Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

5 de abr. de 2013

ENGENHÃO - SOLUÇÃO RÁPIDA



Olá amigos alvinegros.

Não sei bem precisar o ano mas creio ter sido nos idos de 1990. Washington Rodrigues, então comentarista na Rádio Globo, a mídia esportiva especializada em futebol mais importante do país até aquela época, assustou-se com o deslocamento observado nas arquibancadas do Maracanã mesmo sem comemoração de gols e prontamente, botou a boca no trombone. Acuado, o poder público mandou instalar colunas de ferro para sustentar o anel e estes trambolhos ali ficaram, espetados entre as cadeiras azuis inferiores, por muito tempo, até que se achasse uma solução para o problema. Nem sei qual foi a solução mas, decerto, colocaram calços entre juntas de dilatação, o que daqui do parco conhecimento que tenho de engenharia me parece a solução mais rápida para um problema deste tipo.

Vendo agora esta celeuma em torno da sustentação da cobertura do Engenhão, não seria o caso de se usar o mesmo método anteriormente aplicado no Maraca e, com as colunas fixando o teto e tirando de vez o risco de desabamento, subir ali com profissionais qualificados e instalar de vez quantos cabos de aço fossem necessários à garantia da segurança dos torcedores? Com a palavra, como sempre, os membros do blog.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

29 comentários:

  1. Paret,

    Também me lembro e acho que foi isso mesmo, na década de 90. Acho que a solução definitiva veio com uma reforma grande que fizeram, bancada por alguma empresa, talvez a Coca-Cola.

    Acho que no caso do Engenhão o escoramento usado na construção pode ser recolocado, e daria a segurança.

    Veja só foto da obra:

    http://www.diariodorio.com/engenho-no-discovery-channel/

    Na pior das hipóteses faria o escoramento de Leste e Oeste, e liberaria os jogos com Norte e Sul e camarotes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norte, Sul, camarotes e Leste e Oeste inferior.

      Paret.

      Excluir
    2. Sim, pode ser até que liberem parte de Oeste e Leste superiores. Eu insisto no pior caso, de ter só Norte e Sul porque na verdade o Engenhão é lucro para o Botafogo mesmo tendo jogos com portões fechados. Só patrocinadores e exposição na TV já vale a pena.

      Abraços!

      Excluir
  2. Embora eu seje da area é impossivél opinar ou dar uma solucão sem uma vistoria in-loco e uma verificada nos calculos do projeto, mas tenho certesa que existem sim solucões viaveis e rapidas,depois que vi e ouvi o presidente do crea-rj dar uma entrevista evasiva e superficial, tenho certesa que tem azeitona nesse angu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braso,

      Não sou engenheiro civil, mas sim eletrônico, então conheço menos ainda da coisa. Mas não é difícil imaginar que dá pra improvisar algo rápido e seguro.

      Sem dúvida tem azeitona, e muitas. Eu não duvido nada de que passada a licitação do Maracanã saia novo laudo, mais detalhado e preciso, dizendo que o Engenhão é 100% seguro. Acho que é isso que todos estão esperando.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá amigos,

    É fim de semana de futebol, eu gostaria de focar em falar sobre isso, mas está difícil.

    Então sugiro ao Paret acrescentar à postagem este vídeo, daquele programa da Discovery, MegaConstruções, onde é possível ver o escoramento utilizado na contrução das coberturas.

    Eu creio que com uma dessas, no máximo 3, dê pra usar os setores Leste e Oeste. Talvez duas nos cantos, como aparece no tempo de 11 segundos do filme. Elas estão apoiadas no setor inferior, e atrapalham a visão tanto embaixo quanto em cima, então se pode reduzir a capacidade para 30 ou 25 mil, provisoriamente.

    Hoje já tem jogo, mas o nosso é amanhã. Vamos sem Jefferson, Dória e Seedorf. É um forte desfalque e um ótimo momento para testar a força do elenco.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=jp0dZxuhfEo

      Tenho que tomar remédio pra memória, mas vivo esquecendo disso.

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu Henrique. Não é remédio p/memória: é o futebol do time que, sendo o único a valer a pena no Rio, acaba nos deixando zonzos. rsrsrs.

      E o vídeo é tão revelador, mas tão bem encaixado para este momento, que achei que poderia, ou ganhar postagem especial pós jogo ou então, ser incorporado à postagem da vitória de amanhã (hehe).

      Paret.

      OBS.: Blog Botafogo Eterno - ÚLTIMO SEGUNDO.

      Ex goleiro de um time aí, preso e condenado por assassinato, comete indisciplina na cadeia e perde o direito a trabalhar para reduzir a pena.

      Característico.

      Excluir
  4. VLicitação dia 11. Maracanã será a casa de dois clubes por 35 anos. OBS. Ah!! Agora fica claro o porque da interdição do Engenhão.
    ai ai o motivo que os safados tiveram para interditar:

    ResponderExcluir
  5. Parte de publicacão no facebook de Cezar Maia:
    Cesar Maia
    O “ESTRANHO CASO” DA LICITAÇÃO DA CONCESSÃO DO MARACANÃ E INTERDIÇÃO DO ENGENHÃO!

    1. A cada hora que passa fica mais clara a conexão entre a interdição do Engenhão e a licitação do Maracanã. Ambas ocorrem no mesmo período. Dias atrás o Flamengo e o Fluminense assinaram contrato de utilização do Engenhão por 2 anos. Dias antes foi divulgado o estudo de viabilidade do Maracanã com gestão privada,que sublinhava a necessidade de que dois grandes times, (Flamengo e Fluminense), fizessem parte do projeto com uso exclusivo –por eles- do Maracanã. O Flamengo tem um campo de treinamento na Gávea. O problema seria o Fluminense. Mas rapidamente –uns 10 dias atrás- a prefeitura do Rio doou 5 milhões de reais para seu novo centro de treinamento.

    2. Surpreendentemente –antes mesmo de conhecer o relatório, como disse na TV- o prefeito do Rio, determinou a interdição do Engenhão. Os vazamentos oficiosos produziram um noticiário distorcido na imprensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Braso,

      Por isso que acredito que o laudo definitivo será de que o Engenhão é 100% seguro. E saímos todos perdendo. A coisa está podre, e não é o Engenhão.

      Falando de futebol e de jogadores, notícia importante:

      http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=35652&t=botafogo+da+chance+final+a+renato+antes+de+virar+moeda+de+troca

      Entendo a situação, mas acho que Renato pode ser peça importante. Acredito nele. Sei que a situação de salário é coisa complicada, mas devemos lembrar que há a saída programada do Jadson, existe risco alto de sairem Bruno Mendes e Dória, e ainda há risco com o Gabriel. Esses reduzem pouco a folha salarial, mas podem significar uma entrada de grana da negociação. E, finalmente, estou com o Luiz: dos jogadores caros o mais dispensável é o Andrezinho, que não deve ter salário tão menor que o do Renato.

      Abraços.

      Excluir
  6. Hoje o Zorra Total passa mais cedo, vai ser as 16 no PFC.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É zorra é?

      Pensei que fosse 'Os Trapalhões'.

      Mas já começou sim. Charles Chaplin fez 1x0 e a garrafinha já caiu 10 vezes.. hehehe.

      Paret.

      Excluir
    2. Se o Fluminense ganhar o jogo de hoje, elimina o flalido?






      Orlando

      Excluir
    3. Pois é,

      Depois de perderem pro time do Extra, empataram pro time do Guanabara.

      Mas o que interessa é que o Nova Iguaçu venceu o Voltaço.

      Agora basta vencermos amanhã para assumirmos a liderança do grupo, com um jogo a menos.

      Como o Luiz falou, está ficando fácil demais. Como faz pra não perder o foco? Temos que manter a atenção e usar as partidas para reabilitar alguns jogadores e dar ritmo a outros.

      Abraços!

      Excluir
    4. Orlando,

      Eliminado o Flamerda já está, mas sim, se o Flu vencer ocorre a eliminação matemática, pois o Flu vai a 13 pontos, o Resende tem 12 e o Flamerda só pode chegar no máximo a 11.

      Veja que um empate do Flu, obriga o Flamerda vencer as duas, o Flu perder as duas, e ainda ocorrer a mudança no saldo de gols. Os jogos são Fla x Flu e Macaé x Flamerda e Flu x Bangu na última rodada.

      Abraços.

      Excluir
    5. Esqueci um detalhe.

      Mesmo Flamerda vencendo as duas, Flu perdendo as duas, se o Duque de Caxias vencer o Boavista e o Audax, quem entra é o Duque.

      Abraços!

      Excluir
    6. Henrique,
      Como o Luiz falou, tá ficando fácil, mas aí que mora o perigo se os outros estão tão mal assim, qual será nosso nível em relação aos times pelo Brasil?
      Eu vejo o Botafogo bem fisicamente e aguerrido, mas acho que falta algo, eu vejo o time sem opções táticas, essas opções só surgem na troca de jogadores, aí depende da características e se o jogador entra bem, essa minha visão de torcedor, pois nunca joguei futebol ou trenei uma equipe, falo isso porque acho que o time poderia ser corajoso e arrojado no ataque.


      Orlando.

      Excluir
  7. Meu caro Orlando.

    Sempre achei este Campeonato carioca ridículo, falido, sem graça no dias de hoje, e pior os clubes grandes pagam para jogar. Esse campeonato é só para sustentar as mordomias da Federação do Rio de Janeiro.

    Quanto ao nível do Botafogo, só saberemos quando a onça aparecer para beber água. Por enquanto fica difícil qualquer avaliação. Pode ter certeza tenho mais medo do Sobradinho do que destas porcarias que estão no CC.

    O detalhe é que quando a facilidade é muito grande corre-se o risco da zebra aparecer, este é o problema.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. É Orlando e Luiz.

    Sim, pro carioca está ficando relativamente fácil, mas tem o Flu aí, mesmo sem foco.

    Com a derrota do Voltaço hoje, eu creio que a nossa classificação ficou 98% garantida. Vencendo amanhã vamos a 99%. Daí pra frente eu acho que é treinar e reabilitar jogadores e dar ritmo a outros.

    O Sobradinho não me preocupa não, Luiz, mas sendo jogo da Copa do Brasil, o foco tem que ser total. É jogo para se poupar Seedorf na partida anterior no carioca, e entrar com 100% das forças e concentração.

    Acho que só estamos no começo da caminhada, e a única partida que serve de algum parâmetro foi o bom empate com o Flu, ainda na Taça Guanabara.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Amigos,

    Dos 4, o Fla é o único eliminado. Amanhã o Vasco será o SEGUNDO a ser eliminado. Hehehehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Quanto mais mexe, mais fede.

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=35668&t=engenhao+relatorio+do+tcm+mostra+erros+atraso+e+pressa+na+obra

    Porque só agora o relatório do TCM vem à baila? Se houve duplicidade de pagamento de serviços, porque ninguém foi processado ou preso? Com base em que a Prefeitura aceitou cláusua que exime as empreiteiras de serem responsabilizadas por erros? Isso é um absurdo! E tem embasamento legal? Tem validade jurídica, um fdp assumir PARA O CONTRIBUINTE o ônus pelo serviço mal feito por terceiro? Essas empresas "doaram" quanto para a campanha desses safados, fdps? Muitas são as peguntas, poucas ou nenhuma serão as respostas, mas nós sabemos que tem MUITO caroço nesse angú.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre meu amigo.

      Eu jamais engoli um candidatozinho que apenas fazia número nas campanhas para cargo majoritário aqui no Rio, aparecer de repente como líder de pesquisas e levar a Prefeitura.

      Cargo majoritário não tem milagre ou pelo menos, tem uma vez na vida e outra na morte (Dilma, Maduro entre outros). Vejam o que aconteceu, vindo lá das Alagoas, quando se escolheu um carinha com base num carisma pueril.

      Paret.

      Excluir
  11. Caríssimos amigos Botafoguenses.

    Vou fugir um pouco do assunto.

    Registre-se aqui a capacidade, o conhecimento, porque não dizer a genialidade de uma pessoa chamada BERNARDINHO (com letra maiúscula mesmo).

    Com um time inferior teoricamente diga-se de passagem, com uma levantadora com 43 anos de idade, sai perdendo de 2 a 0 para o Osasco, vira o jogo e ganha a superliga feminina e voleibol.

    PARABÉNS AO RIO DE JANEIRO e PRINCIPALMENTE A BERNARDINHO que mostra a cada dia que passa a sua competência naquilo que faz.

    Não basta ter o cargo tem que saber o que se está fazendo, o que muitos por ai se intitulam mas conhecimento que é bom neca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luiz,
      Não posso deixar de fazer uma comparação com o Oswaldo, que sempre nos lembra que o Botafogo é 13° orçamento do futebol, Osasco é uma seleção brasileira e o Rio um time bem treinado, a diferença não é o que se tem e sim saber o usar o que tem.
      Grande sacada Luiz!!!


      SAN

      Excluir
    2. Na mosca Luiz.

      Eu já assisti a um jogo destas meninas e até fiz postagem aqui. Foi lááá no início da nossa caminhada no blog. Vi como a coisa é feita (a empresa atual é Unilever) e como o time é profissional.

      Bernardinho no Fogão, já!

      Com um gerente como este, até com times como o de 2009 e 2001 nós iríamos bem longe.

      Paret.

      Excluir
  12. Ótima comparação, não vamos deixar "collorir" o futebol e principalmente, o nosso Botafogo.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos,
    Que a interdição do Nosso Estádio foi jogada para favorecer ao consorcio do Maracanã não mais dúvidas, agora é ver se a sociedade, como um todo, vai aceitar isso ou será tudo pela copa.

    "A favela é a nova senzala, correntes da velha tribo
    E a sala é a nova cela, prisioneiros nas grades do vídeo
    E se o sol ainda nasce quadrado, e a gente ainda paga por isso
    E a gente ainda paga por isso, e a gente ainda paga por isso
    E a gente ainda paga por isso" Lobão.


    Orlando

    ResponderExcluir
  14. A carreira de sucesso do Bernardinho já fala por si só. É um grande exemplo de treinador que REALMENTE FAZ A DIFERENÇA. Bem apontado, caro amigo Luiz Fernando

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG