Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de jun. de 2014

A COPA NO BRASIL

OS FEIOS QUE 
ME PERDOEM MAS...



...A ARTE, NO FUTEBOL, É FUNDAMENTAL

Estamos no liminar de mais uma copa do mundo. Desta vez, no 'nosso quintal', na 'nossa sala', na 'nossa varanda'.

Muito contestada (até por nós mesmos), muito custosa, muito usada para fins ilícitos (o caso Cuiabá é caso de crime inafiançável contra os cofres públicos) mas na verdade, o que fica mesmo é aquilo que gostamos e debatemos sempre, não só aqui no blog como nos lugares por onde andamos: o futebol.

E aí as perguntas de sempre nos caem sobre a cabeça. Temos seleção? Já é, de cara, uma pergunta aqui para o debate mas a minha opinião pessoal é a de que não temos. Vamos a campo com apenas um fora de série, sim, um garoto que, se entrar em campo e fizer o que sabe, faz a diferença mas aí reside o grande problema: ele mandou ver na Copa das Confederações, sabidamente uma espécie de torneio de preparação para a verdadeira Copa. Agora, todo o peso da responsabilidade recai sobre ele, já que os demais são apenas bons jogadores (para falarmos de nível de seleção). Não sei, portanto, se estaremos preparados para enfrentar times já de há muito montados e com seus elencos muito bem afiados. Imaginar esta nossa seleção batendo de frente com Alemanha, Argentina, Inglaterra e Espanha, esta última, inclusive, que não se deixará (certamente) envolver de novo como o foi no ano passado, será tarefa hercúlea. Até mesmo contra mediano Uruguai teremos que esperar sufôco, jogo pegado e possibilidade de insucesso.

Não estou sendo pessimista. Acho sim que a minha opinião vem calcada numa realidade bem visível, ante o que se percebe na escalação do nosso time. Alguém já escreveu por aí que hoje em dia, já não existem mais brigas na convocação. Aquela coisa de 'leva Romário, deixa Romário', só para ficar num exemplo. A convocação para esta copa foi tranquila, ninguém reclamou a falta de nenhum jogador, não houve debate algum acerca deste assunto. Nosso time completo é praticamente composto de atletas que já não são mais titulares em seus times (a não ser a zaga) e assim, um sucesso só pode ser esperado se jogarem as sonhadas 7 partidas com o mesmo elã daquela final do ano passado, algo difícil de um time manter de forma seguida. De toda sorte, vamos torcer muito, vamos esperar que o fator casa nos seja benéfico e no fim, ainda aguardarmos por uma titularidade do melhor goleiro (o Jefferson), afinal, desejo não só dos alvinegros como também da maioria da nossa torcida (exceto a de mídia).

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

6 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Eu estava esperando ansiosamente o dia em que um de vcs dois (Paret ou Henrique) iriam fazer o editorial sobre a copa do mundo.

    Para quem viu três copas (1958 e 1962 ouvi e 1970 pela Tv), sendo que nas duas primeiras conhecia de perto os jogadores e sabia do que éramos capaz, e de 1970 a começar pelo técnico que havia nos dado muitas alegrias nos últimos tempos e pela escalação sabíamos que ganharíamos os jogos, só não sabíamos de quanto. Esta verdadeiramente era a sensação reinante na época por todos os torcedores, seja lá de que time fosse.

    O que eles não engolem é que de lá para cá, como nosso clube não produziu muita coisa(para não dizer nada) durante 20 anos, a verdade é que o Brasil não ganhou nada, tivemos 1982, onde nossa seleção no papel era ótima, mas na hora do vamos-ver deu no que deu. AMARELOU rsrsrsrsrsrs. Não vou falar de 86 e 90, pois foram as piores seleções que tivemos.

    Tivemos 1994, quando um baixinho que considero depois de Jairzinho o melhor atacante do mundo chamado Romário, ganhou a copa sozinho com a ajuda do Dunga no meio de campo.

    2002, graças a um cara chamado Rivaldo que desequilibrou durante a copa fomos campeões, numa copa que considero fácil ganha pelo Brasil devido a má qualidade técnica das demais seleções. Tirando a Holanda que engrossa sempre, o resto foi baba-de-quiabo.

    Ai chegamos a 2006, onde entramos naquela do já ganhou, assim como foi 1974, repetindo o time de 2002, e deu no que deu, jamais poderíamos ter ganho as duas copas, 74 e 2006, seria uma tremenda injustiça com as demais seleções. Vejam que não falei de 1998, pois perdemos por problemas extra-campo que ninguém sabe até hoje e nem vai saber..

    Chegamos a 2010, e quando chamaram o pé-frio de 82 Jorginho para técnico, não poderia dar em outra, paramos no meio.

    Muito bem, vamos falar desta que ai está. Em primeiro lugar quando foi anunciado que o Brasil iria ser a sede da copa, desde lá fui contra, e porquê fui contra? Porque nosso país tem outras prioridades infelizmente relegadas a segundo plano por interesses escusos, principalmente a saúde do povo que está um caos. O nosso país não tem as mínimas condições nos dias de hoje(políticos totalmente descompromissados com o povo brasileiro) para sediar coisa nenhuma, fora a roubalheira que está sendo feita em detrimento de coisas muito mais importantíssimas para nosso país(e ainda tem Olimpíadas daqui a dois anos, QUE DEUS NOS AJUDE). Me lembro de 1992 quando fizeram aquela reunião do mundo todo para discutir meio-ambiente e não deu em nada até hoje.

    Falando de futebol propriamente dito em segundo lugar, eu aprendi na minha experiência de vida que este esporte não tem lógica nenhuma. Podemos ganhar? Lógico que podemos, até a Bélgica pode, só ganha quem participa. Mas como o editorial sugere a nossa opinião, sou curto e grosso: se passarmos da primeira fase dê graças a Deus, pois nem nisso eu acredito. Não temos futebol para disputar com as grandes seleções do mundo nos dias de hoje. Nosso futebol é medíocre seja aqui, seja no mundo, acabou quando Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo deixaram o futebol. Daí em diante não surgiu nada que me fizesse acreditar em sucesso. Não temos meio de campo, quem disse que Oscar e Paulinho jogam futebol estão no mínimo precisando de óculos ou bêbados. E o Neymar mostrou no amistoso contra a Sérvia aquilo que acontece no Barcelona, quando marcado seu futebol fica do tamaninho dos outros. E Copa do Mundo não é amistoso o pau come e todos querem ganhar.

    Portanto, vamos ver onde chegamos este é o meu pensamento.

    Uma última coisinha, onde a Tv Globo se mete para ganhar dinheiro em vez de dar valor ao esporte, normalmente as coisas não vão como ela quer.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpem meus amigos pelo Livro que escrevi ai acima. kkkkkkkkkkkk

      É que o assunto é bom demais.

      Excluir
  2. Boa tarde
    Já faz algum tempo que não me animo em jogos da seleção conforme antigamente.
    Não sei se pelo fato de que passamos a ter poucos convocados que atuam no país, atletas que acompanhamos mais de perto, em que pese o fato dos jogos no exterior serem quase todos transmitidos hoje em dia.
    Não trocaria qualquer jogo do Botafogo, mesmo o time estando mal, por algum da seleção.
    Mas com a proximidade da competição e com o início da mesma, a animação deve aumentar.
    Hoje vejo nossa seleção melhor que muitas e igual a algumas. Não enxergo alguma que leve muita vantagem sobre as demais.
    O que pode fazer a diferença para o nosso lado é o fator torcida, além do fato de que Felipão, gostem ou não dele, consegue criar um grupo coeso. Para que tais fatores ajudem, acredito que a primeira partida é fundamental. Um fracasso poderá influenciar o lado psicológico do grupo e criar uma pressão na segunda partida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Para guardar, porque dar uma aula para "metidos a entendidos", pelo nosso Seedorf, não tem preço... kkkkkkkkkkkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=xKhmOwlh2oc

    ResponderExcluir
  4. Assunto muito palpitante, como diriam os antigos repórteres.

    Isto vai render durante a semana.

    Paret.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Fim de semana sem computador... e fiquei sumido. Vi pelo celular que havia postagem, mas não me atrevi a ler e comentar por lá (já fiz isso umas vezes e dá um trabalho pra sair tudo errado no final).

    Olha, vi parte daquele jogo dos dois tricolores verde-branco-vermelho, e digo o seguinte: a seleção reserva do Brasil, mesmo sendo bem fraca, dá um baile naquele time reserva da Itália. Já titular contra titular, só na hora.

    E é isso que vejo nesta Copa, não vai ter jogo fácil. Croácia, Camarões e México? Se preparem que será tudo páreo duro. Mas está todo mundo assim: um ou dois jogadores bonzinhos e o resto na "mérdia", como falava no tempo de escola.

    Portugal tem o que além de Cristiano Ronaldo? Argentina tem o que além de Messi? Sei que irão citar um tal fulano que joga bem, outro Sicrano que se destaca não sei aonde, mas craque?

    E pelo lado do grupo, os únicos conjuntos que merecem de fato algum destaque são Alemanha e Espanha, que acho que irão sofrer com as viagens longas e o calor.

    Então qualquer resultado é possível, mas acredito que os Sulamericanos levarão alguma vantagem por estarem mais adaptados aos campos, clima, torcida e esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

    Abraços.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG