Senhores,
Encerrada a enrolação de campeonato carioca, que até a dona dele, a Globo, já concluiu que precisa ser modificado, vamos ao que interessa.
Não, a taça que está aí em cima não é o que interessa, ela é só um ingrediente, seria a cereja do bolo. Mas o que interessa é o bolo todo, e pra isso temos que fazer a receita completa.
E o fato é este, o planejamento precisa ser repensado, há sim muita coisa errada. Não o fato de termos priorizado a Libertadores em detrimento deste falido campeonato carioca. Não a eliminação precoce neste estadual em si, mas o péssimo desempenho obtido por um time B, ou reserva, que deveria servir de preparação, teste e experiência para vários jogadores.
Precisamos de elenco, e um elenco que renda em dois campeonatos, e por isso precisamos repensar muita coisa. Há notícias neste sentido saindo na mídia, mas as vejo como temerosas. Trazendo só do Fogãonet, para resumir, mostro as seguintes:
Matheus, Dedé, Fabiano, Sidney, Daniel, Cidinho e outros podem ser emprestados
Claro que temos coisas mais imediatas e ótimas notícias, como o início das vendas dos ingressos para nosso próximo jogo, dia 02/04, contra o Unión Española. Mas a coisa parece ser mais estrutural do que pontual. E pode se tornar crítica.
Dia 20/04 iniciaremos nossa trajetória no Brasileirão 2014, indo enfrentar o São Paulo no Morumbi. Isso é pouco depois dos jogos pela Libertadores, dias 02 e 09/04. E conquistando a tão almejada e provável vaga, faremos as oitavas nos dias 23 e 30/4, sendo que no dia 27/4 receberemos o Internacional no Maracanã já pela segunda rodada do Brasileirão.
E Brasileirão não é carioquinha. São Paulo e Internacional não são Audax e Duque de Caxias. Precisamos repensar os times e os elencos. Como serão esses revezamentos e quem realmente pode contribuir. Rifar o time, emprestar a garotada, não é solução. Pode até fazer parte da solução, mas precisamos de elenco, e um elenco forte e motivado.
E pra piorar, quanto mais longe formos na Libertadores, mais de lado será deixado o Brasileirão. E mesmo que bem planejado, nos deixando longe de riscos de rebaixamento, não vejo como este elenco possa disputar estas duas competições em alto nível para ser campeão nas duas.
E abrindo mão da disputa do Brasileirão, e não chegando ao título na Libertadores, a participação na Libertadores de 2015 pode ficar comprometida, e isto é grave. Não estou sendo fatalista ou pessimista, mas isto tem que fazer parte do planejamento. E uma das formas é pensando de forma bem prática na Copa do Brasil, competição que só começa para nós quando a Libertadores se encerrar.
Este é outro fato. Também teremos um segundo semestre com duas competições de alto nível: Brasileirão e Copa do Brasil a partir das oitavas de finais.
Não vou hoje, aqui, neste texto, me alongar e tentar apontar soluções. A crise financeira aperta, e não há espaço para inventar muita coisa, mas seguir forte em todas estas competições faz parte da saída. É o caminho do círculo virtuoso.
Então deixo o espaço aberto para os comentários dos amigos, e adianto que, se o Botafogo precisa se replanejar, nosso BLOG também começa a se replanejar, se repensar e se repaginar. Algumas mudanças devem ser feitas, aos poucos, nada traumáticas, tudo ao gosto dos colegas.
Adianto que as inserções que vem sendo feitas do BLOG em outras redes sociais receberam algum destaque. Para quem puder contribuir com elas, melhor ainda, e para saciar a curiosidade dos mais ansiosos, replico alguns dos links que já andaram por aqui:
Twitter: https://twitter.com/BLOGBOTAFOGOE
Torcida Virtual: http://torcidas.esporte.ig.com.br/paginaTorcedor.wn?torcedor=7F11FC9B7E0F8E31E510D5E324853950
Pinterest: http://www.pinterest.com/botafogoeterno1/
Agora é seguir em frente, focado primeiramente neste jogo de 02/04, que será sem dúvida histórico.
Abraços.
Olá amigo Henrique.
ResponderExcluirBoa análise. Hoje, ouvi algo daqueles vermes dos programas esportivos e, apesar de quase nunca concordar com o que falam, achei que pelo menos desta vez poderiam ter razão. O papo deles era essa coisa de todos estarem jogando (Union Española está ‘correndo atrás’ no campeonato chileno, por exemplo) e nós com o time parado por 16 dias (do jogo contra os bolivianos até o dia 2).
Falta de ritmo é flórida e, ainda mais, num time totalmente mexido neste início de ano do meio para a frente.
Sobre o elenco, do primeiro link que você mostrou, não concordo com os empréstimos do Sidney (excelente potencial), do Dedé e do Cidinho (Daniel pode sim para ganhar experiência). Por outro lado, vamos precisar de gente cascuda e assim, com a saída deste ‘lote’ de garotos, economiza-se ‘algum’. Afinal, só Daniel tem um salarião de craque de primeira linha.
Emerson Sheik – Puxa meu amigo, se tem um cara que hoje me deixa totalmente em dúvida quanto a chamá-lo ou não para o time, este cara é o maluco/viado/craque/irresponsável corintiano. Se ele vier imbuído do espírito da vitória, ficamos com um ataque mortal mas se vier numa de querer tumultuar o ambiente, vai-se o time pelo ralo.
Por outro lado, é mesmo preocupante irmos colocando time misto ou reserva no brasileirão. O Húngaro falou hoje sobre isso e disse que, agora que os dois elencos andarão juntos, treinando juntos até o dia 20, o time reserva vai ganhar mais alguns nomes, vai pegar mais ritmo e ainda deve melhorar.
E por fim meu amigo, que venham as mudanças. Se o Botafogo demorar para mudar, mudamos nós no blog e, quem sabe, mudamos também o clube por tabela?
Paret.
Isso aí Paret!
ExcluirTemos que dar uns passos a frente. Alguns riscos precisam ser assumidos, mas é fundamental pensar e planejar as coisas. E o Botafogo tem que pensar em 2015, com os pés no chão, e essa é minha preocupação por conta das eleições, tanto dentro quanto fora do clube.
Devemos pensar em estar na Libertadores em 2015, e temos 3 caminhos pra ela: ganharmos a que estamos disputando, ficar entre os 4 no Brasileirão, ganhar a Copa do Brasil.
A primeira e a última possibilidade ocorrem em momentos distintos, e mesmo que cheguemos ao título da Libertadores, seria maravilhoso ganhar uma Copa do Brasil. Então temos que ter ela em foco no segundo semestre, mesmo sabendo que perderemos vários jogadores na janela.
Acho que tem que se ter muito cuidado com estes empréstimos e enxugadas no elenco.
Sobre o BLOG, já estou andando, devagar, sem radicalismos. Como deve ser.
Abraços!
Muito pertinentes as suas colocações no texto, Henrique. Me preocupou não a não classificação, mas o fato do elenco não corresponder. Mesmo reservas, deveriam superar a maioria dos clubes de menor investimento, mas ficaram atrás de cinco deles.
ResponderExcluirDos possíveis empréstimos, estou com Paret. Inclusive, li que o treinador destacou Sidney como revelação do estadual pelo Fogão, embora tenha feito apenas 2 jogos.
Em relação ao Brasileiro, concordo que precisará de um planejamento bem mais cuidadoso.
Um abraço.
Cadré,
ExcluirSó vejo um caminho, em alguns passos: 1 - reforços, e estão se movimentando para isso; 2 - continuar focando na Libertadores, e usando força máxima nela; 3 - No Brsileirão fazer um esquema de revezamento, mas sempre usando time misto, e não um time B.
Temos que ter em mente que alguns adversários nossos, Atlético-PR, Grêmio e Atlético-MG pelo menos, deverão ter o mesmo problema de foco na Libertadores. E vários outros adversários estarão se dividindo com Copa do Brasil, mesmo sendo esta primeira fase jogos contra times bem mais fracos.
Temos que saber dosar, usar sempre as 3 substituições em todos os jogos, tanto do Brasileirão quanto da Libertadores, e trocar somente 3 ou 4 jogadores de uma competição para outra. Se pensarmos bem, tem muita gente que aguenta por um bom tempo se manter em alto nível nas duas competições, e outros que conseguem entrar na equipe para revezar sem deixar cair muito o nível.
Abraços.
Bom dia caríssimos Botafoguenses.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, Emerson Sheik NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Tá todo mundo maluco, o que esta porcaria vem fazer no Botafogo desagregar o que está indo bem. Por favor esta diretoria perdeu o juízo?
Acredito que já estão pensando como vão pagar salário no segundo semestre, talvez por isso os empréstimos para fazer caixa. Só precisam ter bom senso para não desfalcar o elenco de coisas boas que podem nos dar muitas alegrias e ficar com aquelas que ainda estão amadurecendo e que vão demorar para dar frutos.
Quanto ao início do Brasileiro, acho que podemos ir com o time considerado principal mesmo, porque digo isso? Porque tivemos uma parada grande com a desclassificação do carioca, e além do mais em virtude da Copa do Mundo esta turma vai descansar por uns trinta dias, então não vejo grandes complicações no início. Acho que para depois da copa ai sim temos que planejar bastante pois a coisa vai pegar, principalmente se chegarmos muito longe na Libertadores.
Se não falei besteira, é isso que acho por enquanto.
Um abraço a todos
Esqueci de dizer, na minha opinião o primeiro turno no nosso caso é o mais importante, para não ficar faltando pontos lá na frente. Temos que aproveitar o início para depois se tivermos grandes decisões, podermos colocar as coisas em banho-maria.
ExcluirConcordo Luiz,
ExcluirTemos que aproveitar esses 20 dias e fazer de nova pré-temporada, para chegar tinindo no Brasileirão e nas oitavas da Libertadores, contando que fazendo duas boas partidas estaremos nas oitavas.
Daí é pegar pesado até a parada para a Copa, e depois saber revezar os jogadores de forma inteligente, e não com time A e time B, mas sim um elenco de 18 a 22 jogadores.
Abraços!
Recomendo:
ResponderExcluirhttp://opiniaobotafoguense.blogspot.com.br/2014/03/jogo-importante-na-quinta-feira.html
Abraços!
Só pra lembrar, hoje tem Libertadores, no grupo do Atlético Mineiro e no grupo 8, do Santos Laguna.
ResponderExcluirAbraços.
Acabei não acompanhando Henrique mas, em outro assunto, que belas inserções no blog hein?
ExcluirParabéns!!!
Ficou mesmo muito bem feito.
Paret.
Olá, bom dia!
ExcluirO Zamora venceu o Nacional-Par por 2 a 0, e acho que isso facilitou o caminho para o Galo.
No outro grupo o jogo era mais tarde, parece que o Santos Laguna venceu de virada, mas realmente não vi o placar final. Se venceu, está com grandes chances de ser o melhor primeiro colocado, carregando a vantagem de sempre decidir em casa.
E as inserções e mexidas, foi só uma ajeitada, uma repaginada. Mas ainda quero alterar mais umas poucas coisas e melhorar outras, Vamos vendo como fica.
Abraços!
Henrique, o jogo terminou 4x1 para o Santos Laguna, contra o Peñarol.
ResponderExcluirO Santos foi a 13 pontos e garantiu o 1º lugar do grupo.
Obrigado Cadré,
ExcluirNão acompanhei o jogo, mas quando fui dormir achei que tinha visto que estava 2 a 1, acho que de virada.
Além de ter garantido o 1o lugar do grupo, o Santos Laguna tem grandes chances de se classificar como melhor primeiro lugar.
Hoje tem mais jogos, mas o que vai nos interessar parece que é só amanhã: Independente del Valle x San Lorenzo.
Abraços.
Tenho a mesma opinião do Luiz Fernando. Emerson Sheik nãoooooooo! Desagregador, personalíssimo e já perto de aposentar.
ResponderExcluirTambém me preocupo, coloquei como notícia estranha. Pode até funcionar, mas é o tipo de aposta que não faz sentido. Mais lógico teria sido dar o caminhão de dinheiro que o Fórlan pedia, ou ter feito a oferta pelo Walter gordinho antes do Flu no valor pedido.
ExcluirMas estes são águas passadas... espero que acertem no que fizerem. E os resultados de ontem? O Furacão se enrolou, e o NOB conseguiu um resultado que coloca pressão pra cima do Grêmio, ao derrotar bem o massacrado Nacional-Uruguai.
Hoje veremos nossos adversários, o San Lorenzo em Quito. Pra este jogo o lance é torcer pelo empate mesmo.
Abraços.
Bom dia nobres botafoguenses!
ResponderExcluirO que acham da notícia do "retorno" do Vitinho?
GIGANTE (SCOS) ABRAÇOS ALVINEGROS DE NOSSA ESTRÊLA MUNDIAL!
Gosto do Vitinho. Parte para cima, tem domínio da bola nas duas pernas, tem bom passe, chuta bem. Só é meio fominha, individualista... Espero que a temporada fora tenha acalmado esse lado dele.
ResponderExcluir