Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de dez. de 2013

A INTERDIÇÃO DO ENGENHÃO

UMA VERGONHA ATÉ HOJE 
SEM EXPLICAÇÃO.



Olá meus amigos.

Como em todo sábado, neste 21/12, fui à Taquara levar minha amada filha no seu curso de teatro. Moro na Zona Oeste e assim, a ida e, principalmente, o retorno, sempre ocorrem pelas estradas do Quitungo e do Catonho, passando depois por Sulacap, seguindo posteormente para a Vila Militar e dali, acabo escolhendo o melhor caminho, por onde o trânsito melhor me permitir o deslocamento.

Ocorre que, todas as vezes em que há um imprevisto neste caminho tortuoso mas bem mais rápido do que as complicadas vias de Madureira ou da Linha Amarela, volto para casa usando a Linha Amarela mesmo, o que ocorreu neste referido sábado.

Eis que, ao subir o viaduto da via expressa sobre a Rua Goiás (acho que é o primeiro após os túneis), olhando o nosso Engenhão à direita, me lembrei de um vídeo que fiz em outubro e que estava aqui guardado para publicação em momento apropriado. Naquele mês, ao deixar o meu carro numa oficina de confiança ali no Méier, observei a estrutura do estádio quando levei o veículo, tirei algumas conclusões e, no dia em que fui buscá-lo, fui munido de câmera e mais tempo para colher as imagens que ora trago.

Minhas conclusões então vêm em forma de indagações.

- Passados quase 10 meses da interdição do estádio, porquê (graças a Deus) nada caiu com tantos ventos fortes, justamente num ano em que o tempo ruim deu o tom como há muito não se via na cidade?

- Posso lhes garantir que não colocaram ali nenhum guindaste, ou pelo menos nenhum que tivesse ali chegado com condições para uso em um trabalho da forma como alardearam que seria feito no local, ou seja, o de mexer numa estrutura tão pesada e tão complexa. Pelo olhar externo, armaram guindaste, tiraram guindaste, fizeram buracos, rearmaram guindaste mas, mexer em estrutura mesmo, não mexeram de forma alguma. O QUE FOI FEITO NO ESTÁDIO ENTÃO? Teremos a garantia deste povo que manda de que não haverá qualquer risco de vir aquilo cair sobre as nossas cabeças quando o estádio voltar a ser liberado para uso?

- Porquê, à época da interdição, não se avançou em discussões técnicas mais profundas com gente do gabarito dos engenheiros do CREA e de órgãos especializados no assunto, gente idônea o suficiente para, prestando esclarecimentos à população, serem evidentemente levadas a sério? PORQUÊ NÃO FOI DISCUTIDA E EXPLICADA AQUELA EXECRÁVEL CONFUSÃO EM RELAÇÃO AOS LAUDOS APRESENTADOS À ÉPOCA?

- E, por fim, porquê, ainda assim, vão liberar a droga do estádio a conta-gotas? Cadê a estrutura de obra? Cadê as mexidas na cobertura? Cadê os pedaços que possam ter caído com mais de 6 ou 7 temporais desabados sobre a cidade (inclusive os destes últimos dias)? Caiu alguma coisa em todos estes temporais, temporais com altíssimo poder de destruição?

Com a palavra, como sempre, a galera do blog.

Imagens - Blog Botafogo Eterno




- Como se percebe, tinta de má qualidade foi usada no acabamento e o verdadeiro risco era o de corrosão do material pela soltura da mesma.

- Por outro lado, não é crível que tenha sido usado, justamente na sustentação do estádio, aço de má qualidade e assim, associa-se este material ao das estruturas dos viadutos, e que jamais é revestido com pintura. O da perimetral, que ficou ali por décadas, estava tão bom que até foi roubado, já que possui alto valor no mercado.

- Falei no texto acima que ninguêm vê, olhando de fora, nada que mostre estar o local em obras e isto é a mais pura verdade. Fizeram muita cena mas movimentação de obra mesmo não houve. Um guindaste chegava a um ponto do estádio, subia mas pouco tempo depois era desarmado.



O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

18 comentários:

  1. Paret,

    Só estou aguardando uma coisa: se após as "reformas" vão mostrar fotos das mesmas estruturas que estavam empenadas e justificaram o laudo de interdição.

    Aposto que não vão mostrar. Se mostrarem, continuarão empenadas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme te falei à época das imagens, tudo não passou de tinta de má qualidade que, com o tempo, foi descascando.

      O prefake se ferrou nessa, pois nem foi capaz de planejar o 'caô' de forma correta para evitar especulações. Hoje, até os jornalistas da grande mídia, sempre comprometidos com o capital, já falam com desdém e de forma irônica sempre que cai um temporal destes, acerca do fato de o estádio jamais sofrer qualquer abalo.

      Paret.

      Excluir
  2. Marcos Paret,

    Estou passando aqui para lhe desejar um Feliz Natal para vc e muitas saúdes, paz e harmonia e que seu ano seja realizado todos os sonhos da sua vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Tudo de bom neste Natal e um 2014 repleto de realizações.

      Paret.

      Excluir
  3. Bom dia nobres botafoguenses!
    Feliz Natal e um ano novo cheio de títulos para nós.
    GIGANTE (SCOS) ABRAÇOS ALVINEGROS DE NOSSA ESTRÊLA MUNDIAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Henrique. Ótimas festas para você e toda a sua família.

      E que 2014 seja para nós, além de pleno em realizações no plano pessoal, também cheio de glórias na nossa segunda casa, General Severiano.

      Paret.

      Excluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Voltamos a este assunto tão debatido aqui no início do ano.

    Achar culpados a esta altura dos acontecimentos fica muito difícil, mas não eximo de responsabilidades a diretoria do Botafogo que deixou escorrer pelos dedos 30 milhões de reais de patrocínio por pura incompetência, e por estar afundado na política regional, totalmente comprometido com interesses que nada tem a ver com o clube. Poderíamos estar hoje comemorando um Campeonato Brasileiro mais do que justo, e por incompetência generalizada nos foi furtado.

    Não tiveram coragem, não tiveram colhão para enfrentar os poderosos da política da Prefeitura e deu no que deu. Todos com um mínimo de bom senso sabiam, que se tratava de armação, de jogada política de pessoas que não queriam e não querem o sucesso do Botafogo, mas que vão deixar isto lá para o meio do ano novamente, após a Copa do Mundo, quando entraremos no período pré-eleitoral e ai teremos a certeza de quem eram os gatos pardos.

    Meus amigos, desejo um Natal cheio de luz, harmonia em seus lares, Paz a todos.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Luiz. Estava, mais cedo, tomando café e sem acessar o blog, pensava justamente isso. A interdição do estádio tirou do clube nada menos do que a assinatura de um contrato com o atacante internacional Roque Santa Cruz. E para não dizerem que 'poderia vir/poderia não vir', era uma contratação nos mesmos moldes desta agora feita com Jorge Vagner, só que era um homem-gol (e dos bons, dos ótimos).

      Assim, o contrato foi deixado de lado (o atleta já havia dado todos os sinais da satisfação que seria jogar aqui) e ainda perdemos o Fellype Gabriel. Se isso tudo não tivesse ocorrido, talvez tivéssemos perdido apenas o Vitinho e nem sei se o Andrezinho, ótimo para segurar jogos no fim, também teria se mandado. Ora, com um elenco cansado como todos os outros mas com um matador da qualidade daquele que seria contratado, claro que teríamos passado pela trigésima ou trigésima primeira rodada beliscando a liderança, e não se sustentando ali meio dentro meio fora do G4, como um macaco bêbado que pode cair do galho.

      Paret.

      Excluir
  5. Caindo na realidade, agora apareceu interesse do Napoli pelo Dória.

    Dependendo o valor, acho que o Botafogo deveria sim vender o mais rápido possível, já que temos sobra de substitutos. Outra coisa, o Lúcio está saindo do SP quem sabe dependendo do salário e das condições não seria uma boa para a zaga na Libertadores. Acho que valeria a pena tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Luiz.

      Dória sair seria sim uma boa, já que 'trintinha' limpos entrariam nos cofres do clube (acho que é a parte que cabe ao Botafogo). Só que Lucio seria aposta arriscada demais. Dizem que virou uma tremenda peneira e ainda é marrento, cria caso, iria querer contestar a liderança do Seedorf e ainda mais, uma liderança como a do Seedorf, imposta, forte, incisiva.

      Paret.

      Excluir
  6. DE NOVO O ASSUNTO DA MATÉRIA.

    Estádio.

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/23/em-sete-meses-mane-garrincha-tem-goteiras-em-cobertura-de-r-209-milhoes.htm

    Vejam só: mais um estádio cuja obra ultrapassou a casa do bilhão (só não foi mais caro do que o Maracanã) já está com goteiras na caríssima cobertura.

    Para refletir.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ix. A pressa foi tanta que publiquei o link sem ler a matéria. A p. do estádio foi mesmo o mais caro. Não "passou" de um bi não. Ele custou UM BILHÃO E SETECENTOS MILHÕES DE REAIS.

      Vergonha máxima, absoluta.

      Esta cobertura, que fez água por todos os lados, custou praticamente um estádio sem roubalheira, ou seja, 209 milhões de reais.

      Paret
      Paret.

      Excluir
  7. Desejo um Feliz Natal para todos, com muita Saúde e Paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente para você, caro amigo Cadré.

      Que Deus ilumine o seu lar e que 2014 seja pleno de realizações.

      Paret.

      Excluir
  8. Amigos,

    Desejo a todos um Feliz Natal, repleto de paz, amor e felicidade. Que possam aproveitar cada instante com seu entes queridos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Um ótimo Natal para todos os amigos do BLOG. Muita paz, alegria e saúde para vocês e todos da família. Que o Papai Noel seja generoso e nos brinde com mais um campeonato em 2014. Que 2014 seja em PRETO e BRANCO, com uma luz no fim do túnel, que se "chama" ESTRELA SOLITÁRIA".

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Que todos amigos do Blog tenham um natal repleto de harmonia e entendimento, desejo que todos mantenham o espirito de natal durante 2014 todos os dias e que a nossa estrela solitária volte a brilhar com mais intensidade no novo ano novo que será com certeza do Botafoogo.

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando a vinda de vários dos amigos com suas mensagens de Natal, deixo aqui também a minha.

    Espero de todo o coração que tenham ótimas festas e que em 2014, aquilo que faltava para que a felicidade fosse completa em 2013 seja alcançado, claro, depois do plano pessoal, incluindo aí o nosso amado Glorioso.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG