Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

15 de abr. de 2015

VIRANDO A CHAVE

BOTAFOGO 4x2 BOTAFOGO-PB


O JOGO ENTRE OS 'XARÁS'
A partida da volta - Engenhão



Com o time entrando em campo por 3 resultados, a saber, a vitória, o zero a zero e o outro empate por 1x1, Gilberto foi poupado e Luis Ricardo veio na lateral direita e sem o 2 titular, logo vimos o jogo lento que a presença do 2 titular sempre impede, com aqueles bons avanços pelo lado do campo. Mas o início do jogo, mesmo com a falta enorme que faz o nosso lateral titular e mesmo com o time atuando para cumprir o regulamento, mostrou logo como os nossos reservas lá naquele jogo em João Pessoa não formam um time minimamente confiável: o adversário, apesar de vermos que tem um jogo de ataque bem forte, levou muito tempo para se acostumar com o estádio mas mesmo assim, passeávamos displicentemente pelo gramado.

Mas ainda assim, com este cenário, mesmo não jogando para vencer, o nosso primeiro gol não tardou a sair. Numa cobrança de escanteio aos 15 minutos, Jobson desviou de cabeça e Bill completou quase na linha do gol. Só então o time deles resolveu sair para o jogo, claro, ajudado pela nossa leniência e até uma certa lerdeza de vários dos nosso jogadores, causada, principalmente, pelo sono com que encarávamos o jogo. Passamos então a deixá-los atacar, cedemos um sem número de escanteios ainda antes dos 30 minutos de jogo e o medo começou a rondar a Arena Nilton Santos. Mas o Botafogo anda mesmo numa maré especial, jogando mal e vencendo, talvez pela seriedade com que o time tem enfrentado os seus adversário e assim, aproveitando-se da fraquíssima zada deste time que, sim, ataca bem mas defende pavorosamente, pudemos ir respirando até chegarmos ao segundo gol com Tomas, o sempre nulo (hoje também), aos 34 minutos.

Um gol que só toma mesmo quem não tem categoria para acompanhar uma jogada de ataque, ou seja, para um time que tomava um gol destes não poderíamos mesmo perder a vaga. Mas é aquilo, as máximas, conosco, são as máximas: “há coisas que só acontecem..... quem não faz ...... nada é fácil para o Botaf..”. Não completei mas nem precisa. Demos mais espaço, fomos fazendo faltas próximas à área e numa delas, eles fizeram o seu gol. Foi justamente na saída para o intervalo, intervalo este do qual esperávamos que o time voltasse alterado. Tivemos então estes 15 minutos para acertar o time, nestes 15 minutos a TV anunciou que o Fred não jogaria no sábado e no segundo tempo, o confuso Jobson saiu para dar lugar ao Rodrigo Pimpão.

Mas a mudança, se serviu para suprir a atuação apagada do Jobson, não nos adiantou muito visto ter o adversário voltado com vontade de empatar e nisso, eram bem mais organizados para atacar do que o nosso time nos contraataques, sempre perdidos por jogadas inúteis. O jogo corria de forma bem perigosa e ali pelos 12 minutos, já era possível ouvir pela transmissão da TV os torcedores reclamando com o Renê a presença do Sassá em campo. Aos 16, Renê atendeu aos apelos dos torcedores e tirou Tomas para colocar o reclamado Sassá. Mas nada arrefecia o ânimo do adversário para atacar e nada nos fazia criar um mínimo de organização até que aos 25 minutos, Elvis saiu para dar lugar ao Fernandes.

E o garoto, que de bom e pé quente tem muito, tentou uma jogada na área sem conseguir o gol mas na sequência, Arão roubou a bola na saída do adversário, tocou para Pimpão na direira e recebendo a devolução, acertou o canto. 3x1 num momento em que éramos amplamente dominados, chegando por várias vezes a correr seríssimo risco de sofrer o segundo gol. Mas nada mudou muito, apesar das boas atuações de quem entrou e assim, eles, de tão organizados no ataque e de tantas pixotadas que fazíamos, quer não aproveitando contraataques quer nas saídas da defesa, chegaram ao segundo gol aos 35 minutos, momento perigoso do jogo.

E a situação passou a beirar o pânico. Perigosíssimo. Nossa pífia organização foi para o espaço de vez enquanto eles, vencendo o cansaço com a gana de empatar e se classificar, tentavam usar o bom toque para ir à nossa área mas este ano parece sim ser diferente em matéria de surpresas desagradáveis. De onde menos se esperava, dos pés do nulo (inútil) Luis Ricardo veio uma roubada de bola naquele momento mais oportuno para se garantir a vitória num jogo, 45 minutos. Ele então fez o rodopio correto, livrou-se do marcador e tocou no meio da área. Na sobra, Sassá fez o quarto gol, o gol do ‘ufa-ufa’. Foi um jogo de Copa do Brasil, mas deu bem a medida do que vamos enfrentar na série B ao toparmos com um time organizado e bem entrosado. Que venha o Fellype Gabriel, com toda urgência que o momento requer.



Passamos de fase. Em princípio não teria muito mais que isso para falar...

Comecei vendo o jogo na TV, depois peguei uma parte no rádio do celular, perdendo alguns minutos até terminar A Voz do Brasil, e terminei vendo na TV.

Então vou tentar fazer uma análise mais geral, visão mais superficial da situação. Primeiro, desde o jogo passado em João Pessoa estou com a impressão que a Copa do Brasil está sendo tratada como cumprimento de tabela. Não está na prioridade do clube.

Segundo, mais uma vez não fizemos boa partida mas obtivemos um bom resultado. Estamos sendo eficazes, a questão é saber se o futebol apresentado é o suficiente para este objetivo. Acho que um bom indicador de que é provável que sim pode ser trazido pelo Cadré, pois aposto que já devemos estar próximos de alcançar a metade das vitórias que conseguimos em 2014, o que significa uma grande mudança.

Outro aspecto importante é vermos que temos uma boa opção no elenco com o Rodrigo Pimpão. Não sei a questão física dele a longo prazo, mas pode compor muito bem nosso ataque.

Outra surpresa agradável é o Giareta. Não fez nenhuma partida estupenda, mas já atuou na zaga, na lateral esquerda, e fez partidas interessantes como primeiro volante, onde acho que se saiu melhor. Podemos definitivamente esquecer Airton, não depender exclusivamente de Mattos, nem jogar no fogo Fernandes ou Dierson.

Na lateral direita, Luiz Ricardo parece que será também boa opção. E finalmente, a posição de segundo volante estará muito bem servida com Arão. Vem se destacando e conseguindo chegar bem no ataque, as vezes quase suprindo as dificuldades dos meias, que ainda espero que se desenvolvam.

Com tudo isso, ainda acho que alguns reforços deveriam ser pensados, e creio que venham.

Abraços.

11 comentários:

  1. COMENTÁRIOS DO PRÉ-JOGO.

    Vai ao estádio Henrique?

    Hoje vou de casa mesmo. E neste momento, 16:23, o Madureirinha, que estava precisando fazer 3x0 no Maringá, vai fazendo o placar e seguindo na Copa do Brasil..

    Huuummmm.. Tem time aí que vai ter dificuldades para passar de fase caso o time da terra do samba siga em frente.. kkkk.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou... quarta-feira de 20 às 21 é sagrado. RPG do Marcos e estou sempre junto com ele.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Henrique.

    Amigo, o que vi deste jogo foi sim, a utilidade do Giaretta, do Pimpão e do Fernandes mas a inutilidade de vários outros foi visível. Enfrentar times organizados na segundona com este elenco vai ser osso.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    Concordo com os textos de ambos.

    A classificação foi excelente, mas a atuação preocupante. Aliás, esse foi praticamente o título de minha postagem.

    Agora pegaremos o Capivariano/SP.

    Já começo a me perguntar se a nossa falta de organização se deve mesmo à falta de qualidade de alguns ou se a falta de condições é do treinador em fazer esse time jogar. Não vejo evolução e já era tempo para haver.

    Para mim ele mexeu mal demais hoje. Perdíamos o meio de campo, mas ele abriu o time com 3 atacantes, dando espaços ao adversário. A entrada do Fernandes foi boa, mas quem deveria ter saído era Bill (lembrava das colocações do Luiz Fernando). Sem conseguir ajeitar o time, com mexidas mal feitas, restou ao treinador olhar o relógio a cada 30 segundos. Imagina a gente, René!

    Em relação às vitórias, Henrique, agora são 12 em 2015, em 19 jogos. No ano passado vencemos apenas 17, em 65 jogos disputados.
    Se em 2014 marcamos 63 gols, agora já temos 38.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cadré, concordo.

      Temos apenas um motivador (antigamente conhecido por entregador de camisas). Ele vai levar este time à primeira divisão e se surgirem meias minimamente capazes, vai levar até sem susto mas quando abrirmos 2015, dêem-lhe uma medalha e o levem até ao portão de saída do clube.

      Não serve para grandes embates. Só surpreendeu ao Luxa, que é outro (hoje) enganador.

      Paret.

      Excluir
  4. Conseguimos achar uma defesa pior que a nossa. E isso salvou a pátria. A nossa defesa é de uma incapacidade de sair jogando de dor os olhos. Rifam a bola bisonhamente, jogam para qualquer lado, como se fosse uma "batata quente". O meio de campo não faz a função de ligação, perde bolas importantes e arrisca/tentam jogadas sem nenhuma objetividade. Enquanto isso, a defesa continua dando chutões a ermo. Em um deles saiu o segundo gol do Xará da PB. Eu não sei o que está pesando a comissão técnica, mas com essa defesa claudicante, haja coração...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Eu não sou daqueles que analisam esquemas táticos ou coisa que o valha. Prefiro me ater a qualidade técnica individual, pois joguei futebol e conheço um pouquinho disso.

    O que me deixa preocupado, é que ninguém fala nada com relação a contratações, alguma coisa que nos deixe mais alegres com o time no que diz respeito a disputa da série B. O campeonato paulista acabou já faz quinze dias, como aqui na "Finlândia" só passa este campeonato, vi bons jogadores que poderiam bem servir ao Botafogo.

    Esta demora em tomar decisões é que me deixa fulo da vida, porque serve o ditado: farinha pouca meu pirão primeiro. Para trazer porcaria deixa como está e vamos em frente. Só que apesar de ser um sujeito otimista, com isso que ai está meus caros, não voltamos não.

    Um abraço a todos, e que as pessoas responsáveis pelas contratações acorde o mais rápido possível e vá a luta, senão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre e Luis.

      Acho que um meio de campo minimamente capaz de fazer a bola chegar no ataque, e o do xará paraibano ontem tinha esta condição, minimiza os problemas da defesa, haja vista termos vivido de chutões tanto na fase A. Carlos/F. Ferreira como até mesmo na posterior, com o Dória.

      Nossa defesa não é pior do que a de 2010 e assim, com os meias de marcação que temos, se for ali inserido mais um ou dois que possam ligar a bola ao ataque, o time fica sim bem arrumado para a segundona.

      Claro... se os meias vierem. Do jeito que está vamos sofrer muito.

      Paret.

      Excluir
    2. Luiz,

      Vou dar minha opinião sem firulas. Com o elenco que temos é possível subirmos. Possível porque o futebol inteiro no Brasil está fraco, só por isso. Subiríamos mais pelo demérito dos outros do que por mérito próprio. Algo meio como que ganhar a Taça Guanabara...

      Mas concordo que precisamos de reforços, porque não podemos entrar na série B achando que é possível subir, mas sim que é provável, muito provável, subir.

      Só para quantificar, possível é entrar na série B com com 20, 30 ou 40% de subir. Provável é entrar com 50, 60, 70%, e muito provável é entrar com 80, 90% de chances.

      Lembrando que se fosse tudo um mero jogo de azar, sobem 4/20 times, 20%. Ou seja, tirando as diferenças de elenco, preparação, investimentos, e levando só a sorte, a probabilidade de um time subir inicia-se em 20% (assim como a de cair).

      Abraços.

      Excluir
  6. Notícia de agora à tarde no Lancenet.

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-Maracana-acordo-mandar-estadio_0_1340266025.html

    Agora, resta fazer a leitura nas entrelinhas, pois de cavalheirescas estas coisas nunca têm nada.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG