que foi citado aí acima: tranquilidade e muita firmeza em campo do lado deles e muita luta do nosso. Empatamos mas repito, nem assim, olhando a partida com isenção, se pode dizer que teríamos chances reais de virar e fazer o placar que nos serviria. Parabéns então para o nosso adversário. Jogo limpo, sem mutretas, decisão como há muito não se via no futebol carioca. Estou triste sim, muito. Afinal, queremos o Botafogo sempre nas cabeças mas vida que segue. Me permitam um adendo no entanto, para frisar que pelo meu lado familiar, estou, em outra ponta, muito feliz. Bahilemanha 6x0 num dos vices de lá. Campeão pela "trigentésima vez" lá na Bahia.
O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer

29 de abr. de 2015

COPA DO BRASIL - 2ª FASE


BOTAFOGO 2 x 1 CAPIVARIANO
Em Capivari


Vencemos e trazemos uma ótima vantagem para o segundo jogo... mas que pelada triste de assistir.

Para começar, iniciei assistindo o jogo sabendo que iríamos de Renan, Gegê, Sassá e Henrique. Ao longo da partida descobri em campo o Diego Jardel e o Airton, e depois o Jean e o Andreazzi. Em seguida, aprendi que temos um lateral direito Diego, e acho que um zagueiro Emerson e outro que fiquei sem saber o nome.

Não era para se esperar muito e nem se tentar avaliar os garotos. Eu acreditava que os jogadores mais experientes, mesmo jovens como Andreazzi, Gegê e Sassá fariam a diferença. Mas só Sassá se destacou.

Gegê, Henrique, totalmente dispensáveis. Airton, burocrático. Diego Jardel, sumido. Andreazzi fora de ritmo, mas brigando um pouco. Felizmente numa bola roubada, em toque de Andreazzi para o lateral Diego, este cabeceou para a área buscando Sassá que se antecipou ao goleiro e marcou o primeiro gol.

Daí pra frente o que vimos fora dois times batendo cabeça, inclusive literalmente. No segundo tempo vimos as entradas de Daniel Carvalho, no lugar de Diego Jardel, de Tássio no lugar de Henrique, e Dierson no lugar de Airton. Ainda vimos o Capivariano empatar, e Daniel Carvalho fechar o placar em belo gol, onde tabelou bem com Gegê e tocou de forma bonita para tirar a bola totalmente do goleiro.. 

O veterano tem categoria, comprovada não só pelo gol, mas também por mais uns dois ou três toques na bola, o que não significa que podemos dizer que ainda tem futebol. Isso só saberemos com o tempo.

Sobre os garotos, vi um correto Jean pela esquerda, um voluntarioso Diego pela direita, dois zagueiros altos mas inexperientes, e um batalhador volante Dierson. Poderemos contar com esses garotos entrano individualmete, mas não assim, de batelada.

Agora é voltar o foco para a inal do estaual,  só depois pensar neste jogo da volta.

Abraços.


Não poderia deixar de registrar esta importante marca do BLOG. Esta é a postagem de número 700. É uma incrível marca que comprova a persistência e longevidade do BLOG, fruto do imenso carinho dedicado pelo Paret e por todos os amigos que aqui frequentam.






26 de abr. de 2015

FINAL - PRIMEIRO JOGO. A CAMINHO DO SEGUNDO TÍTULO?


BOTAFOGO 0 X 1 VASCO

Começamos de forma eletrizante, com uma blitz nos primeiros minutos, obrigando o goleiro vascaíno a fazer grande defesa, desviando a bola para a trave.

Tivemos chances de abrir o placar, e a sensação era que nosso jogo em velocidade dominaria o cadenciamento vascaíno.

Mas como todo clássico que se preza, o jogo foi cheio de alternâncias, e em poucos minutos o Vasco equilibrou as ações e depois passou a dominar. E assim, alternando jogadas e domínios, o jogo seguiu, ficando o tempo todo em aberto.

Bill mais uma vez abusou das pegadas desnecessárias, e de perder gols. No final do jogo Arão mais uma vez acertou o travessão, e no fim do jogo, em bobeada da nossa zaga, volantes e lateral, veio a punição: Rafael entrou por trás da defesa e chutou sem chances para Renan, sacramentando o placar de 1 a 0 já nos descontos do segundo tempo.

Não está nada decidido, e agora vamos mais uma vez para o segundo jogo sem a vantagem do empate, que novamente muda de lado. Tudo ainda em aberto para decidir quem será o campeão carioca de 2015.

Sobre esta partida gostaria de destacar algumas atuações específicas de jogadores. Primeiro, Gegê, que se não errou muito, foi muito inoperante. Acertar passes laterais de 2 metros é o mínimo que se espera de zagueiros e volantes, então não dá para dizer que ele estava fazendo o mínimo, uma vez que envergava a 10 do Botafogo. Tomás o substituiu, começou chamando o jogo e mostrando qualidade e... sumiu. É melhor que Gegê, mas parece que falta um estalo para que deslanche.

Arão fez mais uma grande partida, tanto na marcação e desarme, como na cobertura, como na saída de bola e na chegada ao ataque. Não é craque, está muito longe disso, mas é jogador para se contar em partidas complicadas. Não foge do jogo.

Giareta que andava muito bem como volante, voltou para zaga e não fez uma partida exuberante. Deu para o gasto, mas cometeu um erro absurdo que quase rendeu o primeiro gol vascaíno, mas por sorte o atacante errou a tentativa de encobrir o Renan.

Renan fez ótima partida, tendo cometido somente um erro relevante, em uma bola cruzada, quando saiu e catou borboletas. Como a bola passou direto por todos, não comprometeu, mas no geral foi bem seguro e preciso.

Gilberto fez partida que chamou a atenção. Mesmas inseguranças de sempre na marcação, dando espaços para o adversário. Mas no apoio, o seu forte, o que vimos foi um festival de dribles, retenção de bola, afuniladas de jogadas, toquinhos de efeito, como passes de calcanhar, enfim, um monte de jogadinhas bonitinhas que não dão em nada, ou pior, quando dão em alguma coisa é em contra-ataque do adversário. Admiro o futebol do nosso lateral direito e digo que não lembro de ter visto uma partida dele tão ruim quanto a de hoje. Acho que nem naquele fatídico jogo contra o Flamengo em que ele voltava de contusão.

Diante do exposto, agora é ver qual o time misto que vai para o interior de São Paulo - já li que Vinícius Tanque deve ser relacionado para o ataque - e contar que os jogadores principais estarão 100% para a próxima partida. O título segue em aberto.

Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG